Processo Seletivo: discentes regulares
Acesse abaixo as informações dos últimos Processos Seletivos realizados para discente regular:
Processo Seletivo 2025/1
- Anexo 02 - Formulário de inscrição - Publicado em12/09/2024
- Anexo 03 - INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPG Nº 2, de 9 de julho de 2024 - Publicado em12/09/2024
- Anexo 04 - Manual de Metodologia do PPGD - Publicado em12/09/2024
- Anexo 05 - Obras literárias - Publicado em12/09/2024
- Anexo 06 - Tabela de avaliação do projeto - Publicado em12/09/2024
- Anexo 07 - Tabela da arguição - Publicado em12/09/2024
- Anexo 08 - Tabela de pontuação de desempenho acadêmico e profissional - Publicado em12/09/2024
- Anexo 09 - Formulário de Matrícula - Publicado em12/09/2024
- Edital de Retificação nº 01 - Publicado em18/09/2024
- Anexo 05 - Obras literárias - Retificado - Publicado em18/09/2024
- RESULTADO PRELIMINAR dos pedidos de isenção da taxa de inscrição - Publicado em14/10/2024RESULTADO PRELIMINAR das inscrições - Publicado em 29/10/2024
- RESULTADO CONSOLIDADO das inscrições - Publicado 01/11/2024
- RESULTADO PRELIMINAR da prova dissertativa - Publicado 12/11/2024
- ESPELHO da prova dissertativa - Publicado 12/11/2024
- RESULTADO DO RECURSO ao Resultado preliminar da Prova Dissertativa - Publicado 19/11/2024
- RESULTADO CONSOLIDADO da Prova Dissertativa - Publicado 19/11/2024
- RESULTADO CONSOLIDADO do processo de Heteroidentificação/Ações Afirmativas - Publicado 21/11/2024
- RESULTADO PRELIMINAR da Avaliação de Projeto - Publicado 27/11/2024
- Edital de Retificação nº 02 - Publicado 29/11/2024
- RESULTADO CONSOLIDADO da Avaliação de Projeto - Publicado 03/12/2024
- RESULTADO DO RECURSO ao Resultado Preliminar da Avaliação de Projeto - Publicado 04/12/2024
- Divulgação da lista de candidatos a serem arguidos e o modo de arguição - Publicado 04/12/2024
- RESULTADO PRELIMINAR da arguição e avaliação curricular Publicado 12/12/2024
- RESULTADO DO RECURSO ao Resultado Preliminar da arguição e avaliação curricular - Publicado 17/12/2024
- RESULTADO CONSOLIDADO da arguição e avaliação curricular - Publicado 17/12/2024
- RESULTADO FINAL PRELIMINAR - Publicado 19/12/2024
- RESULTADO FINAL - Publicado 23/12/2024
Processo Seletivo 2025/1 - PQSTAE
- CHAMADA INTERNA Nº 05/PROPG/UFMT/2024 - PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO - PQSTAE, PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM DIREITO - TURMA 2025/1, CAMPUS CUIABÁ, SELECÃO 2025 - Publicado em 12/09/2024
- Anexo 01 - Formulário de inscrição - Publicado em12/09/2024
- Anexo 02 - Manual de Metodologia do PPGD - Publicado em 12/09/2024
- Anexo 03 - Obras literárias - Publicado em 12/09/2024
- Anexo 04 - Tabela de avaliação do projeto - Publicado em 12/09/2024
- Anexo 05 - Tabela da arguição - Publicado em 12/09/2024
- Anexo 06 - Tabela de pontuação de desempenho acadêmico e profissional - Publicado em 12/09/2024
- Anexo 07 - Formulário de Matrícula - Publicado em 12/09/2024
- Edital de Retificação nº 01 - Publicado em18/09/2024
- Anexo 03 - Obras literárias - Retificado - Publicado em18/09/2024
- RESULTADO PRELIMINAR das inscrições - Publicado em 29/10/2024
- RESULTADO CONSOLIDADO da arguição e avaliação curricular - Publicado em 29/10/2024
Processo Seletivo 2024/1 - Convênio com o Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região
- EDITAL Nº 009/FD - PPG EM DIREITO/2023 - DISCENTE REGULAR – MESTRADO EM DIREITO – CONVÊNIO COM O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 23ª REGIÃO - Publicado em 27/11/2023
- Anexo 1 – Manual SEI- Publicado em 27/11/2023
- Anexo 2 - Formulário de inscrição - Publicado em 27/11/2023
- Anexo 3 - INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPG Nº 4, DE 08 DE MAIO DE 2023 - Publicado em 27/11/2023
- Anexo 4 - Manual de Metodologia do PPGD - Publicado em 27/11/2023
- Anexo 5 - Formulário de Matrícula - Publicado em 27/11/2023
- Anexo 6 - Tabela de pontuação de desempenho acadêmico e profissional - Publicado em 27/11/2023
- Resultado das Inscrições Deferidas - Publicado em 24/01/2024
- Recurso das inscrições - Publicado em 25/01/2024
