A PROPLAN planeja, executa e avalia ações do orçamento, distribui os recursos orçamentários às unidades, elabora estudos e indicadores institucionais e acompanha os contratos e congêneres.

Atribuições

Pró-Reitoria de Planejamento 

E-mail: gabinete.proplan@ufmt.br

Telefone: (65) 3313-7189/7165


Atribuições

1. Cumprir e fazer cumprir as decisões dos órgãos colegiados superiores;

2.  Contribuir para a elaboração da proposta orçamentária anual, compondo e coordenando a Comissão Mista anual, que elabora e apresenta aos conselhos superiores a proposta de distribuição orçamentária;

3.  Supervisionar a execução orçamentária, bem como a de projetos financiados com recursos adicionais;

4.  Supervisionar os trabalhos realizados em relação aos contratos, convênios e congêneres sob responsabilidade das unidades;

5.  Promover o planejamento de atividades sistematizadas, relacionadas à coleta, geração, veiculação, uso, armazenagem e recuperação de informações das diversas unidades da Universidade;

6.  Supervisionar a realização dos estudos e análise de indicadores, dados e informações institucionais da UFMT;

7.  Supervisionar os trabalhos realizados de atualização dos dados institucionais e as informações da UFMT;

8.  Supervisionar o monitoramento dos programas permanentes de avaliação da Universidade;

9.  Constituir comitês especiais temporários para realizar estudos de interesse da avaliação institucional;

10. Supervisionar a execução da política global de planejamento da Universidade;

11. Coordenar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

12. Gerenciar as atividades do Recenseador Institucional (Censo).


Estrutura da Pró-Reitoria de Planejamento – UFMT

 

Chefe de Gabinete da Pró-Reitoria

E-mail: gabinete.proplan@ufmt.br

Telefone: (65) 3313-7189

 

Atribuições:

1.      Assistir diretamente ao Pró-Reitor de Planejamento no âmbito de sua atuação;

2.      Assessorar o Pró-Reitor na análise de processos e documentos oficiais;  

3.      Planejar, elaborar e organizar a agenda de trabalho do Pró-Reitor; 

4.      Receber, filtrar, controlar e encaminhar os processos da Pró-Reitoria no Sistema Eletrônico de Informação (SEI);

5.      Acompanhar o cumprimento de prazos e a tramitação dos processos e documentos do Gabinete;

6.      Elaborar, encaminhar e divulgar comunicados internos e externos;

7.      Receber e encaminhar demandas internas e externas via e-mail ou qualquer outro meio de comunicação;

8.      Atualizar banco de dados digitais do Gabinete;

9.      Organizar e dar andamento às correspondências e aos documentos encaminhados ao Gabinete;

10.  Revisar e encaminhar os atos administrativos e normativos do Gabinete;

11. Elaborar e revisar Ofícios, Ofícios Circulares, Despachos, Pareceres, Portarias, Ordens de Serviço, Relatórios, Termos de Referência, e demais documentos a serem expedidos pelo Gabinete;

12.  Operacionalizar os sistemas SISREQ e SIGSERV;

13.  Cadastrar viagem, acompanhar a tramitação, e realizar as Prestação de Contas de solicitações de diárias e passagens no SCDP;

14. Acompanhar a programação e reprogramação de férias, dos servidores da PROPLAN, e homologar no SIAPENET;

15.  Prestar atendimento ao público interno e externo, de modo presencial, via telefone ou e-mail;

16.  Atualizar o Cadastro do Espaço Físico da Pró-Reitoria no SIEF;

17.  Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.



