Projeto de Pesquisa

50 Anos do MUSEAR: Reencontros entre o Museu e os Povos Indígenas. Outras Musealidades para o Futuro - Edital FAPEMAT 008/2022 - Humanas, Sociais, Linguística, Letras e Artes

Resumo: O projeto visa a produção de um catálogo e guia didático-educativo comemorativo dos 50 anos de existência do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (MUSAR), a primeira unidade universitária da UFMT, sem fins lucrativos que visa a pesquisa, o ensino e a extensão nas áreas de Etnologia e Arqueologia, e a salvaguarda do patrimônio cultural de povos indígenas no estado de Mato Grosso. Os dois produtos, catálogo e guia didático-educativo do MUSEAR, apresentarão a trajetória de criação do museu, os períodos de reforma, exposições e a constituição do acervo museológico, destacando a estética, os usos e significados dos objetos musealizados. O guia didático-educativo, por sua vez, oferecerá um roteiro ilustrado com verbetes e mapas, croquis e dados etnográficos sobre os objetos musealizados em seus cenários de referências históricas e culturais. O desenvolvimento de material didático atende a missão dos Museus em oferecer ferramentas para o acesso ao conhecimento, à divulgação do patrimônio cultural dos povos indígenas e da UFMT. No contexto de comemoração dos 50 anos da criação do MUSEAR, é de suma importância dar o real destaque à uma instituição que foi criada para receber, salvaguardar e divulgar o patrimônio cultural dos povos indígenas, e documentar a trajetória do museu a partir do seu acervo.


Pensar Museus, Musear: Desenvolvimento do Programa de Educação Museal do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (MUSEAR/ICHS/UFMT) - Edital Modernização - Instituto Brasileiro de Museus – Ibram

Resumo: O projeto objetiva o desenvolvimento e a implementação de um Programa de Educação Museal no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (MUSEAR/UFMT); a elaboração e impressão de materiais de educação museal destinado aos visitantes do museu, em especial aos alunos da rede pública de ensino do município de Cuiabá / MT; formação e capacitação de professores da rede pública e de professores da educação escolar indígena para visitação e produção de conhecimento nos espaços expositivos do museu; concessão de bolsas para profissionais qualificados para o auxílio no desenvolvimento do referido programa; e, por fim, a criação de uma rede de articulação entre espaços de educação formal e não formal, onde o museu possa servir de nexo entre a universidade, as escolas da rede pública e da educação escolar indígena de forma a implementar, consolidar e avaliar o programa desenvolvido.

Para uma teoria etnográfica dos museus, coleções e paisagens”

Resumo: O projeto se propõem estudar as coleções do acervo museológico do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT. Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, pretende-se identificar quais são as coleções do acervo de objetos indígenas, investigar a proveniência das peças que compõem as coleções, identificar os agentes e os povos indígenas envolvidos no processo de musealização das peças, e analisar as relações do museu com a cidade a partir de uma perspectiva que considera essas relações como uma rede de relações multiespécie e os impactos das alterações climáticas na era geológica do Antropoceno, repensando o entorno do museu como espaço fundante da relação entre o prédio (arquitetônico), o museu (fenomênico) e o entorno (socioecológico). O estudo pretende contribuir com uma teoria etnográfica da relação entre as antropologias e as coleções de acervo museológico, definidos como museus de etnologia e arqueologia, constituídos por séries de objetos e ou peças, provenientes de diferentes povos indígenas das terras baixas sul-americanas.

Coordenação geral do projeto: Profa. Dra. Sonia Regina Lourenço (MUSEAR/PPGAS/UFMT)


Dr. Ryanddre Sampaio de Souza (Musear/PPGAS/UFMT)


Victória Brasil Teixeira -bolsista de Iniciação Científica – Curso Ciências Sociais

Amanda Vitória de Araújo - bolsista de Iniciação Científica – Curso Ciências Sociais

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