Laboratório de Tecnologia Aplicada ao Ensino Médico

 

Laboratório de Tecnologia Aplicada ao Ensino Médico - LATEM

Supervisor Prof. Dr. Flávio Silva Tampelini

O projeto Medicina Virtual se subdivide em cinco subprojetos. O projeto inicial, já em desenvolvimento, são as videoaulas acadêmicas, voltadas para a área da saúde. Essa ação contribui para o desenvolvimento de novas ferramentas, novas metodologias para facilitar o processo de ensino-aprendizagem nos diferentes cursos de gradução em saúde. O segundo diz respeito à produção de videoaulas educativas para a comunidade em geral. O objetivo é discutir temas atuais de interesse público, de modo claro, objetivo, de fácil compreensão para o leigo. Os temas girarão em torno de informativos de cuidados de higiene e saúde, doenças diversas, orientação sexual para jovens, entre outros. O terceiro subprojeto, já em andamento, será voltado à produção de podcasts sobre doenças e questões diversas voltadas à saúde gravadas por colaboradores convidados e temas das diferentes disciplinas que constituem o ciclo básico dos mais variados cursos da área da saúde. O quarto subprojeto refere-se à criação de um Atlas de Anatomia em 3D e em 2D. Esse recurso será disponibilizado em um site hospedado na STI, mas vinculado à Faculdade de Medicina. Por fim, realizaremos, em parceria com a TV universitária, a produção de um documentário sobre o corpo humano com informações e curiosidades acerca do funcionamento do nosso corpo. Todas essas ações visam desenvolver ferramentas educacionais complementares, facilicitando o processo de ensino e aprendizadem. Ademais, o projeto tem por objetivo produzir material com informações relevantes em saúde para toda a comunidade.

O perfil do aluno mudou. A forma com que a sociedade busca informações também. Essa nova realidade, associada à inequívoca influência dos meios de comunicação na construção e formatação dos sujeitos, assim como a velocidade das transformações sociais e comportamentais, nos levaram a rever o processo ensino-aprendizagem nos diferentes cursos da área da saúde e na forma de transmissão de conhecimentos para a população em geral. Nesse quadro, compreendemos que no exercício da docência o professor deve pensar em estratégias pedagógicas capazes de tornar a disciplina ministrada mais atrativa. Foi pensando dessa forma que desenvolvemos o projeto Medicina Virtual Na vida cotidiana, hoje, os alunos e a população em geral utilizam muito redes sociais, blogs, sites, wikis, youtube, podcasts, entre outros meios de comunicação. É acertado pensar que a utilização dessas mesmas formas de comunicação por parte dos docentes é muito bem-vinda. A estratégia da videoaula que adotamos entra nesse contexto. Tal prática pedagógica é importante devido ao fato de que os alunos não conseguem mais ficar quatro horas sentados ouvindo o professor em sala de aula, sem nenhuma atratividade. Ademais, esse recurso oportuniza ao aluno ver a matéria onde e quando ele quiser. Diversos estudos relacionam o uso da tecnologia em diferentes plataformas didático-pedagógica como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Muito embora nada supere o contato físico com o professor dentro da sala de aula, a existência de outros recursos que podem ser utilizados à distância são muito importantes nesse contexto atual. Nesse contexto, a aula teórica tradicional não é excluída, mas sim associada a outras estratégias de ensino, como videoaula, podcast, Atlas virtuais, entre outras, entram nesse rol para contribuir no processo ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS GERAIS - Produzir material didático-pedagógico como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Produzir videoaulas com temas de diferentes disciplinas da área da saúde; - Produzir videoaulas educativas para a comunidade, de modo claro, objetivo e de fácil compreensão para o leigo, discutindo temas atuais de interesse público; - Criação de podcasts sobre doenças e questões diversas voltadas à saúde; - Elaborar um atlas 2D e 3D de Anatomia Humana para manutenção do acervo anatômico, mesmo com a escassez de material cadavérico; - Desenvolver mini-documentários sobre o corpo humano com informações de saúde para a comunidade em geral.

Todas as etapas de produção das videoaulas (gravação, edição, efeitos especiais, finalização e renderização), podcasts, atlas 3D e 2D serão realizadas no Laboratório de Tecnologia Aplicada ao Ensino Médico (LATEM) da Faculdade de Medicina da UFMT. Esse laboratório dispõe de câmeras e sistema de microfonia profissionais, computadores de alta performance, software profissional para edição de vídeo, criação de efeitos especiais e tratamento de áudio. Ademais, para aprodução do atlas em 3D e 2D será utilzado o laboratório de Anatomia Humana. A A produção dos mini-documentários sobre o corpo humano será realizada no estúdio de gravação da TV universitária e no Laboratório de Tecnologia Aplicada ao Ensino Médico.

As videoaulas serão divulgadas no canal do YouTube da Faculdade de Medicina - já criado. A avaliação do desempenho das aulas será realizada pelo número de visualizações das aulas e comentários acerca de cada aula. Ademais, nesse tipo de plataforma, é possível medir avaliar o impacto e abrangência que os materias disponibilizados atingiram, como número de seguidores no canal, regiões do Brasil e do Mundo que visualizaram os vídeos e o tempo de permanência em cada vídeo. Os podcasts serão distribuídos em plataformas de streaming (google podcast, apple podcast, spotify) e aComo forma de distribuição do material produzido e sua respectiva avaliação também será realizada pelo número de visualizações. O altas em 3D e 2D e os mini documentários serão hospedados em um site institucional e as respectivas avaliações ocorrerão pelo número de acessos e visualizações dos materias As produções desses diferentes tipo de conteúdo ainda é incipiente em nosso meio acadêmico, portanto, um método de avaliação mais precisa do projeto só será possível com a experiência adquirida ao desenvolver o projeto.

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