Cursos de Formação

O PPGECM tem buscado ao longo dos anos, desde sua abertura, inserção local e regional, gerando impacto social a partir do desenvolvimento e oferta de cursos de formação para professores e estudantes de graduação, entre outras ações, nas áreas de matemática, química, física, pedagogia, ciências da natureza, entre outras. Estas ações desenvolvidas durante os anos, em especial no quadriênio 2021-2024, estão relacionadas aos Macroprojetos desenvolvidos pelo programa. Uma breve apresentação de algumas são apresentadas a seguir.

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Cursos ofertados em 2021:

 ______________________________________________________________________________________________________________________________


Título: Estratégia para Resolver Problemas Matemáticos

Propositores: Edson Pereira Barbosa, Stela Maris Ferrari Streit, Gislaine Aparecida Maria Zambiasi

Objetivo: Apresentar e discutir com Professores que ensinam matemática o Modelo de Barras como estratégia de resolver e ensinar resolução de problemas matemáticos escolares.

Público-alvo: Professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Vinculação institucional: Ação de extensão vinculada ao II ICNHS em ação.

 ______________________________________________________________________________________________________________________________

Título: Cultura Maker e interdisciplinar para o ensino de Geometria anos iniciais do ensino fundamenta

Propositores: Laura Cristini Ramos Dias Espindola, Edson Pereira Barbosa

Objetivo: Apresentar e desenvolver com professores que ensinam matemática nos anos iniciais da Educação Básica uma proposta interdisciplinar para o ensino de Geometria, visando potencializar o processo de ensino e de aprendizagem em Geometria, sob uma perspectiva interdisciplinar entre as áreas do conhecimento de Matemática, Literatura e Artes.

Público-alvo: Professores da Escola Municipal de Educação Básica Valter Kunze em Sinop (MT).

Vinculação institucional: Projetos de Extensão “Formação Continuada com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Geometria”. SIEX/UFMT - Protocolo:160820211122351293

______________________________________________________________________________________________________________________________

Título: "Modelo de Barras como estratégia para Ensino de Resolução Problemas”

Propositores: Stela Maris Ferrari Streit, Edson Pereira Barbosa, Gislaine Aparecida Maria Zambiasi

Objetivo: O curso Modelo de barras como estratégia de resolução de problemas tem como objetivo apresentar e instrumentalizar professores que ensinam matemática no 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental a usar o Modelo de Barras, no ensino de matemática, na resolução de problemas aritméticos, resumidamente, as quatro operações matemáticas mais elementares: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Público-alvo: professores que ensinam matemática no 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental

Vinculação institucional: Projeto de Extensão “Modelo de Barras como Estratégia para Ensino de Matemática “. SIEX/UFMT - Protocolo: 160620211425191408

 ______________________________________________________________________________________________________________________________


Título: Construindo Mosaicos Utilizando as Transformações Geométricas no GeoGebra

Propositores: William Fenali e Eberson Paulo Trevisan

Objetivo:  Ofertar formação continuada a Professores, alunos da graduação e pós-graduação, dando destaque a possibilidade de utilização da construção de mosaicos com fins de aplicação didática no processo de ensino de Geometria.

Público-alvo: Professores, alunos da graduação e pós-graduação.

Vinculação institucional: Ação de extensão vinculada ao II ICNHS em ação. 


 ______________________________________________________________________________________________________________________________

Título: " Modelo de Barras no Ensino de Álgebra Escolar”

Propositores: Gislaine Aparecida Maria Zambiasi, Edson Pereira Barbosa, Stela Maris Ferrari Streit

Objetivo: O curso "Modelo de Barras no Ensino de Álgebra" tem como objetivo apresentar e instrumentalizar professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental a usar o Modelo de Barras no ensino de matemática na transição da aritmética para a álgebra.

Público-alvo: professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental

Vinculação institucional: Projeto de Extensão “Modelo de Barras como Estratégia para Ensino de Matemática “. SIEX/UFMT - Protocolo: 160620211425191408

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Cursos ofertados em 2022:

 ______________________________________________________________________________________________________________________________


Título: kit malhas dimensional e o olhar à desconstrução dimensional das formas: curso de formação para professores que ensinam matemática

Propositores: Maria Bezerra Tejada Santos, Eberson Paulo Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan.

Objetivo:  Ofertar formação continuada para professores que ensinam Matemática na educação básica, em especial na Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, em Juara/MT, a partir da exploração do Produto Educacional desenvolvido no PPGECM “Kit malhas dimensional”.

Público-alvo: Professores de pedagogia e matemática.

Vinculação institucional: Ação vinculada ao projeto Dmate: Dia de Matemática na escola, projeto este vinculado a um dos Macroprojetos do PPGECM.


______________________________________________________________________________________________________________________________

Título: Resolução de Problemas e o Ensino de Números Naturais

Propositores: Livrada Fernandes de Aquino, Marta Maria Darsie, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan.

Objetivo:  Ofertar formação continuada para professores que ensinam Matemática na educação básica, em especial na Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes em Juara/MT, a partir de um aprofundamento teórico sobre a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.

Público-alvo: Professores de pedagogia e matemática.

Vinculação institucional: Ação vinculada ao projeto Dmate: Dia de Matemática na escola, projeto este vinculado a um dos Macroprojetos do PPGECM.

 ______________________________________________________________________________________________________________________________

Título: Formação de professores para o desenvolvimento de jogos e atividades interativas, para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Propositores: Maicon Diego da Silva Olgado, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Trevisan

Objetivo:  Ofertar formação continuada para professores que ensinam Matemática na educação básica, em especial na Escola Estadual Jorge Amado em Sinop/MT. Pretende-se possibilitar aos educadores participantes que conheçam, produzam e apliquem conteúdos digitais. Utiliza-se para isto, plataformas gratuitas, tais como: LearningApps.org; Liveworksheets, Flippity, entre outras.

Público-alvo: Professores de pedagogia e matemática.

Vinculação institucional: Ação vinculada ao projeto Dmate: Dia de Matemática na escola, projeto este vinculado a um dos Macroprojetos do PPGECM.

 ______________________________________________________________________________________________________________________________

Título: Estratégia para Resolver Problemas Matemáticos

Propositores: Gislaine Aparecida Maria Zambiasi e Edson Pereira Barbosa

Objetivo: Desenvolver formação continuada para apresentar e instrumentalizar professores que ensinam matemática no ensino fundamental e discentes de licenciatura em matemática, pedagogia e mestrandos em ensino a usar o Modelo de Barras como suporte para multiestratégias de ensino de matemática por meio da resolução de problemas.

Público-alvo: Professores que ensinam matemática na educação básica e alunos de licenciatura em matemática

Vinculação institucional: Ação de extensão vinculada ao III ICNHS em ação.


Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30