MUSEAR
Museu de Etnologia e Arqueologia da UFMT
O Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (MUSEAR) é uma instituição sem fins lucrativos que visa a pesquisa, o ensino, a extensão e a salvaguarda do patrimônio cultural de povos indígenas.
Reserva Técnica MUSEAR
A edificação da Reserva Técnica foi inaugurada em 21 de junho de 2011 como “ Reserva Técnica e Laboratório de Antropologia e Arqueologia do Museu Rondon da Universidade Federal de Mato Grosso”. Durante o processo de construção da Usina Hidrelétrica de Manso, no município de Chapada dos Guimarães, as pesquisas arqueológicas produziram acervo dos salvamentos. Em 2000 quando a UHE entrou em operação, o Museu Rondon ainda não tinha espaço para receber o acervo.
Nas tratativas entre o IPHAN, Furnas e UFMT, o acervo foi transportado para Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia – Pontifica Universidade Católica de Goiás para salvaguarda temporária. Como contrapartida dos impactos ambientais e sociais produzidos pela construção da UHE e dentro dos marcos legais vigentes, a Eletrobrás e Furnas subsidiaram a construção da edificação da Reserva Técnica para receber o acervo arqueológico gerado na construção da UHE.
A Reserva Técnica (RT) é um espaço destinado a vários procedimentos técnicos e curatoriais de uma instituição museológica tais como a conservação, a guarda, o inventário e a pesquisa do acervo que não está em exposição.
Neste espaço é realizado os procedimentos pelo Museólogo e assistentes, profissional responsável pela conservação de acervos de um museu em uma rotina de trabalho que visa a conservação preventiva dos objetos: higienização mecânica, que consiste na eliminação da sujidade, como poeiras e partículas sólidas que se depositam sobre a superfície do objeto, limpando de forma cuidadosa, o que evita danos futuros ao objeto. Os procedimentos de higienização são executados com guarda-pó, luvas, máscaras e óculos de proteção, evitando a contaminação do profissional por fungos. O MUSEAR dispõe de mesas específicas para higienização do acervo e equipamentos para aspirar as partículas de sujidades eliminadas.
Após a
higienização, acondicionamento e curadoria, uma coleção ou uma série de objetos
são selecionados para compor uma exposição, material didático ou publicações.
No MUSEAR, a Reserva Técnica é constituída pela Sala de Acondicionamento do
acervo arqueológico e etnológico e um Laboratório com equipamentos e mobiliário
destinados à higienização e tratamentos das peças.
O acervo museológico é constituído por uma variedade de objetos e peças, resultantes da cultura material e imaterial de povos indígenas da Amazônia, especialmente do estado de Mato Grosso. Os diferentes objetos são de origem animal (couros, penas, ossos, dentes) e vegetal (palha, madeira, bambu e vime, etc.) e por esta razão, exigem atenção e cuidados com ações de higienização e conservação destes materiais orgânicos.
Em 2017, o MUSEAR recebeu a Dra. Márcia Rosato, Diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE/UFPR) e a Me. Ana Luisa de Mello Nascimento, Museóloga do MAE/UFPR para uma consultoria que visou a preparação e a formação da equipe do museu das normas e técnicas específicas para a montagem da Reserva Técnica e as práticas de inventário, higienização, acondicionamento e conservação, procedimentos específicos e fundamentais da conservação preventiva de acervos museológicos.
Acesse a Galeria de Imagens com fotografias do processo de montagem da Reserva Técnica!