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COLEGIADO DO PROGRAMA

  • COMPOSIÇÃO:
  1. Professor(a) Doutor(a) Rodrigo Davi Almeida (Presidente | Coordenador)
  2. Professor(a) Doutor(a) João Paulo Rodrigues (Vice-Coordenador)
  3. Professor(a) Doutor(a) Ana Carolina da Silva Borges
  4. Professor(a) Doutor(a) Ana Maria Marques
  5. Professor(a) Doutor(a) Anderson Roberti dos Reis
  6. Professor(a) Doutor(a) Bruno Pinheiro Rodrigues
  7. Professor(a) Doutor(a) Cândido Moreira Rodrigues
  8. Professor(a) Doutor(a) Carlile Lanzieri Junior
  9. Professor(a) Doutor(a) Eduardo Cardoso Daflon
  10. Professor(a) Doutor(a) Edvaldo Correa Sotana
  11. Professor(a) Doutor(a) Ernesto Cerveira de Sena
  12. Professor(a) Doutor(a) Fernando Tadeu de Miranda Borges
  13. Professor(a) Doutor(a) Giseli Dalla Nora
  14. Professor(a) Doutor(a) João Carlos Barrozo
  15. Professor(a) Doutor(a) Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho
  16. Professor(a) Doutor(a) Kátia Maria Abud
  17. Professor(a) Doutor(a) Leonardo Gomes Esteves
  18. Professor(a) Doutor(a) Liliane Capile Charbel
  19. Professor(a) Doutor(a) Marcelo Fronza
  20. Professor(a) Doutor(a) Marcus Silva da Cruz
  21. Professor(a) Doutor(a) Osvaldo Rodrigues Junior
  22. Professor(a) Doutor(a) Paulo Sergio Delgado
  23. Professor(a) Doutor(a) Regina Beatriz Guimarães Neto
  24. Professor(a) Doutor(a) Thaís Leão Vieira
  25. Professor(a) Doutor(a) Vitale Joanoni Neto
  26. Mestrando(a) Eric Rodrigues de Lima (membro discente titular - representante Mestrado) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
  27. Doutorando(a) Leonardo Lopes de Mendonça (membro discente titular - representante Doutorado) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
  28. Mestrando(a) Lucas Campos da Silva (membro discente suplente - representante Mestrado) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
  29. Doutorando(a) Ludmyla Laurentino da Silva (membro discente suplente - representante Doutorado) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *

> TODOS OS DOCENTES (PERMANENTES E COLABORADORES) SÃO MEMBROS NATOS

      > PORTARIA PROPG - UFMT Nº 152, DE 5 DE SETEMBRO DE 2024 (* NOMEAÇÃO DOS MEMBROS DISCENTES)


      • CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS:

        • 24/02/2025 (cancelada)
        • 31/03/2025 (antecipada para 11/03/2025)
        • 28/04/2025
        • 26/05/2025
        • 30/06/2025
        • 29/07/2025
        • 25/08/2025
        • 29/09/2025
        • 20/10/2025
        • 24/11/2025
        • 15/12/2025

      > Reuniões extraordinárias podem ser convocadas conforme demanda de pauta.



        COLEGIADO DE CURSO: MESTRADO

        • COMPOSIÇÃO:
        1. Professor(a) Doutor(a) Rodrigo Davi Almeida (Presidente | Coordenador13/07/2024 à 07/07/2026 *
        2. Professor(a) Doutor(a) João Paulo Rodrigues (Vice-Coordenador) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        3. Professor(a) Doutor(a) Carlile Lanzieri Junior (membro docente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        4. Professor(a) Doutor(a) Giseli Gomes Dalla-Nora (membro docente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        5. Professor(a) Doutor(a) Eduardo Cardoso Daflon (membro docente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        6. Mestrando(a) Gisele Celestino Castilho (membro discente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
        7. Mestrando(a) Victória Benevenuto Parisi (membro discente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
          • * PORTARIA PROPG - UFMT Nº 105, DE 1 DE AGOSTO DE 2024


        • CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS:
          • 28/02/2025
          • 25/04/2025
          • 27/06/2025
          • 29/08/2025
          • 31/10/2025
          • 05/12/2025

        > Reuniões extraordinárias podem ser convocadas conforme demanda de pauta.



