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COLEGIADO DO PROGRAMA
- COMPOSIÇÃO:
- Professor(a) Doutor(a) Rodrigo Davi Almeida (Presidente | Coordenador)
- Professor(a) Doutor(a) João Paulo Rodrigues (Vice-Coordenador)
- Professor(a) Doutor(a) Ana Carolina da Silva Borges
- Professor(a) Doutor(a) Ana Maria Marques
- Professor(a) Doutor(a) Anderson Roberti dos Reis
- Professor(a) Doutor(a) Bruno Pinheiro Rodrigues
- Professor(a) Doutor(a) Cândido Moreira Rodrigues
- Professor(a) Doutor(a) Carlile Lanzieri Junior
- Professor(a) Doutor(a) Eduardo Cardoso Daflon
- Professor(a) Doutor(a) Edvaldo Correa Sotana
- Professor(a) Doutor(a) Ernesto Cerveira de Sena
- Professor(a) Doutor(a) Fernando Tadeu de Miranda Borges
- Professor(a) Doutor(a) Giseli Dalla Nora
- Professor(a) Doutor(a) João Carlos Barrozo
- Professor(a) Doutor(a) Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho
- Professor(a) Doutor(a) Kátia Maria Abud
- Professor(a) Doutor(a) Leonardo Gomes Esteves
- Professor(a) Doutor(a) Liliane Capile Charbel
- Professor(a) Doutor(a) Marcelo Fronza
- Professor(a) Doutor(a) Marcus Silva da Cruz
- Professor(a) Doutor(a) Osvaldo Rodrigues Junior
- Professor(a) Doutor(a) Paulo Sergio Delgado
- Professor(a) Doutor(a) Regina Beatriz Guimarães Neto
- Professor(a) Doutor(a) Thaís Leão Vieira
- Professor(a) Doutor(a) Vitale Joanoni Neto
- Mestrando(a) Eric Rodrigues de Lima (membro discente titular - representante Mestrado) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
- Doutorando(a) Leonardo Lopes de Mendonça (membro discente titular - representante Doutorado) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
- Mestrando(a) Lucas Campos da Silva (membro discente suplente - representante Mestrado) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
- Doutorando(a) Ludmyla Laurentino da Silva (membro discente suplente - representante Doutorado) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
> TODOS OS DOCENTES (PERMANENTES E COLABORADORES) SÃO MEMBROS NATOS
> PORTARIA PROPG - UFMT Nº 152, DE 5 DE SETEMBRO DE 2024 (* NOMEAÇÃO DOS MEMBROS DISCENTES)
- CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS:
- 24/02/2025 (cancelada)
- 31/03/2025 (antecipada para 11/03/2025)
- 28/04/2025
- 26/05/2025
- 30/06/2025
- 29/07/2025
- 25/08/2025
- 29/09/2025
- 20/10/2025
- 24/11/2025
- 15/12/2025
> Reuniões extraordinárias podem ser convocadas conforme demanda de pauta.
COLEGIADO DE CURSO: MESTRADO
- COMPOSIÇÃO:
- Professor(a) Doutor(a) Rodrigo Davi Almeida (Presidente | Coordenador) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Professor(a) Doutor(a) João Paulo Rodrigues (Vice-Coordenador) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Professor(a) Doutor(a) Carlile Lanzieri Junior (membro docente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Professor(a) Doutor(a) Giseli Gomes Dalla-Nora (membro docente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Professor(a) Doutor(a) Eduardo Cardoso Daflon (membro docente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Mestrando(a) Gisele Celestino Castilho (membro discente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
- Mestrando(a) Victória Benevenuto Parisi (membro discente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
- * PORTARIA PROPG - UFMT Nº 105, DE 1 DE AGOSTO DE 2024
- CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS:
- 28/02/2025
- 25/04/2025
- 27/06/2025
- 29/08/2025
- 31/10/2025
- 05/12/2025
> Reuniões extraordinárias podem ser convocadas conforme demanda de pauta.
