ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA CONGREGAÇÃO - 29/05/2025

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
DIRETORIA DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO

Ata de Reunião

Processo nº 23108.022277/2025-57

 

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA CONGREGAÇÃO DE INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO. No dia 29 de abril de 2025 estiveram reunidos às 13h30min de forma presencial na sala 76 – Direção do IGHD os membros da Congregação do IGHD: 1. Cleberson Ribeiro de Jesuz – Direção do IGHD; 2. Caroline Garcia Mendes - Coordenação do Curso de História; 4. Rodrigo Marques - Coordenação de Curso Geografia Licenciatura; 5. Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati – Coordenação de Licenciatura em Geografia EaD; 6. Anderson Roberti dos Reis – Chefia de Departamento de História; 7. Marcio Antônio Alves da Rocha - Supervisão do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDIHR; 8. Juliana Cristina da Rosa, coordenadora do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos – NERU; 9. Maylon Mariano da Silva - Representante do Centro Acadêmico de História; 10. Vino Walker Barros da Costa - Representante do Centro Acadêmico de Geografia. 1. Informes. 1.1. Processo 23108.027540/2025-02 - Ofício-Circular nº 1/2025/PREFEITURA - CCST - GSC/UFMT - Edjalma Silva de Magalhães - Gerente de Segurança do Campus - Prefeitura do Campus. 1.2. Processo nº 23108.026678/2025-86 - Ofício nº 12/2025/IGHD - DIRETOR(A)/UFMT – Cerimônia de entrega dos 45 workstations para o Laboratório de Ensino de Cartografia Digital do Departamento de Geografia do Instituto de Geografia, história e Documentação no dia 29 de abril de 2025 às 16h. 1.3. Processo nº 23108.096733/2024-14 - Ofício nº 4/2025/UNISELVA - SUPERINTENDÊNCIA/UFMT (SEI nº 7814028) – A Fundação Uniselva decidiu pela aplicação do percentual de 4,5% sob o valor arrecadado no PGA, a título da cobertura de suas despesas operacionais e administrativa - DOA, necessários para o funcionamento da entidade e plena realização das atividades de gestão prestadas, tais como despesas com internet, transporte, aluguel, telefone, luz, água, recursos humanos e outras similares. 1.4. Processo nº 23108.028736/2025-14 - Ofício nº 11/2025/IGHD - SECRETARIA DO INSTITUTO/UFMT - Solicitação de Vistoria Técnica no Auditório IGHD. AO INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO - UFMT, Restituímos os autos com laudo de vistoria realizado pelo Engenheiro de estruturas GILBERTO ALVES JÚNIOR, conforme doc SEI (7849247). Atenciosamente. Célio dos Santos Coordenador de Engenharia e Arquitetura – CEA-PREFEITURA-UFMT. 1.5. Processo nº 23108.030729/2025-74 - Ofício nº 13/2025/IGHD - DIRETOR(A)/UFMT - Assunto: Solicitação de reconstrução de calçada lateral ao prédio do bloco didático do IGHD - Infiltração no Auditório do IGHD. 1.6. A professora Ruteleia (Depto. Serviço Social), ela está na coordenação do CapacitaSUAS, projeto de formação ligado a SETASC (Secretaria de Estado de Assistência Social e de Cidadania). Nesse projeto está prevista a reforma de alguns espaços físicos da UFMT. Os auditórios do ICHS e do IGHD seriam utilizados nessa formação e contemplados com reforma (pintura e adequações). 1.7. Processo 23108.026480/2025-01- PORTARIA Nº 06, DE 22 DE ABRIL DE 2025 - Artigo 1º - Designar os membros da Comissão de Planejamento Estratégico do Instituto de Geografia, História e Documentação, da Universidade Federal de Mato Grosso que será composta pelos seguintes integrantes: Membros docentes: Anderson Roberti dos Reis - SIAPE: 1974434 - Departamento de História. Marcus Silva da Cruz - SIAPE: 1172715 - Departamento de História. Vagner Paz Mengue - SIAPE: 1974434 - Departamento de Geografia. Dener Toledo Mathias - SIAPE: 1359792 - Departamento de Geografia. Membros Servidores técnicos: Erick Pinheiro de Araújo Almeida - SIAPE: 3440667 - Departamento de História. Marcos Antonio de Figueiredo - SIAPE: 417339 - Departamento de Geografia. Membros discentes: Maylon Mariano da Silva - RGA: 202311131049 - Departamento de História. Nathanaely Silva Campos Monzilar - RGA: 202111223025 - Departamento de Geografia. Art. 2. O prazo de vigência dessa Portaria é de 60 (sessenta) dias. Art. 3. Esta Portaria conta seus efeitos a partir de 22 de abril de 2025. 1.8. Processo nº 23108.029042/2025-96 - Ofício nº 102/2025/FEF - DEPTO. DE ED. FÍSICA/UFMT. Cuiabá, 15 de abril de 2025. Prezados, Prof. Dr. Rodrigo Marcos de Jesus, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS); Prof. Dr. Cleberson Ribeiro de Jesus, diretor do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD). Eu, Alexandre Konig Garcia Prado, docente do curso de Educação Física da UFMT e tutor do PET Educação Física, em nome da comissão organizadora do XI Encontro Centro-oeste do Programa de Educação Tutorial (ECOPET), solicito verificação de disponibilidade e reserva de espaço físico para fins de alojamento dos participantes externos do evento. O ECOPET é um importante evento anual que reúne os grupos PET da região centro-oeste, promovendo apresentação de trabalhos, debates sobre o próprio programa e a respeito do Ensino Superior Público, que resultam em deliberações a serem levadas para os encontros nacionais. Neste ano, o ECOPET terá como temática central o protagonismo da comunidade petiana – desafios e possibilidades. O evento está sendo organizado por todos os grupos PET da UFMT em conjunto com a PROEG. Acontecerá entre os dias 5 e 7 de setembro de 2025, nas dependências da UFMT, com a previsão de aproximadamente 120 participantes da própria UFMT, e até 80 alunos e tutores de outras cidades e estados. O principal público do evento são discentes dos diversos cursos de IES da região em questão. Pensando em viabilizar a ampla participação de discentes e tutores de outras cidades e estados, a comissão organizadora pretende disponibilizar alojamento dentro da nossa universidade. O alojamento na UFMT reduzirá significativamente os custos com transporte e hospedagem, sendo fundamental para o envolvimento de mais participantes, principalmente dos discentes de fora de Cuiabá, enriquecendo e diversificando as discussões e a troca de conhecimento. O evento tem início previsto para as 18h do dia 5 de setembro, com chegada dos participantes externos esperada para o período vespertino do mesmo dia. Portanto, consultamos a direção do ICHS e do IGHD a respeito da disponibilidade de infraestrutura (salas de aula e banheiros) para as seguintes datas e horários: · 05 de setembro de 2025: a partir das 16h; · 06 de setembro de 2025: dia todo; · 07 de setembro de 2025: até às 14h. Esclarecemos que haverão membros da comissão organizadora para auxiliar na recepção e permanência dos participantes no local do alojamento. Além disso, a manutenção da limpeza ficará sob responsabilidade da comissão organizadora do evento. Para que os participantes possam tomar banho, será solicitado autorização para o uso do banheiro do Parque Aquático da UFMT. Desde já, a comissão organizadora agradece a atenção e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Prof. Dr. Alexandre Konig Garcia Prado - Tutor PET EDucação Física e membro da comissão organizadora. Alice Gabriela Campos de Almeida - Gerente de Programas Especiais - GPE/CFD/PET PROEG - UFMT e membro da comissão organizadora. 