ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA CONGREGAÇÃO - 30/05/2025

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
DIRETORIA DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO

Ata de Reunião

Processo nº 23108.022277/2025-57

 

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA CONGREGAÇÃO DE INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO. No dia 30 de maio de 2025 estiveram reunidos às 14h00min de forma presencial na sala 76 – Direção do IGHD os membros da Congregação do IGHD: 1. Cleberson Ribeiro de Jesuz – Direção do IGHD; 2. Caroline Garcia Mendes - Coordenação do Curso de História; 3. Anderson Roberti dos Reis – Chefia de Departamento de História; 4. Marcio Antônio Alves da Rocha - Supervisão do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDIHR; 5. Juliana Cristina da Rosa, coordenadora do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos – NERU; 6. Maylon Mariano da Silva - Representante do Centro Acadêmico de História; 7. Ana Maria Marques (Coordenação ProfHistória – UFMT) (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História); 8. Patrícia Christan (Coordenação de Curso Geografia Bacharelado, Vagner Paz Mengue (Chefia de Departamento de Geografia); 9. Márcia Alves Soares da Silva (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia); 10. Rodrigo Davi Almeida (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História). A Direção trouxe os seguintes informes: 1. Informes. 1.1. Processo nº 23108.036373/2025-82 Interessado: Secretário(a) de Assistência à Saúde do(a) Servidor(a) - SASS – UFMT Prezada Secretária, Gisele Marques Lopes Considerando que a SASS/SPSS é o setor responsável pela prevenção de agravos, promoção e assistência à saúde do servidor e comunidade universitária; Considerando que a Campanha de Vacinação contra Gripe, ocorre todos os anos, antes do inverno. Assim, a pessoa garante melhor resultado, pois estará mais protegida durante o período mais crítico, que é o inverno, uma vez que a proteção da vacina acontece a partir de uma semana após a aplicação; Considerando solicitação prévia a Responsável Técnica pela Imunização de Cuiabá/MT - Renata Godoy - que solicitou o levantamento dos servidores ATIVOS e APOSENTADOS desta Universidade que fazem jus à dose das vacinas contra Influenza, H1N1 E Covid 19, pois alegou mudança na Estratégia de Vacinação - ANTES ERA CAMPANHA E AGORA É ROTINA DE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO; Considerando que há um PÚBLICO ESPECÍFICO a ser atendido pelo Ministério da Saúde (MS): *Vacinação Influenza 2025* - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade – Gestantes – Idosos – Puérperas - Povos indígenas – Quilombolas - Pessoas em Situação de Rua - Trabalhadores da Saúde – Professores - Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento - Profissionais das Forças Armadas - Pessoas com deficiência permanente – Caminhoneiros - Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso - Trabalhadores Portuários - Trabalhadores dos Correios - População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade - Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (Apresentar laudo médico). Encaminho os autos para conhecimento e encaminhamento aos demais setores e departamentos da UFMT, para que retornem os autos com o número de servidores, função e idade. At.te. 1.2. Processo nº 23108.037177/2025-25 - Ofício nº 18/2025/REITORIA - GCE/UFMT Cuiabá, 14 de maio de 2025. Aos Diretores(as) das Faculdades e Institutos – UFMT Assunto: Convite à cerimônia de colação de grau dos formandos 2024/2. 20/06 - Geografia, História, Geologia, Estatística, Matemática, Química, Enfermagem. 1.3. Processo nº 23108.037473/2025-26 - Auditoria Interna - Solicitação de Auditoria Número da Solicitação: 37/AUDIN/2025Assunto: Solicitação de Auditoria Interna para verificação de bens permanentes advindos de projetos de pesquisa. Prazo para atendimento: 20/05/2025 Ao(À) Sr(a).: Diretor(a) do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) Senhor(a) Diretor(a), Considerando a Portaria nº 05, SEI 7214761, que trata de designação de servidor para realização de auditoria sobre os Controles Patrimoniais de bens permanentes na UFMT. Considerando que o objetivo desta auditoria é avaliar a conformidade dos atos, considerando os principais riscos existentes e a adequação e suficiência dos mecanismos de controle estabelecidos. Com enfoque, sobretudo, no patrimônio advindo de projetos realizados pela UFMT. Solicitamos a gentileza de atender às providências a seguir relacionadas: Responder ao questionário de avaliação sobre a utilização e o controle dos bens permanentes oriundos de projetos de pesquisa, disponível no seguinte link: Questionário de Pesquisa para Avaliação do Uso de Bens Permanentes Oriundos de Projetos. Informar o local de alocação (sala de aula, laboratório, secretaria, coordenação de ensino, entre outros) dos bens permanentes constantes na planilha anexa 7918073. Indicar um servidor responsável para acompanhar a equipe de auditoria na vistoria in loco dos bens permanentes oriundos de projetos de pesquisa, listados na Planilha Anexa 7918073. Favor informar nome completo, matrícula SIAPE, telefone de contato e e-mail. Sugerir data e horário disponíveis (turno matutino ou vespertino) para a realização da vistoria in loco dos bens constantes na planilha anexa 7918073. 