PROEG
Ensino de Graduação
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação é a instância da administração responsável pela gestão acadêmica dos cursos de graduação, pelas políticas do ensino de graduação desde o acesso até a di...
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO – PPC
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO – PPC
A Gerência de Normas e Projetos Pedagógicos (GNPP), vinculada à Coordenação de Ensino de Graduação (CEG) da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), é responsável por auxiliar os cursos no processo de criação (no caso de cursos novos) ou de reestruturação dos seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC).
A criação ou a reestruturação dos PPCs, além de estarem fundamentadas em normativas internas e externas à UFMT e alinhadas aos objetivos, princípios e fundamentos prescritos no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) da UFMT, devem estar articuladas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que consiste em um documento de caráter obrigatório para as Instituições de Ensino Superior.
O Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) da UFMT no item “Organização didático-pedagógica da instituição para a graduação” indica que:
“como o conhecimento se renova rapidamente e as demandas sociais se modificam, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), referencial organizativo de cada unidade de ensino de graduação, além da necessária coerência com as Diretrizes Curriculares Nacionais de referência, são reelaborados a cada dois ou três ciclos do ENADE, em conformidade com a escolha feita pelo colegiado de curso e expressa no próprio PPC.” (PDI, 2019, página 51).
Considera-se que o PPC é a identidade do curso e deve estar alinhado à identidade da Instituição como um todo. É um documento que vai muito além do caráter oficial (ou legal), pois revela a intencionalidade, os objetivos educacionais, profissionais, sociais e culturais, assim como os rumos para o curso e para o perfil do egresso. Demonstra a reflexão que se desenvolve sobre as ações e as formas de intervir na realidade e deve ter uma profunda coesão com a proposta do curso, atendendo às normativas internas e externas. O PPC define as concepções pedagógicas e metodológicas, além das estratégias para a tríade ensino-pesquisa-extensão, a aprendizagem e sua avaliação.
Considerando as características explicitas do PPC, é de suma importância que o referido documento seja constantemente revisto e reformulado. A revisão ou reformulação configura-se diferentemente para cada curso, e pode decorrer da convergência de diferentes variáveis, dentre as quais podem ser citadas: a progressiva alteração do perfil dos ingressantes, a mobilidade dos estudantes no âmbito da própria UFMT, entre as IFES, bem como a mobilidade internacional, a necessidade de repensar e assegurar a qualidade acadêmica de cada curso, em contexto de aceleradas mudanças na conjuntura social e no mundo do trabalho, a necessidade de reequilibrar a atribuição de encargos didáticos dos docentes, de forma a sustentar o ensino, a pesquisa e a extensão, em conjuntura que assegure a qualidade de vida ao docente, e o atendimento das normas vigentes.
Sobre esse último
aspecto, vale ressaltar que o PPC é um documento essencial na avaliação dos
cursos. Muitas das informações exigidas como indicadores de avaliação estão
presentes no PPC.