Financiamentos
O PPGECM, é um programa de pós-graduação na modalidade
profissional, assim não dispõe de recursos de Programa de Apoio a Pós-graduação
(PROAP), assim busca a captação de recursos visando subsidiar as ações do
programa, em diferentes fontes e modalidades. A seguir destacamos algumas das
fontes de financiamento do programa relacionadas ao quadriênio 2021-2024.
Uma das principais fontes de receita de geração de recursos
do programa é a captação de recursos direto via processo de seleção de alunos
regulares e especiais. A receita gerada pelas inscrições é gerenciada da
Fundação Uniselva, a partir do convênio: 4.027.014, junto ao projeto: “Processo
Seletivo – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e
Matemática PPGECM – Curso de mestrado Profissional em Ensino de Ciências da
Natureza e Matemática”. O recurso gerado nesta fonte, é utilizado em despesas
diversas do programa, como custeio para as atividades de ensino do programa,
manutenção de pequenos equipamentos, manutenção dos espaços utilizados pelo
programa, deslocamentos e hospedagens de professores e colaboradores do
programa, acompanhamento das atividades da prática docente supervisionada,
realização dos processos de seleção, entre outras tantas atividades ligadas a
gestão do programa.
Outras fontes de recurso que subsidiam as atividades do
programa, são agrupadas a partir dos convênios firmados em ações de pesquisa,
ensino e extensão. A seguir destacamos alguns destes convênios de
financiamento.
Ações
de Pesquisa com financiamento:
- APROXIMANDO EXERCÍCIOS A CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO: uma abordagem teórico e prática para sala de aula - Responsável: Eberson Paulo Trevisan – conta com auxílio Financeiro do Edital de Apoio a Pesquisa 2021 da UFMT.
- Ensino e aprendizagem de figuras planas e espaciais nos anos
iniciais do ensino fundamental: um olhar à desconstrução dimensional das
formas– Responsável: Eberson Paulo Trevisan – conta com auxílio financeiro do
edital: PAFiPesqPG/UFMT.
- O PROCESSO DE PESQUISA EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: uma
análise voltada para o ensino de ciências e matemática na região amazônica –
Responsável: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan - conta com auxílio Financeiro
do Edital de Apoio a Pesquisa 2021 da UFMT – Junto a este projeto foi
desenvolvido um subprojeto intitulado: Produtos Educacionais para o Ensino de
Matemática: Uma Análise Voltada para a Região Amazônica que foi desenvolvido na
Escola de aplicação do projeto: Escola Estadual Rosmay Kara José (Novo
Horizonte do Norte/MT) – e contou com 3 Bolsas de PIBIC – EM.
- Morfologia do sistema digestório do jacaré-do-Pantanal
(Caiman yacare, Daudin 1802) criado em cativeiro - Responsável: Lorenna
Cardoso Rezende - conta com auxílio financeiro da FAPEMAT- bolsa de PIBIC
- Processos Educativos e Avaliativos em Laboratórios de
Aprendizagem de Matemática – Responsável: Edson Pereira Barbosa – Conta com
apoio financeiro referente ao Edital FAPEMAT 007/2022 – Desafio da Educação
pós-pandemia – Protocolo 48117.710.22349.20052022.
- Ensino e aprendizagem de figuras planas e espaciais no
laboratório de aprendizagem: um olhar à desconstrução dimensional das formas –
Responsável: Maria Bezerra Tejada Santos (Egressa PPGECM), e Professor Eberson
Paulo Trevisan - – Conta com apoio financeiro referente ao Edital FAPEMAT Nº.
002/2022 - Programa Pesquisa e Inovação na Escola – PIE - Processo:
FAPEMAT.0000393/2022
- Jogos no ensino de matemática: mapeando e classificando diferentes jogos pertencentes ao contexto de familiares de alunos de uma escola pública - Responsável: Prof. Dr. Eberson Paulo Trevisan - Escola de aplicação do projeto: Escola Estadual Rosmay Kara José (Novo Horizonte do Norte/MT) – Conta com apoio financeiro de 2 Bolsas de PIBIC-EM.
- Educação e pesquisa em uma abordagem STEAM: Experiência no
Parque Florestal de Sinop - Responsável: Profa. Dra. Geslane Fogueiredo da
Silva Santana - Escola de aplicação do projeto: Escola Estadual Profª
Edeli Montovani (Sinop/MT) - Conta com apoio financeiro de 2 Bolsas de
PIBIC-EM.
Ações
de Ensino com financiamento:
- Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica em Física, Química e Matemática.– Programa Residência Pedagógica – PRP - Responsável: Elizabeth Quirino de Azevedo – Conta com apoio de 15 bolsas da CAPES para alunos da graduação, contando com 2 voluntários – Conta com 3 professores da Educação Básica Preceptores (um de física, um de química e um de Matemática) O projeto é desenvolvido em parceria com 2 escolas, a saber: Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino e Escola Estadual Ênio Pipino.
- Subprojeto Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática
- Física, Química e Matemática – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência - PIBID – Responsável: Roseli Adriana Blünke Feistel - Conta com
apoio de 8 bolsas CAPES para alunos da graduação, têm dois 2 voluntários
vinculados – conta com 1 professor supervisor da Educação Básica e é
desenvolvido na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino.
Projetos de Extensão com auxílio financeiro:
-
DMATE: Dia de Matemática na Escola –
Responsável: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan – com apoio financeiro em
formato de bolsa de extensão