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Linha de Pesquisa 1: Territórios, Sociedades e Dimensões da Política

Esta linha de pesquisa congrega docentes e projetos que estudam as problemáticas inerentes ao processo de configuração dos territórios, em diferentes lugares, períodos e escalas, estendendo-se das sociedades pré-modernas às contemporâneas. Entendido como um “artefato”, uma construção, e não como um elemento natural, o território e sua constituição pressupõem a tensão contínua de processos sociais e políticos que historicamente reconfiguram espaços, territorializando-os. O conceito de território abrange, portanto, dois aspectos distintos, mas complementares: por um lado, a ligação com lugares precisos, o que pode ser o resultado de um longo investimento material e simbólico; e, por outro, princípios de organização – técnicas, habitat, hierarquias sociais, relações com grupos vizinhos – que modelam o território, mas podem ser transferidos de um lugar para outro. Nesse sentido, as investigações históricas e historiográficas reunidas nesta linha privilegiam as relações sociais, seus agentes e práticas, bem como as diferentes dimensões da política relacionadas aos processos de territorialização. No âmbito das sociedades, examinam temas centrais como hierarquias e formas de mobilidade; as agências e sociabilidades; os conflitos e movimentos sociais; as variadas práticas, suas ideologias, imaginários, representações, crenças e experiências do sagrado. Quanto às dimensões da política, analisam as relações de poder e o campo político; as formações estatais, os sistemas e regimes políticos, as modalidades de governo e as instituições; os diferentes atores e as formas das ações políticas; os conflitos e processos de negociação; as práticas políticas e suas representações; as múltiplas formas e suportes de expressão pública do conhecimento histórico; o pensamento, as linguagens, as ideias e as culturas políticas

  • Professores vinculados à linha:

  1. Anderson Roberti dos Reis
  2. Cândido Moreira Rodrigues
  3. Eduardo Cardoso Daflon
  4. Edvaldo Correa Sotana
  5. Giseli Dalla Nora
  6. João Carlos Barrozo
  7. João Paulo Rodrigues
  8. Leonardo Gomes Esteves
  9. Liliane Capile Charbel
  10. Regina Beatriz Guimarães Neto (colaboradora)
  11. Rodrigo Davi Almeida
  12. Vitale Joanoni Neto

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Linha de Pesquisa 2: Fronteiras, Identidades e Culturas

Esta linha de pesquisa reúne estudos que discutem a partir dos conceitos de fronteira, as relações estabelecidas entre os diversos grupos sociais e as suas múltiplas culturas, em diversas temporalidades e em diferentes sociedades, em espaços e tempos diferenciados no processo de construção de suas identidades, privilegiando a Amazônia e o Centro-Oeste brasileiro e América do Sul. O conceito de fronteira não pode ser entendido, no entanto, apenas em seus sentidos físico e como um dado imanente das relações sociais, isto é, como limite fixado entre Estados-nações para delinear fenômenos de ocupação e incorporação de suas terras-populações às dinâmicas históricas de desenvolvimento econômico e político. Esses são elementos importantes e constitutivos do conceito de fronteira, porém não o esgotam. O conceito de fronteira contempla uma ampla gama de condições em que se confrontam, encontram-se e confluem temporalidades, ambientes, culturas, gênero, raça, etnias, gerações e estilos de vidas múltiplos e distintos. Neste sentido, portanto, a questão da fronteira nos remete tanto para a discussão das identidades quanto da cultura. Ao lado das fronteiras políticas e sociais, as fronteiras culturais possibilitam pensar o conceito para além dos seus marcos físicos, considerando o campo do simbólico; fomentam, igualmente, investigações acerca das formas de reconstrução e expressão da cultura histórica, da aprendizagem e do ensino por meio da formação da consciência histórica, tanto no âmbito da cultura escolar quanto nos variados meios de publicização do conhecimento histórico. O caráter multifacetado que marca essas ideias, portanto, permeadas, muitas vezes pela transculturação, pelo contato e diferenças entre culturas, permite inserir experiências culturais difusas, situações de contato e múltiplas sociabilidades.

  • Professores vinculados à linha:
  1. Ana Carolina da Silva Borges
  2. Ana Maria Marques
  3. Bruno Pinheiro Rodrigues
  4. Carlile Lanzieri Junior
  5. Ernesto Cerveira de Sena
  6. Fernando Tadeu de Miranda Borges (colaborador)
  7. Kátia Maria Abud (colaboradora)
  8. Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho 
  9. Marcelo Fronza
  10. Marcus Silva da Cruz
  11. Osvaldo Rodrigues Junior
  12. Paulo Sergio Delgado
  13. Thaís Leão Vieira

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TÍTULO II

DA ESTRUTURA DO PROGRAMA


Art. 3º O Programa é constituído por duas Linhas de Pesquisa:

I – Territórios, Sociedades e Dimensões da Política;

II – Fronteiras, Identidades e Culturas.


Trecho do Regimento Interno do PPGHis.




Última atualização em 17 de junho de 2022.

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