MUSEAR
Museu de Etnologia e Arqueologia da UFMT
O Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (MUSEAR) é uma instituição sem fins lucrativos que visa a pesquisa, o ensino, a extensão e a salvaguarda do patrimônio cultural de povos indígenas.
Diversidade Étnica e Cultural em Mato Grosso
A sala de exposição de longa duração,
Diversidade Étnica e Cultural em Mato Grosso, proporciona ao público diferentes
e diversos aspectos do modo de vida dos povos indígenas, destacando objetos de
arte e etnográficos que compõem as cosmologias, os conhecimentos e as práticas
sociais cotidianas dos povos ameríndios das terras baixas da América do Sul.
A exposição visa oferecer ao público a possibilidade conhecer a potência criativa e poética de sociedades indígenas que habitam os territórios originários no estado de Mato Grosso.
Acesse a Galeria de Imagens com fotografias da exposição aqui!
O Grupo Flor Ribeirinha realizou uma performance na reabertura do MUSEAR. Conforme a descrição no site, o Grupo foi "idealizado por dona Domingas Leonor, o Flor Ribeirinha nasceu em 27 de julho de 1993, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, situada à margem esquerda do Rio Cuiabá, pertencente ao distrito do Coxipó da Ponte, em Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Como a comunidade foi fundada no século XVIII, em território de índios Coxiponês -cuja presença é recordada nos traços físicos dos moradores, no ritmo e nos passos de dança -o Flor Ribeirinha não poderia deixar de trabalhar o Siriri - dança típica mato-grossense, realizada na região sul de Cuiabá há mais de 200 anos e que reflete o multiculturalismo brasileiro formado por índios, negros, portugueses e espanhóis. Assim, em seu trabalho, o Flor Ribeirinha manifesta, numa coreografia variada, melodias alegres e letras que têm como mote a vida ribeirinha e as tradições religiosas. Em suas apresentações traz ritmo contagiante, harmonizado e marcado pela batida da viola de cocho, mocho e do ganzá. É dançado e cantado por homens, mulheres e crianças em fila ou em roda formada por pares que cantam e batem palmas ao ritmo rápido e forte da música" (http://www.florribeirinha.com.br).
Acesse a Galeria de Imagens com fotografias da performance do Grupo Flor Ribeirinha!