1.9Processo nº 23108.031492/2025-49 - PORTARIA REITORIA - UFMT Nº 300, DE 28 DE abril DE 2025. O REITOR EM EXERCÍCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais e, tendo em vista o que consta no Decreto nº 1387, de 07 de fevereiro de 1995, a Portaria MEC nº 1500, de 29 de agosto de 2019, os artigos nº 54, 55 e 56 da Portaria MEC nº 204, de 6 de fevereiro de 2020, a Resolução CD-FUFMT Nº 100, de 07 de fevereiro de 2025, a Portaria GR nº 068, de 10 de fevereiro de 2020; e tendo em vista o que consta no Processo nº 23108.031492/2025-49, RESOLVE: Artigo único. Autorizar o afastamento do país da servidora THAIS LEAO VIEIRA, matrícula SIAPE nº 1506826, no período de 2/6/2025 a 30/8/2025, para participar de Capacitação no Centro de Investigações da Faculdade de Filosofia e Humanidades "Maria Saleme de Burnichon, na Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba - Argentina, com ônus limitado para a UFMT. SILVANO MACEDO GALVÃO Reitor em exercício – UFMT. 2. Processos. 2.1. Processo 23108.031178/2025-66: Ofício nº 46/2025/IGHD - COLEG. DEPTO. HISTÓRIA/UFMT. Cuiabá, 24 de abril de 2025. À Direção e Congregação do IGHD. Ao Sr. Cleberson Ribeiro de Jesuz. Diretor do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD/UFMT). Assunto: Aprovação pelo Conselho Deliberativo do NERU do “Plano de Trabalho bienal do Núcleo de Atividades Acadêmicas” e “Relatório de Atividades Acadêmicas” relativos ao biênio 2023-2024 e pedido de inserção em pauta na Congregação do IGHD. Senhor Diretor, Eu, Juliana Cristina da Rosa, na condição de coordenadora do NERU, venho INFORMAR que o Conselho Deliberativo do núcleo formado pelos João Carlos Barrozo, Beatriz dos Santos de Oliveira Feitosa, Anna Maria Ribeiro Moreira da Costa e Edison Antônio de Souza, eleitos e nomeados através da Portaria n. 05 de 7 de abril de 2025, APROVARAM O “Plano de Trabalho bienal do Núcleo de Atividades Acadêmicas” (7848603) e “Relatório de Atividades Acadêmicas” (7848620) relativos ao biênio 2023-2024, inseridos neste processo SEI n. 23108.031178/2025-66, conforme Ata (7848833). Diante disso, solicito que esse processo siga para Congregação do IGHD a fim de ser avaliado e aprovado. Respeitosamente. O pleito da Congregação do IGHD homologou o processo em tela. 2.2. Processo 23108.008484/2025-07: PARECER Nº 1/2025/IGHD - Depto. de Geografia/IGHD/Unid. Acadêmicas - Cuiabá/Reitoria - Reitor(a) PROCESSO Nº 23108.008484/2025-07 - INTERESSADO: FERNANDA ROBERTA ZIMMER DE LIMA. ASSUNTO: Parecer sobre Láurea Acadêmica para a estudante Fernanda Roberta Zimmer de Lima. Senhor Diretor do IGHD, I. RELATÓRIO Recomendação de Láurea Acadêmica. Em consideração à Resolução CONSUNI - UFMT n.º 109, de 26 de abril de 2023, que dispõe sobre a concessão da Láurea Universitária a alunos concluintes dos Cursos de Graduação, verificou-se o processo 23108.008484/2025-07 encaminhado pela coordenação do curso de Geografia Bacharelado para a congregação do IGHD. O processo que orientou a concessão de Láurea Universitária à estudante FERNANDA ROBERTA ZIMMER DE LIMA no despacho Sei 7767827, nele consta também o documento Sei 7765594 que apresentou a composição de cálculo de pontuação de desempenho acadêmico. II. FUNDAMENTAÇÃO Os critérios definidos para a concessão da Láurea Acadêmica de acordo com a Resolução CONSUNI - UFMT n.º 109, de 26 de abril de 2023 e foram descritos no documento SEI 7765594 que em síntese apresentam Itens a serem avaliados. Período e pontuação. I – Concluir o curso no período letivo vigente; 2024/2; II – Não ter qualquer reprovação, por frequência ou por nota, ao longo de todo curso; Contemplado. III – Não ter registrado em seu Histórico Escolar qualquer penalidade disciplinar; Contemplado; IV – Possuir Coeficiente de Rendimento (CR) igual ou superior a 9,0 (nove); 9,19. V – Ter, no mínimo, pontuação de Desempenho Acadêmico igual a 4,0 (quatro). 8,4. III. CONCLUSÃO. Assim, foi verificado que a candidata à Láurea Acadêmica cumpre com todos os requisitos presentes na resolução CONSUNI - UFMT n.º 109, de 26 de abril de 2023, e eu, a professora Dra. Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati, responsável por esse parecer, recomendo à Congregação do IGHD a aprovação do encaminhamento da Láurea Acadêmica à estudante FERNANDA ROBERTA ZIMMER DE LIMA. O pleito da Congregação do IGHD homologou o processo em tela. 2.3. Processo nº 23108.030323/2025-91: Interessado: Jenniffer Coimbra Lemos de Souza. Ad Referendum 10. Cumprindo o solicitado pela Resolução CONSEPE 188 de 28 de outubro de 2021, a Coordenação do Curso de História aprova em ad referendum o parecer emitido pelo professor Marcelo Fronza (documento 7860640). Este ad referendum passará pelo Colegiado de Curso em sua próxima reunião, que ocorrerá no dia 6 de maio de 2025. Encaminha-se agora para a Congregação do IGHD para homologação. Atenciosamente. O pleito da Congregação do IGHD homologou o processo em tela. 2.4. Processo nº 23108.027753/2025-26. Interessado: MILIENNE STEPHANIE SILVA TEIXEIRA PAIXÃO. Ad Referendum 11. Cumprindo o solicitado pela Resolução CONSEPE 188 de 28 de outubro de 2021, a Coordenação do Curso de História aprova em ad referendum o parecer emitido pelo professor Carlile Lanzieri Junior (documento 7843730). Este ad referendum passará pelo Colegiado de Curso em sua próxima reunião, que ocorrerá no dia 6 de maio de 2025. Encaminha-se agora para a Congregação do IGHD para homologação. Atenciosamente. O pleito da Congregação do IGHD homologou o processo em tela. 2.5. Processo nº 23108.030557/2025-39. Interessado: YURI OLIVEIRA FURQUIM. Ad Referendum 12. Cumprindo o solicitado pela Resolução CONSEPE 188 de 28 de outubro de 2021, a Coordenação do Curso de História aprova em ad referendum o parecer emitido pela professora Thais Leão (documento 7855946). Este ad referendum passará pelo Colegiado de Curso em sua próxima reunião, que ocorrerá no dia 6 de maio de 2025. Encaminha-se agora para a Congregação do IGHD para homologação. Atenciosamente. O pleito da Congregação do IGHD homologou o processo em tela. 3. Projetos de Pesquisa. 3.1. Cadastro de projeto: O mercado imobiliário e a produção de novas periferias em Cuiabá. Coordenador: LINA PATRICIA GIRALDO LOZANO. Resumo: Trata-se de uma pesquisa que visa compreender e caracterizar o processo de reestruturação urbana em curso nas áreas periféricas de Cuiabá considerando a expansão do mercado imobiliário-financeiro de tipo residencial que, em conjunto com políticas habitacionais, está promovendo uma mobilização intensa desses espaços. A reestruturação urbana em questão implica na produção de novas periferias em regiões que historicamente têm sido ocupadas pelas classes mais carentes e onde tem primado a produção doméstica de moradia. Essa dinâmica representa uma nova fase do capitalismo financeirizado na qual amplas camadas da população, especificamente as classes populares e frações inferiores das classes médias, estão sendo progressivamente integradas. Em Cuiabá, as transformações nas áreas periféricas são claras e impulsionadas pelo notável aumento de lançamentos imobiliários, bem como pelas diferentes obras de infraestrutura executadas pelo poder público, seja estadual ou municipal. Essas mudanças vêm se intensificando, principalmente nos últimos anos pós-pandemia, quando os lançamentos imobiliários cresceram exponencialmente puxados principalmente pelo segmento residencial de baixo e médio padrão, com destaque para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que vem ampliando a produção de moradia na região. Parecer: Após a análise do projeto de pesquisa intitulado "O mercado imobiliário e a produção de novas periferias em Cuiabá", o mesmo demonstra importância ímpar no contexto da Geografia Urbana e conta com todos os requisitos exigidos para seu desenvolvimento. Desse modo, aprovo o mesmo e envio às instâncias superiores para futuros encaminhamentos. O departamento de geografia aprovou o referido parecer. O pleito da Congregação do IGHD aprovou a proposta de projeto em tela. 4. Projetos de Extensão. 