PROEG
Ensino de Graduação
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação é a instância da administração responsável pela gestão acadêmica dos cursos de graduação, pelas políticas do ensino de graduação desde o acesso até a di...
Fichas Pedagógicas
A Coordenação de Formação Docente da Pró-Reitoria de Graduação desta universidade vem elaborando um conjunto de textos focados em questões de ordem didático-pedagógica, que abordam a especificidade da profissão docente, denominados “Fichas Pedagógicas”, numa parceria com as Secretarias de Comunicação Social (Secomm) e de Tecnologia de Informação (STI). As produções, de periodicidade mensal, são destinadas aos professores, com o intuito de contribuir para a sua atualização pedagógica, sendo utilizados, para tanto, o banco de e-mails e o sistema de sites da instituição.
As fichas apresentam conceitos, ideias e reflexões de cunho teórico e/ou prático de autores destacados que discutem a docência no ensino superior. Trata-se de subsídios formativos relacionados ao campo dos saberes pedagógicos que podem ser aplicados na ação didática de professores de todas as áreas, independentemente das disciplinas que lecionam.
Tais fichas não pretendem ser “textos de receitas”, mas um convite a cada professor a refletir sobre sua prática pedagógica, suas escolhas metodológicas, buscando configurar novos modos de planejar e executar o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista as novas exigências postas para a formação dos futuros profissionais.
2020
FICHA PEDAGÓGICA N. 9/2020 - ATIVIDADES EM GRUPO E AVALIAÇÃO EM AVA
FICHA PEDAGÓGICA N. 8/2020 - AUTOAVALIAÇÃO E COAVALIAÇÃO NO AVA
FICHA PEDAGÓGICA N. 7/2020 - AVA E OS TESTES OBJETIVOS
FICHA PEDAGÓGICA N. 06/2020 – QUESTÕES DISCURSIVAS: ORIENTAÇÕES GERAIS

FICHA PEDAGÓGICA N. 04/2020 – ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR E APRENDER NO AVA
FICHA PEDAGÓGICA N. 03/2020 – PLANEJAMENTO DE AULA TEÓRICO-PRÁTICA
FICHA PEDAGÓGICA N. 02/2020 – PLANEJAMENTO DE AULA TEÓRICA
FICHA PEDAGÓGICA N. 01/2020 - PLANEJAMENTO E PLANO DE ENSINO
2019
FICHA PEDAGÓGICA N 10/2019 - CURRÍCULO INTEGRADO
FICHA PEDAGÓGICA N 09/2019 – PEER INSTRUCTION / INSTRUÇÃO POR PARES
FICHA PEDAGÓGICA N 08/2019 – MÉTODO SOCRÁTICO DE QUESTIONAMENTO
FICHA PEDAGÓGICA N 07/2019 –PEDAGOGIA BASEADA EM PARES
FICHA PEDAGÓGICA N 06/2019 – O ESTUDO DIRIGIDO/PERSPECTIVA CRÍTICA
FICHA PEDAGÓGICA N 05/2019 – DA AULA EXPOSITIVA TRADICIONAL À DIALOGADA
FICHA PEDAGÓGICA N 04/2019 – METODOLOGIAS PROBLEMATIZADORAS
FICHA PEDAGÓGICA 03/2019 – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS/PROJETOS
FICHA PEDAGÓGICA N 02/2019 – PESQUISA-DOCÊNCIA
FICHA PEDAGÓGICA N 01/2019 – APRENDIZAGEM ATIVA
2018
FICHA PEDAGÓGICA N 04/2018 – O QUE É ENSINAGEM?
FICHA PEDAGÓGICA N 03/2018 – APRENDIZAGEM CRIATIVA
FICHA PEDAGÓGICA N 02/2018 - QUEM SÃO OS ALUNOS QUE CHEGAM À UFMT?
FICHA PEDAGÓGICA N 01/2018 -SENTIDOS DE APRENDER
Dra. Jozanes Assunção Nunes - PROEG/CFD
Fone: +55 (65) 3313-7199
E mail: jozanesnunes@ufmt.br