IGHD
Instituto de Geografia, História e Documentação
O IGHD é um instituto verticalmente constituído por três Programas de Pós-Graduação em nível Mestrado e outros três de Doutorado, quatro cursos de Graduação, com seus mais de 900 estudantes.
ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DE CONGREGAÇÃO - 31/07/2025
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
DIRETORIA DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO
Ata de Reunião
Processo nº 23108.022277/2025-57
ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA CONGREGAÇÃO DE INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO. No dia 31 de julho de 2025 estiveram reunidos às 14h00min de forma presencial na sala 76 – Direção do IGHD os membros da Congregação do IGHD: 1. Cleberson Ribeiro de Jesuz – Direção do IGHD; 2. Caroline Garcia Mendes - Coordenação do Curso de História; 3. Juliana Costa- Representante do Centro Acadêmico de História; 4. Ary Albuquerque Cavalcanti Junior - Coordenação ProfHistória – UFMT; 5. Patrícia Christan - Coordenação de Curso Geografia Bacharelado; 6. Vagner Paz Mengue - Chefia de Departamento de Geografia; 7. Márcia Alves Soares da Silva - Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia; 8. Anderson Roberti dos Reis – Chefia de Departamento de História; 9. Juliana Cristina da Rosa, coordenadora do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos – NERU; 10. Rodrigo Marques - Coordenação de Curso Geografia Licenciatura; 11. Elza Tainá da Paixão Rocha - Representante do Centro Acadêmico de Geografia. A Direção trouxe os seguintes informes: 1. Informes. 1.1. Processo nº 23108.054275/2025-27. OFÍCIO Nº046/2025 - UEE-MT/REITORIA_UFMT_CUC Cuiabá- MT, 24 de junho de 2025. A Senhora, Exma. Profa. Dra. Marluce Aparecida Souza e Silva Magnífica Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso Assunto: Solicitação de viabilização de cedência de salas ociosas e sem uso funcional. No tempo em que cumprimento cordialmente, a União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (UEE-MT), entidade filiada à União Nacional dos Estudantes (UNE), enquanto representatividade máxima dos estudantes de ensino superior do estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições contidas em seu estatuto social e devidamente registrada, juntamente da União Nacional dos Estudantes (UNE), enquanto representatividade máxima de todos os estudantes universitários do brasil. Por conseguinte, a UEE-MT, gestão Biênio 2023/2025, no uso de suas atribuições conforme o Capítulo I, Artigo 1o do estatuto da UEE-MT: “A União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária, livre e independente dos órgãos públicos e governamentais, entidade máxima de representação de todos os estudantes de graduação das instituições de ensino superior do Estado de Mato Grosso.” Tendo em vista a necessidade histórica do movimento estudantil organizado ter travado diversas lutas e conquistas para os estudantes brasileiros, tais como o REUNI, POLÍTICA DE COTAS, PNAES, FUNDEB, ROYALTIES DO PETRÓLEO. Tendo em vista que o movimento estudantil organizado é uma organização livre e sem financiamento próprio e de qualquer fonte que seja, sendo dependente de contribuições de seus membros pares e demais contribuições da sociedade. Tendo em vista a necessidade de termos um local físico para a guarda, gestão e disponibilização do acervo da UEE-MT a todos os estudantes Mato-Grossenses. Tendo em vista que o estado de Mato Grosso historicamente apresenta desafios contínuos para os estudantes de toda a rede de ensino, com ataques no orçamento, flexibilizações prejudiciais, sucateamento de prédios e falta de investimento em pesquisa. Tendo em vista as reuniões realizadas junto à esta Reitora Profa. Dra. Marluce e a Pró-Reitora da PRAE, a Profa. Dra. Liliane Capil, onde as mesmas informaram a existência de salas sem utilização eficaz e ociosas na UFMT. Viemos por meio deste, solicitar junto a direção do instituto a viabilização da cedência de salas ou espaços disponíveis para a instalação da SEDE DAS ENTIDADES ESTUDANTIS EM MATO GROSSO (UEE-MT/UNE/UBES/AMES-MT), tal viabilidade foi apontada por parte da Pró-reitoria da UFMT, onde apontou possuir salas no ICHS, FACC, IE, IL, FCA, IGHD, FAAZ, FENF, BLOCOS ADMINISTRATIVOS, ANTIGO BANCO SICOOB, ANTIGAS INSTALAÇÕES PRAE/PROCEV, CENTRO CULTURAL. Ainda em tempo, destacamos que essa parceria será de grande feito e histórica para os estudantes Mato-Grossenses, tendo em vista que os mesmos terão uma sede física para apresentarem suas demandas e também utilizarem do mesmo para estudos e demais atividades pertinentes ao uso. Sem mais, renovamos nossos protestos de estima e elevada consideração e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos através do telefone (65) 99236-9821 (Antônio - Diretor da UNE em Mato Grosso) A juventude de Mato Grosso tem uma entidade que luta por ela! A UEE-MT é feita por estudantes, para estudantes. “Organizar para transformar. Lutar para conquistar!” Atenciosamente, Documento 8135459. Despacho Processo nº 23108.054275/2025-27 Interessado: ANTÔNIO HENRIQUE MARQUES SAKAGUTI, Chefia de Gabinete da Reitoria da UFMT Prezados, Ao cumprimentá-los, a Direção do IGHD, em resposta ao Despacho 8129368 informa que atualmente não há salas ociosas ou sem uso que possam ser cedidas ao pleito levantado. E, em tempo, solicita mediante ao apontado nos documentos 8090861 e 8090862 caso haja este relatório levantado pelas Pró-reitorias sobre salas sem uso, pois, uma das nossas maiores demandas atualmente é espaço físico capaz de atender as demandas emergentes como atendimento ao PIBID, laboratórios, Núcleos, Espaço de CAs e Atléticas e Copa. 1.2. Ofício no 71/2025/PROAD - CGA - GLA/UFMT Cuiabá, 22 de julho de 2025.Às Unidades Acadêmicas e Administrativas Assunto: Fornecimento de Água Mineral. Senhores, 1. Informamos que, em cumprimento a liminar concedida (23108.047178/2025-88) e Parecer de Força Executória (n. 00371/2025/EATE-ADM/EADM1 (8169092), o fornecimento de garrafões de água mineral pela empresa FINÍSSIMA ÁGUAS MINERAIS LTDA CNPJ/MF No 13.332.212/0001-18 foi tornado sem efeito. A partir desta data, o serviço será realizado exclusivamente pela empresa IMPÉRIO FRUTAS COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA CNPJ: 40.812.830/0001-38. a) Medidas Temporárias para Regularização Enquanto o processo de transição é concluído administrativamente, solicitamos que: Todas as requisições de garrafões de água sejam encaminhadas exclusivamente por e-mail: gla.proadi@ufmt.brIncluir no assunto: "Solicitação de àgua – [Nome da Unidade]" Especificar: quantidade necessária, local de entrega (prédio/sala) e contato do responsável. b) Prazos e Prioridades: As demandas serão atendidas conforme a ordem de chegada e disponibilidade. Em caso de urgência, destacar no e-mail a expressão "PRIORIDADE". c) Validade: Este procedimento será mantido até a total regularização do contrato e ajuste logístico, com comunicação prévia sobre o retorno ao fluxo padrão.2. Dúvidas ou irregularidades no atendimento devem ser reportadas ao mesmo e-mail (gla.proadi@ufmt.br) ou whatsapp 65 3313-7256. 3. Em tempo, solicitamos ampla divulgação entre as unidades. 4. Agradecemos pela compreensão e colaboração durante este período de adaptação. Atenciosamente. 1.3. Notificação - Processo no 23108.059504/2025-08 Às unidades do Instituto de Geografia, História e Documentação e o Instituto de Ciências, Humanas e Sociais, Os Institutos de Geografia, História e Documentação (IGHD) e de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) têm desenvolvido, de forma articulada, um conjunto de ações voltadas à melhoria das condições infraestruturais, administrativas e de convivência em seus espaços comuns. Essas iniciativas fazem parte de um planejamento mais amplo, que visa qualificar o ambiente acadêmico e promover o bem-estar da comunidade universitária. Entre as medidas propostas, destaca-se a reorganização do espaço do saguão principal, com vistas à criação de uma área adequada e própria para a fixação das placas de formatura dos cursos pertencentes aos dois institutos. Essa readequação tem como objetivo não apenas preservar a memória institucional e o reconhecimento das trajetórias formativas dos egressos, mas também garantir a valorização simbólica desses registros históricos no contexto universitário. Considerando a necessidade de reformulação do ambiente, a fixação definitiva das placas será precedida, neste primeiro momento, de sua retirada provisória. As peças serão cuidadosamente armazenadas em local seguro e apropriado, sob responsabilidade dos institutos, até que se conclua o projeto do memorial definitivo — espaço este que será concebido com critérios estéticos, funcionais e patrimoniais. A iniciativa reforça o compromisso do IGHD e do ICHS com a preservação da história acadêmica e com o respeito à memória coletiva, ao mesmo tempo em que reafirma o papel da universidade como espaço de permanência, pertencimento e reconhecimento. 1.4. Dedetização do Bloco – 23 de julho de 2025. Cobertura de uma média de 90% das salas dedetizadas. 1.5. Processo nº 23108.056140/2025-04: Desfazimento dos bens patrimoniados e não patrimoniados nos dias 17, 18 e 21 de julho de 2025. 1.6. Casos de assédio/ataques nos espaços do IGHD/ICHS. 1.7. Processo nº 23108.063721/2025-94: Ofício-Circular nº 4/2025/PROAD - CGA - GLA/UFMT Cuiabá, 30 de julho de 2025. Às Unidades Administrativas e Acadêmicas Assunto: Novo Cronograma de Entrega de Água Mineral. Senhores, 1. Informamos que, a partir da presente data, as entregas de água mineral no campus serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, com início às 7h30. 