4.1. Cadastro de novo projeto: Projeto CINEPET-GEO, coordenadora: PATRICIA CHRISTAN. Resumo: O Cine PET Geo é uma atividade desenvolvida pelo PET Geografia que consiste em reproduzir um vídeo, seja um longa-metragem, curta metragem ou um documentário, a fim de discutir temáticas da Geografia e da sociedade por meio da linguagem cinematográfica. A exibição é divulgada aos alunos dos cursos de graduação Bacharelado e Licenciatura e, Pós-graduação em Geografia, demais sujeitos da comunidade acadêmica e comunidade externa à UFMT. É de praxe convidar um professor do Departamento de Geografia, de outros cursos e pós-graduandos em Geografia que tenham afinidade com a temática apresentada para conduzir o debate após a exibição. O Cine PET Geografia deverá ter uma sessão especial para a semana dos calouros. Última Ação: Proposta deferida pela Departamento de Geografia. Aguardando avaliação da segunda instância. O pleito da Congregação do IGHD aprovou a proposta de projeto em tela. 4.2. Cadastro de novo projeto: Projeto FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA EM MATO GROSSO. Coordenadora: MEIRE ROSE DOS ANJOS OLIVEIRA. Resumo: A necessidade de atualização na formação docente, bem como, sua relação direta com as mudanças curriculares a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT) e Base Nacional de Formação Docente (BNC-Formação), impulsiona este projeto de extensão para a formação de professores. A formação docente terá como público-alvo os professores da educação básica que ministram o componente curricular Geografia em escolas estaduais, municipais e privadas. O projeto apresenta propostas para subsidiar itinerários formativos a serem trabalhados com professores da educação básica em Mato Grosso, os incluindo em um processo de protagonismos nas discussões. A metodologia de todo o projeto consiste em: seleção de extensionistas, pesquisa survey com professores de educação básica da RMVRC; um encontro presencial, quatro encontros online, duas oficinas presenciais no Laboratório de Ensino de Geografia (LEGEO) e avaliação a partir de instrumento – formulário. Espera-se com este projeto proporcionar discussões e práticas inovadoras para o estudo e ensino integrado de conceitos geográficos, além de abrir possibilidade de encontros formativos entre os professores da universidade e os professores da educação básica, no sentido das trocas entre os sujeitos envolvidos na educação e ensino de Geografia em Mato Grosso. Última Ação: Proposta deferida pela Departamento de Geografia. Aguardando avaliação da segunda instância. O pleito da Congregação do IGHD aprovou a proposta de projeto em tela. 4.3. Cadastro de novo projeto: Projeto Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - JURA UFMT 2025. Coordenador: EDUARDO CARDOSO DAFLON. Resumo: A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) é um evento nacional realizado desde 2014, envolvendo mais de 50 Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Seu objetivo é promover debates sobre a Reforma Agrária Popular, a educação pública, a democratização da terra, da cultura e da comunicação, além de fortalecer os movimentos sociais do campo. Em 2025, a JURA completa 12 anos, com a edição na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sendo coordenada pelo Departamento de História. Na UFMT, a JURA ocorre desde 2018, com cada edição organizada por um departamento diferente. Em 2018, o Departamento de Enfermagem liderou a primeira JURA, promovendo a integração entre academia e camponeses. Em 2019, o Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação ampliou a programação, abordando temas como saúde, educação, meio ambiente e direitos indígenas. Em 2020, devido à pandemia, as atividades foram realizadas online, coordenadas pelo Departamento de Geografia. Em 2021, o Departamento de Física organizou ações como o "Ato pela Vida" e debates sobre questões agrárias e urbanas. Em 2022, o Departamento de Serviço Social coordenou a JURA, com destaque para a Feira da Reforma Agrária e atividades culturais. Em 2023, o Departamento de Psicologia liderou a edição, com palestras, vivências em assentamentos e a "2ª Feira Saberes e Sabores da Terra". Em 2024, o Instituto de Saúde Coletiva organizou a JURA na UFMT, celebrando os 40 anos do MST com uma programação extensa, de abril a dezembro, com destaque para a Feira Estadual da Reforma Agrária, articulada à II Semana da Agroecologia de MT. Em 2025, o tema será "Reforma Agrária Popular: defender a Vida é combater o agronegócio", reforçando a luta contra a concentração fundiária e a devastação ambiental. Última Ação: Proposta deferida pelo Departamento de História. Aguardando avaliação da segunda instância. O pleito da Congregação do IGHD aprovou a proposta de projeto em tela. 4.4. Cadastro de novo projeto: Projeto de Extensão Atividades de Extensão Curricular GEOGRAFIA EAD I. Coordenadora: GISELI GOMES DALLA NORA. Resumo: O Projeto de Extensão Atividades de Extensão Curricular GEOGRAFIA EAD I está vinculado ao programa de extensão “Programa de extensão Universitária Geografia EAD UFMT” e tem como objetivos: a) Compreender os diferentes contextos dos processos que envolvem o ensino a pesquisa e a extensão universitária; e b) Elaborar uma oficina de orientação aos professores das escolas para a construção de projetos geográficos. O curso de extensão será realizado por meio de interação entre os discentes e os professores da educação básica das escolas cadastradas para as atividades e buscará proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos relacionados a Psicologia da Educação, Geografia e Filosofia, Metodologia de Pesquisa. Última Ação: Proposta deferida pela Departamento de Geografia. Aguardando avaliação da segunda instância. O pleito da Congregação do IGHD aprovou a proposta de projeto em tela. 4.5. Cadastro de novo projeto: Projeto de Extensão Atividades de Extensão Curricular GEOGRAFIA EAD II. Coordenadora: GISELI GOMES DALLA NORA. Resumo: O Projeto de Extensão Atividades de Extensão Curricular GEOGRAFIA EAD II está vinculado ao programa de extensão “Programa de extensão Universitária Geografia EAD UFMT” e tem como objetivos: a) Compreender os diversos materiais didáticos que podem ser produzidos/utilizados para auxiliar no ensino aprendizagem b) Elaborar uma oficina de orientação aos professores das escolas para a construção de materiais didáticos para o ensino de geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. O curso de extensão será realizado por meio de interação entre os discentes e os professores da educação básica das escolas cadastradas para as atividades e buscará proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos relacionados às disciplinas de Geografia