Docentes > Espaço Histórico
Nesta página, são homenageados os docentes que se dedicaram ao Programa de Pós-graduação em História da UFMT:
- Carlos Alberto Rosa | Atuou no PPGHis até 2009
Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Docente do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso até 2012. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: História de Mato Grosso, História Social, História Regional, História do Brasil.
- Claudia Bovo | Credenciada entre 2012 a 2017
Professora Associada de História Medieval na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba/MG, Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET História UFTM e coordenadora do projeto de extensão Barbaridades Medievais: história pública via Instagram. Bacharel e Licenciada em História pela UNESP/ Franca (2001), Mestre em História pela Unesp/Franca (2004), Doutora em História Cultural pela UNICAMP (2012) e pós-doutorado pela Unicamp (2014). Atuou como visiting scholar The Catholic University of America (Washington/DC) entre 2016-2017. Entre 2012-2017 foi professora permanente no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Mato Grosso e entre 2014-2017 professora permanente do Programa de Pós Graduação em História Ibérica da UNIFAL/MG e entre 2016-2019 foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Desde 2004, trabalha no ensino e na pesquisa de História Medieval, com ênfase nos seguintes temas: História e historiografia da Igreja Cristã; Representações e apropriações da Idade Média; Ensino de Temporalidades Recuadas; História Pública da Idade Média. É pesquisadora do LEME/Laboratório de Estudos Medievais (UNICAMP/USP/UFMG/UNIFESP/UFG/UFTM/UFVMJ/UFFS/UFOP). É membro da Rede Latino Americana de Estudos Medievais.
- Ely Bergo de Carvalho | Credenciado entre 2010 e 2013
Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Orienta no Programa de Pós-graduação em História da UFMG (conceito 7 CAPES) nos seguintes temas: História Ambiental; Identidades e conflitos na apropriação da natureza; Conflitos Agrários; Práticas e representações na apropriação do Mundo Natural; História da Ciência e da Técnica, História da América Latina, História do Brasil República. Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (1999), Mestre (2004) e Doutor (2008) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado na University of California, Santa Cruz.
- João Henrique Botteri Negrão | Credenciado entre 2001 e 2008
Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Professor, adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso, com experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Guerra Civil Espanhola, Discurso, Anticomunismo.
- José Carlos Leite | Atuou no PPGHis entre 2003 e 2007
Professor titular e aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso. Orienta junto aos Programas de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e Filosofia (PRO-FILO). Estuda temas relacionados à Cultura, Educação e Comunicação em temas como modernidade/colonialidade, tecnociências e saberes localizados. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992); Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), e pós-doutorado pelo Instituto Tecnológico de Coimbra (2012).
- José Manuel Marta | Atuou junto ao PPGHis entre 2012 e 2018
Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979), e Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Professor aposentado Associado II da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso da disciplina Desenvolvimento Econômico e Social na Graduação e Desenvolvimento no mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional. Foi Chefe do Departamento de Economia da UFMT, diretor do Campus de Sinop, Coordenador de Extensão. Coordenou cursos MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável e Gestão Avançada de Negócios Executivos na modalidade EaD para UniBB. Coordenou o Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais. Cátedra em Desenvolvimento do IPEA (2009-2010: patrono Sérgio Buarque de Holanda). Pesquisador em Política Regional, Setorial, Econômica. Consultor do IICA-FBB-BB. Professor credenciado do Programa de Mestrado e Doutordo em História da UFMT. Tem projetos concluídos nas áreas de Energia, Logística, Emprego e Renda, Indústria, Meio Ambiente, Agronegócio, Desenvolvimento Regional Sustentável. Representante da UFMT nos Conselhos de Desenvolvimento e dos Programas de incentivo do Estado de Mato Grosso (CONDEPRODEMAT) e do Conselho de Empresários (CEDEM). No setor público foi Coordenador de Assuntos Especiais e Industria e Comercio da Secretaria de Industria Comercio e Turismo de Mato Grosso. Atuou na iniciativa privada em diversas funções.
