Macroprojetos PPGECM
No
quadriênio 2021-2024, vivenciamos um cenário muito desafiador relacionado a
educação, pois percorre-se em um período pandêmico e pós-pandêmico em que
problemas educacionais foram expostos e acentuados neste contexto. O PPGECM
como um programa da área de ensino, preocupado com a melhoria dos indicadores
educacionais de nossa região, assume seu papel social buscando produzir
pesquisas, processos e produtos educacionais com vista a contribuir com as
dificuldades educacionais deste e outros cenários.
Nesta perspectiva os macroprojetos do PPGECM são vistos como elementos essenciais para contribuir com o cenário desafiador desenhado. Assim, no quadriênio 2021-2024, o PPGECM se propõe a desenvolver 3 macroprojetos, sendo dois de pesquisa, designados de MPP1 e MPP2, e um de extensão, designado de MPE1. Todo professor permanente credenciado no programa irá colaborar com os macroprojetos, desenvolvendo ao menos um projeto individual vinculado a um dos macroprojetos propostos pelo programa.
MPP1:
Estudo e desenvolvimento de processos e produtos voltados ao ensino e
aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática.
Descrição do MPP1: Este macroprojeto de pesquisa envolve as duas linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Nele, busca-se a propositura, desenvolvimento, avaliação e validação de pesquisas, processos e produtos educacionais de caráter inovador, disciplinares e/ou interdisciplinares, preocupados com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia e Matemática em diferentes níveis da Educação Básica, especialmente caracterizados pelo envolvimento direto de alunos no desenvolvimento das propostas em espaços educativos formais e não formais. Objetiva-se assim desenvolver estudos a partir da elaboração de propostas de ensino, explorando experimentos, atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, protótipos educacionais, equipamentos, materiais interativos, jogos, kits entre outros.
Projetos
individuais relacionados:
- APROXIMANDO EXERCÍCIOS A CENÁRIOS PARA
INVESTIGAÇÃO: uma abordagem teórico e prática para sala de aula - Responsável:
Eberson Paulo Trevisan – conta com auxílio Financeiro do Edital de Apoio a
Pesquisa 2021 da UFMT.
- Ensino e aprendizagem de figuras planas e espaciais
nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar à desconstrução dimensional
das formas–
Responsável: Eberson Paulo
Trevisan – conta com auxílio financeiro do edital: PAFiPesqPG/UFMT.
- O PROCESSO DE PESQUISA EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: uma análise voltada para o ensino de ciências e matemática na região amazônica – Responsável: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan - conta com auxílio Financeiro do Edital de Apoio a Pesquisa 2021 da UFMT
- Morfologia
do sistema digestório do jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare, Daudin 1802) criado
em cativeiro - Responsável: Lorenna
Cardoso Rezende - conta com auxílio financeiro da FAPEMAT- bolsa
de PIBIC
A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação no mundo atual - Responsável: Lorenna Cardoso Rezende
MPP2:
Estudo e desenvolvimento de processos e produtos voltados para a formação
continuada de professores em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática.
Descrição do MPP2: Este macroprojeto de pesquisa envolve as duas linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Nele, busca-se a propositura, desenvolvimento, avaliação e validação de pesquisas, processos e produtos educacionais de caráter inovador, disciplinares e/ou interdisciplinares, relacionados a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia, Matemática e Pedagogia. Assim, este Macroprojeto se caracteriza especialmente pelo envolvimento direto de professores da Educação Básica na propositura, desenvolvimento e validação, de produtos e processos visando a melhoria do ensino em contextos formais e não formais. Objetiva-se assim desenvolver estudos a partir de cursos, oficinas, minicursos, wokshops, rodas de conversas, trabalho com projetos, visando a formação e desenvolvimento de/sobre protótipos educacionais e materiais para subsidiar trabalhos de intervenção de professores.
Docentes envolvidos: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Trevisan, Edson Pereira Barbosa [...]
Projetos individuais relacionados:
- FORMAÇÃO
DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: o uso de tecnologias no ensino de
matemática nos anos iniciais do ensino fundamental – Responsável: Andreia
Cristina Rodrigues Trevisan
- Processos Educativos e Avaliativos em Laboratórios de Aprendizagem de Matemática – Responsável: Edson Pereira Barbosa – Conta com apoio financeiro referente ao Edital FAPEMAT 007/2022 – Desafio da Educação pós-pandemia – Protocolo 48117.710.22349.20052022.
A experimentação e a ludicidade no ensino de Ciências: o olhar do professor - Responsável: Carmen Wobeto
MPE1:
PPGECM na Escola e na Sociedade
Descrição do MPE1: Este macroprojeto de Extensão universitária, envolve as duas linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Busca-se a transferência para a comunidade de conhecimentos produzidos no âmbito do PPGECM por docentes e discentes, objetivando uma aproximação entre o programa e os contextos escolares e sociais. Espera-se também propiciar espaços para divulgação e aplicação de processos e produtos educacionais gerados no âmbito do programa, em especial pelos egressos, possibilitando ampliar o impacto gerado pela produção desenvolvida. Além de propor momentos de reflexões acerca de temáticas educacionais relacionadas ao ensino de Ciências da Natureza e Matemática a partir da propositura de palestras, rodas de conversas, lives, mostras, oficinas, entre outros.
Docentes envolvidos: Eberson Paulo Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, ....
Projetos individuais relacionados:
- PPGECM na escola - Responsável: Eberson Paulo Trevisan
- DMATE: Dia de Matemática na Escola – Responsável: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan
- #partiuuniversidadepública - Responsável: Pacífica Pinheiro Lima Neta (externa ao programa), conta com a participação ativa dos docentes de docentes do PPGECM: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Patricia Rosinke , Lorenna Cardoso Rezende, Mauro Andre Dresch
A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação no mundo atual - Responsável: Lorenna Cardoso Rezende