e Diversidade étnico racial, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras); Geografia Social e Cultural e didática e Geografia. Última Ação: Proposta deferida pelo Departamento de Geografia. Aguardando avaliação da segunda instância. O pleito da Congregação do IGHD aprovou a proposta de projeto em tela. 4.6. Cadastro de novo Projeto HISTÓRIA, DOCUMENTO E PATRIMÔNIO. Coordenador: Eduardo Cardoso Daflon. Resumo: A documentação escrita e arqueológica é essencial para a preservação da memória, do patrimônio e para a compreensão da História. No entanto, algumas entidades sociais, acadêmicas e museais podem enfrentar dificuldades na gestão e organização de seus arquivos, bem como do patrimônio material decorrente de ações de preservação, no caso dos museus. Este projeto de extensão visa capacitar estudantes e atuar diretamente na organização de acervos documentais e arqueológicos em diálogo interdisciplinar com a Arquivologia e a Arqueologia. Assim, este projeto de extensão tem como foco a organização dos acervos documentais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Mato Grosso (MST-MT), da União Nacional dos Estudantes em Mato Grosso (UNE) e da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (UEE), para o caso das fontes textuais ou manuscritas. No caso da documentação arqueológica, trabalharemos em conjunto com uma das instituições que atua na produção de dados arqueológicos em Cuiabá: o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT). Nesse sentido, fomenta-se a integração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aos Movimentos Sociais populares e às instituições de salvaguarda de material arqueológico da cidade. A integração da universidade com a sociedade civil através da permite atender às demandas sociais e também articular ensino e pesquisa, já que para além do trabalho de organização dos acervos também estão previstas atividades de divulgação do potencial científico desses arquivos e museus em escolas públicas da Educação Básica de Mato Grosso. Última Ação: Proposta deferida pelo Departamento de História. Aguardando avaliação da segunda instância. O pleito da Congregação do IGHD aprovou a proposta de projeto em tela. 4.7. Relatório | "PRÓ-ENEM História (2022 - 2023): Desenvolvendo Materiais Pedagógicos." Coordenadora: Ana Carolina da Silva Borges. Resultado: O projeto de Extensão em questão, teve como objetivo construir produtos audiovisuais e paradidáticos que serviriam para os estudantes do Cursinho PRÓ-ENEM, da UFMT, no ano de 2022 e 2023. As ações previstas contabilizaram temporalmente 12 (doze) meses corridos, iniciando no mês de Outubro de 2022 e, se estendendo, até o mês de Setembro do ano de 2023, na qual foi contemplado por uma bolsa. Todavia, em virtude da perda dos prazos burocráticos por parte do bolsista, a bolsa foi suspensa, o que não impediu , por outro lado, as ações previstas nesta extensão, salvo alguns reajustes. Para execução do projeto foram previstas quatro (4) ações internas, realizadas de maneira remota e integradas, que se iniciaram em 2022, foram replicadas e ajustadas para o ano de 2023. A sua execução foi permitida graças à parceria firmada com o projeto de extensão Pró-Enem História/2022. Logo, trabalhando de maneira voluntária, os estudantes, junto aos integrantes da extensão Pró-Enem História/2022, conseguiram se organizar internamente para desenvolver atribuições em todas as equipes, garantindo assim formação docente, tecnológica, educativa e de autogestão. Com intuito de melhor compreensão da estruturação do andamento e desenvolvimento da extensão segue-se a discriminação de cada uma das ações/etapas: - Equipe das Aulas do Cursinho: mesmo que não dessem aulas, os voluntários da presente extensão participaram desta atividade em decorrência do seu caráter formativo e informativo. Esta equipe realizou um conjunto de atividades contando com o planejamento das aulas, nas quais os/as integrantes aprenderam a elaborar plano de ensino, preparar aulas com base nos materiais didáticos, paradidáticos e pedagógicos propostos para o Ensino de História e, envolto a atividades compostos por questões dissertativas e provas dos ENEMS anteriores do campo da história bem como a correção das mesmas. De igual forma, os/as vestibulandos/as contavam com o suporte de um material complementar para ajudá-los/as a sanarem as dúvidas. A resolução dos exercícios era feita ao longo das aulas e outras serviam como tarefas e tinham acompanhamento docente. Para melhor apresentarem desempenho nas aulas, o cursinho estabeleceu parcerias com o GEPD/Mais História, garantindo assim discussões calorosas e colaborativas nas estratégias de montagem das aulas e formação docente. Sendo assim foram 10 temáticas lecionadas, sendo elas: - Introdução ao estudo de história com perspectiva em Patrimônio; Escravidão e Trabalho; Democracia e Cidadania; Movimentos Sociais (Movimento Feminista, MST, Movimento Negro, Movimento Estudantil); 1° Guerra Mundial e Imperialismo; 2° Guerra Mundial e Regimes totalitários; Era Vargas; Ditadura Militar: definições e particularidades e um aulão interdisciplinar com olhares teóricos do campo da Filosofia, Sociologia e Geografia; Cidadania e democracia. - Equipe de divulgação: nesta ação houve toda uma preocupação em divulgar o cursinho através das redes sociais (instagram e facebook), contendo posts, fotografia da equipe executora, banners e demais postagens de caráter informativo/formativo, abrangendo várias áreas de conhecimento, com ênfase ao campo da história e notícias sobre o ENEM e do cursinho PRO-ENEM UFMT. Todo o material produzido envolveu uma equipe de pesquisa, cujos integrantes da extensão colaboraram com seus conhecimentos a respeito da comunicação visual em ações de edição, construção e correções de textos elaborados, e ainda levantamento de dados que seriam utilizados para dar suporte a construção das páginas do cursinho nas redes sociais. - Equipe de apoio: nesta atividade os/as integrantes desenvolveram suas habilidades em realizarem investigação histórica e educativa, haja vista que pesquisaram um conjunto de tipologias documentais de diferentes períodos históricos, provas dos ENEMS anteriores, bem como variados materiais didáticos e paradidáticos. A partir disso montaram um banco de dados contemplando o campo de Ensino de História, nas quais puderam selecionar aqueles conteúdos que lhes dariam suporte para a produção de um material próprio que seriam utilizados nas aulas, construindo nestes termos autonomia docente, fundamental para suas formações profissionais. Acerca disso, tiveram ampliação das suas noções de metodologia de ensino/aprendizagem montando estratégias educativas e dando novos horizontes quanto às possibilidades de renovação didático/pedagógico remoto. - Equipe das reuniões remotas semanais: as reuniões internas articulavam um conjunto de atribuições articuladas entre si: montagem de cronograma para o andamento do cursinho, seleção das temáticas que seriam exploradas nas aulas, planejamento das atividades que seriam executadas pelos/as integrantes da extensão; estratégias e formatos das divulgações do cursinho nas redes sociais, e funções das equipes de apoio. Todas estas ações foram acompanhadas, discutidas e orientadas nas reuniões de modo que as dúvidas fossem sanadas em conformidades com as dificuldades individuais e coletivas em