UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
DIRETORIA DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO
Ata de Reunião
Processo nº 23108.022277/2025-57
ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA CONGREGAÇÃO DE INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO. No dia 27 de junho de 2025 estiveram reunidos às 14h00min de forma presencial na sala 76 – Direção do IGHD os membros da Congregação do IGHD: 1. Cleberson Ribeiro de Jesuz – Direção do IGHD; 2. Eduardo Cardoso Daflon (em substituição a Caroline Garcia Mendes) - Coordenação do Curso de História; 3. Maylon Mariano da Silva - Representante do Centro Acadêmico de História; 4. Ana Maria Marques (Coordenação ProfHistória – UFMT); 5. João Paulo Rodrigues (em substituição a Rodrigo Davi Almeida) - Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História; 6. Patrícia Christan (Coordenação de Curso Geografia Bacharelado, 7. Lina Patricia Giraldo Lozano (em substituição a Vagner Paz Mengue) - Chefia de Departamento de Geografia). A Direção trouxe os seguintes informes: 1. Informes. 1.1. Término da mudança/retirada do material bibliográfico Rubens de Mendonça da sala 83A/PPGHIS. 1.2. Site do Instituto de Geografia, História e Documentação ativo: https://www.ufmt.br/instituto-faculdade/ighd. 1.3. Eventos do IGHD: reconhecimento pelas excelentes atividades amplamente divulgadas e acessíveis que tiveram apoio dos recursos do PGA/IGHD. 1.4. Processo nº 23108.047945/2025-59 Interessado: Gerência de Pessoal - CAP/PROGEP – UFMT Prezados, Ao cumprimentá-los, a Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, informa que o servidor Emanoel Tibaldi de Almeida, SIAPE 1524659 esteve presente no dia de hoje, 16 de junho de 2025 se apresentando oficialmente para suas atividades. Em tempo, o mesmo foi informado das faltas e dos descontos decorrentes desses lançamentos no Sistema Sou.Gov conforme orientação descrita no Despacho 8040876. Dessa maneira, a Direção solicita se há alguma documentação necessária a ser preenchida para andamentos da apresentação ou informações de encaminhamentos a serem dados ao servidor em questão. 1.5. Ofício nº 1/2025/REITORIA - CPADS/UFMT Cuiabá, 10 de junho de 2025. Aos Conselhos Superiores (Conselho Diretor, Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE) À Reitoria, Vice-Reitoria e Unidades Vinculadas À Procuradoria Federal junto à UFMT, Às Pró-Reitorias e Secretarias Aos Institutos, Faculdades e Comissões Especiais Às demais Unidades que custodiam documentos de interesse público em nome da UFMT Assunto: Inventário de informações sigilosas (1º de junho de 2024/1º de junho de 2025) Prezados(as) Senhores(as),Cumprimentando-os cordialmente, vimos por meio deste ofício solicitar, com base no art. 30 da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI), o preenchimento do questionário eletrônico destinado ao inventário das informações classificadas sob custódia desta unidade. O formulário deverá ser respondido por meio do seguinte link: https://forms.gle/GA5Sm9TNxzEVSoy79, A resposta ao questionário substituirá o envio de despacho formal, sendo considerada válida para fins de controle e registro institucional. As informações passíveis de classificação são aquelas cuja divulgação ou acesso irrestrito possam: I - colocar em risco a defesa e a soberania nacionais ou a integridade do território nacional; II - prejudicar ou colocar em risco a condução de negociações ou as relações internacionais do País, ou as que tenham sido fornecidas em caráter sigiloso por outros Estados e organismos internacionais; III - colocar em risco a vida, a segurança ou a saúde da população; V - oferecer elevado risco à estabilidade financeira, econômica ou monetária do País; V - prejudicar ou causar risco a planos ou operações estratégicos das Forças Armadas; VI - prejudicar ou causar risco a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, assim como a sistemas, bens, instalações ou áreas de interesse estratégico nacional; VII - colocar em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares; VIII - comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações. As informações classificadas devem ser enquadradas em um dos seguintes graus de sigilo: Secreto: acesso restrito ao Reitor, com prazo de sigilo de até 15 anos; Reservado: acesso restrito ao Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores, Secretários, Diretores ou ocupantes de cargos de direção análogos, com prazo de sigilo de até 5 anos. Cada informação classificada deverá conter, obrigatoriamente: a) O assunto abordado; b) O fundamento da classificação, conforme os critérios indicados no item 3; c) O prazo de sigilo (em anos, meses ou dias), ou o evento que defina seu término; d) A identificação da autoridade responsável pela classificação. As informações pessoais relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem de servidores, discentes, terceiros, fornecedores ou parceiros terão acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de 100 (cem) anos, nos termos da LAI e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Ressaltamos que documentos protegidos por sigilo decorrente de legislação específica, como projetos de pesquisa, patentes, auditorias, sindicâncias e processos administrativos em curso, não estão contemplados neste levantamento, devendo seguir as restrições próprias. As informações classificadas que forem eventualmente indicadas pelas unidades serão submetidas à análise da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS/UFMT) e, posteriormente, à deliberação da Reitoria. Documentos não classificados neste momento não poderão ter acesso negado futuramente com base em sigilo, salvo nos casos amparados por norma específica. Informamos, ainda, que em razão das atualizações promovidas no Decreto nº 7.724/2012 (art. 45, parágrafo único), bem como da Resolução CMRI nº 7/2024 e da Instrução Normativa CGU nº 33/2024, a atualização dos róis de informações classificadas ou desclassificadas deixou de ser anual, passando a ser obrigatória sempre que ocorrer nova decisão de classificação, reavaliação ou desclassificação, no prazo de até 30 (trinta) dias após o evento. Solicitamos que o questionário eletrônico seja respondido até 30 de junho de 2025. O não preenchimento dentro do prazo será interpretado como inexistência de informações classificadas na respectiva unidade. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais. Atenciosamente, Paulo Sérgio Almeida-Santos Autoridade de Monitoramento de LAI Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS) ouvidoria@ufmt.br (65)3313-7210. 1.6. Gráfica Universitária Serviços prestados: apoio à Instituição UFMT, incluindo o Câmpus sede e os Campi Universitários de Rondonópolis, Araguaia e Sinop, em quase a totalidade na confecção dos formulários de expediente interno, de forma especial ao Hospital Universitário Júlio Müller. Atende a comunidade universitária com os mais variados tipos de impressos, tais como: livros, livretos, cartazes, folders, panfletos, convites, certificados, crachás, etc.Local: Câmpus Universitário de Cuiabá. Telefone: (65) 3615-8334. Público alvo: comunidade universitária, professores e alunos. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min ou de acordo com a demanda. Outras informações: e-mail: grafica@ufmt.br. 1.7. PIAs 2025/1 – Aprovados pelas Chefias e Homologados pela DIREÇÃO. 1.8. Troca das salas 25 (depósito) e 26 (antiga copa/secretaria) do ICHS, com as salas 17 (sala de professor/Laboratório de Geografia Humana) e 18 (antigo almoxarifado). 2. Processos. 2.1. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 8008457: Ad Referendum 30. Processo nº 23108.022277/2025-57 Interessado: Congregação do Instituto IGHD/UFMT Ad Referendum 30 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum o cadastro do Projeto de Pesquisa "OS TRABALHOS DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, EM MATO GROSSO". Resumo: É unanimidade recorrente entre os professores de Geografia, a importância que o Trabalho de Campo revela aos diferentes níveis de ensino. Essa relevância já foi sufocada em uma história não tão antiga do pensamento geográfico. A Geografia Teorético-Quantitativa, dos idos da década de 1970, mergulhou o trabalho de campo em um ostracismo muito grande com a defesa do numericismo desta corrente, de seus modelos matemáticos, como bem resume Cavalcanti (2011). O que se deve ressaltar é que se fala de uma das metodologias mais tradicionais do ensino de Geografia, que, inclusive, a fortaleceu como ciência graças ao cabedal de informações advindas das pesquisas realizadas durante as grandes viagens, onde naturalistas como Humboldt puderam estreitar as relações entre o homem e o espaço, por meio de estudos e diagnósticos realizados na prática. Deixamos claro, e reiteramos, que, apesar de nos concentrarmos na escola básica, entendemos que essa tradicional prática para a ciência geográfica contribui no processo de ensino-aprendizagem, seja na Geografia Escolar ou Acadêmica. Encontramos um dado preocupante para os desígnios desta pesquisa acerca do uso do Trabalho de Campo no ensino básico nas escolas mato-grossenses. Inclusive, vai na contramão da importância dessa metodologia, segundo Fonseca (2019). O autor, nos atenta que o Trabalho de Campo não é uma prática que se estabeleça no cotidiano dos professores, no nosso estado. Mas, na contramão dessa falta de apoio do Estado, não podemos deixar de questionar também o trabalho docente, no sentido de se compreender que um Trabalho de Campo não necessariamente precisa ocorrer em locais distantes, que vão gerar elevadas despesas. Pode ser realizado, inclusive, no bairro onde está situada a escola e nos bairros adjacentes. Em se tratar de relevo, componente físico natural que estudo, se o município tiver, em seu interior e em seus limites, uma importante diversidade de formas, como é o caso de Mato Grosso, cria-se um ambiente extremamente favorável para que o professor promova a mediação por meio da metodologia trabalho de campo. Justificamos esta pesquisa ao entender que os trabalhos de campo são fundamentais para o ensino de Geografia, fundamentalmente na Educação Básica. É preciso entender como está na atualidade a situação dessa metodologia nas escolas mato-grossenses, especialmente em Cuiabá. Ainda, investigar, dentro das possibilidades de acesso, às diferenças da prática da metodologia, no ensino público e privado, em suas etapas. Além de pesquisar documentos oficiais dos governos municipais e estaduais que tratam da metodologia em questão", coordenado pelo Docente Dr. Cleyton Normando da Fonseca, do Departamento de Geografia - IGHD/UFMT. O pleno da Congregação aprovou o processo em tela. 2.2. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 8009097: Ad Referendum 31. Processo nº 23108.022277/2025-57 Interessado: Congregação do Instituto IGHD/UFMT Ad Referendum 31 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação no uso de suas atribuições legais, aprova Ad Referendum o pedido de abertura do REA 2024/2 para o processo de homologação dos servidores do IGHD. O pleno da Congregação aprovou o processo em tela. 2.3. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 8016400: Ad Referendum 32. Processo nº 23108.022277/2025-57 Interessado: Congregação do Instituto IGHD/UFMT Ad Referendum 32 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação no uso de suas atribuições legais aprova Ad Referendum a solicitação de afastamento do país contida no Processo SEI n°. 23108.045561/2025-00 referente ao servidor DIOGO MARCELO DELBEN FERREIRA DE LIMA, CPF: 692.536.331-15, SIAPE n.º 2356123, docente lotado no campus Cuiabá e em exercício na Unidade IGHD, para participação no XX Encuentro de Geografías de América Latina y el Caribe que irá ocorrer entre 16 e 21 de junho de 2025 na Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), Cidade do México, México. O pleno da Congregação aprovou o processo em tela. 2.4. Processo nº 23108.050811/2025-15: Ofício nº 67/2025/IGHD - COLEG. DEPTO. HISTÓRIA/UFMT Cuiabá, 16 de junho de 2025. Ao Sr. Anderson Roberti dos Reis, Chefia de Departamento de História Ao Sr. Cleberson Ribeiro de Jesuz Diretor do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD/UFMT) Á Sra. Caroline Garcia Mendes, Coordenadora de Ensino de Graduação em História (IGHD/UFMT) Á Sra. Doris Cristina Silva Monteiro Supervisora de Aula de Campo (CEG/PROEG/UFMT) Assunto: Solicitação de autorização de aula de campo da disciplina Histórias Indígenas na América Latina 2025/1 Senhoras, Senhores, Eu, professora Juliana Cristina da Rosa, SIAPE 1130539, CPF 998.861.381-49, venho solicitar a autorização de realização de trabalho de campo e demais providências necessárias para sua execução ligada à disciplina optativa “Histórias Indígenas na América Latina” que está sendo realizada no semestre 2025/1. Justifico a solicitação fora do prazo (indicado nas orientações do Ofício-Circular nº 1/2025/PROEG - CEG - SAC/UFMT (SEI 23108.032348/2025-20)) pelo fato dessa disciplina ser optativa de modo que optei em aguardar a consolidação das matrículas para solicitar a autorização de realização de trabalho de campo para s éter uma estimativa real do número de alunos. Justifico ainda que essa atividade será de relevante importância como uma experiência didático-pedagógica diferenciada, uma vez que: 1) os alunos terão ter acesso à uma Terra Indígena para conhecer empiricamente uma organização social e a dinâmica cotidiana de uma aldeia Boe-Bororo; 2) os alunos poderão conhecer um projeto de educação diferenciada in loco tão importante para sua formação na Licenciatura em História; 3) os alunos terão a oportunidade de serem acompanhados pelo professor indígena Adriano Boro Makuda, do povo Bóe-Bororo, ligado à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR); 4) os alunos terão oportunidades de sanar dúvidas e debater sobre “estranhamentos” na dinâmica da aula de campo. Seguindo as orientações do Ofício-Circular nº 1/2025/PROEG - CEG - SAC/UFMT (SEI 23108.032348/2025-20) e a RESOLUÇÃO CONSEPE N. 117, de 02 de outubro de 2014, encaminho nesse ofício o roteiro e a programação da viagem para que, após a aprovação em Colegiado de Curso e homologação na Congregação do IGHD, possa ser inserida pela coordenação e enviado para a Supervisão de Aula de Campo. Roteiro e programação da viagem: a) Destino: Terra Indígena Merure do povo Bóe (Bororo) - Localização: Entre os municípios de Barra do Garças e General Carneiro - Coordenadas: 1578088-53.14362 - Acesso: Rodovia BR 070 (aproximadamente 5 km de estrada de terra). - Saída: Da frente do IGHD, no dia 06 de setembro, às 7 horas e 30 minutos. - Retorno: Da aldeia, no dia 07 de setembro, às 9 horas. Atenção: essa data pode ser alterada, conforme disponibilidade do motorista, desde que seja em dias de sábado e domingo da segunda semana de agosto ou de setembro, desde que dentro do limite do semestre 2025/1. b) Número de passageiros: 50 lugares c) Quilometragem a ser percorrida (ida e volta): 826,8 km d) Nome do responsável pelo grupo: Professora Juliana Cristina da Rosa Para tanto, preciso, além da autorização, um ônibus com motorista que possa estar disponível, além de seguro para os envolvidos nesta atividade. Diante das justificativas acima expostas, solicito a autorização da realização desta aula de campo junto ao Colegiado de Curso, Congregação do IGHD e Supervisão de Aula de Campo da UFMT. Atenciosamente. Ofício nº 85/2025/IGHD - CEG EM HISTÓRIA/UFMT Cuiabá, 23 de junho de 2025. Assunto: Aprovação - aula de campo Prezado diretor do IGHD Considerando o pedido da professora Juliana Rosa (documento 8053959) e a aprovação do Colegiado de Curso de História (ata 8074394), solicita-se autorização ao pedido da referida docente. Sem mais Atenciosamente,. O pleno da Congregação aprovou a solicitação de campo contida no processo em tela. 2.5. Processo nº 23108.033571/2025-94: RESULTADO FINAL DA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO IDENTIFICAÇÃO DO SERVIDOR DOCENTE A SER AVALIADO Nome: Eduardo Cardoso Daflon Matrícula SIAPE: 1319381, E-mail: ec.daflon@gmail.com Cargo: Professor do magistério superior Lotação: Departamento de História – IGHD Fone para contato: (21)98883-3805 Setor de Trabalho: Departamento de História – IGHD Período do Estágio Probatório - Início: 08/08/2022 Término: 07/08/2025 A Comissão de Avaliação de Estágio Probatório Docente - CEADEP do(a) Departamento de História - IGHD/UFMT, reunida em de 10 de junho de 2025, analisando os autos do processo em pauta, considerando a pontuação obtida (Pontuação total = 99,52) no primeiro ano de Estágio Probatório, a pontuação obtida (Pontuação total = 100) no segundo ano de Estágio Probatório, a pontuação obtida (Pontuação total = 99,55) no terceiro ano de Estágio Probatório, na avaliação de desempenho e considerando ainda o disposto na Resolução n° 269 do CONSEPE de 25 de julho de 2022, vota pela APROVAÇÃO (aprovação ou reprovação) do Relatório Final de Estágio Probatório do(a) docente Eduardo Cardoso Daflon. Data: 10/06/2025. Docentes integrantes da CEADEP (Portaria PROEG-UFMT 137/2025) Prof. João Paulo Rodrigues – SIAPE: 2115821 Prof. Carlile Lanzieri Junior - SIAPE: 2060371 Prof. Edvaldo Correa Sotana – SIAPE: 1708298 Assinatura de todos os membros da CEADEP. Assinatura do Presidente do Colegiado de Departamento (quando houver) Assinatura do Presidente da Congregação Ciência do Docente em Estágio Probatório. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CHEFIA DE DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Despacho Processo nº 23108.033571/2025-94 Interessado: @interessados_virgula_espaco@ À Direção do IGHD Prezado Prof. Cleberson Jesuz, Encaminho para apreciação da Congregação do IGHD e posterior inclusão da ata da reunião neste processo para os demais trâmites. Despeço-me com meus cordiais cumprimentos, [assinado eletronicamente] Prof. Dr. Anderson Roberti dos Reis Chefe do Departamento de História SIAPE: 19***34 Portaria PROGEP/UFMT n. 579/2024. O pleno da Congregação aprovou o resultado do estágio probatório do docente via processo em tela. 2.6. Processo nº 23108.038023/2025-51: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA IGHD/UFMT Despacho Processo nº 23108.038023/2025-51 Interessado: Chefia de Departamento de História, Caroline Garcia Mendes RESULTADO FINAL DA AVALIAÇÃO DO ESTAGIO PROBATÓRIO IDENTIFICAÇÃO DO SERVIDOR DOCENTE A SER AVALIADO Nome: Caroline Garcia Mendes Matrícula SIAPE: 1163057 E-mail: caroline.mendes@ufmt.br Cargo: Professora do magistério superior Lotação: Departamento de História – IGHD Fone para contato: (19)99916-7672 Setor de Trabalho: Departamento de História – IGHD Período do Estágio Probatório - Início: 12/08/2022 Término: 11/08/2025 A Comissão de Avaliação de Estágio Probatório Docente - CEADEP do(a) Departamento de História - IGHD/UFMT, reunida em de 10 de junho de 2025, analisando os autos do processo em pauta, considerando a pontuação obtida (Pontuação total = 99,23) no primeiro ano de Estágio Probatório, a pontuação obtida (Pontuação total = 99,58) no segundo ano de Estágio Probatório, a pontuação obtida (Pontuação total = 99,13) no terceiro ano de Estágio Probatório, na avaliação de desempenho e considerando ainda o disposto na Resolução n° 269 do CONSEPE de 25 de julho de 2022, vota pela APROVAÇÃO (aprovação ou reprovação) do Relatório Final de Estágio Probatório do(a) docente Caroline Garcia Mendes. Data: 10/06/2025. Docentes integrantes da CEADEP (Portaria PROEG-UFMT 137/2025) Prof. João Paulo Rodrigues – SIAPE: 2115821 Prof. Carlile Lanzieri Junior - SIAPE: 2060371 Prof. Edvaldo Correa Sotana – SIAPE: 1708298 Assinatura de todos os membros da CEADEP. Assinatura do Presidente do Colegiado de Departamento (quando houver) Assinatura do Presidente da Congregação Ciência do Docente em Estágio Probatório. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CHEFIA DE DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Despacho Processo nº 23108.038023/2025-51 Interessado: @interessados_virgula_espaco@ À Direção do IGHD Prezado Prof. Cleberson Jesuz, Encaminho para apreciação da Congregação do IGHD e posterior inclusão da ata da reunião neste processo para os demais trâmites. Despeço-me com meus cordiais cumprimentos, [assinado eletronicamente] Prof. Dr. Anderson Roberti dos Reis Chefe do Departamento de História SIAPE: 19***34 Portaria PROGEP/UFMT n. 579/2024. O pleno da Congregação aprovou o resultado do estágio probatório do docente via processo em tela. 2.7. Processo nº 23108.033354/2025-02: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA IGHD/UFMT Despacho Processo nº 23108.033354/2025-02 Interessado: Colegiado do Departamento de História IGHD/UFMT, Chefia de Departamento de História, ARY ALBUQUERQUE CAVALCANTI JUNIOR RESULTADO FINAL DA AVALIAÇAO DO ESTAGIO PROBATÓRIO IDENTIFICAÇÃO DO SERVIDOR DOCENTE A SER AVALIADO Nome: Ary Albuquerque Cavalcanti Junior Matrícula SIAPE: 1142216 E-mail: ary.junior@ufmt.br Cargo: Professor do magistério superior Lotação: Departamento de História – IGHD Fone para contato: (67)99853-1402 Setor de Trabalho: Departamento de História – IGHD Período do Estágio Probatório - Início: 02/08/2022 Término: 01/08/2025 A Comissão de Avaliação de Estágio Probatório Docente - CEADEP do(a) Departamento de História - IGHD/UFMT, reunida em de 10 de junho de 2025, analisando os autos do processo em pauta, considerando a pontuação obtida (Pontuação total = 99,14) no primeiro ano de Estágio Probatório, a pontuação obtida (Pontuação total = 100) no segundo ano de Estágio Probatório, a pontuação obtida (Pontuação total = 99,2) no terceiro ano de Estágio Probatório, na avaliação de desempenho e considerando ainda o disposto na Resolução n° 269 do CONSEPE de 25 de julho de 2022, vota pela APROVAÇÃO (aprovação ou reprovação) do Relatório Final de Estágio Probatório do(a) docente Ary Albuquerque Cavalcanti Junior. Data: 10/06/2025. Docentes integrantes da CEADEP (Portaria PROEG-UFMT 137/2025) Prof. João Paulo Rodrigues – SIAPE: 2115821 Prof. Carlile Lanzieri Junior - SIAPE: 2060371 Prof. Edvaldo Correa Sotana – SIAPE: 1708298 Assinatura de todos os membros da CEADEP. Assinatura do Presidente do Colegiado de Departamento (quando houver) Assinatura do Presidente da Congregação Ciência do Docente em Estágio Probatório. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CHEFIA DE DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Despacho Processo nº 23108.033354/2025-02 Interessado: Colegiado do Departamento de História IGHD/UFMT À Direção do IGHD Prezado Prof. Cleberson Jesuz, Encaminho para apreciação da Congregação do IGHD e posterior inclusão da ata da reunião neste processo para os demais trâmites. Despeço-me com meus cordiais cumprimentos, [assinado eletronicamente] Prof. Dr. Anderson Roberti dos Reis Chefe do Departamento de História SIAPE: 19***34 Portaria PROGEP/UFMT n. 579/2024. O pleno da Congregação aprovou o resultado do estágio probatório do docente via processo em tela. 3. Projetos de Pesquisa. 3.1. Cadastro de Projeto de Pesquisa: Imprensa, política e ditadura militar no Brasil, Coordenador: EDVALDO CORREA SOTANA. Resumo: No começo da década de 1960, jornais atuaram para fragilizar João Goulart, inviabilizar seu governo e pavimentar o caminho para a “tomada do poder” por parte dos militares e de diversificados setores civis. Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo, O Globo, Tribuna da Imprensa e Correio da Manhã contribuíram para o golpe civil-militar de 1964. Ainda que menos estudados, os periódicos produzidos no estado de Mato Grosso também desempenharam papel relevante no processo que culminou com a “queda de Goulart”. O Progresso, O Mato-grossense, A Cruz e O Estado de Mato Grosso são alguns exemplos. Mas como os periódicos mato-grossenses atuaram no período da ditadura militar? Especificamente, pretende-se investigar os jornais O Estado de Mato Grosso e Diário de Cuiabá no período compreendido entre 1968 e 1972. Objetiva-se pesquisar o material jornalístico publicado, o processo de produção do jornal e as relações estabelecidas com a política no período. Parecer: O colegiado do Departamento de História, reunido no dia 17 de junho de 2025, aprovou e homologou o parecer da Comissão de Pesquisa do Departamento de História, que recomendava a aprovação do cadastro do projeto de pesquisa em tela. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o cadastro do projeto em tela. 3.2. Relatório Parcial do Projeto: HISTÓRIA DO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: contribuição à formação voltada à cidadania e direitos humanos. Coordenador: ROBSON FELIPE VIEGAS DA SILVA. Resumo: O projeto visa a produção de livro de apoio sobre o Direito da Criança e Adolescente a ser utilizado na Educação Básica (em especial no Ensino Médio) para a implementação de projeto formativo voltado para a cidadania e direitos humanos. Parecer: O Colegiado do Departamento de História, reunido no dia 17 de junho de 2025, aprovou e homologou o parecer da comissão de pesquisa, que recomendava a aprovação do relatório parcial em tela. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o relatório do projeto em tela. 3.3. Relatório Parcial do Projeto: Experiências estéticas e políticas na redemocratização no audiovisual brasileiro (1974-1988). Coordenador: THAIS LEAO VIEIRA. Resumo: Este projeto se dedicará à análise da produção cultural durante o período de redemocratização no Brasil (1974-1988), com foco na maneira como essa indústria reflete os discursos sociais enraizados nos conflitos e nas lutas fundamentais da época. Buscaremos examinar artistas e produções que, embora não sejam geralmente consideradas integrantes de uma cultura de resistência, desempenharam um papel de oposição significativo, especialmente no campo das artes, em particular no audiovisual, cinema e televisão. Podemos perceber que, no cotidiano nacional brasileiro, a herança do passado colonial, do patrimonialismo, do mandonismo, foi pensada e problematizada sob diferentes formas, gêneros e graus, indicando, muitas vezes, que práticas autoritárias persistiram tanto na esfera privada quanto na pública. Analisar e entender como as expressões artísticas durante esse processo histórico abordaram esses temas e questões, marcadas pela experiência do autoritarismo, é o objetivo deste estudo. Parecer: O Colegiado do Departamento de História, reunido no dia 17 de junho de 2025, aprovou e homologou o parecer da comissão de pesquisa, que recomendava a aprovação/homologação do relatório parcial em tela. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o relatório do projeto em tela. 3.4. Relatório Final do Projeto: ENSINO DE RELEVO E GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PONTOS GEOGRÁFICOS LOCAIS (PGL) NA PLANÍCIE DO PANTANAL E ARREDORES. Coordenador: CLEYTON NORMANDO DA FONSECA. Resumo: A produção de trabalhos científicos (teses, dissertações e artigos), especialmente que tratam do relevo, apesar de crescente, é ainda diminuta em todo Brasil. Falar de relevo numa vertente do ensino de Geografia para a Educação Básica portanto, é uma seara que necessita de incremento. Quando direcionamos às produções locais, a situação se agrava sobremaneira, uma vez que no Estado de Mato Grosso, basicamente o material mais utilizado são aqueles que conseguiram ser produzidos como um compilado da Geografia Regional. Ainda assim, consideramos de grande relevância o que se produziu, por até esse momento conseguir ser referência de estudos que abarcam desde o Educação Básica até a Universidade. As referências de caráter didático pedagógico sobre relevo e que podem servir à Geografia Escolar, especialmente produzida com os olhos sobre os municípios e seu potencial paisagístico, representam um pedido à produção, que exige de nós uma certa rapidez, dedicação e empenho. É com esse intuito que nos dedicamos ao estudo do relevo como uma forma de contribuir com essa lacuna, fomentar o debate e fundamentalmente apresentar uma proposta que possa ser refletida, analisada e utilizada pelos professores da Geografia Escolar. Assim, o objetivo principal consiste em definir na macroforma Planície do Pantanal e arredores, a partir do município de Cáceres-MT, a presença de Pontos Geográficos Locais (PGL), os caracterizando e mostrando sua relevância quanto às possibilidades de exploração no ensino de Geografia. Cremos ser importante também ressaltar que em uma das etapas desta pesquisa, faremos contatos com as escolas do município, no intuito de debater com os professores, a importância da metodologia Trabalho de campo, bem como os ganhos, interesses e prévios resultados de nossa investigação. Apesar de direcionarmos esta pesquisa e seus resultados à escola