Guia Acadêmico > Aproveitamento de créditos | Proficiência

APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS / DISCIPLINAS / ESTUDOS

Para solicitar o aproveitamento de créditos/ disciplinas/ estudos, o(a) discente deverá peticionar um processo no SEI (Tipo de processo: PPG em História (PPGHIS) - Requerimento padrão), instruído com os seguintes documentos:

  1. Formulário "PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - REQUERIMENTO PADRÃO", preenchido e assinado eletronicamente pelo(a) discente no Sistema. Devem ser indicados o objeto da solicitação e as disciplinas a serem aproveitadas [ATENÇÃO!!! AO ESCOLHER O TIPO DE PROCESSO INDICADO NO SEI, APARECERÁ A OPÇÃO DE ACESSO AO FORMULÁRIO];
  2. "Histórico Escolar" e/ou "Atestado de Aprovação" da(s) disciplina(s) pretendida(s) [ATENÇÃO!!! O(S) DOCUMENTO(S), DEVE(M) CONTER O CONCEITO(NOTA), A FREQUÊNCIA/ FALTAS, A CARGA HORÁRIA E O NÚMERO DE CRÉDITOS];
  3. Ementa(s) da(s) disciplina(s), caso tenha(m) sido cursada(s) em outro Programa de Pós-graduação.

OBSERVAÇÃO: para a solicitação de aproveitamento de disciplina(s) cursada(s) como discente especial no PPGHis/UFMT não é necessário anexar o "Atestado de Aprovação", basta informar no formulário "PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - REQUERIMENTO PADRÃO" o nome da disciplina e o período em que foi cursada.

PROCESSOS QUE NÃO ESTIVEREM INSTRUÍDOS CONFORME AS ORIENTAÇÕES, ISTO É, SEM AS INFORMAÇÕES E OS DOCUMENTOS, SERÃO INDEFERIDOS.


  • ESPECIFICAÇÃO DO TRÂMITE: A Secretaria do PPGHIS encaminhará o processo para apreciação em reunião do respectivo Colegiado de Curso (as reuniões ordinárias dos Colegiados de Curso ocorrem bimestralmente, conforme calendário divulgado no site do PPGHis). Após a deliberação do Colegiado, o(a) discente poderá consultar a manifestação no seu processo e a Secretaria registrará o aproveitamento no Histórico Escolar (SIPG).



PROFICIÊNCIA

  • MESTRADO: O(A) discente deve apresentar o certificado de proficiência em 1 língua (inglesa | espanhola | francesa | italiana | alemã | outro idioma que tenha relevância para o projeto de pesquisa em questão) até o prazo máximo de 50% da integralização do Curso. [Mais informações no artigo 23 do Regimento Interno] O envio do certificado deve ser através do SEI (Tipo de processo: PPG em História (PPGHIS) - Requerimento padrão).
  • DOUTORADO: O(A) discente deve apresentar o certificado de proficiência em 2 línguas (inglesa | espanhola | francesa | italiana | alemã | outro idioma que tenha relevância para o projeto de pesquisa em questão) até o prazo máximo de 50% da integralização do Curso. A proficiência realizada no mestrado poderá ser aproveitada, desde que conste no histórico escolar o registro dos dados (língua e data de realização da prova - dia/mês/ano). [Mais informações no artigo 23 do Regimento Interno] O envio dos certificados + histórico escolar deve ser através do SEI (Tipo de processo: PPG em História (PPGHIS) - Requerimento padrão).

OBSERVAÇÃO: O(A) discente estrangeiro deverá comprovar proficiência em Língua Portuguesa.


Última atualização em 10 de maio de 2023.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30