A PROPLAN planeja, executa e avalia ações do orçamento, distribui os recursos orçamentários às unidades, elabora estudos e indicadores institucionais e acompanha os contratos e congêneres.

Estudos/Relatórios

Os estudos estratégicos constituem iniciativas para produção de conhecimento sobre a realidade institucional. Têm como objetivo fornecer informações baseadas em dados consolidados, visando possibilitar o planejamento e o acompanhamento, assim como embasar políticas de desenvolvimento institucional.
 
Recomenda-se ler a apresentação e metodologia dos documentos para compreensão dos temas abordados, dados e formas de análise. A maioria dos documentos possuem em seu interior link para baixar a planilha com dados.


- Guia de Cartilhas e Sites para a Vida na Universidade Durante a Pandemia


O "Guia de Cartilhas e Sites para a Vida na Universidade Durante a Pandemia" tem o objetivo de difundir iniciativas de diversas instituições, visando proporcionar maior conhecimento e apoio relacionados às atividades primordiais para melhorar o bem-estar e a saúde mental da comunidade acadêmica.



- Perfil dos Ingressantes
 

O “Perfil dos Ingressantes” consiste em um levantamento censitário da graduação presencial, com dados e informações dos estudantes ingressantes na UFMT. Este estudo tem o objetivo de apresentar o perfil socioeconômico, acadêmico, ocupacional, de saúde e de assistência estudantil desses estudantes.


Perfil dos Ingressantes 2018/1 - Os dados foram disponibilizados para UFMT geral e por Campus. É possível baixar também os dados por curso


Perfil dos Ingressantes 2020 e 2021 – Os dados foram disponibilizados em forma de painel dinâmico de gráficos, com possibilidade de aplicar filtros por ano, semestre, campus, curso, grau e turno.





                        


- Pesquisa com Egressos


 A “Pesquisa com Egressos da UFMT: Levantamento Amostral do Período Letivo de 2013 a 2017” consiste em um levantamento amostral que traz informações sobre o perfil de egressos da UFMT que concluíram o curso de graduação presencial no período letivo de 2013 a 2017. Os resultados dos questionários foram tabulados e distribuídos majoritariamente em percentuais.  





- Dados Nacionais


A seguir alguns materiais para análise de dados nacionais.

O relatório “Indicadores das universidades federais brasileiras: A UFMT no cenário regional e nacional” consiste em um levantamento de dados e indicadores da graduação presencial das universidades federais brasileiras. Tem o objetivo de identificar a posição da UFMT no cenário regional e nacional com relação à graduação presencial.





- Estudo da Trajetória


O “Estudo da trajetória de diplomação, evasão e trancamento na UFMT: Período de ingresso de 2008 a 2017” constitui uma iniciativa para descrever as situações dos discentes ao longo de sua trajetória na UFMT. Este estudo tem como objetivo analisar os indicadores acadêmicos por meio do acompanhamento da trajetória dos estudantes levando em consideração o ano de ingresso e o prazo de integralização.



 


- V Pesquisa de perfil da Graduação da UFMT


A “V Pesquisa de perfil da Graduação da UFMT” constitui uma iniciativa do Fórum Nacional de Pró-reitores de assistência estudantil (FONAPRACE), e tem o objetivo de descrever as caraterísticas médias (social, econômica e cultural) dos discentes das Instituições Federais de Ensino Superior. A GDIEE recebeu os dados da UFMT e elaborou gráficos de algumas características autodeclaradas por meio de questionário. Para acessar os gráficos dinâmicos, CLIQUE AQUI

 




- Diagnóstico e Estratégias Institucionais de Apoio à Permanência e Conclusão na Graduação


O “Diagnóstico e estratégias institucionais de apoio à permanência e conclusão na graduação – UFMT constitui uma iniciativa da PROPLAN, EPP, PROEG e PRAE, para institucionalizar e sistematizar ações que poderão iniciar o processo de consolidação efetiva da equidade quanto às condições de permanência de estudantes, disponibilizando instrumentos para possibilitar reduzir os índices de evasão e retenção universitária. Para acessar os gráficos dinâmicos sobre as dificuldades dos estudantes, CLIQUE AQUI.



 


- Análise de Indicadores: Aluno Equivalente


O relatório “Análise de Indicadores: Aluno Equivalente constitui uma iniciativa da GDIEE/PROPLAN para analisar a evolução do indicador Aluno Equivalente na UFMT. O aluno equivalente é uma medida estatística que visa converter as especificidades dos cursos de graduação em um único parâmetro, constitui o principal indicador empregado para distribuição dos recursos orçamentários de custeio e capital nas universidades federais. 

  



- Análise de Indicadores: Taxa de Sucesso na Graduação


O relatório “Análise de Indicadores: Taxa de Sucesso na Graduação constitui uma iniciativa da GDIEE/PROPLAN para analisar a evolução do indicador consolidado de 2015 a 2018. Para tal, apresenta informações da UFMT geral, por câmpus e por curso. Destaca também a média e variação da taxa nos últimos anos.  A Taxa de Sucesso na Graduação constitui um dos indicadores solicitados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e evidencia a relação entre concluintes e ingressantes de determinado curso. 

  

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30