realizá-las. Tais reuniões poderiam ser integradas a todos os projetos de extensão do PRÓ-ENEM/UFMT, abrangendo diferentes áreas de conhecimento, ou realizadas com os/as membros do PRÓ-ENEM/História, ou ainda executadas de acordo com as equipes e as demandas internas das ações acima discriminadas. Em situações pontuais, ocorreram formações docentes através das parcerias estabelecidas com o Departamento de Educação, a exemplo do mini curso dado referente às discussões que envolviam as pesquisas de Paulo Freire e sua contribuição e propostas para a educação popular no país. As execuções das ações das equipes embasaram-se no calendário específico do cursinho que extrapola o tempo previsto no cronograma dos editais do CODEX da UFMT. Acerca disso, há toda uma organização interna composta por Coordenadores/as, colaboradores/as, voluntários/as e bolsistas. É por conta disso que todo ano, em meados do mês de março, ocorrem as primeiras reuniões semanais para tratar dos formatos de divulgação para as inscrições do PRÓ-ENEM/UFMT, situação está também atuando no ano de 2023. Logo, ainda na primeira quinzena do mesmo mês os/as integrantes promoveram as divulgações do cursinho e lançaram os editais de cadastramento dos/as interessados/as, que deveriam passar por uma seleção na qual teve como pré-requisito a comprovação de renda familiar. Aproveitando o ensejo é importante destacar que aqueles/as interessados no cursinho que se encontravam em maior situação de vulnerabilidade econômica teriam maiores chances de serem contemplados/as. No tocante às inscrições, estas ocorreram na segunda quinzena do mês de março e os resultados deste processo seletivo no mês seguinte. As aulas transcorreram entre os meses de maio a novembro, haja vista que o mês de dezembro foi o momento em que os/as membros puderam reavaliar as atividades e fazer um balanceamento das ações executadas. O cursinho popular PRÓ-ENEM/UFMT, ao longo dos seus seis anos de funcionamento sempre teve um grande número de procura entre os/as estudantes de baixa renda que terminaram o Ensino Médio, e residem, em sua grande parte, em bairros periféricos de Cuiabá e Várzea Grande. Os/as mesmos/as vão a busca de aulas preparatórias para os exames anuais do ENEM, uma vez que o PRÓ-ENEM é gratuito e contam com discentes da graduação da UFMT de diferentes níveis de formação e áreas de conhecimento. No ano de 2022 não foi diferente. Para se ter uma ideia, no tocante ao público alvo atingido, mais de seiscentas (600) pessoas se inscrevem no cursinho, no ano de 2023 tivemos uma procura que quase atingiu 700 pessoas. Dentre os/as inscritos, foram selecionados a princípio cento e oitenta (180) estudantes e, posteriormente, houve uma lista da segunda chamada contendo vinte (20) nomes. As aulas eram presenciais, tanto no ano de 2022 quanto no ano de 2023. Como resultado, além das aulas foram feitos alguns produtos, tais como: materiais didáticos próprios do cursinho, materiais complementares próprios do cursinho, material de atividades desenvolvidas em sala (para que os/as os estudantes não tivessem acúmulo de tarefas, tampouco ficassem dispersos ou perdidos nas respostas), material de atividades complementares (para que os/as discentes os fizessem em casa), material visual de caráter formativo/informativo com notícias referentes ao Ensino de História, a exemplo de banners e posts divulgados nas redes sociais do PRÓ-ENEM/História, edição das aulas e edição dos slides posteriormente disponibilizados para os/as vestibulandos/as em seus emails. Paralelo a isso, é importante salientar que as redes sociais serviam não apenas como um veículo de divulgação da extensão, tendo em vista que abrangia um público maior mediante o material ali postado, que intuía dar acessibilidade de dados, informações e notícias às pessoas que tivessem algum interesse ao ENEM, mesmo que não fosse estudante do PRÓ-ENEM. Isto tanto é plausível, que foram feitos posts com as principais datas comemorativas compostas por textos pequenos e críticos, suplantadas por abordagens históricas, ou postagens de caráter informativo sobre as provas do ENEM. Nestes termos, tanto a página do facebook do PRÓ-ENEM/UFMT, quanto à página do facebook GEPD/Mais História, que desenvolve parcerias com a extensão PRÓ-ENEM/História/UFMT-2022 atingiram um público razoavelmente grande. A par disso, a primeira conta atualmente com três mil trezentos e doze (3312) pessoas que a seguem e três mil cento e quarenta (3140) pessoas que curtiram a página . Já a segunda, possui quatrocentos e duas (402) pessoas que o seguem e trezentos e vinte e oito (328) curtidas. E mais, no ano de 2023 nossas ações se ampliaram em virtude dos nossos voluntários, que uma vez contemplado com seus projetos no 5 edital da Pró-Reitoria dos Estudante (PRAE-UFMT), relativo a criação de vídeo-aulas e podcast, puderam fazer gravações de produtos, que nesta linha da tecnologia da informação,atingiria o público alvo do Cursinho Pró-Enem, bem como os estudantes mais leigos e desinformados que estudavam na Universidade. Nisso surgiram a gravação de 3 podcast e, mais 3 gravações de vídeo-aulas, tematizando conceitos e temas importantes como: autoritarismo, sexualidade, feminicidio, cultura do estupro, racismo, assedio e trabalho, dentre outros. Somados a esses dados satisfatórios - relativos aos resultados alcançados -, não podemos deixar de sinalizar outro papel fundamental dada a extensão: a formação docente de seus/suas integrantes, que também agrega o público alvo pretendido pela extensão. Muitos/as desses/as atuaram de forma colaborativa na posição de bolsistas, de voluntários/as, de Coordenadoras docente e discente, agregando estudantes da área de história, arquitetura e ciências sociais. Nesta equipe foram doze (16) pessoas atuando em diversas funções de maneira conjunta e articuladas entre si. A maioria como voluntários, por meio de atividades docentes, advindas de suas experiências profissionais e de suas habilidades com a comunicação e arte visual, ou ainda com as tecnologias de informações, nas quais os que detinham maiores conhecimentos e amadurecimento sobre determinadas atribuições ou ferramentas tecnológicas ensinavam os recém-chegados na extensão. Alguns/mas destes/as integram o PRÓ-ENEM há anos e já se encontravam bastante familiarizados quanto a sua estruturação e funcionamento podendo orientar e aperfeiçoar o andamento da extensão. Entre os participantes do projeto havia discentes, docentes e estudantes da graduação e da pós-graduação, em diferentes fases de formação que, souberam como ninguém utilizar suas realidades formativas e profissionais para enriqueceram os debates, sofisticando as propostas metodológicas de ensino/aprendizagem e montando estratégias didático/pedagógico em contextos que prescreviam, exclusivamente, às aulas remotas. Frente a toda essa configuração é importante dar um pouco de atenção quanto a avaliação da extensão e o balanceamento das atividades promovidas ao longo do ano de 2022 e 2023. Para isso recortamos como suporte analítico os relatórios finais dos bolsistas, voluntários e colaboradores e o formulário de avaliação interna preenchida pelas integrantes do projeto . No tocante a este último ficou nítido que as ações foram executadas com resultados satisfatórios, haja vista que os integrantes indicaram que as atividades foram realizadas “atendendo às