1.4. Processo nº 23108.038137/2025-09 - Interessado: Diretoria do Instituto de Geografia, História e Documentação, CLEBERSON RIBEIRO DE JESUZ CONSIDERANDO o chamado sob o número 2025050080; CONSIDERANDO a visita in loco realizada no dia 09/05/2025; Em visita técnica ao local, realizada em conjunto com o Técnico de TI Thiago, bem como os servidores Rodrigo e Cleberson, foram analisadas em equipe todas as possibilidades de solução que permitissem a execução da reforma de forma ininterrupta. Contudo, os seguintes cenários foram apresentados: Será realizada uma reforma no telhado do local; Será efetuada a substituição da rede elétrica. Diante desses pontos, surgiram os seguintes questionamentos: A reforma do telhado será executada em etapas ou de forma integral? Existe a possibilidade de a SINFRA providenciar uma cobertura provisória para a sala onde se encontram os ativos de TI? Por quanto tempo os equipamentos permanecerão desprotegidos? Recomendamos ao colaborador Cleberson o agendamento de uma reunião com todas as partes envolvidas, a fim de analisar o cenário sob diferentes perspectivas e, assim, identificar a melhor solução. É importante destacar que os equipamentos e fibras instalados no local não atendem exclusivamente ao IGHD. Trata-se de um ponto de distribuição que impacta diretamente outros blocos da instituição. Diante do exposto, a STI aguarda um posicionamento formal por parte do requerente. Atenciosamente, 1.5. Processo nº 23108.035660/2025-75 - Ofício nº 15/2025/IGHD - DIRETOR(A)/UFMT Cuiabá, 09 de maio de 2025.À.: Coordenação de Assistência Social e Saúde do Servidor – CASS CASS / SGP / REITORIA – UFMT Assunto: Avaliação e troca de extintores e outros elementos de segurança do Instituto de Geografia, História e Documentação e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Prezados, Ao cumprimentá-los, a Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação solicita uma vistoria e trocas dos extintores existentes no espaço dos Institutos: IGHD e ICHS, pois muitos estão com datas de vencimento expiradas e outros locais onde há pintura de identificação não há os equipamentos de segurança. É salutar que estes equipamentos sejam essenciais para a manutenção da segurança nos espaços de convivência e uso, como salas de aula, laboratórios, grupos de pesquisa, núcleos e outros espaços. Em tempo, é necessário avaliar a validade de mangueiras e áreas de acesso à água se estão em condições de funcionamento adequadas. Ciente de vosso apoio e presteza na proposta elencada, colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário. Atenciosamente, Ao Diretor do IGHD/UFMT Em resposta ao Ofício 15 (7897958), informo que os extintores que estão instalado no IGHD/ICHS, estão todos recarregados e com vencimento da recarga para Novembro/2025, portanto não estão vencidos. Referente aos locais que têm demarcação e não tem extintor, a parte técnica irá verificar na próxima recarga o remanejo de alguns extintores para o atender o instituto. Att, 1.6. RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.º 561, DE 29 DE MAIO DE 2025. Dispõe aprovação do Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso, do ano letivo de 2025, para os Campi Universitários do Araguaia, de Cuiabá, de Sinop e de Várzea Grande. RESOLVE: Art. 1° Aprovar o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), referente aos semestres letivos de 2025/1 e 2025/2, para os Campi Universitários do Araguaia, de Cuiabá, de Sinop e de Várzea Grande, conforme disposto no Anexo Único desta Resolução. A coordenação do NERU trouxe os informes: 1.7. Convite para lançamento do livro Diários de Fritz Tolksdorf: uma vida no Arinos dos pesquisadores associados João Carlos Barrozo e Anna Maria Ribeiro F. M. da Costa que irá ocorrer no dia 11 de junho, às 18:30 horas, no MUSEAR/UFMT. 1.8. Convite para o Evento: Expansão do Agronegócio e Conflitos Socioambientais no Mato Grosso Contemporâneo que ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2025, envolvendo núcleos e grupo de pesquisa do IGHD como o NERU, NPH, NPH e GECA, bem como o NEAST da Saúde Coletiva. 2. Processos. 2.1. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7898057: Ad Referendum 9 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum o cadastro do Projeto de Extensão "II Semana de História da UFMT: Fronteiras digitais da História e do seu Ensino", coordenado pela Profa Dra. Mayra Calandrini Guapindaia. Resumo: Entre os dias 25 a 27 de junho de 2025 ocorrerá a “II Semana de História da UFMT: Fronteiras Digitais da História e do seu Ensino”, na modalidade presencial, nas dependências do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD). Este evento contará com apresentações de investigações nos seus mais variados níveis de desenvolvimento e formação bem como cursos de curta duração visando qualificar o público-alvo. O Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no seu processo de curricularização da extensão - conforme o parecer CNE/CES nº 608 de 3 de outubro de 2018 e a Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018 - definiu em seu Projeto Pedagógico do Curso de 2023 a realização anual da Semana de História como uma de suas atividades de extensão permanente. Portanto, o evento é a culminância de uma articulação anual do curso com seus programas de pós-graduação acadêmica e profissional com o objetivo de garantir uma projeção da universidade para fora de seus muros e promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.2. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7898095: Ad Referendum 10 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum o cadastro do Projeto de Extensão "GPEDSEH CONTRA O ESQUECIMENTO: DITADURA MILITAR, SOCIEDADE E ENSINO DE HISTÓRIA EM PAUTA", coordenado pela Prof Dr. Ary Albuquerque Cavalcanti Junior. Resumo: Ao longo dos últimos anos pautas negacionistas iniciaram uma escalada temerária em relação às produções científicas nos seus mais variados campos. No caso da história, a ditadura militar, ocorrida entre os anos de 1964 e 1985 passou a ser um dos temas mais abordados e alvo de diversos discursos, algo que vem colaborando para sua tentativa de esquecimento e em sua relativização. Dessa forma, o grupo de pesquisa em Ditadura Militar, Sociedade e Ensino de História (GPEDSEH), a partir do presente projeto, busca relembrar e problematizar com a comunidade acadêmica e externa o que foi o período ditatorial brasileiro e seus impactos em nossa sociedade. Para isso, uma série de atividades, dentro e fora da universidade serão realizadas, tais como exibições de documentários, parceria com a Wikipedia e diálogo com sobreviventes e pesquisadoras/es do período através de atividades híbridas. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.3. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7915178: Ad Referendum 11 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.03438/2025-38, documento 7914813. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.4. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7915182: Ad Referendum 12 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.034479/2025-41, documento 7914781. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.5. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7916154: Ad Referendum 13 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.036462/2025-29, documento 7916006. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.6. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7916155: Ad Referendum 14 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.022277/2025-57, documento 7916156. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.7. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7916156: Ad Referendum 15 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.036454/2025-82, documento 7915996. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.8. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7918961: Ad Referendum 16 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.037139/2025-72, documento 7917366. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.9. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7918962: Ad Referendum 17 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.036985/2025-75, documento 7916939. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.10. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento. 7934417: Ad Referendum 18 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.037882/2025-22, documento 7934217. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.11. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7934418: Ad Referendum 19 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.037702/2025-11, documento 7934280. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.12. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7934419: Ad Referendum 20 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.037629/2025-79, documento 7934259. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.13. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7945405. Ad Referendum 21 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.038755/2025-41, documento 7943204. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.14. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7945407. Ad Referendum 22 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.038755/2025-41, documento 7943204. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.15. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7945409. Ad Referendum 23 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.038755/2025-41, documento 7943204. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.16. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7945410. Ad Referendum 24 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.038755/2025-41, documento 7943204. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.17. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7945912. Ad Referendum 25 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.039959/2025-07, documento 7945378. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.18. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7966923. Ad Referendum 26 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum a solicitação de pedido de compra de passagem solicitada pelo Departamento de Geografia via PGA/IGHD, relacionado a vinda do Prof. Antônio Carlos Castrogiovanni da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio da realização do projeto de formação intitulado "Formação de professores e ensino de Geografia em Mato Grosso" para a abertura do ciclo formativo e atividades de pesquisa vinculados ao Projeto "A(s) juventude (s) e a cidade" CAP 170/2023. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.19. Processo nº 23108.040915/2025-11 Ofício nº 6/2025/IGHD - NERU/UFMT Cuiabá, 23 de maio de 2025.Ao Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) À Congregação do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) À Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) Assunto: SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE PESQUISADORA Senhores, Senhoras Eu, Juliana Cristina da Rosa, na condição de coordenadora do NERU (biênio 2025-2026, PORTARIA Nº 05, DE 07 DE ABRIL DE 2025, venho SOLICITAR a aprovação do Credenciamento da doutora em História Érica Isabel de Melo, técnica administrativa do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDHIR), como pesquisadora do NERU. Destaco que a requerente apresentou Projeto de Pesquisa intitulado “Tratamento arquivístico da Coleção Fotográfica Povos Originários do Centro-Oeste e Norte do Brasil (Século XX): preservação, organização e descrição”, registrado junto à PROPESQ, conforme anexos. Ademais, destaco que o Regimento interno do NERU (RESOLUÇÃO CONSUNI-UFMT N° 116, DE 31 DE MAIO DE 2023), em anexo, estabelece, em seu III Capítulo “Da Constituição”, que: Artigo 3° . O NERU é integrado por docentes da UFMT, estudantes, técnicos administrativos, pesquisadores e membros da sociedade em torno de temas comuns de ensino, pesquisa e/ou extensão, mobilizando recursos humanos e financeiros para produção, propagação ou divulgação de conhecimento. Diante disso, solicito ao Conselho Deliberativo do NERU e à Congregação do IGHD a aprovação dessa pesquisadora para atuar a partir do biênio 2025-2026, período no qual desenvolverá atividades de pesquisa, extensão e publicações em parceria com integrantes do NERU. Desde já agradeço e me coloco à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos. A Congregação do IGHD homologa de forma unanime o processo em tela. 2.20. Processo nº 23108.040851/2025-59 Ofício nº 5/2025/IGHD - NERU/UFMT Cuiabá, 23 de maio de 2025. Ao Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) À Congregação do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) À Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) Assunto: SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE PESQUISADORES ASSOCIADOS Senhores, Senhoras, Eu, Juliana Cristina da Rosa, na condição de coordenadora do NERU (biênio 2025-2026, PORTARIA Nº 05, DE 07 DE ABRIL DE 2025, venho SOLICITAR a aprovação do Credenciamento de novos integrantes do núcleo, na condição de Pesquisadores Associados.Os pesquisadores associados a serem credenciados estarão sob minha supervisão e vinculados inicialmente ao Projeto de Pesquisa intitulado “As narrativas de Willy Aureli da Bandeira Piratininga pelo Mato Grosso e as controvérsias sobre os povos indígenas” com vigência no período entre o mês 11 de 2024 ao mesmo mês de 2026, homologado pela PROPeq sob o número 404/2024, por mim coordenado. Destaco que esses pesquisadores poderão registrar projetos de pesquisas após seu credenciamento, seguindo a normativa estabelecida na Resolução CONSEPE-UFMT N.