Macroprojetos PPGECM


No quadriênio 2021-2024, vivenciamos um cenário muito desafiador relacionado a educação, pois percorre-se em um período pandêmico e pós-pandêmico em que problemas educacionais foram expostos e acentuados neste contexto. O PPGECM como um programa da área de ensino, preocupado com a melhoria dos indicadores educacionais de nossa região, assume seu papel social buscando produzir pesquisas, processos e produtos educacionais com vista a contribuir com as dificuldades educacionais deste e outros cenários.

Nesta perspectiva os macroprojetos do PPGECM são vistos como elementos essenciais para contribuir com o cenário desafiador desenhado. Assim, no quadriênio 2021-2024, o PPGECM se propõe a desenvolver 3 macroprojetos, sendo dois de pesquisa, designados de MPP1 e MPP2, e um de extensão, designado de MPE1. Todo professor permanente credenciado no programa irá colaborar com os macroprojetos, desenvolvendo ao menos um projeto individual vinculado a um dos macroprojetos propostos pelo programa.

MPP1: Estudo e desenvolvimento de processos e produtos voltados ao ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática.

Descrição do MPP1: Este macroprojeto de pesquisa envolve as duas linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Nele, busca-se a propositura, desenvolvimento, avaliação e validação de pesquisas, processos e produtos educacionais de caráter inovador, disciplinares e/ou interdisciplinares, preocupados com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia e Matemática em diferentes níveis da Educação Básica, especialmente caracterizados pelo envolvimento direto de alunos no desenvolvimento das propostas em espaços educativos formais e não formais. Objetiva-se assim desenvolver estudos a partir da elaboração de propostas de ensino, explorando experimentos, atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, protótipos educacionais, equipamentos, materiais interativos, jogos, kits entre outros.

Docentes envolvidos: Eberson Paulo Trevisan, Edson Pereira Barbosa, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, ...

Projetos individuais relacionados:

  • APROXIMANDO EXERCÍCIOS A CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO: uma abordagem teórico e prática para sala de aula - Responsável: Eberson Paulo Trevisan – conta com auxílio Financeiro do Edital de Apoio a Pesquisa 2021 da UFMT.
  • Ensino e aprendizagem de figuras planas e espaciais nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar à desconstrução dimensional das formas– Responsável: Eberson Paulo Trevisan – conta com auxílio financeiro do edital: PAFiPesqPG/UFMT.

  • O PROCESSO DE PESQUISA EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: uma análise voltada para o ensino de ciências e matemática na região amazônica – Responsável: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan - conta com auxílio Financeiro do Edital de Apoio a Pesquisa 2021 da UFMT.
  • Morfologia do sistema digestório do jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare, Daudin 1802) criado em cativeiro - Responsável: Lorenna Cardoso Rezende - conta com auxílio financeiro da FAPEMAT- bolsa de PIBIC

  • A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação no mundo atual - Responsável: Lorenna Cardoso Rezende

  • O Ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental para a promoção da alfabetização científica - Responsável: Carmen Wobeto 

    • Educação financeira e consumo consciente: uma perspectiva de trabalho interdisciplinar - Responsável: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan
    • Modelagem matemática na sala de articulação - Responsável Geslane Figueredo da Silva Santana
    • Morfologia do aparelho cardiorrespiratório da onça-pintada (Panthera onca) - Responsável: Lorenna Cardoso Resende
    • Experimento Virtual Interativo: uma nova abordagem para o Ensino de Física 

      - Responsável: Roseli Adriana Blümke Feistel


    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    MPP2: Estudo e desenvolvimento de processos e produtos voltados para a formação continuada de professores em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática.

    Descrição do MPP2: Este macroprojeto de pesquisa envolve as duas linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Nele, busca-se a propositura, desenvolvimento, avaliação e validação de pesquisas, processos e produtos educacionais de caráter inovador, disciplinares e/ou interdisciplinares, relacionados a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia, Matemática e Pedagogia. Assim, este Macroprojeto se caracteriza especialmente pelo envolvimento direto de professores da Educação Básica na propositura, desenvolvimento e validação, de produtos e processos visando a melhoria do ensino em contextos formais e não formais. Objetiva-se assim desenvolver estudos a partir de cursos, oficinas, minicursos, wokshops, rodas de conversas, trabalho com projetos, visando a formação e desenvolvimento de/sobre protótipos educacionais e materiais para subsidiar trabalhos de intervenção de professores. 

    Docentes envolvidos: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Trevisan, Edson Pereira Barbosa [...]

    Projetos individuais relacionados:

    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: o uso de tecnologias no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental – Responsável: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan
    • A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação na formação docente - Responsável Lorenna Cardoso Rezende

    • Processos Educativos e Avaliativos em Laboratórios de Aprendizagem de Matemática – Responsável: Edson Pereira Barbosa – Conta com apoio financeiro referente ao Edital FAPEMAT 007/2022 – Desafio da Educação pós-pandemia – Protocolo 48117.710.22349.20052022. 
    • A experimentação e a ludicidade no ensino de Ciências: o olhar do professor - Responsável: Carmen Wobeto  

    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    MPE1: PPGECM na Escola e na Sociedade

    Descrição do MPE1: Este macroprojeto de Extensão universitária, envolve as duas linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Busca-se a transferência para a comunidade de conhecimentos produzidos no âmbito do PPGECM por docentes e discentes, objetivando uma aproximação entre o programa e os contextos escolares e sociais. Espera-se também propiciar espaços para divulgação e aplicação de processos e produtos educacionais gerados no âmbito do programa, em especial pelos egressos, possibilitando ampliar o impacto gerado pela produção desenvolvida. Além de propor momentos de reflexões acerca de temáticas educacionais relacionadas ao ensino de Ciências da Natureza e Matemática a partir da propositura de palestras, rodas de conversas, lives, mostras, oficinas, entre outros.

    Docentes envolvidos: Eberson Paulo Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, ....

    Projetos individuais relacionados:

    • PPGECM na escola - Responsável: Eberson Paulo Trevisan
    • DMATE: Dia de Matemática na Escola – Responsável: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan
    • #partiuuniversidadepública -  Responsável:  Pacífica Pinheiro Lima Neta (externa ao programa), conta com a participação ativa dos docentes de docentes do PPGECM: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Patricia Rosinke , Lorenna Cardoso Rezende, Mauro Andre Dresch.
    • A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação no mundo atual - Responsável: Lorenna Cardoso Rezende
    • Divulgando as boas práticas na produção de mel de meliponíneos -  Responsável: Carmen Wobeto 
    • Venham conhecer as abelhas nativas da UFMT - Responsável: Carmen Wobeto 

    Logo da UFMT
    Câmpus Cuiabá

    Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
    Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
    CEP: 78060-900

    (65) 3615-8000

    Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

    Câmpus Araguaia

    Unidade I - Pontal do Araguaia
    Avenida Universitária, nº 3500
    Pontal do Araguaia - MT
    CEP: 78698-000

    (66) 3402-1108

    Unidade II - Barra do Garças
    Avenida Valdon Varjão, nº 6390
    Barra do Garças - MT
    CEP: 78605-091

    (66) 3402-0736

    Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

    Câmpus Sinop

    Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
    Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
    CEP: 78550-728

    (66) 3533-3100

    (66) 3533-3122

    Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

    Câmpus Várzea Grande

    Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
    Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
    CEP: 78060-900

    (65) 3615-6296

    Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30