2. A medida visa garantir o abastecimento regular e organizado de água para todos os setores, contribuindo para o pleno funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas. 3. Informamos ainda que, no Processo nº 23108.063704/2025-57, está sendo realizado levantamento para avaliar a demanda de aumento na quantidade de vasilhames de cada unidade. Caso sua unidade necessite de ajustes na quantidade atual, deve-se formalizar a demanda até o dia 04/08/2025. 4. Solicitamos a colaboração de todos para que os recipientes vazios sejam disponibilizados nos locais previamente combinados, facilitando a reposição. Contamos com a compreensão de todos neste momento de transição de contrato, visando a adaptação às novas rotinas e a garantia do serviço sem interrupções. 5. Para eventuais dúvidas ou ajustes, favor entrar em contato com o setor pelo e-mail gla.proadi@ufmt.br ou telefone/whatsapp 65 3313-7256. 6. Agradecemos pela atenção e compreensão. Atenciosamente. 1.8. A discente Elza Tainá informou sobre os dados da reunião entre os CAs e DCE com a Reitoria da UFMT sobre os problemas de segurança no campus Cuiabá “Na data 31 de julho de 2025, a atual Magnífica Reitora Professora Marluce, convocou uma reunião às 8:30 com os representantes discentes da UFMT - SEDE com o objetivo de escutar, debater e buscar soluções para as questões de assédio, insegurança e violência, vividos no atual momento pelos alunos desta Universidade. Dentro desse espaço foram levantadas as seguintes posições da tal: 1- A situação de violência é um cenário enfrentado de forma geral por várias universidades e vem sendo um grande desafio para os reitores buscarem maneiras eficazes de combater esse cenário. 2- Uma das ações que a reitora já efetivou foi a criação da Secretaria de Direitos Humanos, para que possa ser um meio de respaldo dentro da universidade para as vítimas, tendo a presença de pessoas capacitadas para lidarem com os casos, como psicólogos e advogados, a secretaria ainda está se estruturando para poder receber os alunos da melhor maneira possível.3- Foi feito o aumento da rotatividade do ligeirão para melhor atender e trazer mais segurança aos alunos, antes seu horário final era até às 22:00h, desde a data de ontem (30/07/2025) seu horário foi para ás 22:30, visando trazer mais segurança aos alunos do período noturno no final das aulas. 4- Foi aceito pela reitoria a reivindicação dos estudantes e moradores da CEU, a instalação de cercas elétricas, para melhor segurança dos alunos moradores, que estão extremamente inseguros por conta dos últimos acontecimentos próximos da casa.5- A reitora está trabalhando para que a comunicação entre a segurança e os alunos seja rápida e efetiva. Inspirada no botão do pânico instalado na UNB se desenvolve um projeto de aplicativo que seja utilizado pelos alunos, para pedir ajuda em qualquer situação de risco, na qual o sistema funcione apenas dentro do campus universitário. 6- Buscar métodos para melhorar a comunicação entre a administração e a comunidade acadêmica. 7- Foi compreendido pela tal os desafios vividos pelos alunos com a atual segurança presente no campus, e se propôs a busca por mudanças dentro das possibilidades administrativas. 8- Foi lida e assinada uma carta de compromisso pela reitora que foi estruturada pelos representantes discentes.”. 2. Processos. 2.1. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 8107296: Ad Referendum 33. A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum o pedido de colação de grau extemporânea (processo 23108.053761/2025-28) da discente Caroline do Espírito Santo Rangel (RGA 2020211223006), conforme aponta o Despacho 8105522 do Processo SEI nº 23108.053761/2025-28. O pleno da Congregação aprovou o processo em tela. 2.2. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 8107296: Ad Referendum 34. A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum aprova as alterações solicitadas no Processo SEI n° 23108.056372/2025-54 referente a disciplina Geografia Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. O pleno da Congregação aprovou o processo em tela. 2.3. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 8107296: Ad Referendum 35. A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum o pedido de colação de grau extemporânea (processo 23108.058018/2025-64) da discente João Vitor Santos Oliveira (RGA 202111234023), conforme aponta o Despacho 8161475 do Processo SEI nº 23108.058018/2025-64. O pleno da Congregação aprovou o processo em tela. 2.4. Processo nº 23108.057627/2025-04. Ofício nº 1/2025/IGHD - NDE/UFMT. Cuiabá, 07 de julho de 2025. À Direção do IGHD. Assunto: Relatório de Auto Avaliação do Curso de História. Prezado diretor, Envio através deste processo o Relatório de Auto Avaliação do curso de História que foi elaborado pelo NDE e posteriormente aprovado pelo Colegiado de Curso (vide documento 8129626 do processo 23108.007371/2025-86). Submeto-o, então, à aprovação da Congregação do IGHD colocando-me desde já à disposição para quaisquer esclarecimentos. Desde já agradeço a atenção e peço que dê os encaminhamentos cabíveis. Atenciosamente. O pleno da Congregação aprovou o Relatório de Auto Avaliação do Curso de História. 