° 365, de 31 de julho de 2023. Os pesquisadores associados convidados para integrar o NERU foram: 1. Edison Antônio de Souza, Doutor em História Social. Filiação Institucional: Professor Aposentado da UNEMAT. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3814515919974053 2. Fabio Augusto Nogueira Ribeiro, Doutor em Antropologia Social Filiação Institucional: Centro de Estudos Ameríndios (Cesta-USP) e Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI).Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9233219653775589. 2. Kelly Cristina da Costa Bezerra de Menezes Mamedes Filiação Institucional: União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC) Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9986343997835144. 3. Maryanne Rizzo Correa da Costa Galvão Filiação Institucional: Sem vínculo. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0814873440933161 4. Sandro Aparecido Lima dos Santos Filiação Institucional: Professor IFMT Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8773348863628289 Ressalto que todos os pesquisadores associados possuem formação e experiência em pesquisas e que poderão contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de projetos dessa natureza ligados ao NERU. Diante disso, solicito ao Conselho Deliberativo do NERU, à Congregação do IGHD e à Pró-reitoria de Pesquisa a aprovação dos mesmos como pesquisadores associados a serem supervisionados por mim no biênio 2025-2026, período no qual desenvolverão atividades de pesquisa e publicações em parceria com integrantes do NERU. Desde já agradeço e me coloco à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos. Atenciosamente. A Congregação do IGHD homologou de forma unânime o processo em tela. 2.21. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7981118. Ad Referendum 27 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum a o pedido de programação de aula de campo do Curso de Graduação de Licenciatura em Geografia, conforme consta o Processo SEI nº 23108.039853/2025-03, documento 7973620. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.22. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7966923. Ad Referendum 26 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum a o pedido de programação de aula de campo do Curso de Graduação de Geografia Bacharelado, conforme consta o Processo SEI nº 23108.040576/2025/73, documento 7952310. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.23. Processo SEI nº 23108.042231/2025-54: Ofício nº 7/2025/IGHD - NPH/UFMT Cuiabá, 26 de maio de 2025. Ao Sr. Cleberson Ribeiro de Jesuz Diretor do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD/UFMT) Assunto: Solicitação de Portaria nova gestão do Núcleo de Pesquisa em História (NPH) biênio 2025-2026 Senhor Diretor, Primeiramente gostaria de manifestar minha sincera gratidão pela atenção e agilidade direcionada à demanda do NPH de regularização de sua nova gestão que permitirá que possamos estar alinhados à gestão do IGHD. Justamente para dar andamento a esse processo, venho SOLICITAR a emissão de Portaria de Coordenadora do NPH, sendo que este pedido tem como base a Resolução que regulamenta a nucleação de atividades acadêmicas (RESOLUÇÃO CONSUNI-UFMT N° 32, DE 05 DE MAIO DE 2021).Ademais, encaminho como anexos à esta solicitação a Ata de Reunião do NPH, do dia 30/10/2024, na qual constam informações sobre a eleição da nova coordenação/gestão, bem como a Ata da Congregação do IGHD realizada no dia 17/02/2025, que consta no processo nº 23108.040701/2025-45, e que encaminho no anexo. Desde já agradeço pela atenção e me coloco à disposição para eventuais dúvidas ou esclarecimentos que considerar necessários. Atenciosamente, a Congregação do IGHD homologou de forma unânime o processo em tela. 3. Projetos de Pesquisa. 3.1. Relatório Parcial de Projeto de Pesquisa: Título: O ensino e a aprendizagem da História na era da sua reprodutibilidade digital: as mediações e a constituição do habitus digital. Coordenador: OSVALDO RODRIGUES JUNIOR. Resumo: O tema geral da proposta é o ensino e a aprendizagem de História no mundo digital. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCIs) contemplam um conjunto de artefatos e dispositivos digitais estruturados em códigos ou dígitos que sustentam o seu funcionamento. Nesta proposta, propõe-se investigar como o ensino e a aprendizagem de História estão ocorrendo no mundo digital. A problemática de pesquisa será compreender como o ensino e a aprendizagem de História tem ocorrido no contexto da sua reprodutibilidade digital. Considerando o atual estágio de desenvolvimento da web, caracterizado pelas mediações, algoritmos e plataformas, o estudo proposto assume importância ao permitir desvelar como os elementos sociais, políticos, econômicos e culturais das redes, e como eles tem contribuído ou gerado prejuízos para os processos formativos em História. A hipótese do estudo é a de que a arquitetura algorítmica da web tem se constituído enquanto elemento central para os processos formativos em História. A plausibilidade da proposta está sustentada pelos debates teóricos de três campos interdisciplinares: 1) Teoria crítica; 2) Teoria crítica das