PROPLAN
Planejamento
A PROPLAN planeja, executa e avalia ações do orçamento, distribui os recursos orçamentários às unidades, elabora estudos e indicadores institucionais e acompanha os contratos e congêneres.
Atribuições
Pró-Reitoria de Planejamento
E-mail: gabinete.proplan@ufmt.br
Telefone: (65) 3313-7189/7165
Atribuições
1. Cumprir
e fazer cumprir as decisões dos órgãos colegiados superiores;
2. Contribuir para a elaboração da proposta orçamentária anual, compondo e coordenando a Comissão Mista anual, que elabora e apresenta aos conselhos superiores a proposta de distribuição orçamentária;
3. Supervisionar a execução orçamentária, bem como a de projetos financiados com recursos adicionais;
4. Supervisionar os trabalhos realizados em relação aos contratos, convênios e congêneres sob responsabilidade das unidades;
5. Promover o planejamento de atividades sistematizadas, relacionadas à coleta, geração, veiculação, uso, armazenagem e recuperação de informações das diversas unidades da Universidade;
6. Supervisionar a realização dos estudos e análise de indicadores, dados e informações institucionais da UFMT;
7. Supervisionar os trabalhos realizados de atualização dos dados institucionais e as informações da UFMT;
8. Supervisionar
o monitoramento dos programas permanentes de avaliação da Universidade;
9. Constituir
comitês especiais temporários para realizar estudos de interesse da avaliação
institucional;
10. Supervisionar
a execução da política global de planejamento da Universidade;
11. Coordenar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
12. Gerenciar as atividades do Recenseador Institucional (Censo).
Estrutura da Pró-Reitoria
de Planejamento – UFMT
Chefe de Gabinete da Pró-Reitoria
E-mail: gabinete.proplan@ufmt.br
Telefone: (65) 3313-7189
Atribuições:
1.
Assistir diretamente ao Pró-Reitor de
Planejamento no âmbito de sua atuação;
2.
Assessorar o
Pró-Reitor na análise de processos e documentos oficiais;
3.
Planejar, elaborar
e organizar a agenda de trabalho do Pró-Reitor;
4.
Receber, filtrar,
controlar e encaminhar os processos da Pró-Reitoria no Sistema Eletrônico de
Informação (SEI);
5.
Acompanhar o
cumprimento de prazos e a tramitação dos processos e documentos do Gabinete;
6.
Elaborar,
encaminhar e divulgar comunicados internos e externos;
7.
Receber e
encaminhar demandas internas e externas via e-mail ou qualquer outro meio de
comunicação;
8.
Atualizar banco de
dados digitais do Gabinete;
9.
Organizar e dar
andamento às correspondências e aos documentos encaminhados ao Gabinete;
10. Revisar e encaminhar os atos administrativos e
normativos do Gabinete;
11. Elaborar e revisar Ofícios, Ofícios Circulares,
Despachos, Pareceres, Portarias, Ordens de Serviço, Relatórios, Termos de
Referência, e demais documentos a serem expedidos pelo Gabinete;
12. Operacionalizar os sistemas SISREQ e SIGSERV;
13. Cadastrar viagem, acompanhar a tramitação, e
realizar as Prestação de Contas de solicitações de diárias e passagens no SCDP;
14. Acompanhar a programação e reprogramação de férias,
dos servidores da PROPLAN, e homologar no SIAPENET;
15. Prestar atendimento ao público interno e externo,
de modo presencial, via telefone ou e-mail;
16. Atualizar o Cadastro do Espaço Físico da
Pró-Reitoria no SIEF;
17. Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.