- Resultado da avaliação de Projeto - Publicado em 31/01/2024
- Recurso da Avaliação do Projeto - Publicado em 01/02/2024
- Resultado da avaliação do Projeto consolidado e convocados para Arguição - Publicado em 02/02/2024
- Resultado da Arguição - Publicado em 07/02/2024
- Recurso da Arguição - Publicado em 08/02/2024
- Resultado consolidado da Arguição - Publicado em 09/02/2024
- Resultado da avaliação Curricular e Resultado final preliminar - Publicado em 15/02/2024
- Recurso da fase da avaliação Curricular e Resultado preliminar - Publicado em 19/02/2024
- Resultado Final - Publicado em 20/02/2024
Processo Seletivo 2024/1
- Edital de Abertura para Seleção de Aluno Regular 2024/1 - MESTRADO - Publicado em 18/08/2023.
- Anexo 01 - Manual SEI - Publicado em 18/08/2023
- Anexo 2 - Formulário de Inscrição - Publicado em 18/08/2023
- Anexo 03 - INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPG Nº 4, de 8 de maio de 2023.- Publicado em 18/08/2023
- Anexo 04 - Manual de Metodologia do PPGD - Publicado em 18/08/2023
- Anexo 05 – Obras literárias - Publicado em 18/08/2023
- Anexo 06 - Tabela de pontuação de desempenho acadêmico e profissional - Publicado em 18/08/2023
- Anexo 07 - Formulário de Matrícula - Publicado em 18/08/2023
- RESULTADO PRELIMINAR DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÕES DEFERIDOS - Publicado em 25/09/2023
- RESULTADO CONSOLIDADO DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÕES DEFERIDOS - Publicado em 29/09/2023
- Edital de Retificação nº 01 - Publicado em 05/10/2023
- RESULTADO PRELIMINAR das inscrições - Publicado em 11/10/2023
- RESULTADO CONSOLIDADO das inscrições - Publicado em 13/10/2023
- Comunicado sobre a Sessão pública de identificação da prova dissertativa - Publicado em 18/10/2023
- RESULTADO PRELIMINAR da prova dissertativa - Publicado em 25/10/2023
- Resultado dos Recursos da prova dissertativa - Publicado em 03/11/2023
- RESULTADO CONSOLIDADO da prova dissertativa - Publicado em 03/11/2023
- RESULTADO PRELIMINAR da avaliação de Projeto - Publicado em 13/11/2023
- RESULTADO DOS RECURSOS ao Resultado Preliminar da avaliação de Projeto - Publicado em 16/11/2023
- RESULTADO CONSOLIDADO da avaliação de Projeto - Publicado em 16/11/2023
- Divulgação da lista de candidatos a serem arguidos e o modo da arguição - Publicado em 17/11/2023
- RESULTADO PRELIMINAR do processo de Heteroidentificação/Ações Afirmativas - Publicado em 23/11/2023
- RESULTADO PRELIMINAR da arguição e avaliação curricular - Publicado em 01/12/2023
- RESULTADO DOS RECURSOS ao Resultado Preliminar da arguição e avaliação curricular - Publicado em 07/12/2023
- RESULTADO CONSOLIDADO da arguição e avaliação curricular - Publicado em 07/12/2023
- RESULTADO DOS RECURSOS do processo de Heteroidentificação/Ações Afirmativas - Publicado em 14/12/2023
- RESULTADO CONSOLIDADO do processo de heteroidentificação/ações afirmativas - Publicado em 15/12/2023
- RESULTADO FINAL PRELIMINAR - Publicado em 15/12/2023
- RESULTADO FINAL CONSOLIDADO - Publicado em 19/12/2023
- Chamada para matrícula - Publicado em 22/12/2023
Processo Seletivo 2024/1- PQSTAE
- EDITAL Nº 007/FD - PPG EM DIREITO/2023 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO SELETIVO INTERNO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO - Publicado em 21/08/2023
- Anexo 01 - Formulário de Inscrição - Publicado em 21/08/2023
- Anexo 02 - Manual de Metodologia do PPGD - Publicado em 21/08/2023
- Anexo 03 - Obras Literárias - Publicado em 21/08/2023
- Anexo 04 - Tabela de pontuação de desempenho acadêmico e profissional - Publicado em 21/08/2023
- Anexo 05 - Formulário de Matrícula - Publicado em 21/08/2023
- Edital de Retificação nº 01 - Publicado em 05/10/2023
- RESULTADO PRELIMINAR das inscrições - Publicado em 11/10/2023
- RESULTADO CONSOLIDADO das inscrições - Publicado em 13/10/2023
- RESULTADO PRELIMINAR da prova dissertativa - Publicado em 25/10/2023
- Despacho de encerramento do processo seletivo - Publicado em 03/11/2023
Processo Seletivo 2023/2
- Convênio com o Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região.
