A equipe do Museu de Etnologia e Arqueologia irá participar da 34a Reunião Brasileira de Antropologia na UFMG com apresentação de trabalho sobre as pesquisas desenvolvidas pelo MUSEAR.
Por essa razão, o MUSEAR estará fechado de 23 a 26 de julho
34ª RBA - Territórios vivos, corpos plurais. Antropologia e saberes críticos
Territórios vivos, corpos plurais. Antropologia e saberes críticos será o tema da 34ª edição. Ele alude às diferentes lutas sociais e resistências em defesa da vida, dos territórios e dos corpos plurais diante dos contextos de crise e violências vividos e observados no Brasil e no mundo, na contemporaneidade.
Trata-se da primeira RBA totalmente presencial após um intervalo de seis anos, durante o qual vivemos diferentes modalidades de crise, incluindo a pandemia de Covid-19 e as ameaças à democracia, à ciência, à educação, às instituições, ao meio ambiente e à cultura de maneira ampla. Um clima disseminado de ódio alimentou o incremento do racismo, do feminicídio, do ecocídio, da LGBTQIA+fobia, entre outros processos violentos de ataque à vida, à diferença e à pluralidade das formas de existência. Esse contexto exige o olhar atento e qualificado, a balizar as agendas de pesquisas científicas, mas também na defesa incondicional da vida, de corporalidades e territorialidades específicas, pulsantes e plurais, que demandam o efetivo reconhecimento de diferentes formas de ser, estar e devir no mundo contemporâneo.
Página do evento com a programação https://34rba.abant.org.br/