A GPGP visa auxiliar e executar ações em benefício da Pós-Graduação, bem como articular com os diversos grupos de pesquisa buscando disseminar/implantar os resultados das pesquisas desenvolv...

Acadêmico

CONHEÇA NOSSOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Fonte: Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Sinop
Fonte: Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Sinop

Saiba mais sobre as linhas de pesquisa dos programas 

Pós-graduação em Agronomia

Fitotecnia - A linha de fitotecnia engloba várias áreas do conhecimento, tais como agricultura, melhoramento de plantas, tratos culturais, controle de plantas invasoras, controle de pragas e doenças, entre outras, sendo uma linha de pesquisa com holística de todos os sistemas de produção das principais culturas agronômicas.

Sistemas Agrícolas Ambientais A linha de pesquisa em Sistemas Agrícolas e Ambientais visa investigar as propriedades, relações, métodos, inovações tecnológicas e suas formas de utilização em sistemas agropecuários e agroindustriais. As diretrizes da linha de pesquisa são voltadas para os conhecimentos nas áreas de sistemas de produção agrícola, máquinas e implementos, processamento de produtos agrícolas, construções e ambiência, energização rural, planejamento, gestão e conservação da água e do solo em sistemas hidroagrícolas, avaliação de sistemas de gerenciamento, tratamento e disposição de efluentes e resíduos sólidos agroindustriais, reuso de água na agricultura e na agroindústria, avaliação e controle ambiental em sistemas agrícolas, avaliação e modelagem da quantidade e qualidade da água e bioindicadores ambientais.

Solos -  A linha de pesquisa em Solos visa gerar, adaptar e difundir conhecimentos da ciência do solo, tais como a fertilização química, física e biológica e o manejo conservacionista do solo e da água.


Mais informações, clique aqui e acesse o site do programa: PPG em Agronomia


Pós-graduação em Ciências em Saúde

Doenças Não-Transmissíveis Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar a epidemiologia, os mecanismos celulares, moleculares e funcionais envolvidos no início e progressão de doenças não-transmissíveis e suas comorbidades, bem como avaliar a atividade farmacológica e/ou toxicológica de substâncias sintéticas ou naturais, oriundas principalmente dos Biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal, com potencial capacidade de prevenir, reverter, minimizar ou potencializar o desenvolvimento destas doenças e suas consequências.

Doenças Infecciosas e Parasitárias - Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar aspectos fisiopatológicos, de diagnóstico e epidemiológicos das doenças infecciosas e parasitárias oriundas principalmente da complexa interação entre a biodiversidade dos Biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal (com suas espécies de plantas, animais silvestres, vetores e microrganismos) e a população local, bem como avaliar a atividade farmacológica e/ou toxicológica de substância sintéticas ou naturais, oriundas destes biomas, com potencial capacidade de prevenir, reverter, minimizar ou potencializar o desenvolvimento destas doenças e suas consequências.


Mais informações, clique aqui e acesse o site do programa: PPG em Ciências em Saúde


Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática

Ensino de Ciências da NaturezaNesta linha de pesquisa inserem-se estudos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na área de ciências da natureza na educação básica escolar e em ambientes não formais, análise e experiências de implementação de currículo e formação de professores de ciências da natureza; análise e produção de recursos didáticos e tecnologias para a educação científica.


Ensino de Matemática - Nesta linha de pesquisa inserem-se estudos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica escolar e em ambientes não formais, análise e experiências de implementação de currículo e formação de professores de matemática; análise e produção de recursos didáticos e tecnologias para a educação matemática.

Mais informações, clique aqui e acesse o site do programa: PPG em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática



Pós-graduação em Ciências Ambientais

Conhecimento, uso e conservação da Biodiversidade: que engloba várias áreas científicas para estudos voltados ao conhecimento, uso e aplicação da biodiversidade na bioindicação, gestão e mitigação de impactos ambientais, e ainda, na prospecção e avaliação de produtos naturais extraídos da fauna e flora na Amazônia e Cerrado;


Conhecimento, uso e conservação dos Recursos Naturais: que visa investigar o uso e conservação do meio físico e seus recursos naturais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal e suas transições.