- Edital
de Abertura para Seleção de Aluno Regular – MESTRADO EM DIREITO –
CONVÊNIO COM O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 23ª REGIÃO - Publicado em 10/07/2023
- Anexo 1 – Manual SEI- Publicado em 10/07/2023
- Anexo 2 - Formulário de inscrição- Publicado em 10/07/2023
- Anexo 3 - INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPG Nº 2, de 23 de junho de 2022 - Publicado em 10/07/2023
- Anexo 4 - Manual de Metodologia do PPGD - Publicado em 10/07/2023
- Anexo 5 - Formulário de Matrícula - Publicado em 10/07/2023
- Anexo 6 - Tabela de pontuação de desempenho acadêmico e profissional - Publicado em 10/07/2023.
- Resultado das Inscrições Deferidas - Publicado em 20/07/2023.
- Resultado do recurso contra o indeferimento de inscrições - Publicado em 21/07/2023
- Resultado das Inscrições Consolidadas - Publicado em 22/07/2023.
- Resultado da Avaliação de Projeto - Publicado em 26/07/2023.
- Recurso referente ao Resultado da fase de Avaliação de Projeto- Publicado em 27/07/2023.
- Resultado Consolidado da Avaliação de Projeto e Convocados para Arguição - Publicado em 28/07/2023.
- Retificação do EDITAL Nº 003/FD - PPG EM DIREITO/2023 - Processo Seletivo 2023 - Publicado em 01/08/2023.
- Resultado da Arguição - Publicado em 01/08/2023.
- Recurso referente ao Resultado da fase de Arguição - Publicado em 03/08/2023.
- Resultado da Avaliação Curricular - Publicado em 07/08/2023.
- Resultado do Recurso da fase da Avaliação curricular - Publicado em 09/08/2023.
- Resultado Final - Publicado em 10/08/2023.
Processo Seletivo 2023/1
- Edital de Abertura para Seleção de Aluno Regular 2023/1 - MESTRADO - Publicado em 22/08/2022
- Anexo I - Instruções para Cadastro e Peticionamento de Processos no SEI - Publicado em em 22/08/2022
- Anexo II - Formulário de Inscrição - Publicado em 22/08/2022
- Anexo III - Instrução Normativa Ações Afirmativas - Publicado em 22/08/2022
- Anexo IV - Normas para Elaboração do Projeto de Pesquisa - Publicado em 22/08/2022
- Anexo V - Formulário de Matrícula - Publicado em 22/08/2022
- Anexo VI - Tabela de Pontuação de Desempenho Acadêmico - Publicado em 22/08/2022
- Anexo VII - Obras Indicadas - Publicado em 22/08/2022
- RESULTADO - Isenção da Taxa de Inscrição - Publicado em 26/09/2022
- Edital de Retificação n° 01 - Publicado em 07/10/2022
- RESULTADO PRELIMINAR: Inscrições Deferidas e Indeferidas - Publicado em 14/10/2022
- RESULTADO CONSOLIDADO: Inscrições Deferidas - Publicado em 17/10/2022
- Sessão pública de identificação da prova dissertativa - Publicado em 24/10/2022
- RESULTADO: Prova Dissertativa - Publicado em 26/10/2022
- RESULTADO DE ANÁLISE RECURSOS: Prova Dissertativa - Publicado em 03/11/2022
- RESULTADO: Avaliação de Projeto - Publicado em 10/11/2022
- RESULTADO DE ANÁLISE DE RECURSOS: Avaliação de Projeto - Publicado em 17/11/2022
- Divulgação da lista de candidatos a serem arguidos e o modo da arguição - Publicado em 21/11/2022
- RESULTADO PRELIMINAR: Proceso de Heteroidentificação e Ações Afirmativas - Publicado em 21/11/2022
- Resultado da arguição e avaliação curricular - Publicado em 02/12/2022
- RESULTADO RECURSO: Arguição e Avaliação Curricular - Publicado em 09/12/2022
- Resultado dos recursos contra resultado do processo preliminar de heteroidentificação - Publicado em 15/12/2022.
