Ações envolvendo escolas e alunos
O PPGECM, desde sua abertura em 2019, busca desenvolver projetos e ações com envolvimento direto da comunidade escolar, alunos e professores, vinculados aos macroprojetos do programa, projetos individuais, discentes e egressos. Dedicamos este espaço a compartilhar algumas informações de algumas destas ações.
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Projeto Dmate: Dia de matemática na escola – Entrou em
funcionamento em 2019, fazendo parceria com escolas, trazendo turmas de alunos
para ter um dia de experiência diferenciada com a matemática na UFMT. Envolvendo
alunos da graduação e do mestrado na preparação e aplicação de atividades
envolvendo 3 tendências da Educação matemática: jogos, resolução de problemas e
tecnologias, além de oportunizar a alunos da educação básica conhecerem ações
da universidade pública. O projeto teve que ser interrompido em meados de 2020 por
consequência das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Retomou as
atividades em 2022, agregando ações de formação para professores que ensinam
matemática e por dificuldades de logística e orçamento para deslocar turmas
para UFMT, passou a levar ações previamente agendadas para as escolas, mantendo
a proposta de promover um dia de matemática na escola.
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O projeto "A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação no Mundo Atual", conta com a participação de docente do PPGECM, busca conscientizar os adolescentes sobre o desenvolvimento de formas de pensamento e conduta que contribuam para reconstruir os conhecimentos sobre ciência e a tecnologia, que está em constante evolução. Em parceria entre o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), oferece aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na unidade, a oportunidade de interagir com atividades voltadas ao ensino da Ciência e Tecnologia, a partir da confecção de “Amigurumis”, representados pela Fauna Pantaneira, e também na gravação de um tutorial em vídeo, instruindo e narrando a forma de confecção. Confira mais sobre o projeto na matéria produzida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), publicada no site da instituição clicando aqui!
· Propositores: Samira
Rhoden Batista; Geslane
Figueiredo da Siva Santana; Andreia Cristina Rodrigues Trevisan; Simonéla de
Quadra Costa Fernandes; Jennifer Elaine Groth Couto; Carlos Henrique Alves e
Silva; Eliamar Flores Da Silva; Juliano Cezar Guimaraes da Silva; Leonilda
Miranda Oliveira; Loivani Bogo de Almeida; Nayla Gabriela Sales de Campos
Curado; Suany Danytchiely dos Santos da Silva; Thais Maiara de Souza
Mercadante; Julia Oliveira dos Reis; Johnata das Merces Chaves.
· Objetivo: O
objetivo principal do projeto é explorar e demonstrar a aplicabilidade da
sequência de Fibonacci e dos princípios STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia,
Arte e Matemática) através de uma série de produtos artísticos e educacionais.
O projeto visa integrar conceitos matemáticos com criatividade, proporcionando
uma experiência enriquecedora para os participantes e o público-alvo,
estimulando o interesse pela matemática e suas aplicações práticas.
· Público-alvo: Alunos
do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, bem
como alunos do Ensino Superior dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais
e Matemática - Matemática, Ciências Naturais e Matemática - Química e Ciências
Naturais e Matemática - Física, além da comunidade acadêmica da UFMT e do
público geral interessado.
· Vinculação institucional: Ação vinculada a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); ao Curso de Graduação em Ciências Naturais e Matemática – Matemática Licenciatura, no Campus Universitário de Sinop, projeto este vinculado a um dos Macroprojetos do PPGECM.