mídias e da tecnologia 3) Sociologia do conhecimento. Todos eles, em menor ou maior grau, têm se preocupado em compreender as relações entre as mídias, o conhecimento e os sujeitos destacando os elementos que compõem essas relações. Os estudos empírico-analíticos serão realizados na web por meio do acompanhamento, mapeamento e análise de grupos de redes sociais, aplicativos de mensagens e plataformas digitais. Parecerista Ad Hoc LOIVA CANOVA. Parecer: Referente ao RELATÓRIO PARCIAL do projeto de pesquisa apresentado pelo professor Dr. Osvaldo Rodrigues Junior, intitulado “O ensino e a aprendizagem da História na era da sua reprodutibilidade digital: as mediações e a constituição do habitus digital”, com início em 6 de maio de 2024 e término em 5 de maio de 2026, inscrito com o número: 169/2024. Apresentou os seguintes resultados parciais: 1) O objetivo foi alcançado por meio da definição conceitual a partir da teoria crítica das teorias críticas da tecnologia e da sociologia do conhecimento. 2) Organizou livro e publicou capítulos e artigos de alcance nacional e internacional. 3) Segue na análise dos dados empíricos com o objetivo de tornar públicos os resultados da investigação em andamento. Diante do posto e da significativa produção, a Comissão recomenda a aprovação dos resultados parciais descritos pelo pesquisador. A Comissão de Pesquisa do Departamento de História - IGHD - UFMT. Parecer: O colegiado do Departamento de História, reunido no dia 6 de maio de 2025, aprovou e homologou o parecer da comissão de pesquisa, que recomendava a aprovação do relatório parcial em tela. A Congregação do IGHD aprova o parecer do projeto em tela. 3.2. Relatório Parcial de Projeto de Pesquisa. Título: Memórias em jogo: uma proposta de estudo a respeito da linguagem memorialista de mestres dos séculos XI e XII e suas possíveis intenções e contextualizações. Coordenador: CARLILE LANZIERI JUNIOR. Resumo: A partir dos escritos de Guiberto de Nogent (c.1055-c.1125), Adelardo de Bath (1080-1152), Guilherme de Conches (1080-1154) e João de Salisbury (c.1120-1180), nossa proposta é compreender construções de narrativas de cunho memorialista no contexto daquilo que a historiografia há quase duzentos anos definiu como o “renascimento do século XII”. Confiamos que antes de serem meros exercícios retóricos que objetivavam expressar algo acerca de seus respectivos autores com implícitas intenções exortativas ou admoestativas, tais narrativas podem dizer muito sobre as disputas vividas pelos mestres de então e como estas estampavam necessidades urgentes de afirmação ou manutenção de uma posição alcançada. E isso era feito através do uso estratégico de antigas relações intelectuais, dos vários conhecimentos adquiridos e das experiências vividas e transformadas em um capital sacado e usado em momentos oportunos. Parecerista Ad Hoc: ARY ALBUQUERQUE CAVALCANTI JUNIOR. Parecer: A partir da análise do relatório parcial do projeto de pesquisa 441/2022, intitulado: Memórias em jogo: uma proposta de estudo a respeito da linguagem memorialista de mestres dos séculos XI e XII e suas possíveis intenções e contextualizações, sob a coordenação do Prof. Dr. Carlile Lanzieri Junior, informo que ele está de acordo com a Instrução Normativa Propeq 01 de 2021. Destaco que o docente cumpriu todos os objetivos descritos em seu cronograma. Ressalto ainda que mesmo sendo um relatório parcial, houve importantes produções intelectuais, as quais apresentaram os resultados preliminares através de publicações e apresentações a nível nacional e internacional. Ao todo houve a publicação de um livro autoral, um artigo em periódico, três apresentações nacionais e duas internacionais, algo que reafirma a relevância da pesquisa e a excelência do professor. A partir do exposto, recomendo a homologação do relatório parcial do projeto de pesquisa apresentado pela Prof. Dr. Carlile Lanziere Junior. Parecer: O colegiado do Departamento de História, reunido no dia 6 de maio de 2025, aprovou e homologou o parecer da comissão de pesquisa, que recomendava a aprovação do relatório parcial em tela. A Congregação do IGHD aprova o parecer do projeto em tela. 3.3. Relatório final do Projeto: Amazônia Rural Produtiva, Verde e Urbanizada: gestão das propriedades rurais, cadeias de valor, infraestrutura e logística nos territórios e redes urbanas. Coordenadora: GISELI GOMES DALLA NORA. Resumo: A Amazônia constitui múltiplos territórios marcados pela história e geografia regional e pela combinação de processos naturais e sociais complexos. A Amazônia tem sido interpretada a partir da ideia de fronteira, das potencialidades e dos problemas decorrentes do modelo de desenvolvimento vigente. Uma visão atual da Amazônia, amparada no princípio do desenvolvimento sustentável, exige uma abordagem que observe a integração da dimensão geográfica e dos aspectos socioambientais. É inegável que existe uma “Amazônia Rural”, um complexo mosaico de áreas rurais, ocupadas por atividades agropecuárias e por outros segmentos relacionados, que possuem distintos níveis de modernização e de inserção nos mercados e que são responsáveis por efeitos econômicos e socioambientais nas populações e nos seus territórios. Esse projeto de pesquisa é uma proposta para realização de estudos, levantamentos, mapeamentos e diagnósticos sobre a Amazônia Rural, especialmente os aspectos relacionados com a gestão das propriedades rurais, a existência de cadeias de valor no setor agropecuário, a situação da infraestrutura e da logística nos territórios e a configuração das redes urbanas, com foco nos estados do Amapá, Mato Grosso e Pará, e para implementação de iniciativas voltadas à formação de recursos humanos e de redes de ciência, tecnologia e inovação comprometidas com o conhecimento dos contextos e da realidade social, a adoção de políticas públicas e de ações público-privadas e o desenvolvimento sustentável na região Amazônica. Parecer: Relatório Final de Projeto de Pesquisa “Amazônia Rural Produtiva, Verde e Urbanizada: gestão das propriedades rurais, cadeias de valor, infraestrutura e logística