Perfil do Egresso
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais visa, sobre tudo, formar profissionais qualificados e com treinamento diferenciado para atuar em nível superior, tanto como docente, quanto como pesquisador.
O perfil do egresso está centrado nas linhas de pesquisas do Programa, com ênfase no desenvolvimento de habilidades profissionais para atuar na geração de conhecimentos e obtenção de produtos oriundos dos biomas de MT; utilização de técnicas avançadas nas áreas de reprodução, propagação e melhoramento genético de espécies florestais nativas e exóticas; economia e planejamento do uso múltiplo dos recursos em florestas naturais e plantadas; planejamento e gerenciamento de sistemas de gestão ambiental; além de proporcionar uma base sólida de técnicas silviculturais, abrangendo o estado fitossanitário dos plantios florestais para ao estado de Mato Grosso e demais regiões brasileiras.
Durante o curso, os discentes são capacitados em áreas do conhecimento que permitem estabelecer relações entre o campo teórico e o aplicado, através da execução de projetos de pesquisas, gerando conhecimento técnico-científico em sua área de especialidade. Os discentes também são orientados a buscar inovações, alternativas sustentáveis e soluções criativas para os problemas de conservação, produção e uso dos recursos florestais na perspectiva de impulsionar a Ciência e Tecnologia no Estado de Mato Grosso e demais regiões brasileiras.
Outra preocupação é desenvolver a criticidade e o pensar sobre as responsabilidades sociais da profissão e sua relação com o uso consciente dos recursos ambientais, tendo em vista o crescimento populacional e a sua repercussão com os aspectos econômicos, sociais e ambientais. A participação dos discentes na elaboração de artigos científicos é constantemente estimulada, sendo disponibilizados treinamentos semestrais sob a supervisão de um professor qualificado.
Visando promover treinamento didático, os discentes do PPGCFA também são estimulados a atuar em atividades relacionadas com o curso de Graduação em Engenharia Florestal, promovendo integração entre os estudantes. Semestralmente, o Programa disponibiliza a disciplina Docência Orientada, onde o discente é treinado, sob a supervisão de um professor, quanto ao preparo de aula, condução, execução de atividades teóricas e práticas, bem como técnicas de avaliação da aprendizagem.
O estudante também é estimulado a desenvolver estudos avançados em linhas de pesquisas específicas do Programa, promovendo o aperfeiçoamento profissional e acadêmico, bem como o desenvolvimento de habilidades para a pesquisa na área de Ciências Florestais e Ambientais. O titulado pelo curso é qualificado como docente e pesquisador de nível superior.
Como resultados do campo de atuação profissional e inserção social, os discentes egressos do PPGCFA/UFMT (considerando desde sua criação em 2006) já atuam em diversos segmentos do setor florestal, sejam públicos ou privados, tais como: SEMA-MT, IFMT, UNEMAT, empresas privadas, além de alguns egressos estarem cursando o Curso de Doutorado em diferentes estados, como em Goiás, São Paulo e Minas Gerais, devido a não haver Doutorado na área de conhecimento no estado de MT.