RU
Restaurante Universitário
O RU é um dos maiores equipamentos de Assistência Estudantil e tem como objetivo fornecer refeições de qualidade, contribuindo para garantir a permanência dos estudantes na universidade.
Investigação de Surto Alimentar
Doença Transmitida por Alimento (DTA), também conhecida por Doença de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), é a síndrome causada pela ingestão de alimentos ou água contaminada. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, podendo ser causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas intestinais oportunistas ou substâncias químicas.
O quadro clínico depende do agente etiológico envolvido. Os sinais e sintomas mais comuns são náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, falta de apetite e febre e geralmente tendem a desaparecer em alguns dias.
O diagnóstico de DTA é feito por exames laboratoriais (clínicos e bromatológicos), que devem ser realizados de acordo com as possíveis hipóteses levantadas a partir da investigação epidemiológica. Essas análises são realizadas pelos Laboratórios de Saúde Pública. O principal material das amostras clínicas são as fezes, mas a depender da hipótese diagnóstica também poderão ser coletadas amostras de sangue, urina, entre outros.
O tratamento para DTA deve ser específico para cada caso. Por ser, em geral, uma doença autolimitada, o tratamento realizado é baseado na sintomatologia do paciente afetado, visando evitar a desidratação.
A prevenção inclui práticas de higiene pessoal e coletiva e manejo adequado de alimentos para consumo.
A investigação de surto de DTA é realizada de forma integrada pela Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Laboratórios de Saúde Pública.
A ocorrência de surtos é de notificação compulsória, sendo dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária a ocorrência de surto de DTA.
A contaminação do alimento pode acontecer em várias etapas da cadeia produtiva, desde o produtor ou na indústria, passando pelo preparo da refeição até o consumo final. Por isso, é importante seguir todas as normas técnicas de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), que estabelecem instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas dentro na produção, armazenamento e transporte de alimentos, como limpeza, desinfecção, higienização, entre outros.
Ao suspeitar de ter ingerido algum alimento ou água contaminado no RU:
1) Procure imediatamente atendimento médico.
2) Registre a ocorrência na Gerência do RU o quanto antes para que se inicie a apuração.
Preencha a Ficha individual para investigação de surto alimentar
Salve o documento e envie para o e-mail: ru.cba@ufmt.br
Em caso de dúvidas, fale com a gente pelo WhatsApp do RU: (65) 3615-8090
3) Registre a ocorrência na Vigilância Sanitária Municipal.
Em Cuiabá: 3617-1483 / 1487
- Ou na Vigilância Epidemiológica Municipal.
Em Cuiabá: 3617-1484 / 1485
4) Caso tome conhecimento de outros casos, oriente a seguir essas etapas.