Secretaria da Pró-Reitoria
E-mail: secretaria.proplan@ufmt.br
Telefone: (65) 3313-7165
Atribuições:
1. Realizar
atendimento ao público em geral de modo presencial, por telefone e através de
e-mails;
2. Receber,
controlar e direcionar os processos e documentos oficiais recebidos na unidade
Secretaria da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) por intermédio do Sistema
Eletrônico de Informação (SEI);
3. Orientar
o público externo e interno sobre os procedimentos administrativos em geral;
4. Monitorar
as notificações do sistema e-Aud e incluir a manifestação da PROPLAN;
5. Organizar
o arquivo físico e digital de documentos da Pró-Reitoria;
6. Controlar
os pedidos de serviços gráficos da PROPLAN;
7. Solicitar
diárias e passagens através do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens –
SCDP, como também a inclusão de prestação de contas das propostas originárias
dos servidores da PROPLAN;
8. Gerenciar
as redes sociais da Pró-Reitoria;
9. Acompanhar
o levantamento dos bens patrimoniais da PROPLAN;
10. Assessorar
o Gabinete da Pró-Reitoria, quando necessário;
11. Receber,
filtrar e distribuir as correspondências da Pró-Reitoria;
12. Redigir
e revisar Ofícios, Ofícios Circulares, Portarias, Ordens de Serviço,
Relatórios, Termos de Referência, e demais documentos a serem expedidos pela
Secretaria;
13. Encaminhar
e divulgar comunicados internos;
14. Atualizar
o banco de dados referente aos servidores da PROPLAN;
15. Organizar
e controlar arquivos da Secretaria;
16. Solicitar,
controlar e distribuir os materiais de consumo da Pró-Reitoria via Sisreq;
17. Solicitar
serviços de manutenção no Sigserv e acompanhar a execução na unidade;
18. Solicitar
serviços de manutenção de equipamentos, rede e telefonia através da Central de
Serviços da STI e acompanhar a execução na unidade;
19. Atualizar
o Cadastro do Espaço Físico da Secretaria no SIEF;
20. Acompanhar
a prestação de serviços realizados por terceiros, no âmbito de sua área de
atuação;
21. Auxiliar
na atualização do site da PROPLAN;
22. Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.
Gerência de Dados Institucionais
E-mail: gdi.proplan@ufmt.br
Telefone: (65) 3313-7196
Atribuições:
1. Coletar,
analisar a consistência e adequação dos dados Institucionais a serem informados
no Censo da Educação Superior;
2. Preencher
o Censo da Educação Superior;
3. Acompanhar
auditoria interna de dados do Censo da Educação Superior da UFMT, realizada por
verificadores de outras IFES;
4. Executar
auditoria dos dados do Censo da Educação Superior em outras IFES;
5. Cessão de dados e informações institucionais para subsidiar a elaboração de relatórios e estudos desenvolvidos pela PROPLAN;
6. Centralizar e disponibilizar, para comunidade interna, dados institucionais agregados e consolidados, de modo a manter a uniformidade das informações difundidas;
7. Disponibilizar dados institucionais agregados e consolidados, para comunidade externa, por meio do atendimento às solicitações registradas nos sistemas E-sic e Fala.br;
8. Coordenar o portal de informações da PROPLAN, afim de coletar e divulgar dados institucionais, para comunidade interna e externa;
9. Coletar e analisar os dados para estruturação de repositório de dados institucionais e sua manutenção;
10. Elaborar painéis de dados de apoio à gestão;
11. Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.
Gerência de Desenvolvimento Institucional e
Estudos Estratégicos
E-mail: gdiee.proplan@ufmt.br
Telefone: (65) 3313-7192
Atribuições:
1. Coletar, tabular e auditar dados institucionais para elaboração do Anuário Estatístico da UFMT e painéis de gráficos, visando dar suporte ao planejamento da Universidade, assim como responder demandas externas;
2. Planejar, elaborar e divulgar estudos estratégicos e relatórios gerenciais para embasar a tomada de decisão;
3. Realizar ações para divulgar os estudos estratégicos, relatórios e indicadores da instituição junto à administração e sociedade em geral;
4. Planejar, propor e colaborar com planos, programas e projetos estratégicos para o desenvolvimento da Universidade;
5. Desenvolver,
analisar e disponibilizar indicadores de desempenho para Universidade;
6. Assessorar
a Pró-reitoria no desenvolvimento de projetos e na coleta de dados, organização
e gestão das informações necessárias para tomada de decisão;
7. Monitorar,
em conjunto com a PROEG, informações sobre os Egressos da Instituição;
8. Auxiliar
na elaboração, divulgação e monitoramento do Plano de Logística Sustentável
(PLS);
9. Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.