- Resultado final preliminar - Publicado em 16/12/2022.
- Resultado final preliminar - PQSTAE - Publicado em 16/12/2022.
- Resultado final consolidado - Publicado em 20/12/2022.
- Resultado final consolidado - PQSTAE - Publicado em 20/12/2022.
- Chamada para matrícula - Publicado em 26/01/2023.
- Chamada para matrícula - PQSTAE - Publicado em 26/01/2023.
Processo Seletivo 2022/1
- Edital de Abertura para Seleção de Aluno Regular 2022/1 - MESTRADO - Publicado em 16/08/2021
- Anexo A - Procedimento para Acesso Externo e demais Informações do Sistema Eletrônico de Informação - SEI - Publicado em 16/08/2021
- Anexo B - Formulário de Inscrição - Publicado em 16/08/2021
- Anexo C - Instruções para o Projeto de Pesquisa - Publicado em 16/08/2021
- Anexo D - Tabela de Pontuação de Desempenho Acadêmico e Profissional - Publicado em 16/08/2021
- RESULTADO: Isenção de Taxa de Inscrição - Publicado em 16/09/2021
- RESULTADO DE RECURSO: Isenção da Taxa de Inscrição - Publicado em 21/09/2021
- RESULTADO COMPLEMENTAR: Isenção da Taxa de Inscrição - Publicado em 23/09/2021
- RESULTADO DE RECURSO: Isenção da Taxa de Inscrição - Publicado em 23/09/2021
- RESULTADO DE RECURSO: Isenção da Taxa de Inscrição - Publicado em 24/09/2021
- RESULTADO: Inscrições Deferidas e Indeferidas - Publicado em 28/09/2021
- RESULTADO DE RECURSO: Inscrições Indeferidas - Publicado em 05/10/2021
- Edital de Retificação nº 01 - Publicado em 20/10/200
- RESULTADO DA FASE I – ANÁLISE DO PROJETO DE PESQUISA - Publicado em 25/10/2021
- Edital de Retificação nº 02 - Publicado em 26/10/2021
- RESULTADO DE RECURSO DA FASE 01 e RESULTADO FINAL PÓS RECURSO DA FASE 01 - Publicado em 03/11/2021
- Convocação para as Entrevistas - Publicado em 04/11/2021
- Retificação da Convocação para Entrevistas - Publicado em 04/11/2021
- Retificação n° 02 da Convocação para Entrevistas - Publicado em 05/11/2021
- RESULTADO: Entrevista/Arguição - Publicado em 19/11/2021
- RESULTADO DE RECURSO: Entrevista/Arguição 26/11/2021
- RESULTADO: Avaliação Curricular - Publicado em 03/12/2021
- RESULTADO DE RECURSO: Avaliação Curricular - Publicado em 10/12/2021
- RESULTADO FINAL - Publicado em 10/12/2021
- RESULTADO DE RECURSO: Resultado Final - Publicado em 15/12/2021
Processo Seletivo 2021/1
- EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA ALUNOS REGULARES – 2021/1 - Publicado em 24/08/2020
- ANEXO A - Instrução para Utilização do SEI - Publicado em24/08/2020
- ANEXO B - Formulário de Inscrição - Publicado em24/08/2020
- ANEXO C - Modelo de Projeto de Pesquisa - Publicado em24/08/2020
- ANEXO D - Tabela de Pontuação - Publicado em24/08/2020
- Edital de Retificação nº 001 - Publicado em 03/09/2020
- RESULTADO: Pedidos de Isenção de Taxa de Inscrição - Publicado em 29/09/2021
- INSCRIÇÕES DEFERIDAS - Publicado em 15/10/2020
- INSCRIÇÕES INDEFERIDAS - Publicado em 15/10/2020
- Edital de Retificação: RESULTADO - Inscrições Deferidas - Publicado em 20/10/2020
- RESULTADO: Inscrições Deferidas - Pós-recurso - Publicado em 20/10/2020
- AVISO - Publicado em 26/10/2020