2.5. Processo nº 23108.055736/2025-89: Ofício nº 18/2025/IGHD - DIRETOR(A)/UFMT. Cuiabá, 01 de julho de 2025. À PROGEP - CAP – SACRF. Assunto: Solicitação de ajuste de horário especial ao servidor Emanoel Tibaldi de Almeida. Prezados, Ao cumprimentá-los, a Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, solicita informações de como alterar o horário do servidor Emanoel Tibaldi de Almeida, SIAPE 1524659 para 30h semanais, conforme documento 8107733, designado no processo do histórico funcional do servidor "Conforme processo 23108.503214/09-2 foi concedido horário especial ao servidor, com redução de 02 horas na jornada de trabalho, conforme laudo médico emitido por junta médica, constante nos autos, e Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), por ser portador de deficiência física com limitações". Ciente de vosso apoio e presteza me despeço com certeza de encontrá-los bem. Atenciosamente. O pleno da Congregação apresentou ciência do processo em tela. 2.6. Processo nº 23108.051100/2025-68: Certidão Processo nº 23108.051100/2025-68 Interessado: Chefia de Departamento de História CERTIDÃO DE ATA O Chefe do Departamento de História, da Universidade Federal de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, dispostas na Portaria PROGEP-UFMT n. 579, de 8 de abril de 2024, declara que em reunião do Colegiado de Departamento realizada no dia 8 de julho de 2025, conforme a ata que constará no processo SEI n. 23108.009819/2025-04, foi aprovado o relatório referente ao terceiro ano do estágio probatório da professora Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho, bem como o seu relatório final, ambos apresentados no Processo SEI 23108.051100/2025-68. Por ser verdade, assino a presente certidão de ata. Despacho Processo nº 23108.051100/2025-68 Interessado: Chefia de Departamento de História À Direção do IGHD Prezado Prof. Cleberson Jesuz, Encaminho para apreciação da Congregação do IGHD e posterior inclusão da ata da reunião neste processo para os demais trâmites. Despeço-me com meus cordiais cumprimentos, [assinado eletronicamente] Prof. Dr. Anderson Roberti dos Reis Chefe do Departamento de História SIAPE: 19***34 Portaria PROGEP/UFMT n. 579/2024. O pleno da Congregação aprovou o resultado do estágio probatório da docente via processo em tela 3. Projetos de Pesquisa. 3.1. Relatório final do Projeto “Mídia, História & Política: televisão e futebol em tempos de ditadura militar”. Coordenador: EDVALDO CORREA SOTANA. Resumo: Há ampla e diversificada bibliografia sobre a ditadura militar (1964-1985). Pesquisadores têm estudado a estrutura jurídica, as ações de repressão, as práticas de resistência, as atividades econômicas e o funcionamento do regime, dentre outros temas. Do mesmo modo, as relações entre a mídia e a ditadura têm sido objeto de investigação. No caso específico da televisão, estudiosos tem examinado a produção e a divulgação de produtos televisivos, abordando, de um lado, práticas censórias e, de outro, à veiculação de representações sobre o regime e/ou seus governantes. Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objeto a ditadura militar brasileira, a televisão e a Copa do Mundo de futebol, realizada no México, em 1970. Busca analisar os agentes envolvidos e os expedientes adotados no âmbito do Estado Brasileiro para realização das transmissões televisivas e para os “usos políticos” das imagens pelo regime. Com isso, espera-se contribuir com os estudos históricos voltados para investigação das relações entre mídia e política. Parecer: O colegiado do Departamento de História, reunido no dia 8 de julho de 2025, aprovou e homologou o parecer da comissão de pesquisa, que recomendava a aprovação do relatório final em tela. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o relatório final do projeto em tela. 3.2. Relatório parcial do Projeto “Entre o trabalho e a ociosidade indígenas". Lutas de classificação na Nova Espanha (1577-1585)”. Coordenador: ANDERSON ROBERTI DOS REIS. Resumo: Este projeto propõe uma pesquisa com a finalidade de analisar as lutas de classificação na Nova Espanha em torno da ociosidade e do trabalho indígenas no quarto final do século XVI. A análise toma como fontes privilegiadas as chamadas Relaciones Geográficas, um conjunto de listas com informações providas por diferentes agentes que estavam nas Américas (corregedores, caciques, frades, intérpretes etc.) em resposta a uma série de questões postas pela coroa espanhola, em 1577, para melhor se inteirar sobre seus reinos na outra margem do Atlântico. As listas com as respostas acerca do vice-reino da Nova Espanha foram enviadas entre 1579 e 1585. Nesse momento, os debates sobre o trabalho, os corpos e as disposições dos indígenas mobilizavam diferentes interesses e se acirravam em razão, entre outros fatores, das consequências da queda demográfica provocada pela devastadora epidemia de cocoliztli (uma febre hemorrágica) entre 1576 e 1578. Atenta a esses elementos, esta investigação pretende examinar as percepções sobre o trabalho e a ociosidade indígenas tomando o que os agentes disseram menos como um ato de descrição e mais como um trabalho de classificação. Parte-se do pressuposto de que o ato de classificar implica também quem classifica e que ele consiste em uma intervenção no “jogo social”, sendo necessário, portanto, buscar nas Relaciones Geográficas as fissuras, as diferenças, entre o trabalho de classificação e os objetos (grupos) classificados. Parecer: O colegiado do Departamento de História, reunido no dia 8 de julho de 2025, aprovou e homologou o parecer da comissão de pesquisa, que recomendava a aprovação do relatório parcial em tela. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o relatório parcial do projeto em tela. 4. Projetos de extensão. 4.1. Cadastro do Projeto PRÓ-ENEM Geografia – 2025. Coordenação: ADRIANA QUEIROZ DO NASCIMENTO PINHORATI. Resumo: O Programa “Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM” foi criado em 2016 por acadêmicos (as) dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso para auxiliar estudantes de escolas públicas da periferia da região metropolitana do vale do rio Cuiabá a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Desde então o PRÓ-ENEM tem realizado aulas semanais (Sábados das 08h às 12h), nas dependências da UFMT, para estudantes da rede pública. Em 2021 o projeto começou um processo para ser estruturado como programa de extensão, agregando projetos específicos das várias áreas exigidas no ENEM. O projeto PRÓ-ENEM Geografia é parte integrante do programa de extensão PRÓ-ENEM e tem o objetivo de planejar e ministrar aulas de Geografia para os estudantes da rede pública de ensino, matriculados no PRÓ ENEM. O projeto tem o objetivo, ainda, de ser um espaço de formação para os acadêmicos dos cursos de Geografia, possibilitando o aperfeiçoamento da regência em sala de aula e da interação com estudantes da rede pública de ensino, sob a supervisão e orientação de docentes do Departamento de Geografia da UFMT. No ano de 2025, fomos aprovados no Edital Nº 01/2025 Rede Nacional de Cursinhos Populares - CPOP recebendo financiamento parcial em bolsas para os cursistas e dois professores que atuarão no curso. Última Ação: Proposta deferida pelo Departamento de Geografia. Aguardando avaliação da segunda instância. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o cadastro do projeto em tela. 4.2. Relatório final do Projeto III Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais. Coordenação: MARCIA ALVES SOARES DA SILVA. Resultado: O III Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais, realizado entre os dias 24 e 27 de junho de 2025, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, consolidou-se como um espaço de intercâmbio internacional e interdisciplinar de saberes, práticas e experiências voltadas ao campo das Geografias Emocionais. Com o tema “Das Geografias Criativas às Geografias Digitais”, o evento promoveu uma ampla reflexão sobre os modos como as emoções, os afetos, as artes e as tecnologias se articulam na produção e interpretação dos espaços contemporâneos. Ao longo de quatro dias, o evento reuniu participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior, contemplando conferências, mesas-redondas, oficinas, grupos de trabalho, lançamentos de livros, atividades de campo e atividades culturais. As ações desenvolvidas mobilizaram uma importante rede de pesquisadoras e pesquisadores, docentes, estudantes, profissionais e representantes da sociedade civil de instituições como UFMT, IFC - Brusque, UFSJ, UFSCAR, UFRGS, UNEB, Cefet - RJ, UNIR, UFPE, IF Sul de Minas, UNESP, UNB, UECE, ULisboa, ISCTE - Portugal, UFFS, UFSC; UFMG, UFPR, UEL, SEDUC - MT, Puc- Rio, UFAL, Unicamp, dentre outras. As atividades promoveram um debate qualificado e plural, valorizando tanto abordagens inovadoras quanto o conhecimento situado, com destaque para a presença de coletivos, experiências locais e práticas culturais integradas à programação, como o grupo Flor Ribeirinha, a artista