A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas tem como objetivo planejar, executar e avaliar as ações de Política de Gestão de Pessoas que visem o desenvolvimento do ser humano.

Dimensionamento

O Dimensionamento é o processo de identificação e análise quantitativa e qualitativa da força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais, considerando as inovações tecnológicas e a modernização dos processos de trabalho.

Confira abaixo o vídeo de Divulgação para entender um pouco mais sobre a ferramenta.



JUSTIFICATIVA PARA O PROJETO: A implementação de uma proposta metodológica de dimensionamento da força de trabalho na UFMT se justifica, na medida em que possibilitará fundamentar as novas nomeações de servidores, atender às medidas impostas pelo governo federal, atender às exigências legais relativas à gestão de pessoas e será um instrumento gerencial que potencializará a área de desenvolvimento de pessoas, sobretudo no que diz respeito à gestão da força de trabalho nas áreas de lotação e movimentação.

OBJETIVO: Implementar a metodologia de dimensionamento adotada pela Instituição na força de trabalho dos servidores técnico-administrativos.

BENEFÍCIOS ESPERADOS:

  • Obter uma fotografia e um diagnóstico da carga de trabalho dos setores da Instituição;
  • Identificar setores super ou subdimensionados;
  • Contribuir para a orientação do planejamento e da alocação de servidores da Instituição;
  • Servir de suporte para determinar como as vagas disponíveis na Instituição devem ser utilizadas;
  • Fundamentar a previsão de concursos públicos e de movimentação de pessoal;
  • Identificar e corrigir possíveis desvios de função dos técnicos administrativos em educação;
  • Possibilitar a otimização e valorização da força de trabalho;
  • Possibilitar a redefinição da estrutura organizacional;
  • Embasar solicitações de novas vagas junto ao Governo Federal;
  • Auxiliar a gestão na tomada de decisão quanto às políticas de gestão de pessoas;
  • Aumentar o aproveitamento e os resultados das ações de desenvolvimento.


CRONOGRAMA: 

Tarefa

Responsável

Data Início

Data Prevista Termino

PRODUTOS,  PLANO DE COMUNICAÇÃO E DE RISCO:  PRODUTO (P)  COMUNICAÇÃO (C) RISCO (R)

 

 

 

Fase 1:  Estudo e parceria

 

 

 

Produto: Metodologia/Fórmula

 

 

 

Subproduto: Estudo das metodologias existentes sobre o Dimensionamento

 

 

 

-Leituras exploratórias e introdutórias sobre a temática Dimensionamento dentro da gestão de pessoas na Administração Pública (P)

Jozanes Nunes

01/02/2022

13/05/2022

- Levantamento das IES que implementaram o sistema (P/R)

Jozanes Nunes

01/03/2022

30/03/2022

 

 

 

 

Subproduto: Definição/escolha da Metodologia 

 

 

 

- Leitura e discussão dos Livros organizados pelo ME em parceria com a UNB (P)

Jozanes e membros do GT

09/03/2022

20/04/2022

- Reunião com os autores/organizadores do livro de dimensiontamento ( Parceria ME/UNB) e equipe de servidores da UNB (P)

Jozanes e membros do GT

04/05/2022

04/05/2022

- Reunião para definir o sistema a ser utlizado por meio de parceria (P)

André Lete e Jozanes Nunes

11/05/2022

11/05/2022

- Entrar em contato com o Ministério da Economia para verificar possibilidade de descentralização do Modelo de Dimensionamento ME/UNB (C)

Jozanes Nunes

09/05/2022

09/05/2022

- Encaminhar solicitação formalmente e via SEI (C)

Evandro Soares e Jozanes Nunes

13/05/2022

13/05/2022

- Reuniião com a equipe da UNB que está implementando o modelo de dimensionamento do ME

Jozanes e membros do GT

16/05/2022

16/05/2022

 

 

 

 

Fase 2: Autorização do uso do sistema

 

 

 

Produto: Autorização do uso do sistema - externo

 

 

 

- Assinatura da parceria entre ME e UFMT (P)

Reitor UFMT e ME

27/05/2022

27/05/2022

 

 

 

 

Subproduto:  Capacitação para uso do sistema

 

 

 

- Atividades de Capacitação (R)

ME/UNB

23/05/2022

30/07/2022

 

 

 

 

Fase 3 - Sensibilização

 

 

 