básica, os conhecimentos que forem construídos servirão de modo direto à Geografia Acadêmica, principalmente aos curso de Licenciatura, pois tratam do processo de formação de professores. Investigar, produzir e fomentar o debate são diretrizes que pensamos na concepção deste projeto, enriquecer a área de ensino de Geografia. A metodologia abrangerá: pesquisa de referenciais teóricos acerca do tema; trabalhos de campo, palestras e atividades nos laboratórios tanto de ensino quanto de geoprocessamento e cartografia do departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso. A abordagem será qualitativa, num contexto dialético de discussão. Parecer: Parecer da Professora Christan: A pesquisa apresenta grande contribuição para o ensino da temática na Geografia Escolar, especialmente no âmbito regional. Para tanto, o trabalho de investigação abrangeu um amplo levantamento de referenciais teóricos sobre a temática, diversos trabalhos de campo na área de estudo, caracterização dos Pontos Geográficos Locais e diálogos com professores da rede, contando inclusive com publicações em evento de abrangência nacional. Além disso, a pesquisa possibilitou a estruturação de um livro, cujo "boneco" está aguardando a oportunidade para publicação. Sou, portanto, favorável à aprovação do relatório final de pesquisa. O departamento de geografia aprovou o referido relatório. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o relatório do projeto em tela. 4. Projetos de extensão. 4.1. Cadastro de Projeto: XXIII Semana de Geografia e IX Seminário da Pós-Graduação em Geografia - Geografia(s): saberes, práticas e experiências. Coordenador: Rodrigo Marques. Resumo: A Geografia pode representar um conjunto de saberes existentes desde o início da história da humanidade, um sistema de ideias e conhecimentos conquistados por seres humanos, um agrupamento de práticas, habilidades e competências próprias de educadores, pesquisadores e de profissionais, ou uma miríade de experiências, vivências e trajetórias. São muitas as “geografia(s)”: Escolar, do Ensino, Universitária, Científica, das relações homem-natureza, da descrição da Terra, da distribuição dos grupos humanos, do exercício do poder e territorialidades, das distintas paisagens, das formas de viver e produzir no espaço, das transformações do mundo e da sociedade, das inovações e geotecnologias, da complexa existência humana, da globalização e do mundo digital, entre outras. A Geografia que conhecemos é aquela praticada nas escolas, universidades e instituições de pesquisa – uma ciência em constante evolução marcada pela pluralidade de abordagens teórico-metodológicas e diversidade de hermenêuticas e aplicações, além disso, é uma disciplina com essência ou natureza sui generis, pois é inter, trans e multidisciplinar, constitui um instrumental tecnológico de suma importância e preocupa-se com os problemas (reais e multiescalares) que se manifestam no espaço geográfico. A reflexão epistemológica deve proporcionar o debate sobre as realidades e os desafios existentes nas “geografia(s)”, nas salas de aula, nos laboratórios, nas organizações públicas e privadas, nas comunidades, entre outros locais. O discurso geográfico crítico precisa valorizar as dimensões teóricas e práticas para a construção de alternativas diante das dificuldades e para o enfrentamento das crises. O saber e a ação são indispensáveis ferramentas da Geografia e, assim sendo, convidamos toda a comunidade para participar da XXIII Semana de Geografia e IX Seminário da Pós-Graduação em Geografia, a ser realizada entre 04 a 09 de agosto de 2025 no Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD/UFMT). Última Ação: Proposta deferida pela Departamento de Geografia. Aguardando avaliação da segunda instância. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o cadastro do projeto em tela. 4.2. Cadastro de Projeto: Semana Integrada do Cerrado - Edição 2025. Coordenadora: Giseli Gomes Dalla Nora. Resumo: O Dia Nacional do Cerrado é comemorado anualmente em 11 de setembro, conforme Decreto Presidencial não-numerado, de 20 de agosto de 2003, e foi criado com o objetivo de conscientizar a comunidade para a importância da conservação do bioma. O objetivo principal da ação é o de sensibilizar as comunidades interna e externa para a importância do bioma Cerrado e a necessidade de sua conservação. No período de agosto e setembro a UFMT por meio dos Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação em Geografia, Programa de Pós-graduação em História, irão desenvolver atividades que possam somar com os dialogo e discussões sobre a preservação e conservação do Bioma Cerrado. Última Ação: Proposta deferida pela Departamento de Geografia. Aguardando avaliação da segunda instância. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o cadastro do projeto em tela. 4.3. Relatório do Projeto: Arcaica: Integração de Atividades Esportivos na Comunidade. (Atalaia e Parque Cuiabá). Coordenador: FLAVIO FERREIRA PAES FILHO. Resultado: Relatório do Projeto de Extensão Atlas FC Introdução O projeto de extensão “Atlas FC”, desenvolvido pela Atlética Acadêmica Arcaica do Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), teve como objetivo promover a prática esportiva do futebol, integrando estudantes universitários e adolescentes da comunidade local. Realizado entre maio de 2024 e abril de 2025, o projeto formou um time representativo para competir em campeonatos regionais, visando o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos participantes, além da promoção de valores como trabalho em equipe, disciplina e inclusão social. Apesar de desafios como lesões de participantes e cancelamentos devido a condições climáticas, as ações foram executadas com ajustes, contando com o trabalho voluntário dos membros da atlética e a participação entusiástica da comunidade. Descrição Geral do Projeto Com duração de 12 meses, o projeto foi estruturado em quatro ações principais: seleção de participantes, treinamentos regulares, participação em competições e promoção de atividades competitivas inter-atléticas e regionais. As atividades foram realizadas majoritariamente nas quadras externas da UFMT e em espaços comunitários, como ginásios e quadras locais. O projeto contou com a parceria de instituições como o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para amistosos e a Atlética Admáfia para torneios, além do apoio de escolas e associações locais. A organização envolveu coordenadores, voluntários e adolescentes da comunidade, promovendo formação esportiva, cidadania e integração entre universidade e sociedade. Ações/Etapas Seleção de Participantes A primeira ação consistiu na abertura de inscrições para estudantes universitários do Curso de História e do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) da UFMT, além de adolescentes da comunidade local. O processo ocorreu em abril de 2024, com divulgação nas redes sociais da Atlética Arcaica e em espaços comunitários. Foram selecionados 10 participantes, sendo 10 universitários e 10 adolescentes, com base em critérios de interesse pela prática esportiva e disponibilidade. Autorizações de uso de imagem foram obtidas para