        COLEGIADO DE CURSO: DOUTORADO

        • COMPOSIÇÃO:
        1. Professor(a) Doutor(a) Rodrigo Davi Almeida (Presidente | Coordenador) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        2. Professor(a) Doutor(a) João Paulo Rodrigues (Vice-Coordenador) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        3. Professor(a) Doutor(a) Marcelo Fronza (membro docente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        4. Professor(a) Doutor(a) Vitale Joanoni Neto (membro docente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        5. Professor(a) Doutor(a) Paulo Sergio Delgado (membro docente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        6. Doutorando(a) Jessica Ferreira Alves (membro discente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
        7. Doutorando(a) Pedro Henrique Marques Cardoso (membro discente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
          • * PORTARIA PROPG - UFMT Nº 104, DE 1 DE AGOSTO DE 2024


        • CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS:
          • 28/02/2025
          • 25/04/2025
          • 27/06/2025
          • 29/08/2025
          • 31/10/2025
          • 05/12/2025

        > Reuniões extraordinárias podem ser convocadas conforme demanda de pauta.



        COMISSÃO DE SELEÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE BOLSAS

        • COMPOSIÇÃO:
        1. Professor(a) Doutor(a) Rodrigo Davi Almeida (Presidente | Coordenador) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        2. Professor(a) Doutor(a) João Paulo Rodrigues (Vice-Coordenadora) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        3. Professor(a) Doutor(a) Eduardo Cardoso Daflon (membro docente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        4. Professor(a) Doutor(a) Liliane Carpilé Charbel (membro docente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2026 *
        5. Doutorando(a) Suellen Cerqueira da Anunciação de Souza (membro discente titular) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
        6. Mestrando(a) Pedro Henrique Marques Cardoso (membro discente suplente) - 13/07/2024 à 07/07/2025 *
          • * PORTARIA PROPG - UFMT Nº 103, DE 1 DE AGOSTO DE 2024


        • CALENDÁRIO DE REUNIÕES: Convocação conforme demanda de pauta.


        >>>Acesse a seção "Seleção de bolsistas" para conferir mais informações.



        COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

        • COMPOSIÇÃO:
        1. Professor(a) Doutor(a) Thais Leão Vieira (Presidente) - 25/09/2023 à 31/12/2024 *
        2. Professor(a) Doutor(a) Liliane Capile Charbel (Membro docente titular) - 25/09/2023 à 31/12/2024 *
        3. Professor(a) Doutor(a) Edvaldo Correa Sotana (Membro docente titular) - 25/09/2023 à 31/12/2024 *
        4. Doutoranda Andreia Marcia Zattoni (Membro discente titular) - 25/09/2023 à 31/12/2024 *
        5. Professor(a) Doutor(a) Anderson Roberti dos Reis (Membro docente suplente) - 25/09/2023 à 31/12/2024 *
          • * PORTARIA PROPG - UFMT Nº 151, DE 10 DE OUTUBRO DE 2023


        • CALENDÁRIO DE REUNIÕES: Convocação conforme demanda de pauta.


        >>> Conheça o menu "Autoavaliação".



        COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

        • COMPOSIÇÃO:
        1. Professor(a) Doutor(a) Leonardo Gomes Esteves (Presidente) - 25/09/2023 à 28/05/2025
        2. Professor(a) Doutor(a) Eduardo Cardoso Daflon (Presidente) - 25/09/2023 à 28/05/2025
        3. Professor(a) Doutor(a) Rodrigo Davi Almeida (Membro docente titular) - 25/09/2023 à 28/05/2025
        4. Doutor(a) Francieli Aparecida Marinato (Membro egressa titular) - 25/09/2023 à 28/05/2025
        5. Professor(a) Doutor(a) Carlile Lanzieri Junior (Membro docente suplente) - 25/09/2023 à 28/05/2025
          • PORTARIA IGHD - PPG EM HISTÓRIA-UFMT Nº 2, DE 22 DE AGOSTO DE 2024


        >>>Acesse a seção "Egressos" para conferir mais informações.



        TÍTULO IV

        DA ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA

        Capítulo II – Dos Colegiados do Programa e dos Cursos

        Art. 12. O colegiado do Programa, órgão deliberativo, é composto por todos os docentes permanentes e colaboradores credenciados e pelos representantes discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado.
        Parágrafo único. Os representantes discentes terão mandato de 1 ano, sendo permitida uma recondução.


        Art. 13. São atribuições do Colegiado do Programa:
        I – orientar e coordenar as atividades do Programa, de acordo com o estabelecido no Regimento;
        II – fixar diretrizes do Programa relativas a oferta, avaliação, modificação e acompanhamento de disciplinas, bem como apreciando-as e homologando-as;
        III – elaborar representação ao órgão competente, no caso de infração disciplinar;
        IV – propor aos chefes de departamento e diretores de institutos ou faculdades as medidas necessárias ao bom andamento do Programa;
        V – credenciar e recredenciar os docentes que integrarão o Programa, com base nos critérios da CAPES, normatização da UFMT e no Regimento interno;
        VI – aprovar o Regimento do Programa ou a sua alteração, submetendo-o à aprovação da instância competente;
        VII – homologar o planejamento orçamentário do Programa e estabelecer critérios para a alocação de recursos;
        VIII – reunir-se ordinariamente, a cada mês, e extraordinariamente sempre que necessário;
        IX – analisar os resultados alcançados pelo Programa em relação ao desenvolvimento qualitativo, à consolidação acadêmica e à obtenção de recursos externos;
        X – subsidiar a revisão e atualização das Linhas de Pesquisa e da Área de Concentração que fundamentam a concepção do Programa;
        XI – propor ações e providências relativas à integração didático-científica e administrativa do Programa com a graduação e a educação continuada;
        XII – propor ações e iniciativas de captação de recursos externos para financiamento de atividades didático-científicas e incremento da sustentabilidade do Programa;
        XIII – homologar as orientações e as coorientações, bem como proceder a eventuais substituições de orientação;

