PPGNAM
Programa de Pós Graduação em Nutrição, Alimentos e Metabolismo
Programa bem avaliado (Nota 4 CAPES), com foco em mestrado e doutorado sobre alimentos e nutrição, abrangendo metabolismo e saúde.
Área de Concentração e Linha de Pesquisa
Trata-se de Programa de Pós-graduação reconhecido pela CAPES (nota 4) junto a Área de Nutrição, com curso de mestrado acadêmico em funcionamento desde 2008 e curso de doutorado aprovado em 2024. Apresenta uma única Área de Concentração, “Alimentos e Nutrição”, e duas Linhas de Pesquisa: “Alimentos e Metabolismo”; e “Nutrição e Saúde”.
O PPGNAM reconhece sua vocação loco-regional, buscando contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso e das regiões Centro-Oeste e Amazônia Legal. Sua missão é formar pesquisadores, docentes e profissionais na área de Nutrição, Alimentos e Metabolismo que possam contribuir com inovação científica baseada em evidências e com o desenvolvimento tecnológico do país. Visa contribuir com o desenvolvimento sustentável em nível regional e nacional na área de nutrição, alimentos e metabolismo; gerando: produção de conhecimento inovador e crítico; ensino de qualidade; integração social; cooperação; ética; rigor científico; desenvolvimento econômico e regional sustentáveis.
O principal objetivo é a formação de profissionais alinhados com as necessidades acadêmico-científicas, comprometidos com a saúde e qualidade de vida das pessoas e da coletividade, conscientes do seu papel e engajados com o desenvolvimento tecnológico, social e ambiental.
Área de Concentração “Alimentos e Nutrição”
Compreende um campo de produção de conhecimentos e saberes e de formação de cientistas, no qual diferentes disciplinas e vertentes teórico-metodológicas se articulam em tensões e consensos. Representa a seção do estudo de alimentos que se relaciona e apresenta interdisciplinaridade com as Ciências da Nutrição e da Saúde, buscando desenvolver estudos com potencial impacto social, tecnológico e/ou econômico. Envolve os estudos sobre os alimentos e matérias primas, envolvendo a composição química e nutricional e os compostos bioativos; tecnologia e transformações bioquímicas de alimentos; qualidade físico-química, sensorial, nutricional e higiênico-sanitária dos alimentos e matérias primas e efeitos do processamento. Além dos estudos sobre nutrição, consumo alimentar e fatores de risco associados aos desfechos em saúde. Políticas e programas de alimentação e nutrição, e de segurança alimentar e nutricional. De forma interdisciplinar, possibilita o estudo da relação entre nutrientes, desenvolvimento e/ou redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis e promoção da saúde e bem-estar.
Linha de Pesquisa “Alimentos e Metabolismo”
A linha dedica-se à formação de recursos humanos para atuação na área de nutrição e ciência dos alimentos com foco no estudo da composição nutricional, química, microbiológica, funcional e biológica dos alimentos destinados ao consumo humano. Estuda as tecnologias de produção, a biotecnologia envolvida no processamento de alimentos, os sistemas que garantem a qualidade dos alimentos e a sustentabilidade, além da sociobiodiversidade. Destaca o efeito de diferentes tipos de dieta sobre metabolismo energético de vários órgãos (fígado, tecidos adiposos branco e marrom, adipócitos bege, músculos esqueléticos, intestino grosso), diferentes regiões do sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, em diferentes estados fisiológicos, patológicos e especialmente durante a programação metabólica. A ênfase está na pesquisa básica, no conhecimento de mecanismos celulares, moleculares, genéticos e bioquímicos relacionados com o comportamento e controle da ingestão alimentar, desenvolvimento de processo inflamatório, secreção e a ação da insulina e o desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade e diabetes, além da prevenção de doenças transmitidas por alimentos. A sub-linha Alimentos traz a possibilidade de desenvolvimento de estudos com potencial impacto tecnológico e/ou econômico, com interdisciplinaridade junto a sub-linha Metabolismo, possibilitando o estudo da relação entre alimentos, nutrientes e o desenvolvimento de alterações neurodegenerativas e metabólicas e inflamatórias.
Linha de Pesquisa “Nutrição e Saúde”
A linha desenvolve estudos de diversos delineamentos, com foco na investigação de tendências epidemiológicas em saúde, alimentação e nutrição, considerando a dinâmica do cenário nutricional e epidemiológico da população brasileira, contribuindo com informações úteis para a avaliação e fortalecimento do Direito Humano à Alimentação e Nutrição e Adequadas, fornecendo subsídios para a implementação de ações em educação alimentar e nutricional, na prevenção e tratamento de condições mórbidas e eventos adversos à saúde. Além de subsidiar a proposição, implementação, avaliação e monitoramento de políticas públicas. Compreendendo os territórios e fatores socioambientais e culturais envolvidos na alimentação. Com o estudo da Nutrição Humana no âmbito hospitalar, ambulatorial e de vida livre, direcionado às doenças agudas e crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e suas comorbidades, e doenças degenerativas. Busca compreender relações clínicas, comportamentais, laboratoriais e moleculares entre o estado nutricional e as patologias associadas, bem como avaliar polimorfismos genéticos.