- Edital de Retificação nº 2: RESULTADO - Inscrições Deferidas - Publicado em 26/10/2020
- RESULTADO: Fase I - Análise do Projeto de Pesquisa - Publicado em 27/10/2020
- RESULTADO: Recurso - Fase I - Análise do Projeto de Pesquisa - Publicado em 04/11/2020
- Edital de Retificação nº 03 - Publicado em 04/11/2020
- CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTAS - Publicado em 06/11/2020
- RESULTADO: Arguição - Publicado em 24/11/2020
- EDITAL COMPLEMENTAR DE RESULTADO FASE DE ARGUIÇÃO - Publicado em 25/11/2020
- COMUNICADO - Publicado em 26/11/2020
- RESULTADO DE RECURSO: Arguição - Publicado em 30/11/2020
- RESULTADO: Fase 3 - Avaliação Curricular - Publicado em 04/12/2020
- RESULTADO DE RECURSO: AVALIAÇÃO CURRICULAR - Publicado em 10/12/2020
- RESULTADO FINAL - Publicado em 11/12/2020
- RESULTADO DE RECURSOS RESULTADO FINAL - Publicado em 15/12/2020
CAPÍTULO
VIII - DA INSCRIÇÃO, PROCESSO DE SELEÇÃO, ADMISSÃO E
MATRÍCULA
Seção I - Do Número de Vagas,
Inscrição e Processo de Seleção
Art. 41 O ingresso no Programa de Pós-Graduação
em Direito far-se-á através de um Processo de Seleção, efetuado por comissão
examinadora composta de professores vinculados ao Curso, em conformidade com o número de vagas determinadas pelo Colegiado do Programa.
Art. 42 Serão aceitas inscrições para seleção ao
Programa de Pós-Graduação em Direito os candidatos que possuam:
a) Diploma de graduação em Direito, de instituições reconhecidas pelo
Ministério da Educação, ou documento equivalente;
b) Diploma de graduação em Direito fornecido por instituições estrangeiras,
desde que reconhecidos por IES brasileira
credenciada pelo Ministério da Educação.
Art. 43 O número de vagas será divulgado
anualmente, através de Edital, contendo também os prazos, critérios, exigências e período do processo seletivo, conforme
aprovado em Colegiado e encaminhado à Pró- Reitoria de Pós-Graduação.
§ 1º O Edital do Processo de Seleção deverá ser amplamente divulgado.
§ 2º O Colegiado deverá aprovar a constituição de Comissão de Seleção dos
candidatos às vagas, composta por professores integrantes,
sendo formada por 03 (três) professores, com a responsabilidade de avaliar os
candidatos e emitir parecer, de acordo com os critérios estabelecidos.
§ 3º Os resultados da seleção deverão ser homologados pelo Colegiado do
Programa.
§ 4º Do número de vagas ofertado no edital será reservado o percentual total
de 10% (dez) por cento para cotas, o qual será destinado
para os candidatos que: (i) se autodeclararem, por meio de documento escrito e assinado, pretos, pardos, indígenas ou quilombolas;
(ii) forem beneficiários de programas sociais oficiais e
inscritos no CadÚnico, por meio de documento comprobatório; (iii) forem considerados pessoas com deficiência, por meio de laudo
médico competente, com indicação do CID; (iv) se enquadrarem em
outras vulnerabilidades e possibilidades consideradas pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMT.
§ 5º Os candidatos que se candidatarem para o percentual de cotas devem
atingir as notas mínimas exigidas em cada fase da seleção.