nos territórios e redes urbanas” Coordenado pela professora Giseli. Parecer da professora Camila: O Relatório Final informa que alcançou todos os objetivos propostos e que resultou em quatro publicações científicas, sendo três artigos em periódicos e um livro. Considerando a resolução normativa nº1 de 2021 Propeq/UFMT, sou favorável à sua aprovação. A Congregação do IGHD aprova o parecer do projeto em tela. 3.4. Relatório parcial do Projeto “Geografias emocionais, tecnologias participativas e planejamento urbano: provocações para uma geografia do que acontece”. Coordenadora: MARCIA ALVES SOARES DA SILVA. Resumo: As Geografias Emocionais têm ganhado espaço e relevância no contexto brasileiro, a partir de discussões teóricas e conceituais acerca da relação espaço-emoção. Várias são as perspectivas epistemológicas sobre tal debate, além de um claro desafio metodológico para trabalhar com temas que envolvem as experiências urbanas, performances, corpos, espaço público, dentre outras reflexões. A nível internacional, as teorias não-representacionais (TNR) têm sido um caminho fértil no campo das Geografias Emocionais, buscando investigar a “geografia do que acontece” (THRIFT, 2008). Por outro lado, do ponto de vista metodológico, há um interesse crescente em trabalhar o uso de tecnologias, como os bio-sensores móveis, que permitem obter dados sobre as respostas fisiológicas dos indivíduos ao ambiente geográfico e à vida social. Tal proposta, é uma possibilidade de obtenção de dados de experiências emocionais, aliado com outras metodologias mais usuais, como entrevistas, fotobiografias, história oral, compondo uma metodologia mais-que-qualitativas para as Geografias Emocionais. O presente projeto de pesquisa dialoga com o projeto em desenvolvimento UrBio “Making urban planning and design smarter with participatory mobile biosensing”, coordenado pelo professor Daniel Paiva, da Universidade de Lisboa, Portugal, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, contando com a participação da Profa. Marcia Alves Soares da Silva, coordenadora dessa proposta de pesquisa. O Urbio trata-se de um projeto que foca na participação dos cidadãos no processo de pesquisa, usando dados de biossensores, para permitir que os cidadãos reflitam e expressem o impacto do ambiente urbano em suas experiências cotidianas. Assim, pretende-se realizar discussão semelhante ao UrBio, a partir da experiência urbana em Cuiabá-MT. Nesse sentido, caminhamos por uma proposta epistemológica, teórico-conceitual e metodológica, ao abordar os seguintes temas, bastante incipientes na Geografia brasileira: 1) Teorias não-representacionais; 2) Geografias emocionais, biosensing, smart cities: 3) Metodologias mais-que-qualitativas, metodologias mistas inclusivas e participativas. O projeto busca avançar nas discussões já realizadas em projeto anterior “Por uma Geografia das Emoções no/do espaço urbano: reflexões sobre as espacialidades emocionais”, agora incluindo o recente debate sobre o uso de biotecnologias, para a captação de experiências emocionais, com foco no espaço urbano. Pretende-se discutir sobre temas pouco abordados na Geografia brasileira, contribuindo para repensar as discussões em torno do planejamento urbano e as cidades, incluindo as emoções como fontes de construção de conhecimento e de direção a uma justiça espacial afetiva. Parecer: Parecer do Professor Francisco: Apresento parecer favorável à aprovação do relatório parcial. Em relação ao cronograma, quatro metas já foram alcançadas e seis estão em andamento, demonstrando bom andamento das atividades. Destaca-se ainda a qualidade da produção acadêmica, com três artigos em periódicos nacionais, um em periódico internacional e um capítulo de livro. O projeto aborda com propriedade e inovação temas ainda incipientes na Geografia brasileira, como as teorias não-representacionais, as geografias emocionais, o uso de biossensores móveis e as chamadas metodologias mais-que-qualitativas. A proposta demonstra diálogo profícuo com iniciativas internacionais, em especial com o projeto UrBio, da Universidade de Lisboa, evidenciando articulação acadêmica internacional e potencial de contribuição científica relevante. Recomendamos sua continuidade conforme planejado. O departamento de geografia aprovou o referido parecer. A Congregação do IGHD aprova o parecer do projeto em tela. 4. Projetos de extensão. 4.1. Cadastro do PROJETO TRANS TRANSGRESSOR, coordenadora: MEIRE ROSE DOS ANJOS OLIVEIRA. Resumo: O projeto visa incentivar a percepção da geograficidade de pessoas trans (transgênero, transexuais e travestis) nas relações socioespaciais a fim de contribuir para a promoção da visibilidade e a inclusão dessas pessoas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no mundo do trabalho. A proposta parte da necessidade de refletir criticamente sobre a efetividade dos marcos legais que garantem os direitos dessa população, analisando suas aplicações práticas no ambiente acadêmico e profissional. Por meio de uma abordagem participativa, o projeto prevê a realização de encontros formativos, oficinas temáticas e levantamento de dados através de pesquisa survey, envolvendo estudantes, docentes, egressos e representantes de empresas com compromisso com a diversidade. Além disso, busca-se estabelecer parcerias institucionais e fomentar o uso da plataforma TransEmpregos, ampliando as possibilidades de inserção laboral de pessoas trans. A avaliação será de natureza qualitativa, fundamentada em questionários, observações dos extensionistas e análise dos materiais produzidos, com o intuito de identificar avanços, desafios e orientar melhorias para futuras ações. Última Ação: Proposta deferida pelo Departamento de Geografia. Aguardando avaliação da segunda instância. A Congregação do IGHD aprova a solicitação de cadastro do projeto de extensão em tela. 5. Recurso diária/passagem – Plano Global Anual 2025. 5.1. 