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CONCEITO:

A representação iconográfica da marca do PPGHis é uma escolha que integra elementos culturais e naturais do Estado de Mato Grosso. A inspiração é derivada dos grafismos de diversos grupos indígenas locais, como os Bororos e Xavantes, e também das cores extraídas dos recursos naturais do Cerrado, da Amazônia e do Pantanal matogrossense. Essa representação simbólica destaca a conexão intrínseca do Programa com a cultura local, ressaltando a importância da interseção entre o regional e o nacional.

A ênfase nas múltiplas territorialidades enfatiza que o conceito de território não se limita ao Mato Grosso, mas se estende a várias localidades e períodos históricos. Isso reflete a ideia de que a pesquisa do PPGHis está intrinsecamente ligada ao seu contexto de produção socioeconômico, político e cultural, abrangendo diversas realidades e temporalidades, como afirmou Michel de Certeau ao dizer que "toda pesquisa historiográfica se articula com um lugar de produção socioeconômico, político e cultural."

USO DA MARCA:

Indicamos o uso da logomarca do PPGHis nos produtos intelectuais (bibliográfico, técnico ou artístico) produzidos por discentes e docentes vinculados ao Programa, observados os parâmetros abaixo:

  1. Variações: Em aplicações institucionais, deve-se sempre buscar pela aplicação na cor primária. Em caso de restrição cromática, como impressões em preto e branco, é permitido a utilização das variações em positivo ou negativo (Obs.: Vale ressaltar que as normas supracitadas abordam aplicações formais e institucionais, como documentos e assinaturas. Para outras situações, onde a necessidade artística achar cabível, é permitido o uso de outras cores, observando a integralidade da marca e o contraste);
  2. Integridade: Não achate, estique ou deforme a marca de qualquer maneira. Não mude o ícone. Não mude a tipologia. Redimensione mantendo a proporção entre a altura e largura;
  3. Área de proteção: Para garantir a proteção da marca contra interferências, é necessário manter um espaço mínimo livre de imagens ou texto ao redor da marca, portanto, não deve haver qualquer tipo de elementos gráficos, imagens ou textos, na área de proteção.





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