Cursos de Formação
O PPGECM tem buscado ao longo dos anos, desde sua abertura, inserção local e regional, gerando impacto social a partir do desenvolvimento e oferta de cursos de formação para professores e estudantes de graduação, entre outras ações, nas áreas de matemática, química, física, pedagogia, ciências da natureza, entre outras. Estas ações desenvolvidas durante os anos, em especial no quadriênio 2021-2024, estão relacionadas aos Macroprojetos desenvolvidos pelo programa. Uma breve apresentação de algumas são apresentadas a seguir.
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Cursos ofertados em 2021:
Título: Estratégia para Resolver Problemas Matemáticos
Propositores: Edson Pereira Barbosa, Stela Maris Ferrari
Streit, Gislaine Aparecida Maria Zambiasi
Objetivo: Apresentar e discutir com Professores que ensinam
matemática o Modelo de Barras como estratégia de resolver e ensinar resolução
de problemas matemáticos escolares.
Público-alvo: Professores que ensinam matemática nos anos
iniciais do ensino fundamental.
Vinculação institucional: Ação de extensão vinculada ao II ICNHS em ação.
______________________________________________________________________________________________________________________________
Título: Cultura Maker e
interdisciplinar para o ensino de Geometria anos iniciais do ensino fundamenta
Propositores: Laura Cristini Ramos Dias Espindola, Edson
Pereira Barbosa
Objetivo: Apresentar e desenvolver com professores que
ensinam matemática nos anos iniciais da Educação Básica uma proposta
interdisciplinar para o ensino de Geometria, visando potencializar o processo
de ensino e de aprendizagem em Geometria, sob uma perspectiva interdisciplinar
entre as áreas do conhecimento de Matemática, Literatura e Artes.
Público-alvo: Professores da Escola Municipal de Educação
Básica Valter Kunze em Sinop (MT).
Vinculação institucional: Projetos de Extensão “Formação Continuada com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Geometria”. SIEX/UFMT - Protocolo:160820211122351293
______________________________________________________________________________________________________________________________
Título: "Modelo de Barras como
estratégia para Ensino de Resolução Problemas”
Propositores: Stela Maris Ferrari Streit, Edson Pereira
Barbosa, Gislaine Aparecida Maria Zambiasi
Objetivo: O curso Modelo de barras como estratégia de
resolução de problemas tem como objetivo apresentar e instrumentalizar
professores que ensinam matemática no 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental a
usar o Modelo de Barras, no ensino de matemática, na resolução de problemas
aritméticos, resumidamente, as quatro operações matemáticas mais elementares:
adição, subtração, multiplicação e divisão.
Público-alvo: professores que ensinam matemática no 4º, 5º e
6º anos do ensino fundamental
Vinculação institucional: Projeto de Extensão “Modelo de
Barras como Estratégia para Ensino de Matemática “. SIEX/UFMT - Protocolo:
160620211425191408
______________________________________________________________________________________________________________________________
Título: Construindo Mosaicos Utilizando as Transformações
Geométricas no GeoGebra
Propositores: William Fenali e Eberson Paulo Trevisan
Objetivo: Ofertar formação continuada a Professores,
alunos da graduação e pós-graduação, dando destaque a possibilidade de
utilização da construção de mosaicos com fins de aplicação didática no processo
de ensino de Geometria.
Público-alvo: Professores, alunos da graduação e
pós-graduação.
Vinculação institucional: Ação de extensão vinculada ao II ICNHS em ação.
Título: " Modelo de Barras no
Ensino de Álgebra Escolar”
Propositores: Gislaine Aparecida Maria Zambiasi, Edson
Pereira Barbosa, Stela Maris Ferrari Streit
Objetivo: O curso "Modelo de Barras no Ensino de
Álgebra" tem como objetivo apresentar e instrumentalizar professores que
ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental a usar o Modelo de
Barras no ensino de matemática na transição da aritmética para a álgebra.
Público-alvo: professores que ensinam matemática nos anos
finais do ensino fundamental
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Cursos ofertados em 2022:
Título: kit malhas dimensional e o olhar à desconstrução dimensional das formas: curso de formação para professores que ensinam matemática
Propositores: Maria Bezerra Tejada Santos, Eberson Paulo
Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan.
Objetivo: Ofertar formação continuada para professores
que ensinam Matemática na educação básica, em especial na Escola Estadual Luiza
Nunes Bezerra, em Juara/MT, a partir da exploração do Produto Educacional
desenvolvido no PPGECM “Kit malhas dimensional”.
Público-alvo: Professores de pedagogia e matemática.
Título: Resolução de Problemas e o Ensino de Números
Naturais
Propositores: Livrada Fernandes de Aquino, Marta Maria
Darsie, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan.
Objetivo: Ofertar formação continuada para professores
que ensinam Matemática na educação básica, em especial na Escola Estadual Iara
Maria Minotto Gomes em Juara/MT, a partir de um aprofundamento teórico sobre a
Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução
de Problemas.
Público-alvo: Professores de pedagogia e matemática.
Vinculação institucional: Ação vinculada ao projeto Dmate: Dia de Matemática na escola, projeto este vinculado a um dos Macroprojetos do PPGECM.
______________________________________________________________________________________________________________________________
Título: Formação de professores para o desenvolvimento de
jogos e atividades interativas, para o ensino de matemática nos anos iniciais
do ensino fundamental
Propositores: Maicon Diego da Silva Olgado, Andreia Cristina
Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Trevisan
Objetivo: Ofertar formação continuada para professores que ensinam Matemática na educação básica, em especial na Escola Estadual Jorge Amado em Sinop/MT. Pretende-se possibilitar aos educadores participantes que conheçam, produzam e apliquem conteúdos digitais. Utiliza-se para isto, plataformas gratuitas, tais como: LearningApps.org; Liveworksheets, Flippity, entre outras.
Público-alvo: Professores de pedagogia e matemática.
Vinculação institucional: Ação vinculada ao projeto Dmate: Dia de Matemática na escola, projeto este vinculado a um dos Macroprojetos do PPGECM.
______________________________________________________________________________________________________________________________
Título: Estratégia para Resolver Problemas Matemáticos
Propositores: Gislaine Aparecida Maria Zambiasi e Edson
Pereira Barbosa
Objetivo: Desenvolver formação continuada para apresentar e instrumentalizar professores que ensinam matemática no ensino fundamental e discentes de licenciatura em matemática, pedagogia e mestrandos em ensino a usar o Modelo de Barras como suporte para multiestratégias de ensino de matemática por meio da resolução de problemas.
Público-alvo: Professores que ensinam matemática na educação
básica e alunos de licenciatura em matemática
Vinculação institucional: Ação de extensão vinculada ao III ICNHS em ação.