A GPGP visa auxiliar e executar ações em benefício da Pós-Graduação, bem como articular com os diversos grupos de pesquisa buscando disseminar/implantar os resultados das pesquisas desenvolv...

Dúvidas Frequentes


1 - Quais os programas de pós-graduação Stricto Sensu oferecidos pela UFMT - Câmpus Sinop?

A UFMT - Câmpus de Sinop  trabalha com 5 programas de mestrado, são eles: Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGA), Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCAM), Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), Programa de Pós-graduação em Ciências em Saúde (PPGCS) e Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZ). E a partir de 2023/1 começou a trabalhar também com o doutorado: Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade - Rede Pró-Centro(PPGBBMT)

2- Quais são as condições para me inscrever?

Para se inscrever basta ficar atento a abertura dos editais que estão disponíveis no nosso site na aba Editais/Publicações e preencher os requisitos contidos no edital.  Na aba Editais/Publicações você vai encontrar um link que redireciona à pagina oficial da UFMT. Para facilitar a busca dos editais no Câmpus de Sinop, sugerimos que coloque na pesquisa a palavra chave "Sinop", selecione a categoria "Pós-graduação". Caso queira, pode inserir períodos específicos também. É importante destacar que no edital consta todas as informações do processo seletivo referente a inscrição, documentação necessária, prazos, resultados, matrícula e demais condições. 

3 -  Como são realizadas as inscrições e matrícula do mestrado?

São realizadas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Na etapa de inscrição serão descritos no edital as orientações e documentos, o processo chegará na secretaria e será encaminhado  para avaliação da comissão de processos seletivos. Na matrícula, também será necessário peticionamento de processo via SEI  com toda a documentação contida no edital e obedecendo aos prazos, sendo que o peticionamento eletrônico via SEI deve ocorrer anterior a etapa de conferência de documentos. A conferência será realizada presencialmente na secretaria e os documentos apresentados devem ser idênticos aos que foram protocolados no processo, inclusive referente a assinatura. Nessa etapa serão autenticados pelos servidores apenas documentos contidos no edital. 

4 -  Por onde acesso o SEI?

Acompanhamento de Trâmite de Processos : Página onde pode-se buscar o histórico de tramitação dos processos cadastrados no SEI. 

SEI - Acesso externo:  Página onde os usuários externos (estudantes e comunidade) acessam o SEI ou solicitam cadastro para acesso ao SEI.  No primeiro acesso após aprovação do cadastro solicitar nova senha no botão "esqueci minha senha". Direcionamentos para acesso serão encaminhados para o e-mail cadastrado nos sistemas da UFMT. Os estudantes com matricula ativa já estão cadastrados no sistema.


5 - Como abrir um processo, tem algum manual?

Para abrir um processo é necessário acessar  o nosso site, temos várias abas a esquerda que servem para orientar os alunos.

Exemplo: Caso, queira abrir um processo de qualificação, posicione  o mouse no item "Exame de qualificação", selecione o programa que participa e peticione o processo conforme orientações da página.


6 - Preciso de documentos (atestado de matrícula, atestado de vínculo) assinados pela coordenação, como faço para conseguir?

Você precisará protocolar processo via SEI (estudante), mas não se preocupe que esse processo é bem simples! E temos uma aba orientando também, você pode acessar para mais detalhes clicando AQUI.

    

7 - Já defendi minha dissertação e agora quais as próximas etapas?

Você vai realizar o depósito de produto final, existem prazos para que sejam cumpridas as formalidades de acordo com o programa. A dissertação deve ser entregue com os ajustes recomendados pela banca  e incluída no processo via SEI, também temos no site uma aba com as orientações detalhadas: "Depósito de Produto Final da Dissertação". Após isso, já é interessante entrar com a solicitação de diploma pois é um processo um pouco mais complexo, pois precisa tramitar entre a secretaria e coordenação antes de chegar na PROPG para emissão, registro e expedição. O prazo para entrega ao egresso é de 120 dias (prorrogáveis), mas só começa a contar a partir do momento que o processo  chegar na PROPG.

  • Para fazer a entrega da versão final, posicione  o mouse no item depósito de produto final, selecione o programa que participa e peticione o processo conforme orientações descritas na página da secretaria.
  • Para solicitar o diploma, posicione  o mouse no item Solicitação de Diploma, selecione o programa que participa e peticione o processo conforme orientações descritas na página da secretaria.

Observação: um processo depende do outro, então o processo de diploma só irá tramitar em Cuiabá quando a secretaria receber o despacho de aceite da Biblioteca Central, mas isso é um procedimento interno da secretaria e o discente será sempre informado por e-mail sobre as intercorrências que impossibilitem o processo de tramitar.


8 - Quais os procedimentos para retirar diploma por meio de procuração?

Se você recebeu notificação por e-mail ou via processo que o seu diploma está disponível para retirada, você pode retirá-lo presencialmente, portando documentos pessoais ou por meio de procuração.


  • No caso de procuração: a Secretaria disponibiliza um modelo  para retirada e você pode baixar AQUI


                1° Você vai preencher essa procuração e enviá-la para o e-mail:  secgpgp.cus@ufmt.br 


             2° O seu processo será reaberto via sei e será liberado para que você possa assinar essa procuração via sei. Será encaminhado um link no e-mail para assinatura e inclusão de documentos.
                Obs.: Quando for assinar, anexar cópia dos documentos pessoais do procurador (RG, CPF) via sei, quando o procurador for retirar, ele vai precisar estar com os documentos pessoais originais em mãos.

            3º Agendar em qual data e período o procurador vai retirar para que seja comunicado a Supervisão de Registro Escolar do Câmpus.     


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