PROPLAN
Planejamento
A PROPLAN planeja, executa e avalia ações do orçamento, distribui os recursos orçamentários às unidades, elabora estudos e indicadores institucionais e acompanha os contratos e congêneres.
Taxa de Sucesso da Graduação
A taxa de sucesso foi instituída pela Decisão TCU nº 408/2002 e, a partir de então, todas as Instituições Federais de Ensino Superior passaram a calcular e disponibilizar este indicador em seus relatórios de gestão anuais.
Para o cálculo da taxa, é realizada a divisão do número de diplomados pelo total de ingressantes, considerando o ano do suposto ingresso dos estudantes que se graduam no exercício de referência, com base na duração padrão prevista para cada curso, conforme estabelecido na Tabela de Área, Fator de Retenção e Duração Padrão, da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação.
Esclarecemos que a taxa de sucesso aqui apresentada difere da apresentada no Relatório de Gestão, pois esta foi calculada com informações consolidadas, extraídas do Censo da Educação Superior. Já a do Relatório de Gestão, devido ao atraso no calendário acadêmico, foi calculada com os diplomados do segundo semestre do ano anterior ao de referência e o número de diplomados do primeiro semestre do ano de referência, conforme orienta a Decisão TCU nº 408/2002.
Cabe salientar que, para o cálculo da taxa de sucesso, não são considerados os alunos da graduação a distância, bem como do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).
Não foi calculada a taxa de sucesso dos cursos que ainda não atingiram o período mínimo de integralização, por não possuírem turmas regulares de concluintes.