Gerência de Avaliação Institucional
E-mail: gai.proplan@ufmt.br
Telefone: (65) 3313-7193
Atribuições:
1. Sistematizar
e analisar as informações do Relatório de Avaliação Externa dos cursos de
graduação presencial e a distância;
2. Sistematizar
e analisar as informações do Relatório de Avaliação Externa de Recredenciamento
Institucional;
3. Sistematizar
e analisar os relatórios do ENADE;
4. Elaborar
relatórios sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior (ENADE, IDD,
CPC e IGC) e conceitos de Cursos de Graduação;
5. Analisar
a síntese dos relatórios de autoavaliação dos cursos de graduação;
6. Contribuir
na elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional;
7. Participar
da equipe de elaboração do PPI e PDI Institucional;
8. Contribuir
na elaboração do aditamento do PDI;
9. Colaborar
na elaboração do Relato Institucional da UFMT;
10. Promover
estudos e análise, visando o fornecimento de subsídios para a continuidade,
aperfeiçoamento e modificação das políticas de avaliação institucional;
11. Levantar,
junto as unidades da Universidade, dados e informações que subsidiem o processo
de elaboração do Plano de Desenvolvimento das Unidades Acadêmicas – PDUA;
12. Participar
do Grupo de Trabalho do Recredenciamento Institucional;
13. Conferir
suporte à Comissão Própria de Avaliação no estudo e levantamento de critérios
para a Avaliação Institucional;
14. Elaborar
relatórios gerenciais;
15. Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.
Coordenação de Planejamento e Orçamento
E-mail: cpo.proplan@ufmt.br
Telefone: (65)
3313-7197
Atribuições:
1. Aperfeiçoar
o alinhamento entre planejamento e orçamento;
2. Analisar
os aspectos econômico-orçamentário das propostas para o estabelecimento de
auxílios, contratos e outros tratados desta natureza das fontes do tesouro;
3. Integrar
e participar da elaboração, acompanhamento e gestão do Plano de Desenvolvimento
Institucional e outros instrumentos alinhados ao planejamento estratégico;
4. Assessorar
a Pró-Reitoria no desenvolvimento de projetos e na coleta de dados, organização
e gestão das informações necessárias;
5. Acompanhar
a legislação orçamentária e analisar as repercussões econômicas e sociais
decorrentes de sua aplicação;
6. Monitorar
os convênios, contratos e termos de execução descentralizadas à UFMT;
7. Contribuir
com a revisão das metodologias de distribuição de recursos da UFMT;
8. Atuar
na Comissão Mista que elabora a proposta orçamentária anual, subsidiando as
discussões através do fornecimento de informações técnicas;
9. Acompanhar
a execução orçamentária da UFMT;
10. Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.
Vinculadas à Coordenação de Planejamento e
Orçamento:
Gerência de Orçamento
E-mail: go.proplan@ufmt.br
Telefone: (65) 3313-7106
Atribuições:
1. Subsidiar
a universidade acerca do seu orçamento, por meio de relatórios analíticos em
relação à arrecadação de recursos próprio e recursos do tesouro (LOA);
2. Auxiliar
na execução orçamentária da UFMT;
3. Elaborar
estudos técnicos sobre os centros de custos da UFMT, bem como gerenciar sua
implantação na universidade;
4. Acompanhar
a previsão da arrecadação da Receita Própria, em conjunto com a Gerência de
Contratos e Convênios;
5. Solicitar
ao MEC, sempre que houver excesso de arrecadação, a suplementação de créditos
adicionais;
6. Efetuar
junto ao MEC, o remanejamento de créditos;
7. Elaborar
relatórios de análise do desempenho orçamentário das unidades gestoras, dos
programas orçamentários e da Universidade;
8. Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.