Secretaria da Pró-Reitoria

E-mail: secretaria.proplan@ufmt.br

Telefone: (65) 3313-7165

 

Atribuições:

1.      Realizar atendimento ao público em geral de modo presencial, por telefone e através de e-mails;

2.   Receber, controlar e direcionar os processos e documentos oficiais recebidos na unidade Secretaria da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) por intermédio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI);

3.      Orientar o público externo e interno sobre os procedimentos administrativos em geral;

4.      Monitorar as notificações do sistema e-Aud e incluir a manifestação da PROPLAN;

5.      Organizar o arquivo físico e digital de documentos da Pró-Reitoria;

6.      Controlar os pedidos de serviços gráficos da PROPLAN;

7.   Solicitar diárias e passagens através do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP, como também a inclusão de prestação de contas das propostas originárias dos servidores da PROPLAN;

8.      Gerenciar as redes sociais da Pró-Reitoria;

9.      Acompanhar o levantamento dos bens patrimoniais da PROPLAN;

10.  Assessorar o Gabinete da Pró-Reitoria, quando necessário;

11.  Receber, filtrar e distribuir as correspondências da Pró-Reitoria;

12. Redigir e revisar Ofícios, Ofícios Circulares, Portarias, Ordens de Serviço, Relatórios, Termos de Referência, e demais documentos a serem expedidos pela Secretaria;

13.  Encaminhar e divulgar comunicados internos;

14.  Atualizar o banco de dados referente aos servidores da PROPLAN;

15.  Organizar e controlar arquivos da Secretaria;

16.  Solicitar, controlar e distribuir os materiais de consumo da Pró-Reitoria via Sisreq;

17.  Solicitar serviços de manutenção no Sigserv e acompanhar a execução na unidade;

18.  Solicitar serviços de manutenção de equipamentos, rede e telefonia através da Central de Serviços da STI e acompanhar a execução na unidade;

19.  Atualizar o Cadastro do Espaço Físico da Secretaria no SIEF;

20.  Acompanhar a prestação de serviços realizados por terceiros, no âmbito de sua área de atuação;

21.  Auxiliar na atualização do site da PROPLAN;

22.  Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.



Gerência de Dados Institucionais

E-mail: gdi.proplan@ufmt.br

Telefone: (65) 3313-7196


Atribuições:

1. Coletar, analisar a consistência e adequação dos dados Institucionais a serem informados no Censo da Educação Superior;

2. Preencher o Censo da Educação Superior;

3. Acompanhar auditoria interna de dados do Censo da Educação Superior da UFMT, realizada por verificadores de outras IFES;

4.  Executar auditoria dos dados do Censo da Educação Superior em outras IFES;

5. Cessão de dados e informações institucionais para subsidiar a elaboração de relatórios e estudos desenvolvidos pela PROPLAN;

6. Centralizar e disponibilizar, para comunidade interna, dados institucionais agregados e consolidados, de modo a manter a uniformidade das informações difundidas;

7. Disponibilizar dados institucionais agregados e consolidados, para comunidade externa, por meio do atendimento às solicitações registradas nos sistemas E-sic e Fala.br;

8. Coordenar o portal de informações da PROPLAN, afim de coletar e divulgar dados institucionais, para comunidade interna e externa;

9. Coletar e analisar os dados para estruturação de repositório de dados institucionais e sua manutenção;

10. Elaborar painéis de dados de apoio à gestão;

11.  Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.


Gerência de Desenvolvimento Institucional e Estudos Estratégicos 

E-mail: gdiee.proplan@ufmt.br

Telefone: (65) 3313-7192

 

Atribuições:


1.   Coletar, tabular e auditar dados institucionais para elaboração do Anuário Estatístico da UFMT e painéis de gráficos, visando dar suporte ao planejamento da Universidade, assim como responder demandas externas;

2.   Planejar, elaborar e divulgar estudos estratégicos e relatórios gerenciais para embasar a tomada de decisão;

3.  Realizar ações para divulgar os estudos estratégicos, relatórios e indicadores da instituição junto à administração e sociedade em geral;

4.  Planejar, propor e colaborar com planos, programas e projetos estratégicos para o desenvolvimento da Universidade;

5.   Desenvolver, analisar e disponibilizar indicadores de desempenho para Universidade;

6.  Assessorar a Pró-reitoria no desenvolvimento de projetos e na coleta de dados, organização e gestão das informações necessárias para tomada de decisão;

7.   Monitorar, em conjunto com a PROEG, informações sobre os Egressos da Instituição;

8.   Auxiliar na elaboração, divulgação e monitoramento do Plano de Logística Sustentável (PLS);

9.   Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.


