Depósito de Produto Final da Dissertação

Após a defesa e as devidas correções, se indicadas pela banca, o produto final de Pós-graduação Stricto Sensu aprovado, será enviado pelo autor (discente), por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), tipo de processo "DEPÓSITO DE PRODUTO FINAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU". Importante destacar que, segundo regimento do PPGECM, o discente tem no máximo 60 (sessenta) dias para oficializar o depósito do produto. O processo deve seguir a Instrução Normativa PROPG 01 de 22 de agosto de 2020 e a Resolução CONSEPE 106 de 01 de março de 2021, e assim deverá ser instruído com os seguintes documentos:

1. “Termo de Depósito de Produto Final de Pós-graduação” preenchido e assinado eletronicamente. (Informar o nome do programa e o Câmpus de Sinop para que o processo seja enviado para a unidade correta - todas as informações solicitas devem ser preenchidas para evitar devolução do processo);

No termo de depósito no item "IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO", marcar a opção Dissertação, como ilustrado na imagem a seguir:


Pois no PPGECM, recomenda-se que o Produto Educacional seja posto em Apêndice da Dissertação, sendo assim depositado junto a dissertação em documento único. (Cópia separada do Produto Educacional deverá ser encaminhada a coordenação do programa via e-mail para disponibilização na página do PPGECM).

No termo de depósito é necessário o preenchimento de todas as informações solicitadas, inclusive no item "MEMBROS DA BANCA", deve-se preencher conforme a ata de defesa, respeitando a ordem e não esquecer de preencher novamente os dados do orientador e coorientador caso tenham participado da banca e conste na ata. 


2. Produto Final de Pós-graduação (dissertação), em arquivo digital único, em formato PDF/A, com tamanho máximo de 30 Mb, de acordo com a norma da ABNT NBR 14.724 vigente e Modelo de dissertação aprovado pelo colegiado do PPGECM; (Uma observação importante sobre o arquivo do produto final:  Na Ficha Catalográfica, somente a letra inicial do título deve ser maiúscula, e as demais letras devem ser minúsculas (Exceto em casos de títulos contendo nome científico, o qual por definição tem a primeira letra maiúscula, e/ou em casos de abreviação que por padrão seja maiúscula), o nome do autor na ficha catalográfica também teve ter apenas a primeira letra e maiúsculo, a biblioteca não recebe o depósito caso o título ou nome do autor esteja todo em caixa alta).


3. Cópia digitalizada Ata de Defesa da Dissertação com todas as assinaturas, em formato PDF/A, autenticada eletronicamente no SEI; ou Ata de Defesa da Dissertação gerada e assinada eletronicamente no SEI;


OBS: Seguindo a Resolução CONSEPE nº 106 de 01 de março de 2021, após recebimento do processo, será solicitado ao orientador(a) e coorientador(a) (se houver este último) ciência quanto a versão apresentada pelo discente. Como esse produto final será disponibilizado para acesso na biblioteca, seguindo a recomendação do documento que estabelece o formato de dissertação aprovado pelo colegiado do PPGECM, recomenda-se a disponibilização de versão do Produto Educacional em apêndice da Dissertação. 

Conforme estabelece o Regimento interno do PPGECM, será necessário envio a coordenação do programa, em formato compatível para publicação na página do PPGECM, versão do Produto Educacional final.


Informação sobre a tramitação do processo

Ao peticionar o processo ele vai para o Protocolo e após isso, eles encaminham para a secretaria de pós-graduação (na UFMT/Sinop);

Quando chega na unidade, a secretaria realiza uma pré-análise, o qual verifica se os requisitos acima foram seguidos.

Se preenchidos os requisitos, é encaminhado ciência e assinatura do orientador. Posteriormente o processo é enviado para análise da coordenação do PPGECM. Após análise pela coordenação/colegiado, o processo é retornado para secretaria de pós-graduação informando o deferimento ou indeferimento.

Nos casos de deferimento (aceitação), fazemos o lançamento de exclusão por titulação no SIPG e após encaminhamos para o discente o histórico consolidado do egresso.

Esse histórico é muito importante pois precisará  ser anexado no processo de solicitação de diploma: PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - DIPLOMA REGISTRO

E por fim, o processo será encaminhado para análise e deferimento da Biblioteca Central de Cuiabá, esta irá emitir uma declaração de aceite ou de recusa do depósito.

Obs.: Se o processo for indeferido em qualquer uma das etapas de tramitação a Secretaria estará entrando em contato com o discente por e-mail ou telefone avisando para que realize as correções necessárias.



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