O Musear (Museu de Etnologia e Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso) realizou, na última sexta-feira (14.07), a primeira edição do evento Sextou no Museu, uma iniciativa que combinou ação de limpeza, sarau cultural e piquenique. Com o intuito de preservar o espaço e estimular a reabilitação do bosque circundante, o evento trouxe à tona a importância da conscientização ambiental e do cuidado com o patrimônio público.
Durante a caminhada ecológica, os participantes tiveram a oportunidade de explorar o entorno do museu, familiarizando-se com o prédio e os indivíduos arbóreos presentes na região. Durante a ação, a equipe se deparou com uma realidade preocupante: diversas embalagens de latas de refrigerante, cerveja e garrafas de água mineral, além de inúmeras bitucas de cigarros e preservativos.
O cenário encontrado apontou para a necessidade de uma mudança de comportamento por parte dos usuários do espaço externo do museu, tanto durante o dia quanto à noite. O mutirão de limpeza foi uma oportunidade de ressaltar a importância de descartar corretamente os resíduos e preservar o ambiente ao redor, como conta a professora Sonia Lourenço, supervisora do Musear.
"Nós fizemos uma espécie de reconhecimento do espaço externo do museu, conhecendo o prédio e os indivíduos arbóreos presentes no entorno. Nós quisemos também fazer uma crítica no sentido de que os usuários desse espaço externo, durante o dia e durante a noite, descartam várias embalagens de latas de refrigerante, latas de cerveja, garrafas de água mineral, embalagens de cigarro. Encontramos muitas bitucas de cigarros, até nas floreiras, nos vasos de flor", relata a professora Sonia Lourenço, supervisora do Musear.
Após o mutirão, os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar de um piquenique sustentável, onde foram servidas frutas frescas, pães, bolos e sucos. O sucesso da primeira edição do evento incentivou os organizadores a planejar futuras edições, reforçando o convite para que toda a comunidade acadêmica se envolva em práticas de preservação da Universidade.
A professora Sonia Lourenço expressou sua satisfação com o resultado do evento e ressaltou o compromisso do Musear em promover uma ecologia da prática, destacando a importância de repetir outras edições do Sextou no Museu. Com a continuidade desse projeto, espera-se que a conscientização ambiental seja disseminada ainda mais, inspirando ações positivas não apenas no entorno do museu, mas em toda a comunidade universitária.
Por: Safira Campos, Bolsista de Apoio Técnico - Comunicação