23108.038963/2025-40 - Ofício nº 16/2025/IGHD - SECRETARIA DO INSTITUTO/UFMT Cuiabá, 19 de maio de 2025. À Direção do IGHD Assunto: Solicitação de aparelho telefônico móvel (celular) para uso da Secretaria IGHD. Prezado Diretor, Considerando as atividades administrativas e acadêmicas realizadas pela Secretaria do Instituto de Geografia, História e Documentação; Considerando a necessidade de melhoria do atendimento ao público por meio das dispositivos virtuais; Considerando a LEI Nº 13.460, DE 26 DE JUNHO DE 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública; Venho por meio deste solicitar a compra de um dispositivo móvel para suprir as necessidades em tela. Informo que com este aparelho será possível a instalação da ferramenta "WhatsApp Business", possibilitando assim o atendimento personalizado ao público via mensagens de texto. Atenciosamente,. A Congregação do IGHD aprova a solicitação de aquisição do equipamento em tela. 5.2. Solicitação de compra de dois projetores Projetor Acer Essential 3600 Lumens X117h Svga Hdmi Usb. A Congregação do IGHD aprova a solicitação de aquisição do equipamento em tela. 5.3. Contratação de uma bolsa de estágio de 2 meses de programador de site e/ou profissional em TI para reconstrução do site do IGHD. A Congregação do IGHD aprova a solicitação de contratação de um estagiário conforme solicitação apresentada. 5.4. Processo nº 23108.042135/2025-14 Interessado: Direção IGHD Prezado Diretor, em nome da Comissão Organizadora do III Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais, que acontecerá na UFMT entre os dias 24 a 27 de junho de 2025 (https://sites.google.com/view/elge2025), solicito diárias para palestrantes externos que participaração do evento. O evento é organizado pelo Departamento de Geografia e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, terá diversas atividades que contarão com a participação de nossos docentes e discentes do POSGEO (comissão organizadora, comissão científica, oficinas, minicursos, grupos de trabalhos, lançamento de livros, palestras).Sendo assim, solicito 5 diárias que serão direcionadas para os seguintes palestrantes do evento: Prof. Dr. Andrea Pavoni (ISCTE - Portugal) Prof. Dr. Carlos Roberto Bernardes de Souza Jr. (Universidade Federal de Grande Dourados) Prof. Dr. Daniel Paiva (ULisboa, Portugal) Profa. Dr. Éverton Kozeniski (Universidade Federal da Fronteira Sul) Doutoranda Kellen Louzich (Universidade Federal de Santa Catarina) Obrigada. Atenciosamente,. A Congregação do IGHD aprova a solicitação de 05 diárias conforme pedido em tela. 6. AVN IGHD - Processo nº 23108.033214/2025-26 (créditos para aquisição de materiais de consumo no período de 12/05/2025 a 31/12/2025). 6.1. Valor Global do IGHD - R$ 13.343,23. A proposta é uma divisão global entre Departamento de Geografia, Departamento de História e NDHIR, no valor de R$ 2.500,00, e o restante R$ 5. 843,23 ficar na gestão da Direção para compras e novas divisões globais. A Congregação do IGHD apresentou ciência e aprovação na divisão do AVN proposta. 7. Homologação de resultado de eleição para Coordenação do ProfHistória. ATA DE REUNIÃO Processo nº 23108.032846/2025-72 Aos vinte e oito dias do mês de maio de 2025, com início às 14 horas foi realizada a reunião extraordinária do Colegiado do Curso de Pós-graduação Profissional em Ensino de História – Núcleo UFMT. Estiveram presentes os professores: Ana Maria Marques, Marcelo Fronza, Luiz Cesar C. Mendes, Caroline Mendes, Ary Cavalcante Junior, Osvaldo Rodrigues Junior, Flavio Trovão e o discente Valmir Moreira Coelho. Justificaram a ausência os professores: Ana Carolina Borges, Beatriz Feitosa, Bruno Rodrigues, Edvaldo Sotana, Valéria Dapper e Ana Paula Squinelo. O Colegiado reuniu-se com as seguintes pautas: 1. Informes; 2. Homologação do resultado da eleição para Coordenação do Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História/Profhistória-Núcleo UFMT. Sobre o primeiro ponto não houveram informes. Sobre o segundo ponto, o Colegiado reunido homologou o resultado das eleições realizadas no dia 23 de maio do corrente ano, sob responsabilidade da Comissão Eleitoral formada pelos professores Flavio Vilas-Bôas Trovão (Presidente), Caroline Garcia Mendes (Docente) e Valmir Moreira Coelho (Representante Discente), que contabilizou vinte e seis votos, sendo estes: seis docentes e vinte discentes (do total de 38 matriculados), não houve votos brancos ou nulos. conforme indica a Ata de Reunião da Comissão Eleitoral 7966911 - Processo SEI 23108.032846/2025-72. O resultado do pleito indica eleita a chapa formada por ARY ALBUQUERQUE CAVALCANTI JUNIOR para Coordenador do Curso ProfHistória – Núcleo da UFMT, 1º Substituto - MARCELO FRONZA e 2º Substituto – OSVALDO RODRIGUES JUNIOR. O colegiado homologou o resultado das eleições. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada às 14 horas e 20 minutos, e eu Ana Maria Marques, coordenadora do Núcleo Local do Mestrado Profissional em Ensino de História - UFMT, lavrei a presente ata que segue assinada por todos os presentes. O Pleno da Congregação do IGHD homologou de forma unânime o resultado da eleição em tela. 8. Solicitações de redistribuição docente para o Departamento de História. 8.1. Processo nº 23108.091895/2024-66: Interessado: @interessados_virgula_espaco@ À Congregação do IGHD Prezado Prof. Cleberson, Em face do que se solicitava no Despacho 7939474, o Colegiado do Departamento de História se reuniu em sessões extraordinárias nos dias 26/05/2025 e 28/05/2025, conforme as atas que constam no Processo SEI 23108.009819/2025-04, documentos 7986031 e 7986048, respectivamente. E, considerando o perfil da vaga definido pelo mesmo Colegiado, e homologado pela Congregação do IGHD, no processo 23108.018928/2025-12; considerando a titulação e a área de atuação do requerente, Prof. Dr. Flávio Vilas-Bôas Trovão, conforme consta no formulário de solicitação de redistribuição (7939452) e no CV Lattes anexado a este processo (7939459), o Colegiado do Departamento de História deliberou pelo deferimento da presente solicitação de redistribuição, avaliando que a trajetória profissional e acadêmica do requerente é compatível e adequada ao perfil definido para a vaga de concurso. A justificativa para tal deliberação