COLEGIADO DE CURSO: DOUTORADO
- COMPOSIÇÃO:
- Professor(a) Doutor(a) Rodrigo Davi Almeida (Presidente | Coordenador) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Professor(a) Doutor(a) João Paulo Rodrigues (Vice-Coordenador) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Professor(a) Doutor(a) Marcelo Fronza (membro docente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Professor(a) Doutor(a) Vitale Joanoni Neto (membro docente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Professor(a) Doutor(a) Paulo Sergio Delgado (membro docente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Doutorando(a) Jessica Ferreira Alves (membro discente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
- Doutorando(a) Pedro Henrique Marques Cardoso (membro discente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
- * PORTARIA PROPG - UFMT Nº 104, DE 1 DE AGOSTO DE 2024
- CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS:
- 28/02/2025
- 25/04/2025
- 27/06/2025
- 29/08/2025
- 31/10/2025
- 05/12/2025
> Reuniões extraordinárias podem ser convocadas conforme demanda de pauta.
COMISSÃO DE SELEÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE BOLSAS
- COMPOSIÇÃO:
- Professor(a) Doutor(a) Rodrigo Davi Almeida (Presidente | Coordenador) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Professor(a) Doutor(a) João Paulo Rodrigues (Vice-Coordenadora) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Professor(a) Doutor(a) Eduardo Cardoso Daflon (membro docente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Professor(a) Doutor(a) Liliane Carpilé Charbel (membro docente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
- Doutorando(a) Suellen Cerqueira da Anunciação de Souza (membro discente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
- Mestrando(a) Pedro Henrique Marques Cardoso (membro discente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
- * PORTARIA PROPG - UFMT Nº 103, DE 1 DE AGOSTO DE 2024
- CALENDÁRIO DE REUNIÕES: Convocação conforme demanda de pauta.
>>>Acesse a seção "Seleção de bolsistas" para conferir mais informações.
COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- COMPOSIÇÃO:
- Professor(a) Doutor(a) Thais Leão Vieira (Presidente) - 25/09/2023 à 31/12/2024 *
- Professor(a) Doutor(a) Liliane Capile Charbel (Membro docente titular) - 25/09/2023 à 31/12/2024 *
- Professor(a) Doutor(a) Edvaldo Correa Sotana (Membro docente titular) - 25/09/2023 à 31/12/2024 *
- Doutoranda Andreia Marcia Zattoni (Membro discente titular) - 25/09/2023 à 31/12/2024 *
- Professor(a) Doutor(a) Anderson Roberti dos Reis (Membro docente suplente) - 25/09/2023 à 31/12/2024 *
- * PORTARIA PROPG - UFMT Nº 151, DE 10 DE OUTUBRO DE 2023
- CALENDÁRIO DE REUNIÕES: Convocação conforme demanda de pauta.
>>> Conheça o menu "Autoavaliação".
COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS
- COMPOSIÇÃO:
- Professor(a) Doutor(a) Leonardo Gomes Esteves (Presidente) - 25/09/2023 à 28/05/2025
- Professor(a) Doutor(a) Eduardo Cardoso Daflon (Presidente) - 25/09/2023 à 28/05/2025
- Professor(a) Doutor(a) Rodrigo Davi Almeida (Membro docente titular) - 25/09/2023 à 28/05/2025
- Doutor(a) Francieli Aparecida Marinato (Membro egressa titular) - 25/09/2023 à 28/05/2025
- Professor(a) Doutor(a) Carlile Lanzieri Junior (Membro docente suplente) - 25/09/2023 à 28/05/2025
- PORTARIA IGHD - PPG EM HISTÓRIA-UFMT Nº 2, DE 22 DE AGOSTO DE 2024
>>>Acesse a seção "Egressos" para conferir mais informações.
TÍTULO IV
DA ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA
Capítulo II – Dos Colegiados do Programa e dos Cursos
Art. 12. O colegiado do Programa, órgão deliberativo, é composto por todos os docentes permanentes e colaboradores credenciados e pelos representantes discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado.
Parágrafo único. Os representantes discentes terão mandato de 1 ano, sendo permitida uma recondução.