§ 6º No caso de não ser preenchido, entre os candidatos aprovados, o
percentual destacado no parágrafo anterior, as vagas ali
reservadas serão destinadas para preenchimento na ampla concorrência.
§ 7º Os candidatos que fizerem declaração falsa estarão sujeitos às sanções
administrativas, civis e penais previstas em Lei.
Art. 44 Para inscrição no processo de seleção, o
candidato deverá apresentar os seguintes
documentos.
a) Ficha de inscrição preenchida (modelo
fornecido pelo programa e disponibilizado no sítio do programa, e em sua secretaria);
b) Fotocópia do diploma de graduação ou
atestado de conclusão de curso; devidamente registrado ou outra documentação que comprove estar o candidato em
condições de concluir o curso de graduação, antes de iniciar o curso de
Pós-Graduação;
c) Fotocópia do histórico escolar do curso
de graduação;
d) Curriculum vitae modelo Lattes (CNPq)
com documentos comprobatórios de sua produção;
e) Fotocópia da Carteira de Identidade;
f) Fotocópia do CPF;
g) Fotocópia do Título de Eleitor com o
comprovante da última
h) Fotocópia de quitação com o Serviço
Militar, se o candidato for do sexo masculino;
i) Duas fotos 3x4 (recentes e iguais);
j) Fotocópia da Certidão de Nascimento ou
Casamento;
k) Recibo de pagamento de taxa de
inscrição;
l) Declaração de estar de acordo com as
normas do programa e em condições de cumprir com as atividades exigidas;
m) Para candidatos estrangeiros, licença de
permanência ou documentação exigida por legislação específica, fornecida pelo Itamaraty.
Parágrafo único. A documentação especificada no caput deste artigo será
avaliada pela comissão de seleção, que emitirá parecer sobre sua aceitação. O colegiado poderá
adotar critérios complementares sempre que assim julgar necessário, os quais constarão do
edital de seleção de cada ano.
Art. 45 O ingresso de alunos no Programa de
Pós-Graduação em Direito dependerá de seleção por mérito, a partir de critérios propostos
pela comissão de seleção, homologados pelo Colegiado de Curso, assegurando-se o ingresso de candidatos com melhor resultado na avaliação.
Parágrafo único. Considerar-se-á, entre os critérios de seleção, o tempo
disponível do candidato para o Curso, tendo em vista assegurar melhores condições de
aproveitamento e a integralização do Curso no tempo previsto.
Art. 46 Para ser admitido no Programa de
Mestrado em Direito da UFMT o candidato deverá possuir o curso de graduação completo até a data do início do curso e
submeter-se ao processo de seleção que consta das seguintes etapas:
a) Prova de proficiência em língua
estrangeira, de caráter eliminatório, em um dos seguintes idiomas: inglês, francês, italiano ou alemão. Não serão aceitos
certificados de escolas de idiomas particulares, devendo o exame ser realizado pelo Instituto de
Letras ou escola de línguas da UFMT. Poderão ser aceitos certificados de proficiência
realizados por outras
Instituições Públicas de Ensino Superior;
b) Prova escrita, que avaliará os
conhecimentos específicos do candidato na área de concentração e linhas de pesquisa do Programa;
c) Análise do histórico escolar do curso de
graduação e do curriculum vitae do candidato por banca composta de 2 (três) professores do Programa, além do orientador
indicado;
d) Entrevista;
e) Análise do Projeto de Dissertação e
verificação de enquadramento nas linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa.
Parágrafo único. Qualquer que seja o idioma em que o candidato se mostre
proficiente, dentre as línguas disponíveis no Programa, os trabalhos parciais, a dissertação ou
o trabalho equivalente, deverão ser apresentados em português.
Art. 47 O resultado final da seleção,
devidamente aprovado no Colegiado de Curso, estará disponível aos candidatos junto à Secretaria da Pós-Graduação, no prazo
divulgado em Edital.
§ 1º Os candidatos serão considerados aprovados, dentro do limite de vagas
existentes.
§ 2º Desse resultado caberá recurso ao Colegiado de Curso até, no máximo, 48
horas após a divulgação do resultado final.
Art. 48 Estarão isentos do processo regular de
seleção candidatos de nacionalidade estrangeira amparados por convênios e acordos internacionais, casos que são
regulados por legislação específica.
Trecho do Regimento Interno do PPGD
Última atualização em 09 de Dezembro de 2022.