menores de idade, garantindo conformidade legal. Apesar da saída de alguns membros por lesões (ex.: Edmauro, com fratura no braço) ou falta de assiduidade (ex.: Pedro Sampaio), a equipe manteve um núcleo ativo ao longo do projeto. Os treinamentos foram realizados semanalmente, às terças e sextas-feiras, das 20h às 22h, nas quadras externas da UFMT e em espaços alternativos, como o Ginásio do Tijucal e a Quadra do Boa Esperança. Ministrados por membros experientes da Atlética Arcaica, os treinos focaram no desenvolvimento técnico (ex.: fundamentos do futsal) e tático (ex.: estratégias de jogo). Entre maio de 2024 e abril de 2025, foram realizadas 52 sessões de treino, totalizando 200 horas. Cancelamentos pontuais ocorreram devido a condições climáticas adversas (ex.: 28 e 29 de maio de 2024, por baixas temperaturas), mas a regularidade foi mantida. Os treinos promoveram habilidades esportivas e valores como disciplina e respeito. Participação em Competições O time Atlas FC participou de seis torneios regionais e diversos amistosos, com destaque para: • Campeonato do Altos do Parque (11/05/2024): Premiação de R$1.500, com eliminação nas fases iniciais. • Torneio na Escola Padre Firmo (15/06/2024): 3º lugar, com premiação de R$800. • Campeonato Anonymus 14ª Edição (28/07/2024): Eliminação nas oitavas de final, com premiação de R$1.500. • Campeonato na Escola Padre Firmo (02/11/2024): Semifinalista. • Torneio de Futsal no Quilombo (30/03/2025): Eliminação nas fases iniciais. • Torneio de Futsal no Copahmil (26/04/2025): Participação até as quartas de final. Além disso, foram realizados 10 amistosos contra times como Galáticos FC, Deltas e Infernal, promovendo integração com outras instituições. A participação em competições desenvolveu o espírito competitivo e fortaleceu a identidade do time. Ressaltamos ainda, a participação no evento na Cidade de Localização: Município de Mirassol D'Oeste nas seguintes coordenadas: -15,8178720, -58,2419860, Conforme o documento encaminhado para a coordenação: À Coordenação de Extensão, Esporte e Lazer - CODEX/UFMT Assunto: Solicita agendamento de transporte para atividade de extensão Pelo presente venho solicitar os encaminhamentos necessários junto à SINFRA para o agendamento de transporte de 40 lugares para o deslocamento dos participantes do projeto de extensão "Arcaica: Integração Esportiva na Comunidade (Parque Atalaia e Parque Cuiabá)" (SIEX nº 220320241738291696), sob orientação e coordenação do professor Flávio Ferreira Paes Filho (112395 -História) e do professor Eduardo Cardoso Daflon (1319381 - História), para desenvolvimento de atividade no Assentamento Silvio Rodrigues, município de Mirassol D'Oeste, que será realizada nos dias 12 e 13 de outubro de 2024. Roteiro e programação da viagem: a) Destino: Assentamento Silvio Rodrigues - Localização: Município de Mirassol D'Oeste nas seguintes coordenadas: -15,8178720, -58,2419860 - Saída do Restaurante Universitário: 12/10/24 - 12:00 horas - Retorno: 13/10/24 - 18:00 horas (saída do Assentamento) b) Número de passageiros: 40 lugares c) Quilometragem a ser percorrida (ida e volta): 592 km d) Nome da responsável pelo grupo: Prof. Flávio Ferreira Paes Filho Promoção de Atividades Competitivas O projeto organizou e participou de eventos inter-atléticas, como o amistoso contra a Atlética Chakal do IFMT (12/07/2024) e o quadrangular com Galáticos, Deltas, Arcaica e Atlas (15/04/2025). Também houve envolvimento na Copa Admáfia de Futebol Society (13/04/2025), organizada pela Atlética Admáfia da UFMT. Essas atividades, realizadas em parceria com outras atléticas e instituições, ampliaram a visibilidade do projeto e promoveram a integração entre estudantes de diferentes cursos e membros da comunidade. A divulgação dos eventos foi feita nas redes sociais da Atlética Arcaica, respeitando a identidade visual da UFMT. Organização e Cronograma O projeto foi coordenado pela Atlética Acadêmica Arcaica, com um técnico/coordenador responsável pela logística e supervisão. A equipe contou com até 11 participantes ativos, incluindo universitários (ex.: Alexandre, João, Bruno Soares) e complementares participantes/entusiastas como adolescentes (ex.: Cauã, Benjamin). O cronograma seguiu as seguintes etapas: • Abril de 2024: Inscrições e seleção de participantes. • Maio de 2024 a abril de 2025: Treinos semanais, amistosos e torneios. • Novembro de 2024: Avaliação parcial e planejamento para 2025. • Dezembro de 2024 a janeiro de 2025: Recesso, com retorno em fevereiro de 2025. Fevereiro a abril de 2025: Intensificação de treinos e participação em torneios finais. A presença foi registrada em relatórios semanais, totalizando 156 horas de atividades (104 horas de treinos + 52 horas de competições). O restante da carga horária de 200 horas foi complementado com 44 horas dedicadas a reuniões preparatórias de pré-esportes e práticas de estruturação da atlética, garantindo a implementação prática do projeto. A logística incluiu parcerias com escolas e ginásios para uso de espaços, assegurando acesso gratuito aos participantes. Público-Alvo e Impacto O público-alvo abrangeu estudantes universitários do Curso de História e IGHD da UFMT, com idades entre 18 e 25 anos, e adolescentes da comunidade local (bairros como, Parque Atalaia, Parque e Cuiabá, Boa Esperança, Tijucal e Quilombo), com idades entre 14 e 17 anos. O projeto alcançou diretamente 20 participantes regulares e indiretamente cerca de 200 pessoas, considerando torcedores, familiares e membros de times adversários em eventos. Os produtos gerados incluíram: • Relatórios de presença e desempenho. • Postagens nas redes sociais da Atlética Arcaica, com fotos e vídeos dos treinos e jogos, disponível https://www.instagram.com/arcaica_atletica?igsh=cjE2N20xZnA5Z3k1 • Experiência prática para estudantes universitários, vinculada a disciplinas de educação física. O impacto incluiu a melhoria da saúde física e mental dos participantes, o fortalecimento da integração entre universidade e comunidade e a promoção de valores como cidadania e trabalho em equipe. A visibilidade da UFMT foi ampliada por meio da divulgação dos eventos, respeitando sua identidade visual. Avaliação e Resultados A avaliação foi conduzida por meio de monitoramento contínuo do desempenho esportivo e comportamental, debates com os participantes e relatórios periódicos. Os resultados foram majoritariamente positivos, com os participantes relatando satisfação com os treinos e competições, além de melhoria nas habilidades técnicas e no senso de pertencimento. As parcerias com ginásios e outras atléticas foram eficazes, garantindo infraestrutura e oportunidades competitivas. Desafios incluíram: • Lesões de participantes (ex.: Edmauro e Erisson), que reduziram temporariamente o elenco. • Cancelamentos de treinos devido a condições climáticas. • Evasão de alguns membros (ex.: Pedro Sampaio, por falta de assiduidade). As soluções envolveram a substituição de jogadores, a concessão de licenças (ex.: Wellington Guilherme, por licença-paternidade) e a reorganização do cronograma. Os relatórios finais indicaram que o projeto atendeu às expectativas, com destaque para a conquista do 3º lugar