Laboratório de Anatomia


Laboratório de Anatomia

Supervisor: Prof. Dr. Flávio Silva Tampelini

 

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA


1 INTRODUÇÃO

 

O Laboratório de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso, objetiva permitir a promoção de aulas práticas a nível de Graduação e Pós-Graduação bem como permitir a execução de projetos de extensão de alunos dos diferentes cursos atendidos em seu espaço: Medicina, Nutrição, Educação Física e Enfermagem, visando à aquisição de conhecimento.

 

2 OBJETIVOS

 

O Laboratório de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso tem como objetivo atender as práticas de ensino, contribuir para a pesquisa científica e dar suporte às atividades de extensão.

 

3 FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO

 

O laboratório está disponível para o uso da comunidade acadêmica das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30hs de segunda à sexta-feira. No período noturno, das 17:30 às 22:00hs e aos sábados de 7:30 às 11:10, somente será permitida a abertura com a presença de monitores ou professor responsável. Semestralmente o supervisor de área elabora, juntamente com os docentes que utilizam o espaço, uma planilha com horários de aulas regulares, monitorias, projetos de pesquisa e extensão. Visto a necessidade e a disponibilidade o espaço poderá ser utilizado ainda por outros interessados mediante a solicitação ao responsável pelo laboratório. Para a utilização do laboratório em outras atividades de ensino, pesquisa e extensão o interessado deve encaminhar uma solicitação com data, período e atividade a ser desenvolvida ao supervisor de área do laboratório. Para a realização de aulas práticas e visitas monitoradas é recomendado, no máximo, a presença de 40 alunos por turma. A divisão de turmas é imprescindível, tanto pelo aspecto pedagógico, como por questão de segurança. Todas as atividades práticas de laboratório devem ser antecipadamente planejadas e agendadas com o responsável pelo laboratório. Os alunos em aula prática só deverão ter acesso ao laboratório com a presença do professor da disciplina ou do técnico, devendo o responsável permanecer com os alunos durante todo o período de desenvolvimento das atividades. Atividades práticas de monitoria devem ser supervisionadas pelo professor responsável da disciplina. É atribuição do professor organizar horários de monitoria para que estes não atrapalhem as atividades regulares de ensino. O monitor deve de ser pontual, assíduo e responsável pela organização e limpeza do laboratório nos períodos de monitoria. O aluno monitor deverá relatar suas experiências durante as monitorias ao professor que deverá orientar a conduta do monitor. E expressamente proibido ceder a qualquer aluno as chaves do laboratório. Os alunos autorizados pelo responsável pelo laboratório poderão fazer a retirada da chave do laboratório com os técnicos responsáveis pelo controle das mesmas. Toda e qualquer alteração percebida no interior do laboratório, deverá ser informada ao supervisor do laboratório, ao professor ou ao técnico responsável; sempre que o aluno detectar quaisquer anomalias ele deverá avisar o professor ou técnico.

 

4 GERAIS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS: USO DE QUÍMICOS E MATERIAL PERFUROCORTANTE

 

4.1 Segurança no ambiente do laboratório de Anatomia Humana e Comparativa. As regras e conselhos gerais para o desenvolvimento de um trabalho experimental seguro, estão principalmente relacionadas com a organização. Isso significa que o tempo dedicado à organização racional das atividades desenvolvidas no laboratório irá contribuir na prevenção de riscos químicos, biológicos e de acidentes com a manipulação de aparelhos.

As seguintes regras devem ser respeitadas:

Evite permanecer ou executar um experimento sozinho, pois em caso de acidente, pode haver dificuldade em obter ajuda;

A prática de atividades ou experimentos perigosos ou que exijam mais cautela não devem ser executados fora do horário de trabalho, pelo mesmo motivo exposto no item acima;

Organize seu local de trabalho previamente prevendo o espaço físico e a utilização de equipamentos e materiais;

Sempre usar dentro do laboratório avental, sapatos fechados e calça comprida. Quando for necessário usar luvas, óculos de segurança, protetor auricular, máscara, etc.

O uso de avental limpo é obrigatório no ambiente do laboratório. Com o mesmo rigor, é proibido o uso de aventais fora dos laboratórios como, por exemplo, em gabinetes, anfiteatros, salas de reuniões, sanitários, sala de lazer, etc.;

Não fume, não se alimente ou beba no laboratório;

Luvas devem ser utilizadas para proteger as mãos. Portanto, remova-as para tocar em portas, maçanetas, livros e cadernos, telefone, pia, material anatômico sintético, etc.;

Nunca jogue na pia ou no lixo comum:

Produtos que reagem fortemente com a água,

Produtos tóxicos (ex.: fenol, solventes clorados, formol),

Produtos inflamáveis (ex.: álcool),

Produtos pouco biodegradáveis;

Produtos biológicos (fragmentos de material anatômico, potencialmente patogênicos) que não tenham sofrido o processamento devido (autoclavagem, desinfecção, inativação);

 

4.2 Produtos e Reagentes Químicos

 

Misturas contendo: glicerina, formaldeído, peróxido de hidrogênio, ácidos, álcool ou outros químicos, deverão ser descartados nos próprios laboratórios em frascos apropriadas. Os frascos deverão ser retornados aos laboratórios, lavadas com etanol e água corrente antes de serem descartadas, ou serem reutilizadas como desprezadores de solventes.

