Ações envolvendo escolas e alunos

O PPGECM, desde sua abertura em 2019, busca desenvolver projetos e ações com envolvimento direto da comunidade escolar, alunos e professores, vinculados aos macroprojetos do programa, projetos individuais, discentes e egressos. Dedicamos este espaço a compartilhar algumas informações de algumas destas ações.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Projeto Dmate: Dia de matemática na escola – Entrou em funcionamento em 2019, fazendo parceria com escolas, trazendo turmas de alunos para ter um dia de experiência diferenciada com a matemática na UFMT. Envolvendo alunos da graduação e do mestrado na preparação e aplicação de atividades envolvendo 3 tendências da Educação matemática: jogos, resolução de problemas e tecnologias, além de oportunizar a alunos da educação básica conhecerem ações da universidade pública. O projeto teve que ser interrompido em meados de 2020 por consequência das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Retomou as atividades em 2022, agregando ações de formação para professores que ensinam matemática e por dificuldades de logística e orçamento para deslocar turmas para UFMT, passou a levar ações previamente agendadas para as escolas, mantendo a proposta de promover um dia de matemática na escola. 




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O projeto "A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação no Mundo Atual", conta com a participação de docente do PPGECM, busca conscientizar os adolescentes sobre o desenvolvimento de formas de pensamento e conduta que contribuam para reconstruir os conhecimentos sobre ciência e a tecnologia, que está em constante evolução. Em parceria entre o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), oferece aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na unidade, a oportunidade de interagir com atividades voltadas ao ensino da Ciência e Tecnologia, a partir da confecção de “Amigurumis”, representados pela Fauna Pantaneira, e também na gravação de um tutorial em vídeo, instruindo e narrando a forma de confecção. Confira mais sobre o projeto na matéria produzida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), publicada no site da instituição clicando aqui!


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PIBIC-EM - Programa institucional de Bolsas de Iniciação científicas para o Ensino médio, ofertado pela UFMT em parceria com o CNPq, visa  proporcionar aos estudantes do ensino médio de escolas públicas, a oportunidade de desenvolver atividades de Iniciação de Pesquisa Científica, sob a orientação de professores e pesquisadores da universidade. Os docentes do PPGECM foram responsáveis pelo maior número de Bolsas do PIBIC-EM de toda a UFMT no ciclo 2021-2022, tendo 4 professores do programa disponibilizando 10 bolsas. A seguir destacamos os projetos contemplados e o link dos vídeos produzidos pelos alunos participantes para a Semana Acadêmica da UFMT.

Projeto: JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: MAPEANDO E CLASSIFICANDO DIFERENTES JOGOS PERTENCENTES AO CONTEXTO DE FAMILIARES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Escola de aplicação do projeto: Escola Estadual Rosmay Kara José (Novo Horizonte do Norte/MT) - 2 Bolsistas vinculados ao projeto - Professor Responsável: Prof. Dr. Eberson Paulo Trevisan
Assista ao vídeo produzido pelo Bolsista 1 referente ao projeto: (vídeo)
Assista ao vídeo produzido pelo Bolsista 2 referente ao projeto: (vídeo)

Projeto: EDUCAÇÃO E PESQUISA EM UMA ABORDAGEM STEAM: Experiência no Parque Florestal de Sinop
Escola de aplicação do projeto: Escola Estadual Profª Edeli Montovani (Sinop/MT) - 2 Bolsistas vinculados ao projeto - Professora Responsável: Profa. Dra. Geslane Fogueiredo da Silva Santana
Assista ao vídeo produzido pelo Bolsista 1 referente ao projeto: (vídeo)
Assista ao vídeo produzido pelo Bolsista 2 referente ao projeto: (vídeo)

Projeto: Produtos Educacionais para o Ensino de Matemática: Uma Análise Voltada para a Região Amazônica
Escola de aplicação do projeto: Escola Estadual Rosmay Kara José (Novo Horizonte do Norte/MT) - 3 Bolsistas vinculados ao projeto - Professor Responsável: Profa. Dra. Andreia Cristina Rodrigues Trevisan

Assista ao vídeo produzido pelo Bolsista 1 referente ao projeto: (Vídeo)
Assista ao vídeo produzido pelo Bolsista 2 referente ao projeto: (Vídeo)
Assista ao vídeo produzido pelo Bolsista 3 referente ao projeto: (Vídeo)

Projeto: Cultura, Educação e Steam: A Sequência de Fibonacci como Ferramenta de Desenvolvimento Social

·       Propositores: Samira Rhoden Batista; Geslane Figueiredo da Siva Santana; Andreia Cristina Rodrigues Trevisan; Simonéla de Quadra Costa Fernandes; Jennifer Elaine Groth Couto; Carlos Henrique Alves e Silva; Eliamar Flores Da Silva; Juliano Cezar Guimaraes da Silva; Leonilda Miranda Oliveira; Loivani Bogo de Almeida; Nayla Gabriela Sales de Campos Curado; Suany Danytchiely dos Santos da Silva; Thais Maiara de Souza Mercadante; Julia Oliveira dos Reis; Johnata das Merces Chaves.

·       Objetivo: O objetivo principal do projeto é explorar e demonstrar a aplicabilidade da sequência de Fibonacci e dos princípios STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) através de uma série de produtos artísticos e educacionais. O projeto visa integrar conceitos matemáticos com criatividade, proporcionando uma experiência enriquecedora para os participantes e o público-alvo, estimulando o interesse pela matemática e suas aplicações práticas.

·       Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, bem como alunos do Ensino Superior dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Matemática, Ciências Naturais e Matemática - Química e Ciências Naturais e Matemática - Física, além da comunidade acadêmica da UFMT e do público geral interessado.

·       Vinculação institucional: Ação vinculada a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); ao Curso de Graduação em Ciências Naturais e Matemática – Matemática Licenciatura, no Campus Universitário de Sinop, projeto este vinculado a um dos Macroprojetos do PPGECM.


Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30