
Os professores Eberson Paulo Trevisan, Andreia Cristina
Rodrigues, Geslane Figueiredo Santana, professores Permanentes do PPGECM, e a
professora Simone Simionato, membros e responsáveis pelo projeto de Extensão “PPGECM
na Escola” e “Dmate: Dia de matemática na Escola”, realizaram ação simultânea dos
dois projetos na escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes.

Nesta visita à escola, o projeto “PPGECM na escola”
proporcionou ação conjunta, levando uma Mostra de Produtos Educacionais selecionados,
voltados ao ensino de Matemática, elaborados e orientados pelos professores
Eberson e Andreia. Foram utilizados os produtos educacionais: Kit malhas dimensional,
elaborado pela egressa Maria Bezerra Tejada Santos sob orientação do professor
Eberson, o site “Intemática” e o álbum de figurinhas para ser preenchido a
partir da participação nas atividades propostas no site, que está sendo
desenvolvido pela discente Eliane Cristina Castilho sob orientação da
professora Andreia, e o livro de literatura infantil “Descubra o poder de Radu
e um novo jeito de ver: através do olhar fascinantes descobertas” elaborado
pela discente Regiane Ferreira da Silva Santos sob orientação do professor Eberson.
Graças ao recurso financeiro recebido pelos projetos: “Dmate
e PPGECM na escola” a partir do edital de extensão 05/PROCEV – Pró-Extensão/2024,
na ação foi possível distribuir aos alunos os álbuns de figurinhas e os livros
de literatura infantil, proporcionando que novas aprendizagens possam ser
efetivadas pelos alunos e professores em outros momentos dentro da escola. Além
disso, foi possível contar com um variado e renovado cardápio de jogos educativos
adquiridos pelo projeto Dmate, aumentando a possibilidade de atendimento aos
alunos nas ações.
Neste dia na escola, também foram desenvolvidas ações do
projeto: “CULTURA, EDUCAÇÃO E STEAM: A Sequência de Fibonacci como Ferramenta
de Desenvolvimento Social” coordenado pela professora Geslane Figueiredo
Santana, o qual os alunos puderam conhecer um pouco sobre a sequência de Fibonacci,
algumas aplicações e observar sua presença e representação em elementos do
nosso dia a dia. Essa ação foi realizada graças ao recurso financeiro recebido
pelo projeto vinculado ao Edital 06/PROCEV – Pró-Cultura/2024.
Segundo o professor Eberson: “foi um momento muito prazeroso
e de intensas atividades, com trocas de experiências e muito aprendizado,
certamente ficará marcado tanto para os alunos como para nós professores”, o
que reforça a importância das ações realizadas.