no Torneio da Escola Padre Firmo (15/06/2024) e a participação em semifinais em outro torneio (02/11/2024). Como resultado final, o projeto fortaleceu a integração universidade-comunidade, promoveu a prática esportiva e contribuiu para a formação integral de 10 participantes, minimizando a evasão universitária e incentivando a permanência estudantil. Acreditamos que membros sucessores da Atlética poderão dar continuidade continuidades as práticas de lazeres desportivas. Membros e participantes do projeto de extensão: O projeto de extensão contou com a dedicação de estudantes de graduação voluntários e um docente, todos comprometidos com suas respectivas contribuições de 200 horas. A equipe inicial foi composta por: Arthur Fernando Rodrigues de Jesus (RGA: 202211131036), (Estudante de Graduação - Voluntário, 200 horas) Douglas Augusto Campos Soares (RGA: 202211131007), (Estudante de Graduação - Voluntário, 200 horas) Flavio Ferreira Paes Filho (SIAPE: 1123958), (Servidor - Docente, 200 horas) Geovanna Vitoria Marquetti Pinheiro (RGA: 202211131007), (Estudante de Graduação - Voluntário, 200 horas) Greendha Vitoria Miranda dos Santos (RGA: 202211131007), (Estudante de Graduação - Voluntário, 200 horas) Lucas Aparecido Torquette (RGA: 202211132021), (Estudante de Graduação - Voluntário, 200 horas) Lucas Fernandes Lemes (RGA: 202011132020), (Estudante de Graduação - Voluntário, 200 horas) Maria Luiza Correa Costa (RGA: 201911132031), (Estudante de Graduação - Voluntário, 200 horas) Thaiwan Cardoso do Santos de Souza (RGA: 202211131046), (Estudante de Graduação - Voluntário, 200 horas) Caio Henrique dos Santos Luiz (RGA: 202111131007), (Estudante de Graduação - Voluntário, 200 horas). Júlia Beatriz Lima de Moraes (RGA: 202111131020), (Estudante de Graduação - Voluntário, 200 horas). e Maria Eduarda Castro de Almeida (RGA: 202211131024), (Estudante de Graduação - Voluntário, 200 horas). Situação: Relatório deferido pela Departamento de História. Aguardando avaliação da Diretoria. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o relatório do projeto em tela. 4.4. Relatório do Projeto: Leituras do Brasil: Cultura, Política e História Através do Teatro. Coordenadora: THAIS LEAO VIEIRA. Resultado: O projeto de extensão “Leituras do Brasil: Cultura, Política e História Através do Teatro” teve como objetivo promover a leitura e discussão de textos teatrais brasileiros marcantes na história cultural e política do país. A proposta buscou integrar a comunidade acadêmica e o público em geral em um espaço de aprendizado coletivo, reflexão crítica e valorização da cultura teatral brasileira. Os encontros foram realizados quinzenalmente entre os meses de novembro de 2024 e abril de 2025, com início no Centro Cultural Casa Cuiabana. Devido a reformas no local, parte das atividades foi transferida para a sala de aula da UFMT, e os dois encontros finais ocorreram no anfiteatro do IGHD (Instituto de Geografia, História e Documentação). Cada encontro era dividido em dois momentos principais. No primeiro, realizava-se uma breve preparação vocal e corporal, destacando a importância da consciência vocal para o trabalho docente, considerando que muitos professores enfrentam problemas como calos vocais por má projeção da voz. A prática era também uma introdução ao universo teatral. Em seguida, acontecia a leitura coletiva da peça. Em alguns casos, como em Gota d’Água, percebemos a necessidade de um ritmo mais lento de leitura, o que resultou em um encontro extra para finalização da obra. Após a leitura completa de cada peça, era realizado um segundo encontro voltado exclusivamente para o debate, conduzido por uma equipe de estudantes responsáveis por apresentar uma contextualização da obra com base em textos acadêmicos (artigos, dissertações e teses). As peças trabalhadas foram: O Auto dos 99% (1962) Liberdade, Liberdade (1965) O Rei da Vela (1933) Gota d’Água (1975) Ponto de Partida (1976) O projeto foi extremamente enriquecedor. A maioria dos estudantes participantes relatou que nunca havia lido uma peça de teatro antes. A leitura em grupo, acompanhada de discussões teóricas, ampliou a compreensão das obras. Alguns alunos desistiram antes do início efetivo das atividades, enquanto outros ingressaram logo no começo do projeto. A rotatividade não comprometeu o desenvolvimento geral. Considero que o projeto “Leituras do Brasil” cumpriu seus objetivos. Mais do que ler peças, os participantes puderam se apropriar do teatro como linguagem crítica, estética e histórica. Acreditamos que ações como esta reforçam o papel da universidade pública na promoção da cultura e na formação de sujeitos críticos. Gostaria de destacar, por fim, um momento especialmente marcante, ocorrido durante nosso último encontro, enquanto discutíamos a peça Ponto de Partida, escrita por Gianfrancesco Guarnieri em 1976. A peça foi concebida como resposta ao assassinato do jornalista Vladimir Herzog, ocorrido nas dependências de um órgão de repressão do regime militar. A versão oficial divulgada à época afirmava que Herzog havia cometido suicídio — narrativa amplamente contestada por familiares, amigos e pela sociedade civil, tornando-se símbolo de resistência à violência de Estado. Na peça, inspirada numa fábula medieval, encontramos Birdo, personagem cujo corpo é descoberto enforcado no meio da praça, remetendo diretamente à imagem de Herzog eternizada em nossa memória coletiva. Durante o debate, uma aluna fez uma associação com um caso recente em Cuiabá, no qual um morador em situação de rua foi assassinado por um procurador após se aproximar do carro dele. E então, com grande sensibilidade e precisão, ela disse: “Birdo, na verdade, professora, somos todos nós, vulneráveis. Nós continuamos sendo Birdo.” Esse momento reafirmou o sentido mais profundo do projeto: fazer do teatro um espaço de escuta, memória e crítica. Um ato coletivo de reflexão. Como parte das estratégias de acompanhamento e registro, foi aplicado um formulário via Google Forms após cada encontro, cujos relatos seguem em anexo. As inscrições foram realizadas por meio da plataforma Even3, e criamos também um site para divulgação do projeto, igualmente anexado a este relatório. Incluímos ainda registros fotográficos de diversas etapas das atividades, que ilustram parte dos encontros. Situação: Relatório deferido pela Departamento de História. Aguardando avaliação da Diretoria. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o relatório do projeto em tela. 4.5. Relatório do Projeto: Mãos Solidárias: Horta e Quintais Produtivos - Etapa III. Coordenadora: CAMILA SALLES DE FARIA. Resultado: Este projeto, financiado por Emenda Parlamentar, apresenta-se como uma continuidade e ampliação das etapas anteriores, atualmente encontra-se na Etapa 3 do Programa UniverCidades. Buscou promover o fortalecimento da horta coletiva e a implementação dos quintais produtivos, assim como o acompanhamento Socioeconômico de famílias do Jardim Eldorado, bairro periférico localizado na região leste de Cuiabá. As hortas se apresentam como os espaços das atividades coletivas de produção, que envolvem mobilização coletiva e organização diferenciada que articulam as práticas agroecológicas. Já os quintais, são aqueles lugares ao redor das casas com produção diversificada, que comportam uma associação entre o cultivo de espécies medicinais, ornamentais, frutíferas, hortaliças e criação de pequenos animais. Os quintais, ainda, apresentam-se como um espaço símbolo da identidade cultural, que no prolongamento da cozinha mato-grossense, se revela como o local do acolhimento, da sociabilidade dos conhecimentos, da convivência, da reunião da família, da prosa com os vizinhos, entre outros. Neste sentido, tanto a horta como os quintais produtivos configuram-se como uma das fontes fornecimento de alimentos para essas famílias. Estimou-se a participação (direta e indireta) no projeto de 20 famílias que receberam os alimentos oriundos dos nove quintais produtivos e da retirada de ervas medicinais da horta coletiva. A horta coletiva passou por momento crítico, em decorrência da gestão da escola, do adoecimento de membros da comunidade e da destruição de parte da infraestrutura. Vinculado as essas ações ocorreu um conjunto de atividades formativas/educativas tanto na universidade como na própria comunidade através de palestra, roda de conversa e troca de saberes. Houve, ainda, como produção acadêmica a conclusão e defesa de dois trabalhos de conclusão de curso (um no Serviço Social e outro na Geografia) que se articulam ao projeto em suas diferentes etapas. Assim, como o desenvolvimento do estágio supervisionado em Serviço Social, a apresentação na XV Mostra de Extensão, no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia e participação da mesa "As questões urbanas e agrárias na contemporaneidade na XXI" da Semana da Geografia. O projeto conseguiu a renovação de uma quarta etapa, intitulada “Comunidade e Agroecologia: Formação e Produção em Hortas e Quintais’, financiada por emenda parlamentar, mas mediada pela Secretária Municipal de Agricultura. Em outubro de 2024 o convênio foi assinado (Convênio nº2/2024), mas até o momento (maio) o repasse do dinheiro pela prefeitura não ocorreu. Relatório deferido pela Departamento de Geografia. Aguardando avaliação da Diretoria. O pleno da Congregação do IGHD aprovou o relatório do projeto em tela. 5. Recurso diária/passagem. 5.1. Processo 23108.044525/2025-11: Apoio do IGHD aos estudantes que estão indo para o Simpósio Nacional de História. Ofício nº 41/2025/IGHD - CEG EM HISTÓRIA/UFMT Cuiabá, 30 de maio de 2025. À Direção do IGHD Assunto: Apoio do IGHD aos estudantes que estarão indo para o Simpósio Nacional de História. Prezado Professor Cleberson, Eu, professor Eduardo Daflon, do Departamento de História, venho, respeitosamente, informar que solicitei à Gerência de Transportes um ônibus para levar nossos estudantes ao 33° Simpósio Nacional de História, que será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 13 e 18 de julho. Conforme consta nos autos do processo nº 23108.086607/2024-51, a referida solicitação foi atendida com êxito. O evento despertou grande interesse entre nossos discentes, e conseguimos a lotação total do veículo disponibilizado. Ao todo, teremos 38 estudantes participando. Desse total, 19 discentes apresentarão trabalhos acadêmicos, sendo 14 de graduação e 5 da pós-graduação (vide as cartas de aceite no documento 7990790 deste processo). Diante disso, gostaria de verificar a possibilidade de contar com algum tipo de apoio econômico para esses estudantes que estarão representando e divulgando as atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito de nosso Instituto. Agradeço, desde já, pela atenção e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente,. O pleno da Congregação do IGHD aprovou a solicitação de apoio à atividade, por meio da concessão de 4.5 diárias do SCDP (fonte do empenho 1540452025NE000321) ao docente Eduardo Cardoso Daflon, que estará participando de apresentação do trabalho e acompanhando os discentes no deslocamento com veículo oficial da UFMT. 5.2. Processo SEI nº 23108.046444/2025-55: Ofício nº 75/2025/IGHD - PPG EM GEOGRAFIA/UFMT Cuiabá, 04 de junho de 2025. Ao(À) Sr(a).: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia Assunto: Solicitação de diárias e passagens para palestrante para participação da XXIII Semana da Geografia. Prezada Coordenadora, A Comissão Organizadora da XXIII Semana da Geografia fez o convite para o Prof. Wanderley Messias da Costa, docente e pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, para realizar a Conferência de Abertura do evento no dia 04 de agosto de 2025, segunda-feira, às 19h, na UFMT. O convidado palestrante aceitou o convite e, assim sendo, solicitamos as providências para pagamento dos cursos de passagens e diárias. Atenciosamente. O pleno da Congregação do IGHD aprovou a compra de passagem ao referido docente para os dias 03 a 05 de agosto de 2025, por meio do SCDP fonte de empenho 1540452025NE000331. 6. Recursos de impressão, AVN e PGA: Planejamento julho a dezembro de 2025. Foi informado a Congregação os valores de recursos que se têm para gasto no ano civil de 2025, senso Impressão FABRI, o valor R$1.241,68, saldo AVN - R$12.195,85, e PGA até 27/06/2025: https://webunisig.fundacaouniselva.org.br/transparencia/index.asp?site=projeto.asp. Ausências justificadas: Marcia Alves Soares da Silva (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia); Anderson Roberti dos Reis – Chefia de Departamento de História; Márcio Antônio Alves da Rocha - Supervisão do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDIHR; Juliana Cristina da Rosa, coordenadora do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos – NERU; Rodrigo Marques - Coordenação de Curso Geografia Licenciatura; Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati – Coordenação de Licenciatura em Geografia EaD; Vino Walker Barros da Costa - Representante do Centro Acadêmico de Geografia. Nada mais havendo a ser tratado, o Diretor encerrou a reunião e lavrou a presente Ata.
 | Documento assinado eletronicamente por CLEBERSON RIBEIRO DE JESUZ, Diretor(a) do Instituto de Geografia, História e Documentação - IGHD/UFMT, em 30/06/2025, às 12:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
 | Documento assinado eletronicamente por LINA PATRICIA GIRALDO LOZANO, Chefe do Departamento de Geografia - IGHD/UFMT, em 30/06/2025, às 15:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
 | Documento assinado eletronicamente por EDUARDO CARDOSO DAFLON, Coordenador(a) de Ensino de Graduação em História - IGHD/UFMT, em 30/06/2025, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
 | Documento assinado eletronicamente por PATRICIA CHRISTAN, Coordenador(a) de Ensino de Graduação em Geografia Bacharelado - IGHD/UFMT, em 30/06/2025, às 15:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
 | Documento assinado eletronicamente por JOAO PAULO RODRIGUES, Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em História - IGHD/UFMT, em 30/06/2025, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
 | Documento assinado eletronicamente por MAYLON MARIANO DA SILVA, Usuário Externo, em 30/06/2025, às 15:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Referência: Processo nº 23108.022277/2025-57 | SEI nº 8101668 |