 

4.3 Material Pontiagudo ou Cortante

 

Todo material pontiagudo ou cortante como, por exemplo, lâminas de bisturi, agulhas, estiletes, alfinetes, etc, deverão ser desprezados em caixas de perfuro cortantes específicas e devidamente identificadas. Este frasco deverá ser identificado, mantido fechado e descartado no lixo específico, com a devida identificação, somente quando estiver completamente cheio.

 

4.4 Considerações gerais sobre a segurança para os riscos biológicos:

Conhecimento da Legislação Brasileira de Biossegurança, especialmente das Normas de Biossegurança emitidas pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Estas regras podem ser encontradas no site www.ctnbio.gov.br.

O conhecimento dos riscos pelo manipulador;

A formação e informação das pessoas envolvidas, principalmente no que se refere à maneira como essa contaminação pode ocorrer, o que implica no conhecimento amplo do microrganismo ou vetor com o qual se trabalha;

O respeito das Regras Gerais de Segurança e ainda a realização das medidas de proteção individual;

Uso de avental;

Uso de luvas descartáveis (elou lavagem das mãos antes e após a manipulação);

Máscara e óculos de proteção (para evitar aerossóis ou projeções nos olhos);

 

5 REGRAS GERAIS PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO

 

O ambiente do Laboratório de Anatomia requer o máximo de respeito, disciplina e serenidade de atitudes, condizentes com a natureza do material de estudo: cadáveres humanos. O estudante deve utilizar as peças anatômicas e os ossos com cuidado, respeito e dignidade.

 

5.1 Indumentária Apropriada

 

Avental (jaleco) branco de mangas compridas, longos até os joelhos.

Calça comprida.

Sapato fechado.

Óculos de segurança (quando necessário). - Luvas (quando necessário).

 

5.2 Indumentária Proibida

 

Bermuda, short ou saia.

Sandália, Chinelo, Sapato aberto.

 

5.3 Hábitos Individuais

 

Lavar as mãos antes e depois de procedimentos e estudos.

Lavar as mãos antes de sair do laboratório.

Conhecer a localização e os tipos de extintores de incêndio no laboratório.

Conhecer a localização das saídas de emergências.

Manter a organização e limpeza durante todo o tempo em que permanecer no local. -Permanecer em silêncio para o bom andamento da aula. Evitar conversas desnecessárias.

Não fumar.

Não comer.

Não correr.

Não beber.

Não se sentar ou se debruçar na bancada.

Não sentar no chão ou na bancada.

Não usar cabelo comprido solto.

Coopere com a organização e limpeza do Laboratório. Cada grupo de alunos de uma mesa é responsável pela limpeza e conservação de seu material (pia, instrumental, mesa, bancadas e outros).

Os usuários não deverão deixar o laboratório sem antes se certificarem de que os equipamentos, bancadas, ferramentas e utensílios estejam em perfeita ordem, realizando a limpeza e a desinfecção da bancada e utensílios utilizados e esterilização de materiais quando recomendado e guardando-os em seus devidos lugares, de forma organizada.

 

5.4 Especificidades do uso do Laboratório de Anatomia Humana

 

É expressamente proibido no Laboratório de Anatomia tirar fotografias e permitir a entrada de pessoas estranhas no recinto.

Não é permitido utilizar as peças anatômicas em qualquer outro recinto da Universidade que não seja o Laboratório de Anatomia, muito menos fora dela.

Somente será permitida a entrada no Laboratório de Anatomia de alunos devidamente trajados.

É proibido o uso de celulares, smartphones, rádio, iPod, mp3, tablete, iPad, gravadores e similares no recinto do Laboratório, principalmente em dias de avaliação.

Devido às características do Laboratório de Anatomia procure falar baixo como sinal de respeito.

Não grite, assovie ou cantarole. - O respeito é indispensável.

 

6 MANUTENÇÃO DO LABORATÓRIO E USO DOS RECURSOS

 

A limpeza do laboratório (estrutura física — pisos, paredes, janelas) é realizada pela equipe de limpeza do Campus (equipe terceirizada), sendo a limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados nas aulas práticas e atividades de pesquisa e extensão de responsabilidade dos alunos e técnicos de laboratório com supervisão e orientação dos docentes. E vetado o transporte de equipamentos, utensílios e material anatômico do laboratório sem a autorização dos responsáveis; a conservação dos mesmos é de fundamental importância para o estudo dos demais alunos. Os usuários dos laboratórios deverão conferir todas as especificações sobre os equipamentos utilizados antes do uso.

 

7 INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

Os acidentes de trabalho ocorridos com funcionários nas dependências dos laboratórios devem ser obrigatoriamente comunicados ao setor encarregado. Em caso de acidente grave, não remover a vítima. Estas normas (gerais e específicas) devem ter ampla divulgação junto à comunidade acadêmica e devem estar afixadas para consulta nas dependências dos respectivos laboratórios.

Bombeiros (193). SAMU (132).


Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30