        XIV – homologar os editais para os processos seletivos.


        Art. 14. Os Colegiados dos Cursos são constituídos pelo Coordenador(a), Vice-Coordenador(a), um(a) (01) docente de cada Linha de Pesquisa com um(a) (01) suplente para cada curso, além de um(a) (01) discente e seu respectivo suplente.
        §1º O representante do corpo docente permanente do Curso, de cada Linha de Pesquisa, eleito pelos pares, com mandato de 2 anos, podendo ser reconduzido em mandato contíguo, apenas uma vez.
        §2º Os representantes discentes terão mandato de 1 ano, sendo permitida uma recondução.


        Art. 15. São atribuições dos Colegiados dos Cursos:
        I – orientar e coordenar as atividades dos cursos, de acordo com o estabelecido no Regimento;
        II – decidir questões referentes a matrícula, rematrícula e dispensa de disciplinas, transferência e aproveitamento de créditos, bem como as representações e recursos que lhe forem dirigidos;
        III – estabelecer os critérios para alocação de bolsas e acompanhamento do trabalho dos bolsistas, notificando a Comissão de Bolsas em caso de necessidade;
        IV – reunir-se ordinariamente, a cada dois (02) meses, e extraordinariamente sempre que necessário;
        V – subsidiar a revisão e atualização dos planos curriculares e das atividades didático-científicas.


        Capítulo III – Das Comissões Permanentes

        Art. 16. A Comissão de Seleção e Acompanhamento de Bolsas é constituída pelo Coordenador(a), Vice-Coordenador(a), por um(a) (01) docente eleito(a) pelo Colegiado do Programa e por um(a) (01) representante discente do curso de Doutorado, não bolsista ou candidato(a) a bolsa, com as seguintes atribuições:
        I – divulgar, junto ao corpo docente e discente, os critérios utilizados na distribuição e acompanhamento das bolsas;
        II – selecionar os candidatos às bolsas de estudo nas diferentes modalidades, de acordo com suas regulamentações específicas;
        III – acompanhar junto aos Colegiados dos Cursos o desempenho dos bolsistas através do exame dos pareceres semestrais;
        IV – controlar as renovações, as substituições e as suspensões das bolsas.


        Art. 17. A Comissão de Autoavaliação do Programa terá sua composição e suas abribuições definidas em norma complementar.


        Art. 18. A Comissão de Acompanhamento de Egressos do Programa terá sua composição e suas atribuições definidas em norma complementar.


        Art. 19. A Comissão Editorial do Periódico Científico Territórios & Fronteiras é constituída por docentes permanentes, eleitos pelo Colegiado do Programa, com mandato de dois anos, com as seguintes atribuições:
        I – garantir a publicação com a periodicidade prevista por seu regimento interno;
        II – observar os critérios vigentes do Qualis Periódicos.


        Art. 20. A Comissão Editorial do Periódico Científico Outras Fronteiras é constituída por discentes permanentes, eleitos pelo Corpo discente do Programa, com mandato de dois anos, com as seguintes atribuições:
        I – garantir a publicação com a periodicidade prevista por seu regimento interno;
        II – observar os critérios vigentes do Qualis Periódicos.


        Última atualização em 08 de maio de 2023.

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        Câmpus Cuiabá

        Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
        Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
        CEP: 78060-900

        (65) 3615-8000

        Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

        Câmpus Araguaia

        Unidade I - Pontal do Araguaia
        Avenida Universitária, nº 3500
        Pontal do Araguaia - MT
        CEP: 78698-000

        (66) 3402-0770

        Unidade II - Barra do Garças
        Avenida Valdon Varjão, nº 6390
        Barra do Garças - MT
        CEP: 78605-091

        (66) 3402-0736

        Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

        Câmpus Sinop

        Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
        Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
        CEP: 78550-728

        (66) 3533-3100

        (66) 3533-3122

        Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

        Câmpus Várzea Grande

        Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
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        CEP: 78060-900

        (65) 3615-6296

        Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30