Paty Wolff e Emily Mascarenhas e a musicista da Orquesta Sinfônica da UFMT, Fernanda Pavan. Além da produção científica e acadêmica, o evento também se destacou pela promoção de espaços de convivência e troca afetiva, como o “Tchá co bolo”, coffee break com produtos regionais, que proporcionou momentos importantes de sociabilidade e valorização da cultura local. A participação de artistas e produtores locais, bem como a realização de atividades de campo em territórios tradicionais e comunidades da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, como a comunidade Tecearte e o Centro de Memória da Rapadura demonstram o compromisso do evento com uma perspectiva territorializada, inclusiva e socialmente engajada. O evento iniciou sua organização desde dezembro de 2024. Com a contemplação de recursos no edital, foi possível avançar em algumas demandas do evento, especialmente com relação às seguintes rubricas: pagamento de auxílio-diário para palestrantes do evento; locomoção urbana e alimentação dos palestrantes, conferencistas e organizadores do evento; aquisição de material de escritório para uso relacionado ao evento, fornecimento de lanche para intervalos curtos do evento (coffee break). No projeto inicial estava prevista a cobrança de taxa de inscrição, no entanto, ao longo do processo, optamos por manter a gratuidade do evento, como foi feito nas outras edições, no intuito de estimular a participação do público, tendo em vista as limitações de recursos nas IES para a participação em eventos, especialmente com relação aos estudantes. Apesar disso, não houve prejuízo aos objetivos e resultados do evento, porque foi possível o apoio financeiro de outras instâncias da UFMT para a realização das atividades. Todas as informações relativas ao evento podem ser acessadas no site oficial: http://sites.google.com/view/elge2025 e Instagram: https://www.instagram.com/elge_2025/. Além disso, foram sistematizadas as fotografias das atividades do evento que podem ser acessadas no: https://drive.google.com/drive/folders/1pwacORx8oxjIZ_7NqDxXO0sYRFWdsD1y?usp=sharing No dia 20/06 fizemos uma sessão online pré-evento “Esquenta ELGE”, com participantes de Portugal, para apresentações de trabalhos com temas ligados ao evento, como forma de criar expectativa no público. Foram cerca de 2 horas de sessão, com apresentações de 5 trabalhos, com foco na experiência em Portugal. Na UFMT, o evento contou com a presença de 7 palestrantes, sendo 5 deles externos à UFMT: Palestra de Abertura (24/06): Carlos Bernardes de Souza Jr. (UFMG): "O que (não) podem as Geografias Criativas?" Mesa Redonda I (25/06): Andrea Pavoni (ISCTE - Portugal): "Afetos de Concreto: um Prédio de Luanda em Quatro Movimentos" e Bibiana Bragnagnolo (UFMT): “A cartografia como direcionamento filosófico-metodológico para a pesquisa artística" Mesa Redonda II (27/06): Kellen Louzich (UFSC): "Metamorfose da cidade: leituras poéticas da paisagem urbana contemporânea" e Éverton Kozenieski (UFFS): "Sentir o espaço: leituras do rural sob a perspectiva das emoções" Mesa de Encerramento (27/06): Daniel Paiva (ULisboa): "Geografias Emocionais Luso-brasileiras em 2025" e Marcia Alves (UFMT): “"Por uma Geografia do Cuidado" O evento contou ainda com a realização de 9 oficinas e minicursos (24/06): 1 - Visita guiada - MUSEAR: Diversidade Étnica e Cultural em Mato Grosso - peças de povos indígenas da Amazônia 2 - Práticas de Geografia Criativa: Contribuições geográficas em projetos criativos (Brendo Francis Carvalho, UEPG) 3 - Música, Dança e Literatura: "Nenhuma nudez será castigada" (Euzemar F. L. Siqueira, Arthur Henrique Duarte Antunes Ribeiro, Marely Silva Almeida, UFMT) 4 - Paisagens Literárias: Construções, Significados e Possibilidades em Geografia (Francisco de Assis Gonçalves Junior, Erica Meriele de Jesus Silva, Carlos Hernadez Freire Tavares, UFMT) 5 - Mapeando Emoções: Reflexões sobre os sentimentos através da Auto-observação (Monique Marques de Faria; Pedro Saldanha Frantz, UNESP) 6 - Tecnovigilância emocional: o Reconhecimento Facial por meio da experimentação técnica (Rubia Marafigo Sehnem e Carolina Batista Israel, UFPR) 7 - Geografias Emocionais das Paisagens Racializadas: Temas, Conceitos e Abordagens Metodológicas (Patrício Pereira Alves de Sousa, CEFET/RJ) 8 - Corpo-território (Aline Velozo, UFMT) 9 - Publicar geografias emocionais em revistas internacionais (Daniel Paiva, Universidade de Lisboa) No dia 25/06, além da Mesa Redonda I, também tivemos o lançamento de livros: "Porto Cuiabá" (2024): Mari Gemma De La Cruz (UFMT), "Tribo Luminescente" (2023): Mari Gemma De La Cruz (UFMT), "Identidade translocal: reflexões geográficas sobre a diáspora palestina em Barra do Garças-MT" (2024): Zenilda Lopes Ribeiro (UFMT), "Geografia Cultural: caminhos e perspectivas. 