se encontra na própria trajetória profissional e acadêmica do requerente, que é plenamente adequada ao perfil de vaga definido pelo Colegiado do Departamento de História, na área de História com atuação em Ensino de História. Conforme se pode observar nos documentos acostados a estes autos, é notória a adequação da titulação e da atuação do requerente no ensino, na pesquisa e na extensão ao referido perfil de vaga. O requerente possui graduação e doutorado compatíveis aos definidos no perfil. Além disso, nos últimos dez anos, e especificamente em relação à área do perfil de vaga definido para o concurso, o requerente: a) ministrou 3 disciplinas na graduação e na pós-graduação; b) orientou 1 Trabalho de Conclusão de Curso e 18 dissertações de mestrado; c) desenvolveu 5 projetos de pesquisa; d) publicou 4 artigos, de um total de 8; e) publicou 9 capítulos de livros, de um total de 12; f) organizou 1 livro, de um total de 4; g) publicou 4 trabalhos em anais de eventos, de um total de 4; h) apresentou 5 trabalhos em eventos científicos, de um total de 10 apresentações no período; i) desenvolveu 2 projetos de extensão, de um total de 3; j) organizou 5 eventos, de um total de 5. Com base na titulação e na atuação do requerente, aderentes ao perfil de vaga anteriormente definido, o Colegiado do Departamento de História reitera seu interesse na redistribuição, avaliando que sua efetivação seria benéfica para o Departamento de História, e para a Universidade Federal de Mato Grosso, que teria em seu corpo docente um profissional com atuação qualificada, adequada e compatível à vaga disponível. Nesses termos, encaminho esta decisão à Congregação do IGHD para apreciação e demais trâmites que se fizerem necessários. Cordialmente, Processo nº 23108.022277/2025-57 Interessado: Congregação do Instituto IGHD/UFMT Ad Referendum 28 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação no uso de suas atribuições legais, homologa Ad Referendum a decisão do Departamento de História em relação ao DEFERIMENTO do pedido de redistribuição do candidato Flávio Vilas-Bôas Trovão, conforme o Despacho 7887737, Processo SEI nº 23108.091895/2024-66. O Pleno da Congregação do IGHD homologou o Ad Referendum do processo em tela. 8.2. Processo nº 23108.016429/2024-00: Interessado: @interessados_virgula_espaco@ À Congregação do IGHD Prezado Prof. Cleberson, Em face do que se solicitava no Despacho 7943742, o Colegiado do Departamento de História se reuniu em sessões extraordinárias nos dias 26/05/2025 e 28/05/2025, conforme as atas que constam no Processo SEI 23108.009819/2025-04, documentos 7986031 e 7986048, respectivamente. E, considerando o perfil da vaga definido pelo mesmo Colegiado, e homologado pela Congregação do IGHD, no processo 23108.018928/2025-12; considerando a titulação e a área de atuação da requerente, Profa. Dra. Cátia Franciele Sanfelice de Paula, conforme consta no formulário de solicitação de redistribuição (7943709) e no CV Lattes anexado a este processo (7943729), o Colegiado do Departamento de História deliberou pelo indeferimento da presente solicitação, avaliando que a trajetória profissional e acadêmica da requerente, apesar de consistente, não é compatível nem adequada ao perfil definido para a vaga de concurso, e que não há interesse nesta redistribuição. Nesses termos, encaminho esta decisão à Congregação do IGHD para apreciação e demais trâmites que se fizerem necessários. Cordialmente, Processo nº 23108.022277/2025-57 Interessado: Congregação do Instituto IGHD/UFMT Ad Referendum 29 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação no uso de suas atribuições legais, homologa Ad Referendum a decisão do Departamento de História em relação ao INDEFERIMENTO do pedido de redistribuição da candidata Cátia Franciele Sanfelice de Paula, conforme o Despacho 7987756, Processo SEI nº 23108.016429/2024-00. O Pleno da Congregação do IGHD homologou o Ad Referendum do processo em tela. Ausências justificadas: Rodrigo Marques - Coordenação de Curso Geografia Licenciatura; Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati – Coordenação de Licenciatura em Geografia EaD; Vino Walker Barros da Costa - Representante do Centro Acadêmico de Geografia. Nada mais havendo a ser tratado, o Diretor encerrou a reunião e lavrou a presente Ata, que vai por mim assinada e pelos demais presentes.

 


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Documento assinado eletronicamente por CLEBERSON RIBEIRO DE JESUZDiretor(a) do Instituto de Geografia, História e Documentação - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 09:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por VAGNER PAZ MENGUEChefe do Departamento de Geografia - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 10:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por MAYLON MARIANO DA SILVAUsuário Externo, em 02/06/2025, às 10:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por MARCIO ANTONIO ALVES DA ROCHASupervisor(a) do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 10:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por CAROLINE GARCIA MENDESCoordenador(a) de Ensino de Graduação em História - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 10:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por RODRIGO DAVI ALMEIDACoordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em História - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 11:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por MARCIA ALVES SOARES DA SILVACoordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Geografia - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 12:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por ANA MARIA MARQUESDocente da Universidade Federal de Mato Grosso, em 02/06/2025, às 12:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por PATRICIA CHRISTANCoordenador(a) de Ensino de Graduação em Geografia Bacharelado - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 13:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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