Produto: Plano de Sensibilização

 

 

 

Subproduto: Sensibilização da unidade Piloto

 

 

 

- Reunião para definir a Unidade Piloto (P)

André Baptista e Jozanes Nunes

17/05/2022

17/05/2022

- Estabelecer contato com a Unidade Piloto (C)

Jozanes Assunção Nunes

17/05/2022

17/05/2022

- Apresentar o projeto e sensibilizar os gestores da Unidade Piloto para a ação (C)

Jozanes Assunção Nunes e equipe

18/05/2022

19/05/2022

- Apresentar o projeto e sensibilizar os servidores da Unidade Piloto para a ação (C)

Jozanes Assunção Nunes e equipe

19/05/2022

19/05/2022

 

 

 

 

Subproduto: Sensibilização da comundade interna

 

 

 

- Elaboração e divulgação do folder de divulgação do projeto para toda a comunidade (C)

Gleydnara

20/06/2022

25/06/2022

- Criação do site do Projeto (C/R)

Gustavo Valim e Gleydnara

01/07/2022

08/07/2022

- Live sobre Gestão por Competência (C)

Jozanes Nunes e Palestrante

30/08/2022

30/08/2022

- Reunião sensibilização  alta gestão (R)

Jozanes Nunes e Denise UFC

08/03/2022

08/03/2022

- Reunião sensibilização Câmpus de Sinop (C)

Jozanes Nunes e Equipe

26/09/2022

27/09/2022

- Reunião sensibilização Campus do Araguaia (C)

Jozanes Nunes e Equipe

29/09/2022

30/09/2022

- Reunião sensibilização Diretores (C)

Jozanes Nunes e quipe

10/10/2022

11/10/2022

 

 

 

 

Subproduto: Dados atualizados  no SIAPE  dos servidores da unidade piloto

 

 

 

-  Buscar na CAP ou Sistemas da UFMT os dados atualizados dos servidores da unidade piloto (P/R)

André Leite, Jozanes Nunes e Karen Trento

17/08/2022

17/08/2022

 

 

 

 

Fase 4 - Aplicação do modelo de dimensionamento

 

 

 

Produto: Aplicação da metodologia

 

 

 

Subproduto: Coletas de dados da unidade piloto

 

 

 

- Primeiro encontro com gestores da Unidade Piloto (C)

Jozanes Nunes e Equipe

01/08/2022

01/08/2022

- Segundo Encontro com gestores e Servidores da Unidade Piloto (C/R)

Jozanes Nunes e Equipe

08/08/2022

08/08/2022

- Coletas de dados - área (indicadores de pessoal) (P)

Servidores do setor e ponto focal

15/08/2022

14/10/2022

- Coletas de dados - servidores /sistema (acompanhamento e orientação) (P)

Jozanes Nunes e equipe

17/10/2022

19/11/2022

- Validação dos dados (P)

Jozanes Nunes e equipe

22/11/2022

17/12/2022

- Realização de grupos focais com as equipes a fim de conhecer a percepção dos envolvidos em relação ao projeto piloto (C)

Jozanes Nunes e equipe

01/02/2023

01/02/2023

- Ajustes da metodologia (P)

Jozanes Nunes e ME/UNB

02/02/2023

28/02/2023

 

 

 

 

Fase 5  -  Dimensionamento TAE na UFMT

Jozanes Nunes e equipe

A partir de  março de 2023

 

 

 

 

 



EQUIPE DO PROJETO


Dra. Jozanes Assunção Nunes 

Gestora do Projeto

 

EQUIPE DO PROJETO:

Celia Maria Moreira

Eliane Simões e Silva

Flávia Moreira Santos Souza

Gleydnara de Carvalho França Grasel

Gustavo Henrique Silva Valim

Juliano Arruda Tsutsumi

Tiago Bruno Ramirez

 

PONTOS FOCAIS:

 

Campus Araguaia

Aline French de Lima Vitorino

Luana Zapelini da Silveira

Paula Carvalho Rodrigues

Rogerio Marcondes Noleto

 

Campus Sinop

Iolanda Francione Zanini

Magdiel Martins Rodrigues

Vânia Romancini Musachi

 

Campus Várzea Grande

Ester Januário Mota Mazetto

Thiago Henrique de Souza Oliveira

Thiago Henrique da Silva Barros

Vinícius Gomes de Magalhães





Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30