PROEG
Ensino de Graduação
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação é a instância da administração responsável pela gestão acadêmica dos cursos de graduação, pelas políticas do ensino de graduação desde o acesso até a di...
Projeto “Graduação em Destaque”
O Projeto
“Graduação em Destaque”: A despeito da complexa exigência que acerca a instituição de ensino
superior e as pessoas em que nela atuam, constitui-se nesse espaço um sistema
de ensino de muitas responsabilidades. Trata-se de pensar um ensino com
significado, o qual precisa dar conta dos avanços da ciência, da tecnologia, da
cultura e também dos problemas da atualidade. A responsabilidade da instituição
de ensino superior na produção desse conhecimento está diretamente ligada a
qualidade do serviço prestado à sociedade. A universidade organiza-se com o
propósito de levar indivíduos capacitados a atuarem no espaço social e
pressupõe que a sua tarefa de formadora trará mudanças positivas ao meio.
Portanto, o maior desafio é coordenar as expectativas e habilidades dos
estudantes com as competências dos docentes e mecanismos físicos adquiridos
para promover a formação desejada. Também acaba por se tornar um grande desafio
aliar tradição e inovação. Inovar é um desafio implícito na ação do mudar,
alterar as coisas, pela introdução de algo novo e que consiste na aplicação de
conhecimentos já existentes, ou seja, implica criatividade. Criatividade sugere
implementar novas técnicas que visem fortalecer o ensino de graduação de forma
indissociável da pesquisa e da extensão, reunindo iniciativas que tenham por
principal objetivo promover o ensino com qualidade, responsabilidade,
competência e coerência, pautado no pressuposto de que na prática educativa
todas as experiências são relevantes. O Projeto Graduação em destaque tem por
objetivos: promover o incentivo a rotina acadêmica através de iniciativas
voltadas a promoção do curso no âmbito da Universidade e fora dela, promover a
valorização de iniciativas que contribuam direta ou indiretamente com a
qualidade do ensino de graduação e fomentar a indissociabilidade entre ensino,
pesquisa e extensão.
Metodologia: Cada Direção de Instituto ou Faculdade, em
qualquer dos campi, indicou 03 (três) ações dentre as mais relevantes para o
ensino de graduação subordinada à respectiva unidade acadêmica via processo
encaminhado no SEI à PROEG. Cada proposta deve continha as seguintes
informações: natureza da ação, duração, participantes (docentes, técnicos e
discentes). As propostas foram avaliadas por uma comissão constituída por membros
da PROEG. As propostas selecionadas foram alvo de entrevista in loco agendada
previamente para registro fotográfico e gravação de audio com os responsáveis
pela proposta. O material obtido a partir das entrevistas foi encaminhado a
SECOMM para confecção da matéria a ser publicada no site da UFMT. Ao final do
ano todas as matérias serão compiladas para confecção de um e-book contemplando
todas propostas selecionadas.
Avaliação: Ao
final do ano todas as matérias foram publicadas no site da ufmt com acesso
através do link: https://www.ufmt.br/ufmtciencia/pt-br/. Esta ação teve por objetivo valorizar e dar
visibilidade e transparência as propostas selecionadas tornando-as públicas
para que obtenham assim merecido reconhecimento.