expectativas”, e na maioria dos formulários entregues “frequentemente atenderam as expectativas”. No que diz respeito às ações o cursinho atendeu as expectativas previstas e esteve de acordo com as necessidades do público alvo, mostrando as preocupações referentes às questões didáticos/pedagógicas de modo que o material do curso, os recursos educacionais, e os equipamentos da sala de aula virtual deram conta das demandas docentes e discentes. Ao mesmo tempo, foram avaliados se os instrutores que trabalham nas equipes de apoio encorajaram os/as estudantes a participarem do curso e, novamente, as respostas dos formulários apontaram que sim, a extensão atendeu as expectativas e, em muitos casos excederam os resultados previstos. Todavia, houveram alguns problemas identificados relacionados, sobretudo as tecnologias virtuais, uma vez que muitos discentes ficavam prejudicados mediante as internets individuais que caiam, fazendo com que os/as vestibulandos/as não conseguissem acompanhar as aulas e as correções das atividades. No mais importante sinalizar que estes formulários não foram dadas aos/às estudantes do cursinho, por dois motivos: o primeiro corresponde ao simples fato de que eram bastante tímidos e tinha participação limitadas nas aulas, os formulários exigindo identificação poderiam inibi-los. Outro ponto condiz a dificuldade no controle das frequências fazendo com que os formulários preenchidos não fossem tão fidedignos. Como reajuste prescrevemos momentos de comunicação e discussões ao longo das aulas, ou nos grupos de whatsap, nas quais as dificuldades poderiam ser expressas de maneira colaborativa para o melhoramento das aulas. O interessante foi notar que as informações condiziam aos problemas relacionados a tecnologia e, em alguns casos, a dificuldade em acompanhar as aulas e os exercícios propostos, ou escutar podcast longos demais. Quanto aos Relatórios Finais entregues pelos/as bolsistas a maior dificuldade condiz na elaboração do Plano de Ensino e, de igual forma, nas temáticas abordadas e pesquisas para levantamento e construção do material paradidático interno, bem com a importância de conteúdos formativos complementares produzidos por esta extensão. Como solução prezamos por fazer com que os docentes mais velhos, experientes e maduros inferissem orientações e ensinassem os/as bolsistas mais novos. E mesmo diante de tanta dificuldade conseguimos fechar nossa meta, haja vista que mesmo com a desistência e evasão em cerca de 35% dos inscritos, foram aprovados 35 estudantes no ENEM 2023. Relatório deferido pela Departamento de História. Aguardando avaliação da Diretoria. O pleito da Congregação do IGHD aprovou o relatório do projeto em tela. 4.8. Relatório | PRÓ-ENEM/história 2023. Coordenadora. Ana Carolina da Silva Borges: Resultado: O projeto de Extensão em questão, teve como objetivo construir produtos audiovisuais e paradidáticos que serviriam para os estudantes do Cursinho PRÓ-ENEM, da UFMT, somadas as aulas ofertadas para estudantes das redes publicas dos municipios de Cuiabá e Várzea Grande. As ações previstas contabilizaram temporalmente 12 (doze) meses corridos, iniciando no mês de Outubro de 2022 e, se estendendo, até o mês de Setembro do ano de 2023, na qual foi contemplado por uma bolsa. Todavia, em virtude da perda dos prazos burocráticos por parte do bolsista, a bolsa foi suspensa, o que não impediu , por outro lado, as ações previstas nesta extensão, salvo alguns reajustes. Para execução do projeto foram previstas quatro (4) ações internas, realizadas de maneira remota e integradas, que se iniciaram em 2022, foram replicadas e ajustadas para o ano de 2023. A sua execução foi permitida graças à parceria firmada com o projeto de extensão Pró-Enem História/2023. Logo, trabalhando de maneira voluntária, os estudantes, junto aos integrantes da extensão Pró-Enem História/2023, conseguiram se organizar internamente para desenvolver atribuições em todas as equipes, garantindo assim formação docente, tecnológica, educativa e de autogestão. Com intuito de melhor compreensão da estruturação do andamento e desenvolvimento da extensão segue-se a discriminação de cada uma das ações/etapas: - Equipe das Aulas do Cursinho: mesmo que não dessem aulas, os voluntários da presente extensão participaram desta atividade em decorrência do seu caráter formativo e informativo. Esta equipe realizou um conjunto de atividades contando com o planejamento das aulas, nas quais os/as integrantes aprenderam a elaborar plano de ensino, preparar aulas com base nos materiais didáticos, paradidáticos e pedagógicos propostos para o Ensino de História e, envolto a atividades compostos por questões dissertativas e provas dos ENEMS anteriores do campo da história bem como a correção das mesmas. De igual forma, os/as vestibulandos/as contavam com o suporte de um material complementar para ajudá-los/as a sanarem as dúvidas. A resolução dos exercícios era feita ao longo das aulas e outras serviam como tarefas e tinham acompanhamento docente. Para melhor apresentarem desempenho nas aulas, o cursinho estabeleceu parcerias com o GEPD/Mais História, garantindo assim discussões calorosas e colaborativas nas estratégias de montagem das aulas e formação docente. Sendo assim foram 10 temáticas lecionadas, sendo elas: - Introdução ao estudo de história com perspectiva em Patrimônio; Escravidão e Trabalho; Democracia e Cidadania; Movimentos Sociais (Movimento Feminista, MST, Movimento Negro, Movimento Estudantil); 1° Guerra Mundial e Imperialismo; 2° Guerra Mundial e Regimes totalitários; Era Vargas; Ditadura Militar: definições e particularidades e um aulão interdisciplinar com olhares teóricos do campo da Filosofia, Sociologia e Geografia; Cidadania e democracia. - Equipe de divulgação: nesta ação houve toda uma preocupação em divulgar o cursinho através das redes sociais (instagram e facebook), contendo posts, fotografia da equipe executora, banners e demais postagens de caráter informativo/formativo, abrangendo várias áreas de conhecimento, com ênfase ao campo da história e notícias sobre o ENEM e do cursinho PRO-ENEM UFMT. Todo o material produzido envolveu uma equipe de pesquisa, cujos integrantes da extensão colaboraram com seus conhecimentos a respeito da comunicação visual em ações de edição, construção e correções de textos elaborados, e ainda levantamento de dados que seriam utilizados para dar suporte a construção das páginas do cursinho nas redes sociais. - Equipe de apoio: nesta atividade os/as integrantes desenvolveram suas habilidades em realizarem investigação histórica e educativa, haja vista que pesquisaram um conjunto de tipologias documentais de diferentes períodos históricos, provas dos ENEMS anteriores, bem como variados materiais didáticos e paradidáticos. A partir disso montaram um banco de dados contemplando o campo de Ensino de História, nas quais puderam selecionar aqueles conteúdos que lhes dariam suporte para a produção de um material próprio que seriam utilizados nas aulas, construindo nestes termos autonomia docente, fundamental para suas formações profissionais. Acerca disso, tiveram ampliação das suas noções de metodologia de ensino/aprendizagem montando estratégias educativas e dando novos horizontes quanto as possibilidades de renovação didático/pedagógico remoto. - Equipe das reuniões remotas semanais: as reuniões internas