- Leandro Duarte Rust | Credenciado entre 2011 e 2020
- Foi coordenador entre 2013 e 2015
Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2010), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2012) e pela Catholic University of America, em Washington (2016). Professor do departamento de História da Universidade de Brasília. Foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso (2009-2019) e professor visitante na Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Foi editor-chefe da Signum - Revista da ABREM (2009-2013) e da Revista Territórios & Fronteiras (2010-2015). Coordena o grupo de pesquisa De Corruptione, juntamente com a professora Maria Filomena Coelho. Dedica-se a pesquisas sobre História Medieval, História do Papado e História da Violência e da Corrupção.
- Leny Caselli Anzai | Atuou no PPGHis entre 2004 e 2019
- Foi uma das autoras da proposta de criação do PPGHis em 1998, na época chamado de Mestrado em História e da proposta do Curso de Doutorado em História. Foi Coordenadora do PPGHis entre 2004 e 2008. Representante dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da UFMT entre 2006 e 2008. Pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2008 e 2016.
Graduada e Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás, e Doutora em História pela Universidade de Brasília. Estágio Pós doutoral na Universidade Federal de Goiás. Professora Titular I aposentada do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso, possui experiência em História do Brasil colonial, com ênfase em práticas culturais nas relações de fronteira no centro-oeste sul americano, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteiras luso-espanholas; doenças e práticas de cura; expedições científicas; missões religiosas, história da alimentação.
- Leonice Aparecida de Fátima Alves | Credenciada entre 2008 a 2016
Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990), Graduada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2007); Graduada em Agricultura Familiar e Sustentabilidade pela Universidade Federal de Santa Maria (2017), Graduada em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil (2017), Graduada em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2018), Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2019), Graduada em Letras pelo Centro Universitário Internacional (2020), Graduada em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Santa Maria (2020), Graduada em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (2021), Graduada em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional (2022). Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2015), Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2021), Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). É inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil-RS (29.454) desde 1991. Professora da Universidade Federal de Santa Maria. É docente do ProfGeo/UFSM e do ProfHistória/UFSM, tem experiência na área de História, Ciências Sociais, Direito e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: História agrária, educação, desenvolvimento rural, desenvolvimento local, história e agricultura familiar, ciência política, políticas públicas e políticas públicas educacionais.
- Loiva Canova | Atuou no ano de 2013
Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2011). Mestre em História, na área de concentração 'História, Territórios e Fronteiras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003). Especialista nas áreas da Semiótica da Cultura (1995) e em Metodologia da Pesquisa em História: A Capitania de Mato Grosso: temporalidades e espacialidades (2003). Graduada em História (1990). Professora Associada II da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de História do Brasil Colônia, História de Mato Grosso, História Indígena, Prática da Pesquisa em História. Atua principalmente com as seguintes temáticas: Mato Grosso Colonial e História Indígena.
- Ludmila de Lima Brandão | Atuou no PPGHis entre 2000 e 2009
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1982), graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Pós-doutorado (2004-2005) na Université d'Ottawa (Canada), com bolsa CAPES, na área de Crítica da Cultura. Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi Coordenadora da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFMT (2013-2016). Fundadora e primeira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - Área Interdisciplinar / Mestrado e Doutorado nota 4 - da UFMT (2008-2011). Líder do Núcleo de Estudos do Contemporâneo (UFMT/CNPq). Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA e foi Curadora do Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT (MACP/UFMT). Coordena o site Visual Virtual MT resultado de projeto financiado pela CAPES. Atua no campo da Análise e da Crítica Cultural, da Crítica de Arte, no debate sobre a colonialidade do saber e da arte. Principal publicação: A Casa Subjetiva: matérias, afectos e espaços domésticos (São Paulo: Perspectiva, 2008, 1 reimpressão).
- Lylia da Silva Guedes Galetti | Atuou no PPGHis entre 2000 e 2004
Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Docente aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (1983-2015), com experiência na área de História e ênfase em História Social, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: história regional, história de Mato Grosso, história do Brasil, com foco em história social. Possui experiência na gestão pública federal (2003-2015), com formulação, execução e acompanhamento de políticas públicas para povos indígenas, comunidades negras tradicionais e povos ciganos. Em defesa da CAPES e da Universidade Pública Brasileira: Volta democracia! Fora Temer!
