Guia Acadêmico > Depósito do Produto Final
PRAZO PARA DEPÓSITO DO PRODUTO FINAL - DISSERTAÇÃO / TESE:
- MESTRADO (DISSERTAÇÃO): ATÉ 30 DIAS APÓS A BANCA DE DEFESA.
- DOUTORADO (TESE): ATÉ 60 DIAS APÓS A BANCA DE DEFESA.
APÓS O ACEITE DO DEPÓSITO PELA BIBLIOTECA CENTRAL, O(A) EGRESSO DEVE PETICIONAR A SOLICITAÇÃO DO DIPLOMA.
Considerando a RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT Nº 106, DE 01 DE MARÇO DE 2021 (especialmente o artigo 8º, inciso III), a Coordenação do PPG em História comunica as instruções para o Depósito do Produto Final da Pós-graduação:
- O(A) discente concluinte deve peticionar um processo no SEI! (Tipo de processo: DEPÓSITO DE PRODUTO FINAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU), instruído com os seguintes documentos:
- “Termo de Depósito de Produto Final de Pós-graduação” preenchido e assinado eletronicamente pelo(a) requerente no Sistema;
- Produto Final da Pós-graduação (Dissertação | Tese - clique aqui para acessar o modelo criado pela Biblioteca Central da UFMT), em arquivo digital único, em formato "PDF/A" [ATENÇÃO!!! Pesquise a diferença entre "PDF" e "PDF/A"], com tamanho máximo de 50 megabytes, e sem nenhuma senha de proteção (inclusive os arquivos com restrição de conteúdo), observando a existência e a ordem de todos os elementos obrigatórios para trabalhos acadêmicos, de acordo com a norma ABNT NBR 14.724 em vigência:
- ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS: (I) capa; (II) elementos pré-textuais: folha de rosto (e ficha catalográfica*), folha de aprovação, resumo em língua vernácula com palavras-chave, resumo em língua estrangeira com palavras-chave e sumário; (III) elementos textuais; e (IV) elementos pós-textuais: referências.
- *[ATENÇÃO!!! É obrigatório constar no Produto Final: a Ficha Catalográfica (confira no site da Biblioteca Central as orientação para emissão da Ficha Catalográfica) e a Folha de Aprovação (encaminhada ao(a) discente pela Secretaria do PPGHis - via e-mail, após a coleta de assinatura de todos os membros da banca; NÃO deve haver qualquer alteração no teor ou estrutura da Folha de Aprovação (art. 297 - Código Penal)].
- Cópia digitalizada da Ata de Defesa de Produto Final de Pós-graduação com todas as assinaturas manuais, em formato "PDF/A"1, contendo a autenticação eletrônica do Sistema2 OU Ata de Defesa de Produto Final de Pós-graduação gerada e assinada eletronicamente no SEI!3 4.
- 1[ATENÇÃO!!! Pesquise a diferença entre "PDF" e "PDF/A"];
- 2[ATENÇÃO!!! A autenticação eletrônica de documento anexado a processo peticionado por usuário externo (discente) no SEI! é realizada automaticamente pelo Sistema ao clicar no botão
"Peticionar", ao final da anexação e preenchimento de todos os
documentos necessários. Para este caso, deve ser escolhido o "Formato:
Digitalizado" e selecionada a opção "Cópia simples"];
- 3[ATENÇÃO!!! Neste caso, deve ser escolhido o "Formato: Nato-digital"];
- 4[ATENÇÃO!!! A Ata de Defesa é
encaminhada ao(a) discente pela Secretaria do PPGHis - via e-mail, após a
coleta de assinatura de todos os membros da banca; NÃO deve haver qualquer alteração no teor ou estrutura da Ata de Defesa (art. 297 - Código Penal)].
PROCESSOS QUE NÃO ESTIVEREM INSTRUÍDOS CONFORME AS ORIENTAÇÕES, ISTO É, SEM AS INFORMAÇÕES E OS DOCUMENTOS, SERÃO INDEFERIDOS.
ESPECIFICAÇÃO DO TRÂMITE: A Secretaria do PPGHis analisará os documentos incluídos e, se atenderem às Normas da Instituição, encaminhará o processo ao(à) orientador(a), para inclusão do "Termo de Aprovação do(a) Orientador(a)" (se houver coorientador(a), também deverá incluir o Termo de Aprovação). [ATENÇÃO!!! Este documento está disponível no SEI!, basta o(a) orientador(a) pesquisar o tipo de documento, incluir, editar e assinar eletronicamente]. Após a inclusão do(s) Termo(s) de Aprovação, o processo será encaminhado à Biblioteca Central da UFMT, que emitirá uma Declaração, aceitando ou recusando o depósito. Em caso de recusa, o(a) requerente será notificado pela Secretaria do PPGHis para corrigir as pendências apontadas.
OBSERVAÇÕES:
- O depósito do Produto Final da Pós-graduação (Dissertação/ Tese) deve respeitar o prazo que consta na Ata de Defesa e estabelecido no Regimento Interno.
- As cópias digitais dos documentos devem estar legíveis, em PDF, portanto, NÃO podem ser fotos feitas com o celular.
- A sequência cronológica dos processos para o(a) egresso(a) está esquematizada abaixo. As etapas não podem ser sobrepostas:
1º - Peticionamento do Depósito do Produto Final da PG + inclusão do "Termo de Aprovação do(a) Orientador(a) e Coorientador(a)" + aceite do depósito pela BC
↓
2º - Peticionamento da Solicitação do Diploma (verifique as instruções).
[Última atualização em 27 de setembro de 2024]