Gerência de Avaliação Institucional

E-mail: gai.proplan@ufmt.br

Telefone: (65) 3313-7193


Atribuições:

1.  Sistematizar e analisar as informações do Relatório de Avaliação Externa dos cursos de graduação presencial e a distância;

2.  Sistematizar e analisar as informações do Relatório de Avaliação Externa de Recredenciamento Institucional;

3.      Sistematizar e analisar os relatórios do ENADE;

4.     Elaborar relatórios sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior (ENADE, IDD, CPC e IGC) e conceitos de Cursos de Graduação;

5.      Analisar a síntese dos relatórios de autoavaliação dos cursos de graduação;

6.      Contribuir na elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional;

7.      Participar da equipe de elaboração do PPI e PDI Institucional;

8.      Contribuir na elaboração do aditamento do PDI;

9.      Colaborar na elaboração do Relato Institucional da UFMT;

10.  Promover estudos e análise, visando o fornecimento de subsídios para a continuidade, aperfeiçoamento e modificação das políticas de avaliação institucional;

11. Levantar, junto as unidades da Universidade, dados e informações que subsidiem o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento das Unidades Acadêmicas – PDUA;

12.  Participar do Grupo de Trabalho do Recredenciamento Institucional;

13.  Conferir suporte à Comissão Própria de Avaliação no estudo e levantamento de critérios para a Avaliação Institucional;

14.  Elaborar relatórios gerenciais;

15.  Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.


Coordenação de Planejamento e Orçamento

E-mail: cpo.proplan@ufmt.br

Telefone: (65) 3313-7197

 

Atribuições:

1.    Aperfeiçoar o alinhamento entre planejamento e orçamento;

2.     Analisar os aspectos econômico-orçamentário das propostas para o estabelecimento de auxílios, contratos e outros tratados desta natureza das fontes do tesouro;

3.     Integrar e participar da elaboração, acompanhamento e gestão do Plano de Desenvolvimento Institucional e outros instrumentos alinhados ao planejamento estratégico;

4.     Assessorar a Pró-Reitoria no desenvolvimento de projetos e na coleta de dados, organização e gestão das informações necessárias;

5.      Acompanhar a legislação orçamentária e analisar as repercussões econômicas e sociais decorrentes de sua aplicação;

6.      Monitorar os convênios, contratos e termos de execução descentralizadas à UFMT;

7.      Contribuir com a revisão das metodologias de distribuição de recursos da UFMT;

8.     Atuar na Comissão Mista que elabora a proposta orçamentária anual, subsidiando as discussões através do fornecimento de informações técnicas;

9.   Acompanhar a execução orçamentária da UFMT;

10.  Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.


Vinculadas à Coordenação de Planejamento e Orçamento:

 

Gerência de Orçamento

E-mail: go.proplan@ufmt.br

Telefone: (65) 3313-7106


Atribuições:


1.  Subsidiar a universidade acerca do seu orçamento, por meio de relatórios analíticos em relação à arrecadação de recursos próprio e recursos do tesouro (LOA);

2.      Auxiliar na execução orçamentária da UFMT;

3.     Elaborar estudos técnicos sobre os centros de custos da UFMT, bem como gerenciar sua implantação na universidade;

4.    Acompanhar a previsão da arrecadação da Receita Própria, em conjunto com a Gerência de Contratos e Convênios;

5.      Solicitar ao MEC, sempre que houver excesso de arrecadação, a suplementação de créditos adicionais;

6.      Efetuar junto ao MEC, o remanejamento de créditos;

7.  Elaborar relatórios de análise do desempenho orçamentário das unidades gestoras, dos programas orçamentários e da Universidade;

8.      Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.


