O programa de pós-graduação
em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática – PPGECM – modalidade profissional,
realizou seu segundo Seminário Interno de Avaliação nos dias 18 e 19 de novembro
de 2024. No primeiro dia do encontro, estiveram presentes docentes e discentes
do programa. Neste dia alguns dos temas
abordados foram: O Processo de Autoavaliação 2024 no PPGECM, em que alguns indicadores
da autoavaliação foram discutidos; Relatório semestral discente, em que foram
indicados a necessidade de ajustes em alguns itens; Mudanças da Ficha de
Avaliação para Ciclo avaliativo 2025-2028, em que foram destacados implicação
das propostas de mudanças ao PPGECM, lembrando que a ficha ainda está em construção
pela área, com previsão da versão final ser apresentada em março de 2025. O
encontro também aproveitou para destacar os Produtos Educacionais produzidos no
PPGECM, refletindo sobre algumas observações da área e possíveis ajustes
visando a reflexão sobre a produção destes, além de buscar ajustes nos
lançamentos dos lattes dos discentes e docentes.
O segundo dia do encontro foi destinado apenas aos professores do programa, abordando questões relativas ao fechamento da quadrienal 2021-2024. Entre os temas abordados tivemos: Andamentos do preenchimento dos relatórios para fechamento da quadrienal; A página do PPGECM e os impactos gerados pelas ações do programa; Fechamento dos destaques do PPGECM enquanto programa para indicar na avaliação 2021-2024 (5 produções bibliográficas e 5 PPT + 6 Casos exitosos do PPGECM). Foi aproveitado o encontro para fazer o fechamento dos destaques das linhas de pesquisa com as indicações das 8 Dissertações, 10 produções com discentes e egressos; 5 Egressos exitosos e 4 produções por Docente Permanente. Aproveitou-se o encontro também para discutir os rumos da gestão do PPGECM para 2025-2028, considerando que o mandato da coordenação atual se encerra em maio de 2025.
O PPGECM desde sua
abertura em 2019 tem se preocupado com os processos de autoavaliação do
programa. Em 2020 realizou o primeiro Fórum de autoavaliação, definindo lá os
instrumentos para a autoavaliação. Em 2022 realizou a primeira aplicação
efetiva de questionários de autoavaliação, gerando relatório que contribuiu
para a elaboração do planejamento estratégico do programa. Em 2023 realizou o
primeiro seminário interno de avaliação, e agora em 2024 o seu segundo
seminário, ano em que também realizou processo de autoavaliação com discentes, egressos
e professores, consolidando assim seu processo de autoavaliação no quadriênio.