Art. 13. São atribuições do Colegiado do Programa:
I – orientar e coordenar as atividades do Programa, de acordo com o estabelecido no Regimento;
II – fixar diretrizes do Programa relativas a oferta, avaliação, modificação e acompanhamento de disciplinas, bem como apreciando-as e homologando-as;
III – elaborar representação ao órgão competente, no caso de infração disciplinar;
IV – propor aos chefes de departamento e diretores de institutos ou faculdades as medidas necessárias ao bom andamento do Programa;
V – credenciar e recredenciar os docentes que integrarão o Programa, com base nos critérios da CAPES, normatização da UFMT e no Regimento interno;
VI – aprovar o Regimento do Programa ou a sua alteração, submetendo-o à aprovação da instância competente;
VII – homologar o planejamento orçamentário do Programa e estabelecer critérios para a alocação de recursos;
VIII – reunir-se ordinariamente, a cada mês, e extraordinariamente sempre que necessário;
IX – analisar os resultados alcançados pelo Programa em relação ao desenvolvimento qualitativo, à consolidação acadêmica e à obtenção de recursos externos;
X – subsidiar a revisão e atualização das Linhas de Pesquisa e da Área de Concentração que fundamentam a concepção do Programa;
XI – propor ações e providências relativas à integração didático-científica e administrativa do Programa com a graduação e a educação continuada;
XII – propor ações e iniciativas de captação de recursos externos para financiamento de atividades didático-científicas e incremento da sustentabilidade do Programa;
XIII – homologar as orientações e as coorientações, bem como proceder a eventuais substituições de orientação;
XIV – homologar os editais para os processos seletivos.
Art. 14. Os Colegiados dos Cursos são constituídos pelo Coordenador(a), Vice-Coordenador(a), um(a) (01) docente de cada Linha de Pesquisa com um(a) (01) suplente para cada curso, além de um(a) (01) discente e seu respectivo suplente.
§1º O representante do corpo docente permanente do Curso, de cada Linha de Pesquisa, eleito pelos pares, com mandato de 2 anos, podendo ser reconduzido em mandato contíguo, apenas uma vez.
§2º Os representantes discentes terão mandato de 1 ano, sendo permitida uma recondução.
Art. 15. São atribuições dos Colegiados dos Cursos:
I – orientar e coordenar as atividades dos cursos, de acordo com o estabelecido no Regimento;
II – decidir questões referentes a matrícula, rematrícula e dispensa de disciplinas, transferência e aproveitamento de créditos, bem como as representações e recursos que lhe forem dirigidos;
III – estabelecer os critérios para alocação de bolsas e acompanhamento do trabalho dos bolsistas, notificando a Comissão de Bolsas em caso de necessidade;
IV – reunir-se ordinariamente, a cada dois (02) meses, e extraordinariamente sempre que necessário;
V – subsidiar a revisão e atualização dos planos curriculares e das atividades didático-científicas.
Art. 16. A Comissão de Seleção e Acompanhamento de Bolsas é constituída pelo Coordenador(a), Vice-Coordenador(a), por um(a) (01) docente eleito(a) pelo Colegiado do Programa e por um(a) (01) representante discente do curso de Doutorado, não bolsista ou candidato(a) a bolsa, com as seguintes atribuições:
I – divulgar, junto ao corpo docente e discente, os critérios utilizados na distribuição e acompanhamento das bolsas;
II – selecionar os candidatos às bolsas de estudo nas diferentes modalidades, de acordo com suas regulamentações específicas;
III – acompanhar junto aos Colegiados dos Cursos o desempenho dos bolsistas através do exame dos pareceres semestrais;
IV – controlar as renovações, as substituições e as suspensões das bolsas.
Art. 17. A Comissão de Autoavaliação do Programa terá sua composição e suas abribuições definidas em norma complementar.
Art. 18. A Comissão de Acompanhamento de Egressos do Programa terá sua composição e suas atribuições definidas em norma complementar.
Art. 19. A Comissão Editorial do Periódico Científico Territórios & Fronteiras é constituída por docentes permanentes, eleitos pelo Colegiado do Programa, com mandato de dois anos, com as seguintes atribuições:
I – garantir a publicação com a periodicidade prevista por seu regimento interno;
II – observar os critérios vigentes do Qualis Periódicos.
Art. 20. A Comissão Editorial do Periódico Científico Outras Fronteiras é constituída por discentes permanentes, eleitos pelo Corpo discente do Programa, com mandato de dois anos, com as seguintes atribuições:
I – garantir a publicação com a periodicidade prevista por seu regimento interno;
II – observar os critérios vigentes do Qualis Periódicos.
Última atualização em 08 de maio de 2023.