2 ed." (2025): Marcia Alves Soares da Silva (UFMT), "Azul Haiti" (2025): Paty Wolff , "Affective Urbanism" (2024): Daniel Paiva (ULisboa). No mesmo dia também realizamos os grupos de trabalhos, para apresentações de trabalhos dos participantes. O evento contou com os seguintes GT’S: 1 - Epistemologias, 2 - Criatividades, 3 - Corporeidades, 4 - Cidades e 5 - Educação. Os GT’s também foram realizados no dia 27/06 e contaram, no total, com 51 apresentações de trabalhos nos dois períodos dos gts. Com temas variados, as apresentações contaram com a participação de pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e de Portugal, reiterando a relevância do evento para tais produções, sendo debatidas diferentes experiências de geografias emocionais em distintos contextos. No dia 26/06 realizamos duas atividades de campo, totalizando cerca de 50 participantes, com atividades em Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande, onde pudemos conhecer comunidades locais, práticas culturais, espaços de cultura e memória, dinâmicas com a natureza e outros elementos pertinentes ao evento, além da integração entre os participantes. Por fim, no dia 27/06, além das atividades mencionadas anteriormente, também tivemos a participação do Grupo Cultural Flor Ribeirinha, fazendo parte do encerramento do evento e sendo uma experiência de partilha e acolhida dos participantes. Também realizamos a mesa de encerramento com os coordenadores do evento, com um balanço geral sobre as atividades realizadas nas três edições do ELGE, sobre a produção em língua portuguesa sobre as Geografias Emocionais, além de apontar caminhos para a próxima edição, com pretensão de ser realizada em 2027, na UFMG. Ao longo do evento também oferecemos aos participantes o momento de “coffee break”, que chamamos de “Tchá co bolo”, típica expressão cuiabana que revela a experiência de (com)partilhar em torno do alimento, com conversas e trocas entre os participantes, que também se revelaram como parte fundamental do propósito do evento. Esses momentos de interação foram fundamentais para o fortalecimento do coletivo participante e contou com produtos típicos da nossa região, a partir da aquisição com produtores locais. Também possibilitamos que uma artesã local pudesse expor seus produtos durante esse momento, para que os participantes também pudessem conhecer mais da cultura local. O evento mostrou-se relevante para o fortalecimento e ampliação das redes de diálogo em torno das Geografias Emocionais, com o interesse de realização da próxima edição, em 2027, na UFMG, a partir do apoio de pesquisadores da Instituição que já se articular em redes e grupos de pesquisa sobre o tema. Além disso, há o interesse de ampliar a perspectiva luso-brasileira, para incluir outros países da América Latina, possibilitando um espaço de diálogo sobre o tema em outros contextos e idiomas, caracterizando o evento como inovador nessa temática e no contexto da Geografia latino-americana e portuguesa. O III Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais contou com a publicação do Livro de Resumos, com os trabalhos encaminhados para os gts, além da programação completa do evento. A Comissão Organizadora está preparando os anais de evento, com a publicação dos trabalhos apresentados. O evento contou com a apresentação de trabalhos e palestras oriundos de pesquisas em andamento ou finalizadas, em diferentes níveis. O ELGE consolidou-se como um espaço internacional de referência para o debate crítico e sensível sobre as dimensões emocionais, afetivas, criativas e digitais da experiência espacial. A presença de pesquisadores do Brasil, Portugal e outros países, bem como a diversidade institucional dos participantes, demonstra a vitalidade e a expansão do campo das Geografias Emocionais. A decisão de manter a gratuidade da inscrição, mesmo com a previsão inicial de cobrança, foi um importante gesto de compromisso com a democratização do conhecimento e com a ampliação do acesso, especialmente para estudantes e jovens pesquisadores. Isso reforça o caráter inclusivo do evento, sem comprometer sua qualidade científica ou organizacional. Outro destaque foi o esforço em valorizar os saberes e culturas locais, seja por meio das oficinas, das atividades de campo em territórios tradicionais, ou da presença de produtores e artistas locais durante os momentos de convivência. Essa articulação entre academia, território e cultura fortalece o diálogo entre ciência, arte e vida cotidiana. A realização do “Esquenta ELGE”, evento online prévio, também merece destaque como estratégia inovadora de aquecimento do debate e de mobilização do público, especialmente internacional. Essa ação aponta para novas formas de continuidade e expansão do evento, para além dos seus dias oficiais. 