- Maria Adenir Peraro | Atuou no PPGHis até 2011
- Coordenadora do PPGHis entre 2002 e 2004
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (1974), Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (1979) e Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (1998). Aposentou-se em 2009 e atuou como professora colaboradora do PPGHIS. Estuda temas voltados às Instituições eclesiásticas e militares do século XIX. Atuou na Diretoria de Assuntos de Aposentadoria da ADUFMAT/SSND/ANDES-SN.
- Maria de Fátima Gomes Costa | Atuou no PPGHis até 2011
- Coordenou o PPGHis entre 06/2008 e 05/2009
Graduada, Mestre e Doutora em História e realizou Estágios de Pós-doutorado em História e Crítica de Arte e em Cartografia Histórica. É Professora Titular (aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenadora do grupo de pesquisa História Arte Ciência e Poder HISARCIPO/ UFMT-CNPq. Entre os anos de 2000 e 2017 foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; como pesquisadora vem realizando estudos interdisciplinares sobre História do Brasil e História da América Meridional nos séculos XVIII e XIX, centrados em temas como Expedições Científicas, Expedições de Demarcação de Limites, Artistas-viajantes, História Indígena, Cartografia Histórica e Documentação Histórica. É autora de vários livros e artigos sobre estas temáticas.
- Mário César Silva Leite | Atuou no PPGHis entre 2000 e 2004
Professor Titular do Departamento de Letras/IL da Universidade Federal de Mato Grosso. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1995), Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e estágio de Pós doutoramento em Estudos de Literaturas Comparadas no DLCV/FFLCH, da Universidade de São Paulo (2005-2006), sob a supervisão de Benjamin Abdalla Jr.; Estágio Pós-doutoral em Memória Social e Bens Culturais (fev.2016-fev.2017), no PPG em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE, Canoas-RS, sob a supervisão de Zilá Bernd. Foi um dos criadores do Programa em Estudos de Linguagem/IL/UFMT (2003). Também foi um dos criadores do Programa em Estudos de Cultura Contemporânea-ECCO/UFMT (2007) onde atua como professor-orientador nas Linhas de Pesquisa Poéticas Contemporâneas e Epistemes Contemporâneas. Com ênfase em Letras e interdisciplinaridade atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura de Mato Grosso, oralidade e mitos, Pantanal, imaginário, identidades e regionalismo, questões culturais e identitárias na América Latina. Conselheiro Consultivo de diversas Revistas. Assessor Científico "Ad hoc" da EDUEL (Editora da Universidade Estadual de Londrina); da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará. Parecerista "Ad Hoc" da Editora EdUNEB, Universidade do Estado da Bahia e da Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, do Programa de Pós-graduação em Literatura da UNB, Universidade de Brasília. Também é fundador e organizador da Coleção Tibanaré de Estudos Mato-grossenses publicada pela Cathedral Publicações com Apoio Institucional da UNESCO; criador e coordenador do Grupo RG Dicke de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso (CNPq/UFMT). Coordenou o GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL entre 2000-2004, foi o coordenador brasileiro do Núcleo Temático em Estudos Culturais da Brazilian Studies Association (BRASA) entre 2003-2007. Como pesquisador participa do Centro de Estudos em Oralidade (CNPq/PUC-SP). Foi Vive-coordenador do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/2008-2011). Foi o coordenador do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (de jul.2008-jul.2010). Além de vários artigos publicados em Periódicos Acadêmicos, possui 07 livros, sendo os mais recentes: Recuerdos de Mi Abuela & Outros Estilhaços em Charla, Cuiabá: Cathedral Publicações/Carlini & Caniato Editorial, 2020; Memorial [IN?]Descritivo: auto-ópera-biográfica-burlesca para-professores titulares de Literatura, Cuiabá: Carlin&Caniato Editorial/Cathedral Publicações, 2017; Literatura, Vanguardas e Identidades: nas brenhas do regionalismo. Cuiabá: Carlin&Caniato Editorial/Cathedral Publicações, 2015. Conselheiro da ANPOLL eleito no XXXIII Encontro, Cuiabá-MT, 2018-2020. Coordenador (2018-2020) do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras e Artes (FCHSSALA), que reúne 59 Associações e Sociedades Científicas de Pós-Graduação e Pesquisa no Brasil.
