IGHD
Instituto de Geografia, História e Documentação
O IGHD é um instituto verticalmente constituído por três Programas de Pós-Graduação em nível Mestrado e outros três de Doutorado, quatro cursos de Graduação, com seus mais de 900 estudantes.
ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA CONGREGAÇÃO - 30/05/2025
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
DIRETORIA DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO
Ata de Reunião
Processo nº 23108.022277/2025-57
ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA CONGREGAÇÃO DE INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO. No dia 30 de maio de 2025 estiveram reunidos às 14h00min de forma presencial na sala 76 – Direção do IGHD os membros da Congregação do IGHD: 1. Cleberson Ribeiro de Jesuz – Direção do IGHD; 2. Caroline Garcia Mendes - Coordenação do Curso de História; 3. Anderson Roberti dos Reis – Chefia de Departamento de História; 4. Marcio Antônio Alves da Rocha - Supervisão do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDIHR; 5. Juliana Cristina da Rosa, coordenadora do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos – NERU; 6. Maylon Mariano da Silva - Representante do Centro Acadêmico de História; 7. Ana Maria Marques (Coordenação ProfHistória – UFMT) (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História); 8. Patrícia Christan (Coordenação de Curso Geografia Bacharelado, Vagner Paz Mengue (Chefia de Departamento de Geografia); 9. Márcia Alves Soares da Silva (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia); 10. Rodrigo Davi Almeida (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História). A Direção trouxe os seguintes informes: 1. Informes. 1.1. Processo nº 23108.036373/2025-82 Interessado: Secretário(a) de Assistência à Saúde do(a) Servidor(a) - SASS – UFMT Prezada Secretária, Gisele Marques Lopes Considerando que a SASS/SPSS é o setor responsável pela prevenção de agravos, promoção e assistência à saúde do servidor e comunidade universitária; Considerando que a Campanha de Vacinação contra Gripe, ocorre todos os anos, antes do inverno. Assim, a pessoa garante melhor resultado, pois estará mais protegida durante o período mais crítico, que é o inverno, uma vez que a proteção da vacina acontece a partir de uma semana após a aplicação; Considerando solicitação prévia a Responsável Técnica pela Imunização de Cuiabá/MT - Renata Godoy - que solicitou o levantamento dos servidores ATIVOS e APOSENTADOS desta Universidade que fazem jus à dose das vacinas contra Influenza, H1N1 E Covid 19, pois alegou mudança na Estratégia de Vacinação - ANTES ERA CAMPANHA E AGORA É ROTINA DE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO; Considerando que há um PÚBLICO ESPECÍFICO a ser atendido pelo Ministério da Saúde (MS): *Vacinação Influenza 2025* - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade – Gestantes – Idosos – Puérperas - Povos indígenas – Quilombolas - Pessoas em Situação de Rua - Trabalhadores da Saúde – Professores - Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento - Profissionais das Forças Armadas - Pessoas com deficiência permanente – Caminhoneiros - Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso - Trabalhadores Portuários - Trabalhadores dos Correios - População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade - Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (Apresentar laudo médico). Encaminho os autos para conhecimento e encaminhamento aos demais setores e departamentos da UFMT, para que retornem os autos com o número de servidores, função e idade. At.te. 1.2. Processo nº 23108.037177/2025-25 - Ofício nº 18/2025/REITORIA - GCE/UFMT Cuiabá, 14 de maio de 2025. Aos Diretores(as) das Faculdades e Institutos – UFMT Assunto: Convite à cerimônia de colação de grau dos formandos 2024/2. 20/06 - Geografia, História, Geologia, Estatística, Matemática, Química, Enfermagem. 1.3. Processo nº 23108.037473/2025-26 - Auditoria Interna - Solicitação de Auditoria Número da Solicitação: 37/AUDIN/2025Assunto: Solicitação de Auditoria Interna para verificação de bens permanentes advindos de projetos de pesquisa. Prazo para atendimento: 20/05/2025 Ao(À) Sr(a).: Diretor(a) do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) Senhor(a) Diretor(a), Considerando a Portaria nº 05, SEI 7214761, que trata de designação de servidor para realização de auditoria sobre os Controles Patrimoniais de bens permanentes na UFMT. Considerando que o objetivo desta auditoria é avaliar a conformidade dos atos, considerando os principais riscos existentes e a adequação e suficiência dos mecanismos de controle estabelecidos. Com enfoque, sobretudo, no patrimônio advindo de projetos realizados pela UFMT. Solicitamos a gentileza de atender às providências a seguir relacionadas: Responder ao questionário de avaliação sobre a utilização e o controle dos bens permanentes oriundos de projetos de pesquisa, disponível no seguinte link: Questionário de Pesquisa para Avaliação do Uso de Bens Permanentes Oriundos de Projetos. Informar o local de alocação (sala de aula, laboratório, secretaria, coordenação de ensino, entre outros) dos bens permanentes constantes na planilha anexa 7918073. Indicar um servidor responsável para acompanhar a equipe de auditoria na vistoria in loco dos bens permanentes oriundos de projetos de pesquisa, listados na Planilha Anexa 7918073. Favor informar nome completo, matrícula SIAPE, telefone de contato e e-mail. Sugerir data e horário disponíveis (turno matutino ou vespertino) para a realização da vistoria in loco dos bens constantes na planilha anexa 7918073. 