articulavam um conjunto de atribuições articuladas entre si: montagem de cronograma para o andamento do cursinho, seleção das temáticas que seriam exploradas nas aulas, planejamento das atividades que seriam executadas pelos/as integrantes da extensão; estratégias e formatos das divulgações do cursinho nas redes sociais, e funções das equipes de apoio. Todas estas ações foram acompanhadas, discutidas e orientadas nas reuniões de modo que as dúvidas fossem sanadas em conformidades com as dificuldades individuais e coletivas em realizá-las. Tais reuniões poderiam ser integradas a todos os projetos de extensão do PRÓ-ENEM/UFMT, abrangendo diferentes áreas de conhecimento, ou realizadas com os/as membros do PRÓ-ENEM/História, ou ainda executadas de acordo com as equipes e as demandas internas das ações acima discriminadas. Em situações pontuais, ocorreram formações docentes através das parcerias estabelecidas com o Departamento de Educação, a exemplo do mini curso dado referente às discussões que envolviam as pesquisas de Paulo Freire e sua contribuição e propostas para a educação popular no país. As execuções das ações das equipes embasaram-se no calendário específico do cursinho que extrapola o tempo previsto no cronograma dos editais do CODEX da UFMT. Acerca disso, há toda uma organização interna composta por Coordenadores/as, colaboradores/as, voluntários/as e bolsistas. É por conta disso que todo ano, em meados do mês de março ocorram já às primeiras reuniões semanais para tratar dos formatos de divulgação para as inscrições do PRÓ-ENEM/UFMT, situação esta também atuando no ano de 2023. Logo, ainda na primeira quinzena do mesmo mês os/as integrantes promoveram as divulgações do cursinho e lançaram os editais de cadastramento dos/as interessados/as, que deveriam passar por uma seleção na qual teve como pré-requisito a comprovação de renda familiar. Aproveitando o ensejo é importante destacar que aqueles/as interessados no cursinho que se encontravam em maior situação de vulnerabilidade econômica teriam maiores chances de serem contemplados/as. No tocante às inscrições, estas ocorreram na segunda quinzena do mês de março e os resultados deste processo seletivo no mês seguinte. As aulas transcorreram entre os meses de maio a novembro, haja vista que o mês de dezembro foi o momento em que os/as membros puderam reavaliar as atividades e fazer um balanceamento das ações executadas. O cursinho popular PRÓ-ENEM/UFMT, ao longo dos seus seis anos de funcionamento sempre teve um grande número de procura entre os/as estudantes de baixa renda que terminaram o Ensino Médio, e residem, em sua grande parte, em bairros periféricos de Cuiabá e Várzea Grande. Os/as mesmos/as vão a busca de aulas preparatórias para os exames anuais do ENEM, uma vez que o PRÓ-ENEM é gratuito e contam com discentes da graduação da UFMT de diferentes níveis de formação e áreas de conhecimento. No ano de 2023 não foi diferente. Para se ter uma ideia, no tocante ao público alvo atingido, mais de seiscentas (600) pessoas se inscrevem no cursinho. Dentre os/as inscritos, foram selecionados a principio cento e oitenta (180) estudantes e, posteriormente, houve uma lista da segunda chamada contendo vinte (20) nomes. As aulas eram presenciais, tanto no ano de 2022 quanto no ano de 2023. Como resultado, além das aulas foram feitos alguns produtos, tais como: materiais didáticos próprios do cursinho, materiais complementares próprios do cursinho, material de atividades desenvolvidas em sala (para que os/as os estudantes não tivessem acúmulo de tarefas, tampouco ficassem dispersos ou perdidos nas respostas), material de atividades complementares (para que os/as discentes os fizessem em casa), material visual de caráter formativo/informativo com notícias referentes ao Ensino de História, a exemplo de banners e posts divulgados nas redes sociais do PRÓ-ENEM/História, edição das aulas e edição dos slides posteriormente disponibilizados para os/as vestibulandos/as em seus emails. Paralelo a isso, é importante salientar que as redes sociais serviam não apenas como um veículo de divulgação da extensão, tendo em vista que abrangia um público maior mediante o material ali postado, que intuía dar acessibilidade de dados, informações e notícias às pessoas que tivessem algum interesse ao ENEM, mesmo que não fosse estudante do PRÓ-ENEM. Isto tanto é plausível, que foram feitos posts com as principais datas comemorativas compostas por textos pequenos e críticos, suplantadas por abordagens históricas, ou postagens de caráter informativo sobre as provas do ENEM. Nestes termos, tanto a página do facebook do PRÓ-ENEM/UFMT, quanto à página do facebook GEPD/Mais História, que desenvolve parcerias com a extensão PRÓ-ENEM/História/UFMT-2023 atingiram um público razoavelmente grande. A par disso, a primeira conta atualmente com três mil trezentos e doze (3312) pessoas que a seguem e três mil cento e quarenta (3140) pessoas que curtiram a página . Já a segunda, possui quatrocentos e duas (402) pessoas que o seguem e trezentos e vinte e oito (328) curtidas. E mais, no ano de 2023 nossas ações se ampliaram em virtude dos nossos voluntários, que uma vez contemplado com seus projetos no 5 edital da Pró-Reitoria dos Estudante (PRAE-UFMT), relativo a criação de vídeo-aulas e podcast, puderam fazer gravações de produtos, que nesta linha da tecnologia da informação,atingiria o público alvo do Cursinho Pró-Enem, bem como os estudantes mais leigos e desinformados que estudavam na Universidade. Nisso surgiram a gravação de 3 podcast e, mais 3 gravações de vídeo-aulas, tematizando conceitos e temas importantes como: autoritarismo, sexualidade, feminicidio, cultura do estupro, racismo, assedio e trabalho, dentre outros. Somados a esses dados satisfatórios - relativos aos resultados alcançados -, não podemos deixar de sinalizar outro papel fundamental dada a extensão: a formação docente de seus/suas integrantes, que também agrega o público alvo pretendido pela extensão. Muitos/as desses/as atuaram de forma colaborativa na posição de bolsistas, de voluntários/as, de Coordenadoras docente e discente.., agregando estudantes da área de história, arquitetura e ciências sociais. Nesta equipe foram doze (16) pessoas atuando em diversas funções de maneira conjunta e articuladas entre si. A maioria como voluntários, por meio de atividades docentes, advindas de suas experiências profissionais e de suas habilidades com a comunicação e arte visual, ou ainda com as tecnologias de informações, nas quais os que detinham maiores conhecimentos e amadurecimento sobre determinadas atribuições ou ferramentas tecnológicas ensinavam os recém-chegados na extensão. Alguns/mas destes/as integram o PRÓ-ENEM há anos e já se encontravam bastante familiarizados quanto a sua estruturação e funcionamento podendo orientar e aperfeiçoar o andamento da extensão. Entre os participantes do projeto havia discentes, docentes e estudantes da graduação e da pós-graduação, em diferentes fases de formação que, souberam como ninguém utilizar suas realidades formativas e profissionais para enriqueceram os debates, sofisticando as propostas metodológicas de ensino/aprendizagem e montando estratégias didático/pedagógico em contextos que prescreviam, exclusivamente, às aulas remotas. Frente a toda essa configuração é importante dar um pouco de atenção quanto a avaliação