- Oswaldo Machado Filho | Atuou no PPGHis entre 2003 e 2015
Graduado em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1976), Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Doutor em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Professor Associado II aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de História, com ênfase em Metodologia da História e Historiografia Geral e do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: criminalidade, representações, historiografia, cotidiano e polícia.
- Otávio Canavarros | Atuou no PPGHis entre 2001 e 2012
Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1972) e Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1998). Professor associado aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuiabá, leitura, Mato Grosso e imprensa.
- Pablo Diener | Credenciado entre 2005 e 2013
Graduado (1980) e Doutorado em História da Arte pela Universidade de Zurique (1994), com revalidação pela Unicamp (2002) como Doutor em História, na área de História Cultural. Fez estágio de pós-doutorado na UNB, Brasília (2013). Professor Associado aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, História das Ciências e Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: Viagens Científicas e Artísticas nos séculos XVIII e XIX; Artistas Viajantes; Iconografia americana e brasileira; Teoria da História e Historiografia.
- Pio Penna Filho | Atuou no PPGHis entre 2001 e 2008
Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília em 2001. Foi professor efetivo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Publicou 5 livros, sendo 1 em coautoria com Alfredo da Mota Menezes. Possui 17 capítulos de livros publicados e 31 artigos em periódicos especializados. Atua nas áreas de História, Relações Internacionais e Segurança Internacional, com ênfase em América Latina e África.
- Renilson Rosa Ribeiro | Atuou no PPGHis entre 2011 a 2019
- Coordenou o PPGHis entre 03/2015 a 03/2016
Bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesta instituição obteve o título de mestre e doutor em História Cultural. É professor associado do Departamento de História, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de História - da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, séculos XIX e XX, ensino de História, historiografia brasileira, literatura, identidades, memórias, patrimônio e instituições. Exerceu a coordenação de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFMT/CAPES (2012-2016). Realizou estágio pós-doutoral em Educação na Universidade de São Paulo (USP) - 2016/2017, sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Kátia Maria Abud. Exerceu a função de Coordenador da Editoria Universitária - EdUFMT (2016-2020). Atualmente ocupa o cargo de Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) - licenciado - na sua instituição. É autor dos livros O Brasil inventado pelo Visconde de Porto Seguro: Francisco Adolfo de Varnhagen, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a invenção do Brasil Colonial no Brasil Império (1838-1860) (Entrelinhas, 2015) e Fazer história: a importância de ler, interpretar e escrever sem ala de aula (Appris, 2018). Organizador das obras: Ensino de História: trajetórias em movimento (EdUnemat, 2007); O negro em folhas brancas: Ensaios sobre as imagens do negro nos livros didáticos de História do Brasil (últimas décadas do século XX) (Appris, 2019); Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história afro-brasileira na contemporaneidade (Appris, 2020); Cuiabá em enredos, tramas e paisagens: história, cotidiano e sociedade (EdUFMT, 2020); Territórios disputados: produção de conhecimento no ensino de história em tempos de crise (EdUnemat; Paruna Editorial, 2021), Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história indígena na contemporaneidade (Paruna, 2022) e Porque sempre haverá o amanhã: linguagens, memórias e educação na contemporaneidade (Paruna, 2022). Participa da linha de pesquisa Literatura, Sociedade e Identidades, no PPGEL/UFMT.
- Tereza Cristina Cardoso de Souza Higa | Atuou no PPGHis entre 2010 e 2021
Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1978), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (2001). Professora titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Cartografia e Geografia Regional. As principais pesquisas desenvolvidas envolvem os seguintes temas: Análise Regional Mundial; Análise Regional Sul-americana; Fronteira e Relações fronteiriças; Migração; Processo ocupacional de Mato Grosso e Análise cartográfica.
Para solicitar correções ou sugerir atualizações, entre em contato através do e-mail: ppghis.ighd@ufmt.br