Mais informações, clique aqui e acesse o site do programa:  PPG em Ciências Ambientais

Pós-graduação em Zootecnia

Produção e Nutrição de Ruminantes - Linha de pesquisa que objetiva investigar a natureza fisiológica e metabólica; aspectos alimentares e nutricionais, exigências de nutrientes, valor nutricional de alimentos, manejo e bem estar animal, nutrigenômica, biologia molecular e melhoramento genético, produção e conservação de forragem, qualidade de leite e carne e impacto ambiental da produção de animais ruminantes de interesse zootécnico através de métodos científicos consagrados e inovadores.

Produção e Nutrição de Monogástricos - Linha de pesquisa que objetiva investigar a natureza fisiológica e metabólica; aspectos alimentares e nutricionais, exigências de nutrientes, valor nutricional de alimentos, manejo e bem estar animal, nutrigenômica, biologia molecular e melhoramento genético, produção e conservação de rações, qualidade de carne e ovos e impacto ambiental da produção de animais monogástricos de interesse zootécnico através de métodos científicos consagrados e inovadores.


Mais informações, clique aqui e acesse o site do programa: PPG em Zootecnia



Pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade


Linha de Pesquisa 1: Ciência, Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Região Centro-Oeste - Plantas de relevância regional e resistência a estresses bióticos (pragas, ervas daninhas, fungos, bactérias, vírus e nematódeos) e abióticos (alterações climáticas, limitações edáficas, entre outros). Conhecimento e tecnologias para o planejamento de sistemas produtivos e ambientalmente sustentáveis (interações com processos e dinâmica da ocupação humana, mapeamento de regiões ambientalmente representativas, desenho, uso e conservação de áreas de reserva legal, restauração de Áreas de Preservação Permanente – APPs e Corredores Ecológicos, entre outros). Sistemas agrícolas inovadores com vistas à exportação (fruticulturas, bioenergia, madeiras nobres, entre outros). Novas tecnologias de controle biológico/semioquímico e manejo integrado de pragas de plantas e de animais de importância regional (mosca-do-chifre, carrapato, berne, helmintos, platelmintos, mosca-da-fruta, entre outros). Desenvolvimento de tecnologias para o uso sustentável da flora, fauna e microbiota do Cerrado e Pantanal (melhoramento genético, extrativismo sustentável e agrodiversidade e segurança alimentar e energética, entre outros).

 

Linha de Pesquisa 2: Bioeconomia e Conservação dos Recursos Naturais -  Bioprospecção da diversidade do Cerrado e Pantanal (vegetal, animal e microbiota): uso econômico e racional visando ao desenvolvimento de novos produtos (Biomoléculas do Futuro). Conservação e manejo de bancos genéticos in situ e ex situ, propagação e crescimento de espécies nativas com potencial econômico. Saúde e biodiversidade (uso medicinal da biodiversidade por populações humanas, toxinologia, zoonoses, paisagens ecoepidemiológicas e cenários futuros, entre outros).


Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços Biotecnológicos - Econegócios (desenvolvimento de tecnologia  e abertura de mercado para o uso de espécies nativas do Cerrado e Pantanal; quantificação, manutenção e valoração dos serviços ambientais). Conservação e análise dos padrões e  processos associados à biodiversidade e interações com a geodiversidade (heterogeneidade espacial e temporal do meio físico, relações filogenéticas, análises  filogeográficas, estimativas de fluxo gênico, diversidade genética populacional, manutenção do potencial evolutivo e viabilidade de populações, entre outros). Monitoramento, Ecotoxicologia e Biorremediação (indicadores de integridade ambiental de sistemas terrestres e aquáticos, mecanismos de controle e restauração de distúrbios, entre outros). Desenvolvimento e inovação (incremental e/ou radical) de produtos biotecnológicos e bioprocessos industriais (incluindo escalonamento, bioensaios e testes pré-clínicos). Pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de fronteira de nanotecnologia, genômica, pós-genômica, proteômica e bioinformática.


Mais informações, clique aqui e acesse o site do programa: PPG - Biotecnologia e Biodiversidade
TAGS:

PORMaelbe Alexandre
Secretária

DATAApr 8, 2025, 8:06:00 AM

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30