da extensão em 2023. Para isso recortamos como suporte analítico os relatórios finais dos bolsistas, voluntários e colaboradores e o formulário de avaliação interna preenchida pelas integrantes do projeto . No tocante a este último ficou nítido que as ações foram executadas com resultados satisfatórios, haja vista que os integrantes indicaram que as atividades foram realizadas “atendendo às expectativas”, e na maioria dos formulários entregues “frequentemente atenderam as expectativas”. No que diz respeito às ações o cursinho atendeu as expectativas previstas e esteve de acordo com as necessidades do público alvo, mostrando as preocupações referentes às questões didáticos/pedagógicas de modo que o material do curso, os recursos educacionais, e os equipamentos da sala de aula virtual deram conta das demandas docentes e discentes. Ao mesmo tempo, foram avaliados se os instrutores que trabalharam nas equipes de apoio encorajavam os/as estudantes a participarem do curso e, novamente, as respostas dos formulários apontaram que sim, a extensão atendeu as expectativas e, em muitos casos excederam os resultados previstos. Todavia, houveram alguns problemas identificados relacionados, sobretudo as tecnologias virtuais, uma vez que muitos discentes ficavam prejudicados mediante as internets individuais que caiam, fazendo com que os/as vestibulandos/as não conseguissem acompanhar as aulas e as correções das atividades. No mais importante sinalizar que estes formulários não foram dadas aos/as estudantes do cursinho, por dois motivos: o primeiro corresponde ao simples fato de que eram bastante tímidos e tinha participação limitadas nas aulas, os formulários exigindo identificação poderiam inibi-los. Outro ponto condiz a dificuldade no controle das frequências fazendo com que os formulários preenchidos não fossem tão fidedignos. Como reajuste prescrevemos momentos de comunicação e discussões ao longo das aulas, ou nos grupos de whatsap, nas quais as dificuldades poderiam ser expressas de maneira colaborativa para o melhoramento das aulas. O interessante foi notar que as informações condizem aos problemas relacionados a tecnologia e, em alguns casos, a dificuldade em acompanhar as aulas e os exercícios propostos, ou escutar podcast longos demais. Quanto aos Relatórios Finais entregues pelos/as bolsistas a maior dificuldade condiz na elaboração do Plano de Ensino e, de igual forma, nas temáticas abordadas e pesquisas para levantamento e construção do material paradidático interno, bem com a importância de conteúdos formativos complementares produzidos por esta extensão. Como solução prezamos por fazer com que os docentes mais velhos, experientes e maduros inferissem orientações e ensinassem os/as bolsistas mais novos. E mesmo diante de tanta dificuldade conseguimos fechar nossa meta, haja vista que mesmo com a desistência e evasão em cerca de 45% dos inscritos, que ficaram até o final das aulas, foram aprovados 47 estudantes no ENEM 2024. Relatório deferido pelo Departamento de História. Aguardando avaliação da Diretoria. O pleito da Congregação do IGHD aprovou o relatório do projeto em tela. 5. Recurso diária/passagem – Plano Global Anual 2025. 5.1. Processo 23108.031045/2025-90 - Ofício nº 18/2025/IGHD - DEPTO. HISTÓRIA/UFMT. Cuiabá, 23 de abril de 2025. Ao Prof. Dr. Cleberson Ribeiro de Jesuz, Diretor do Instituto de Geografia, História e Documentação. Assunto: solicitação de apoio para a vinda de pesquisadores para II Semana de História da UFMT (25 a 27 de junho de 2025). Prezado Prof. Cleberson Jesuz, Sirvo-me do presente para, mui respeitosamente, solicitar o apoio do Instituto de Geografia, História e Documentação na concessão de diárias para dois pesquisadores que participarão de atividades acadêmicas no IGHD durante a II Semana de História da UFMT, que tem como tema "Fronteiras Digitais da História e do seu Ensino", e será realizada entre 25 e 27 de junho de 2025. Ambos os professores apresentarão resultados de suas pesquisas que versaram sobre os desafios do mundo digital na pesquisa e no ensino de História. Além disso, participação de ambos contribuirá para o intercâmbio acadêmico entre as instituições (UnB, UFSC e UFMT) e representa uma oportunidade para divulgar entre a comunidade da UFMT, especialmente no IGHD, os resultados de suas pesquisas sobre as relações entre a pesquisa histórica, o ensino da história e os processos digitais. O Prof. Dr. Tiago Luis Gil (UnB) chegará em Cuiabá na noite do dia 26 de junho e participará de atividades no dia 27 de junho, retornando a Brasília ao final da tarde do mesmo dia. A Profa. Dra. Flávia Florentino Varella (UFSC) chegará em Cuiabá na tarde do dia 26 de junho e participará de atividades ao longo do dia 27 de junho, incluindo uma conferência no encerramento da II Semana de História, regressando a Florianópolis na manhã de 28 de junho. As diárias seriam, portanto, para o período descrito acima. Aproveito para esclarecer que a "Semana de História" é um dos projetos de extensão permanentes do Curso de História, previsto no PPC, e que nesta edição está sendo organizada pelos professores Anderson Roberti dos Reis, Caroline Garcia Mendes, Edvaldo Correa Sotana, Juliana Cristina da Rosa e Mayra Calandrini Guapindaia, juntamente com a representação estudantil designada pelo Centro Acadêmico de História (CAHIS). Contamos com o apoio do IGHD para viabilizar essa iniciativa e nos colocamos à disposição para fornecer informações adicionais e cumprir eventuais exigências formais para a efetivação do financiamento. Agradeço desde já, e despeço-me com meus cordiais cumprimentos. Atenciosamente. A Congregação do IGHD aprovou a solicitação, sendo destinado o valor de 01 (uma) diária ao professor Tiago Luis Gil, e o valor de 2.5 diárias (duas e meia) a professora Flávia Florentino Varella. Ausências justificadas: Ana Maria Marques (Coordenação ProfHistória – UFMT), Rodrigo Davi Almeida (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História), Patrícia Christan (Coordenação de Curso Geografia Bacharelado, Vagner Paz Mengue (Chefia de Departamento de Geografia), Márcia Alves Soares da Silva (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia). Nada mais havendo a ser tratado, o Diretor encerrou a reunião e lavrou a presente Ata.


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Documento assinado eletronicamente por CLEBERSON RIBEIRO DE JESUZDiretor(a) do Instituto de Geografia, História e Documentação - IGHD/UFMT, em 30/04/2025, às 11:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por CAROLINE GARCIA MENDESCoordenador(a) de Ensino de Graduação em História - IGHD/UFMT, em 30/04/2025, às 12:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por MAYLON MARIANO DA SILVAUsuário Externo, em 02/05/2025, às 18:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por ANDERSON ROBERTI DOS REISChefe do Departamento de História - IGHD/UFMT, em 02/05/2025, às 18:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por JULIANA CRISTINA DA ROSADocente da Universidade Federal de Mato Grosso, em 02/05/2025, às 20:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por MARCIO ANTONIO ALVES DA ROCHASupervisor(a) do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - IGHD/UFMT, em 02/05/2025, às 22:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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