Gerência
de Planejamento
E-mail: geplan.proplan@ufmt.br
Telefone: (65) 3313-7169
Atribuições:
1. Coletar,
analisar, disponibilizar e monitorar indicadores de desempenho, conforme
informações prestadas para órgãos internos e externos;
2. Elaborar
anualmente as Matrizes Orçamentárias da UFMT;
3. Realizar
o acompanhamento das metas físicas do orçamento;
4. Consolidar
o Relatório de Gestão e Prestação de Contas da UFMT;
5. Atualizar
a tabela de valores dos serviços prestados pelas Unidades da UFMT;
6. Assessorar
a Pró-reitoria de Planejamento – PROPLAN e a Coordenação de Planejamento e
Orçamento – CPO, no planejamento anual das ações da UFMT;
7. Monitorar
o cronograma de execução das metas do PDI, através de informações prestadas
pelos órgãos da administração superior;
8. Participar
da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
9. Fornecer
informações para responder a solicitações advindas de unidades internas e
entidades externas (governamentais ou não);
10. Auxiliar
no planejamento anual das unidades administrativas;
11. Monitorar
o planejamento das unidades administrativas;
12. Colaborar
na tomada de decisão da gestão por meio da avaliação crítica dos resultados
alcançados na execução das atividades universitárias;
13. Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.
Gerência de Contratos e Convênios
E-mail: gcc.proplan@ufmt.br
Telefone: (65) 3313-7168
Atribuições:
1. Gerenciar
informações sobre a vigência dos convênios, contratos, cooperação técnica,
termo de execução descentralizada - TED e congêneres;
2. Realizar
análise documental dos processos que visam a contratação da Fundação de Apoio -
UNISELVA;
3. Orientar
a comunidade universitária sobre os procedimentos de instruções processuais,
relativos a convênios e termos de parceria, fornecendo subsídios técnicos e
administrativos;
4. O atendimento à comunidade universitária e externa, prestando informações sobre parcerias firmadas;
5. Manter atualizado o Sistema de Convênios Interno da Instituição - SIGCONV; encaminhar para publicação o extrato referente aos instrumentos jurídicos firmados no âmbito da UFMT e organizá-los em arquivo próprio;
6. Emitir
relatórios gerenciais;
7. Elaborar
dispensa e ratificação de licitação, quando for o caso;
8. Acompanhar
recurso orçamentário e disponibilizar a dotação, referente às descentralizações
feitas por outros órgãos, junto ao Sistema SIAFI;
9. Inserir
dados e acompanhar no sistema do SIMEC/MEC, os Termos de Execução
Descentralizada - TED e orientar Coordenadores, quanto à instrução processual
para formalização dos termos;
10. Promover
o acompanhamento dos instrumentos firmados com a Fundação de Apoio da UFMT –
Fundação Uniselva, oriundos de Projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão,
desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação,
por prazo determinado, quanto à execução do Plano de Trabalho aprovado pela
Unidade Acadêmica/Administrativa solicitante, e nos casos dos instrumentos
firmados diretamente entre a Fundação de Apoio e outra instituição, via
Anuência Expressa, nos quais a Fundação Uniselva capta e recebe os recursos
financeiros sem ingresso na Conta única do Tesouro Nacional;
11. Emitir
Portaria de designação de fiscais de contratos/convênios, e do seu substituto,
para fiscalização da execução dos instrumentos jurídicos celebrados com a
Fundação de Apoio e sua devida orientação, conforme legislação e Instrução
Normativa vigente;
12. Receber
dos fiscais designados, os relatórios de acompanhamento e fiscalização e/ou de
ocorrências (caso houver), em período semestral (ou em datas convenientes e
oportunas, de acordo com a vigência do instrumento), a fim de demonstrar a
execução da fiscalização e acompanhamento do instrumento jurídico durante toda
sua vigência;
13. Manter
atualizado o banco de dados dos contratos e convênios firmados, de modo a
contribuir para o seu eficaz acompanhamento;
14. Solicitar e acompanhar trimestralmente os recursos provenientes de ressarcimento dos Projetos executados pela Fundação Uniselva;
15. Receber e controlar os bens patrimoniais do setor no SGBP.