Gerência de Planejamento

E-mail: geplan.proplan@ufmt.br

Telefone: (65) 3313-7169

 

Atribuições:


1.     Coletar, analisar, disponibilizar e monitorar indicadores de desempenho, conforme informações prestadas para órgãos internos e externos;

2.      Elaborar anualmente as Matrizes Orçamentárias da UFMT;

3.      Realizar o acompanhamento das metas físicas do orçamento;

4.      Consolidar o Relatório de Gestão e Prestação de Contas da UFMT;

5.      Atualizar a tabela de valores dos serviços prestados pelas Unidades da UFMT;

6.      Assessorar a Pró-reitoria de Planejamento – PROPLAN e a Coordenação de Planejamento e Orçamento – CPO, no planejamento anual das ações da UFMT;

7.      Monitorar o cronograma de execução das metas do PDI, através de informações prestadas pelos órgãos da administração superior;

8.      Participar da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

9.    Fornecer informações para responder a solicitações advindas de unidades internas e entidades externas (governamentais ou não);

10.  Auxiliar no planejamento anual das unidades administrativas;

11.  Monitorar o planejamento das unidades administrativas;

12. Colaborar na tomada de decisão da gestão por meio da avaliação crítica dos resultados alcançados na execução das atividades universitárias;

13.  Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.



Gerência de Contratos e Convênios

E-mail: gcc.proplan@ufmt.br

Telefone: (65) 3313-7168


 

Atribuições:


1.    Gerenciar informações sobre a vigência dos convênios, contratos, cooperação técnica, termo de execução descentralizada - TED e congêneres;

2.     Realizar análise documental dos processos que visam a contratação da Fundação de Apoio - UNISELVA;

3.  Orientar a comunidade universitária sobre os procedimentos de instruções processuais, relativos a convênios e termos de parceria, fornecendo subsídios técnicos e administrativos;

4.     O atendimento à comunidade universitária e externa, prestando informações sobre parcerias firmadas;

5.   Manter atualizado o Sistema de Convênios Interno da Instituição - SIGCONV; encaminhar para publicação o extrato referente aos instrumentos jurídicos firmados no âmbito da UFMT e organizá-los em arquivo próprio;

6.     Emitir relatórios gerenciais;

7.     Elaborar dispensa e ratificação de licitação, quando for o caso;

8.    Acompanhar recurso orçamentário e disponibilizar a dotação, referente às descentralizações feitas por outros órgãos, junto ao Sistema SIAFI;

9.     Inserir dados e acompanhar no sistema do SIMEC/MEC, os Termos de Execução Descentralizada - TED e orientar Coordenadores, quanto à instrução processual para formalização dos termos;

10.  Promover o acompanhamento dos instrumentos firmados com a Fundação de Apoio da UFMT – Fundação Uniselva, oriundos de Projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, por prazo determinado, quanto à execução do Plano de Trabalho aprovado pela Unidade Acadêmica/Administrativa solicitante, e nos casos dos instrumentos firmados diretamente entre a Fundação de Apoio e outra instituição, via Anuência Expressa, nos quais a Fundação Uniselva capta e recebe os recursos financeiros sem ingresso na Conta única do Tesouro Nacional;

11.  Emitir Portaria de designação de fiscais de contratos/convênios, e do seu substituto, para fiscalização da execução dos instrumentos jurídicos celebrados com a Fundação de Apoio e sua devida orientação, conforme legislação e Instrução Normativa vigente;

12.  Receber dos fiscais designados, os relatórios de acompanhamento e fiscalização e/ou de ocorrências (caso houver), em período semestral (ou em datas convenientes e oportunas, de acordo com a vigência do instrumento), a fim de demonstrar a execução da fiscalização e acompanhamento do instrumento jurídico durante toda sua vigência;

13.  Manter atualizado o banco de dados dos contratos e convênios firmados, de modo a contribuir para o seu eficaz acompanhamento;

14. Solicitar e acompanhar trimestralmente os recursos provenientes de ressarcimento dos Projetos executados pela Fundação Uniselva;

15.  Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.



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