3- Justificativa (justificar as alterações à proposta original realizadas durante a execução do presente financiamento, se houver) Durante a execução do presente financiamento, foi realizada uma alteração em relação à proposta original apresentada: a retirada da cobrança de taxa de inscrição, que estava inicialmente prevista. Essa mudança foi motivada por um entendimento coletivo, ao longo da organização, de que a gratuidade do evento era fundamental para ampliar a participação do público, especialmente de estudantes e representantes de grupos sociais que, em geral, enfrentam restrições financeiras para participação em eventos acadêmicos. Tal decisão não comprometeu os objetivos e os resultados do evento, uma vez que foi possível contar com apoio institucional complementar de diferentes instâncias da UFMT, além da colaboração voluntária de membros da comissão organizadora e de parcerias com outras universidades. Dessa forma, a manutenção da gratuidade reafirmou o compromisso com o acesso democrático à produção e circulação do conhecimento, sem prejuízo à qualidade da programação científica e cultural do evento. Situação: Relatório deferido pela Departamento de Geografia. Aguardando avaliação da Diretoria. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o relatório final do projeto em tela. 5. Reforma do telhado – Corredor 4: 5.1. Processo SEI 23108.061847/2025-24: Ofício nº 28/2025/PREFEITURA - CM - COORD./UFMT Prezados(as), Comunicamos que, conforme a Ordem de Serviço nº 002/2025, vinculada ao Contrato nº 39/FUFMT/2025, a empresa ENGIX Construções e Serviços Ltda. está autorizada a iniciar os serviços de troca de telhado, recuperação estrutural e correção de infiltrações no prédio do ICHS, campus Cuiabá. Informamos que a referida Ordem de Serviço será entregue formalmente em mãos durante a solenidade de abertura das obras, a ser realizada oportunamente. Destacamos que a execução dos serviços seguirá a ordem estabelecida nas planilhas constantes no processo: primeiramente a etapa 1 e, posteriormente, a etapa 2, não sendo permitida a execução simultânea das etapas. O início das atividades está previsto para o dia 04 de agosto de 2025. Diante disso, solicitamos a desmobilização de todas as salas do bloco do corredor 4 (quatro), onde tem-se o PIBID, PET e Geografia, onde atualmente são realizadas aulas de pós-graduação e atividades de projetos vinculados aos institutos IGHD e ICHS. A medida é necessária para garantir a segurança da comunidade acadêmica e o andamento adequado dos serviços contratados. Contamos com a colaboração de ambas as unidades e permanecemos à disposição para os ajustes e esclarecimentos necessários. Jefferson Leone e Silva Engenheiro de Controle e Automação Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá Telefone: (65) 3313-7338 E-mail: jefferson.silva@ufmt.br. 5.2. Alojamentos dos espaços: A) O NPH estará com os materiais guardados em seu próprio espaço, e alguns na coordenação do curso de História. B) O PET com materiais no Laboratório de Geoprocessamento; C) LEGEO com materiais nas salas da Profa. Patricia Christan e na Sala da Coordenação do Curso de Geografia; D) PIBID - usará a Sala 8, e a sala atual (n° 43) se transformará na COPA do IGHD/ICHS. 6. Reformulação do Plano Geral Global do IGHD. 6.1. Construção de ajustes e novos empenhos no PGA/2025. Valor disponível em 31/07/2025: R$7.103,12. https://drive.google.com/drive/folders/1d6baySHhL8XX-2rWCzFIrebw_j6vswsx?usp=drive_link, será construído documento compartilhado para reorganização das rubricas de gastos com o valor restante a ser disponibilizado para os membros da congregação apresentarem suas propostas. 7. Regimento Interno – IGHD. 7.1. Formulação de comissão de criação e organização de minuta do Regimento do Instituto: proposta de 2 membros docentes (DEGEO - DH), 1 membro NDIHR, 02 discentes (DEGEO - DH), 01 servidor-técnico (IGHD), e o diretor. Link de documentos: https://drive.google.com/drive/folders/1gNUJDVl8zlDjACjE7M0rIB2CFTXdMICW?usp=drive_link . Indicações: Técnico-administrativo: Patrick Wesley Dudeck; Docente do Dpto. de Geografia: Francisco de Assis Gonçalves Junior; Docente do Dpto. de História: Marcus Silva da Cruz; Representante discente do Dpto. de Geografia: Elza Tainá da Paixão Rocha; Representante discente Dpto. de História: Juliana Evellyn Silva Costa; Representante do NDHIR: José Amilcar Bertholini de Castro. Ausências justificadas: Marcio Antônio Alves da Rocha - Supervisão do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDIHR; Rodrigo Davi Almeida - Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História. Nada mais havendo a ser tratado, o Diretor encerrou a reunião e lavrou a presente Ata.
Referência: Processo nº 23108.022277/2025-57 | SEI nº 8210411 |