1.4. Processo nº 23108.038137/2025-09 - Interessado: Diretoria do Instituto de Geografia, História e Documentação, CLEBERSON RIBEIRO DE JESUZ CONSIDERANDO o chamado sob o número 2025050080; CONSIDERANDO a visita in loco realizada no dia 09/05/2025; Em visita técnica ao local, realizada em conjunto com o Técnico de TI Thiago, bem como os servidores Rodrigo e Cleberson, foram analisadas em equipe todas as possibilidades de solução que permitissem a execução da reforma de forma ininterrupta. Contudo, os seguintes cenários foram apresentados: Será realizada uma reforma no telhado do local; Será efetuada a substituição da rede elétrica. Diante desses pontos, surgiram os seguintes questionamentos: A reforma do telhado será executada em etapas ou de forma integral? Existe a possibilidade de a SINFRA providenciar uma cobertura provisória para a sala onde se encontram os ativos de TI? Por quanto tempo os equipamentos permanecerão desprotegidos? Recomendamos ao colaborador Cleberson o agendamento de uma reunião com todas as partes envolvidas, a fim de analisar o cenário sob diferentes perspectivas e, assim, identificar a melhor solução. É importante destacar que os equipamentos e fibras instalados no local não atendem exclusivamente ao IGHD. Trata-se de um ponto de distribuição que impacta diretamente outros blocos da instituição. Diante do exposto, a STI aguarda um posicionamento formal por parte do requerente. Atenciosamente, 1.5. Processo nº 23108.035660/2025-75 - Ofício nº 15/2025/IGHD - DIRETOR(A)/UFMT Cuiabá, 09 de maio de 2025.À.: Coordenação de Assistência Social e Saúde do Servidor – CASS CASS / SGP / REITORIA – UFMT Assunto: Avaliação e troca de extintores e outros elementos de segurança do Instituto de Geografia, História e Documentação e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Prezados, Ao cumprimentá-los, a Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação solicita uma vistoria e trocas dos extintores existentes no espaço dos Institutos: IGHD e ICHS, pois muitos estão com datas de vencimento expiradas e outros locais onde há pintura de identificação não há os equipamentos de segurança. É salutar que estes equipamentos sejam essenciais para a manutenção da segurança nos espaços de convivência e uso, como salas de aula, laboratórios, grupos de pesquisa, núcleos e outros espaços. Em tempo, é necessário avaliar a validade de mangueiras e áreas de acesso à água se estão em condições de funcionamento adequadas. Ciente de vosso apoio e presteza na proposta elencada, colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário. Atenciosamente, Ao Diretor do IGHD/UFMT Em resposta ao Ofício 15 (7897958), informo que os extintores que estão instalado no IGHD/ICHS, estão todos recarregados e com vencimento da recarga para Novembro/2025, portanto não estão vencidos. Referente aos locais que têm demarcação e não tem extintor, a parte técnica irá verificar na próxima recarga o remanejo de alguns extintores para o atender o instituto. Att, 1.6. RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.º 561, DE 29 DE MAIO DE 2025. Dispõe aprovação do Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso, do ano letivo de 2025, para os Campi Universitários do Araguaia, de Cuiabá, de Sinop e de Várzea Grande. RESOLVE: Art. 1° Aprovar o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), referente aos semestres letivos de 2025/1 e 2025/2, para os Campi Universitários do Araguaia, de Cuiabá, de Sinop e de Várzea Grande, conforme disposto no Anexo Único desta Resolução. A coordenação do NERU trouxe os informes: 1.7. Convite para lançamento do livro Diários de Fritz Tolksdorf: uma vida no Arinos dos pesquisadores associados João Carlos Barrozo e Anna Maria Ribeiro F. M. da Costa que irá ocorrer no dia 11 de junho, às 18:30 horas, no MUSEAR/UFMT. 1.8. Convite para o Evento: Expansão do Agronegócio e Conflitos Socioambientais no Mato Grosso Contemporâneo que ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2025, envolvendo núcleos e grupo de pesquisa do IGHD como o NERU, NPH, NPH e GECA, bem como o NEAST da Saúde Coletiva. 2. Processos. 2.1. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7898057: Ad Referendum 9 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum o cadastro do Projeto de Extensão "II Semana de História da UFMT: Fronteiras digitais da História e do seu Ensino", coordenado pela Profa Dra. Mayra Calandrini Guapindaia. Resumo: Entre os dias 25 a 27 de junho de 2025 ocorrerá a “II Semana de História da UFMT: Fronteiras Digitais da História e do seu Ensino”, na modalidade presencial, nas dependências do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD). Este evento contará com apresentações de investigações nos seus mais variados níveis de desenvolvimento e formação bem como cursos de curta duração visando qualificar o público-alvo. O Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no seu processo de curricularização da extensão - conforme o parecer CNE/CES nº 608 de 3 de outubro de 2018 e a Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018 - definiu em seu Projeto Pedagógico do Curso de 2023 a realização anual da Semana de História como uma de suas atividades de extensão permanente. Portanto, o evento é a culminância de uma articulação anual do curso com seus programas de pós-graduação acadêmica e profissional com o objetivo de garantir uma projeção da universidade para fora de seus muros e promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.2. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7898095: Ad Referendum 10 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum o cadastro do Projeto de Extensão "GPEDSEH CONTRA O ESQUECIMENTO: DITADURA MILITAR, SOCIEDADE E ENSINO DE HISTÓRIA EM PAUTA", coordenado pela Prof Dr. Ary Albuquerque Cavalcanti Junior. Resumo: Ao longo dos últimos anos pautas negacionistas iniciaram uma escalada temerária em relação às produções científicas nos seus mais variados campos. No caso da história, a ditadura militar, ocorrida entre os anos de 1964 e 1985 passou a ser um dos temas mais abordados e alvo de diversos discursos, algo que vem colaborando para sua tentativa de esquecimento e em sua relativização. Dessa forma, o grupo de pesquisa em Ditadura Militar, Sociedade e Ensino de História (GPEDSEH), a partir do presente projeto, busca relembrar e problematizar com a comunidade acadêmica e externa o que foi o período ditatorial brasileiro e seus impactos em nossa sociedade. Para isso, uma série de atividades, dentro e fora da universidade serão realizadas, tais como exibições de documentários, parceria com a Wikipedia e diálogo com sobreviventes e pesquisadoras/es do período através de atividades híbridas. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.3. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7915178: Ad Referendum 11 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.03438/2025-38, documento 7914813. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.4. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7915182: Ad Referendum 12 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.034479/2025-41, documento 7914781. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.5. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7916154: Ad Referendum 13 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.036462/2025-29, documento 7916006. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.6. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7916155: Ad Referendum 14 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.022277/2025-57, documento 7916156. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.7. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7916156: Ad Referendum 15 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.036454/2025-82, documento 7915996. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.8. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7918961: Ad Referendum 16 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.037139/2025-72, documento 7917366. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.9. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7918962: Ad Referendum 17 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.036985/2025-75, documento 7916939. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.10. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento. 7934417: Ad Referendum 18 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.037882/2025-22, documento 7934217. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.11. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7934418: Ad Referendum 19 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.037702/2025-11, documento 7934280. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.12. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7934419: Ad Referendum 20 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.037629/2025-79, documento 7934259. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.13. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7945405. Ad Referendum 21 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.038755/2025-41, documento 7943204. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.14. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7945407. Ad Referendum 22 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.038755/2025-41, documento 7943204. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.15. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7945409. Ad Referendum 23 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.038755/2025-41, documento 7943204. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.16. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7945410. Ad Referendum 24 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.038755/2025-41, documento 7943204. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.17. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7945912. Ad Referendum 25 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições homologa Ad Referendum a solicitação do Processo SEI nº 23108.039959/2025-07, documento 7945378. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.18. Processo nº 23108.022277/2025-57, documento 7966923. Ad Referendum 26 A Direção do Instituto de Geografia, História e Documentação, no uso de suas atribuições aprova Ad Referendum a solicitação de pedido de compra de passagem solicitada pelo Departamento de Geografia via PGA/IGHD, relacionado a vinda do Prof. Antônio Carlos Castrogiovanni da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio da realização do projeto de formação intitulado "Formação de professores e ensino de Geografia em Mato Grosso" para a abertura do ciclo formativo e atividades de pesquisa vinculados ao Projeto "A(s) juventude (s) e a cidade" CAP 170/2023. A Congregação aprovou por unanimidade o Ad Referendum. 2.19. Processo nº 23108.040915/2025-11 Ofício nº 6/2025/IGHD - NERU/UFMT Cuiabá, 23 de maio de 2025.Ao Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) À Congregação do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) À Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) Assunto: SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE PESQUISADORA Senhores, Senhoras Eu, Juliana Cristina da Rosa, na condição de coordenadora do NERU (biênio 2025-2026, PORTARIA Nº 05, DE 07 DE ABRIL DE 2025, venho SOLICITAR a aprovação do Credenciamento da doutora em História Érica Isabel de Melo, técnica administrativa do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDHIR), como pesquisadora do NERU. Destaco que a requerente apresentou Projeto de Pesquisa intitulado “Tratamento arquivístico da Coleção Fotográfica Povos Originários do Centro-Oeste e Norte do Brasil (Século XX): preservação, organização e descrição”, registrado junto à PROPESQ, conforme anexos. Ademais, destaco que o Regimento interno do NERU (RESOLUÇÃO CONSUNI-UFMT N° 116, DE 31 DE MAIO DE 2023), em anexo, estabelece, em seu III Capítulo “Da Constituição”, que: Artigo 3° . O NERU é integrado por docentes da UFMT, estudantes, técnicos administrativos, pesquisadores e membros da sociedade em torno de temas comuns de ensino, pesquisa e/ou extensão, mobilizando recursos humanos e financeiros para produção, propagação ou divulgação de conhecimento. Diante disso, solicito ao Conselho Deliberativo do NERU e à Congregação do IGHD a aprovação dessa pesquisadora para atuar a partir do biênio 2025-2026, período no qual desenvolverá atividades de pesquisa, extensão e publicações em parceria com integrantes do NERU. Desde já agradeço e me coloco à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos. A Congregação do IGHD homologa de forma unanime o processo em tela. 2.20. Processo nº 23108.040851/2025-59 Ofício nº 5/2025/IGHD - NERU/UFMT Cuiabá, 23 de maio de 2025. Ao Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) À Congregação do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) À Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) Assunto: SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE PESQUISADORES ASSOCIADOS Senhores, Senhoras, Eu, Juliana Cristina da Rosa, na condição de coordenadora do NERU (biênio 2025-2026, PORTARIA Nº 05, DE 07 DE ABRIL DE 2025, venho SOLICITAR a aprovação do Credenciamento de novos integrantes do núcleo, na condição de Pesquisadores Associados.Os pesquisadores associados a serem credenciados estarão sob minha supervisão e vinculados inicialmente ao Projeto de Pesquisa intitulado “As narrativas de Willy Aureli da Bandeira Piratininga pelo Mato Grosso e as controvérsias sobre os povos indígenas” com vigência no período entre o mês 11 de 2024 ao mesmo mês de 2026, homologado pela PROPeq sob o número 404/2024, por mim coordenado. Destaco que esses pesquisadores poderão registrar projetos de pesquisas após seu credenciamento, seguindo a normativa estabelecida na Resolução CONSEPE-UFMT N.° 365, de 31 de julho de 2023. Os pesquisadores associados convidados para integrar o NERU foram: 1. Edison Antônio de Souza, Doutor em História Social. Filiação Institucional: Professor Aposentado da UNEMAT. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/
Documento assinado eletronicamente por CLEBERSON RIBEIRO DE JESUZ, Diretor(a) do Instituto de Geografia, História e Documentação - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 09:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por VAGNER PAZ MENGUE, Chefe do Departamento de Geografia - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 10:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por MAYLON MARIANO DA SILVA, Usuário Externo, em 02/06/2025, às 10:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por MARCIO ANTONIO ALVES DA ROCHA, Supervisor(a) do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 10:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por CAROLINE GARCIA MENDES, Coordenador(a) de Ensino de Graduação em História - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 10:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por RODRIGO DAVI ALMEIDA, Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em História - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 11:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por MARCIA ALVES SOARES DA SILVA, Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Geografia - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 12:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por ANA MARIA MARQUES, Docente da Universidade Federal de Mato Grosso, em 02/06/2025, às 12:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por PATRICIA CHRISTAN, Coordenador(a) de Ensino de Graduação em Geografia Bacharelado - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 13:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por ANDERSON ROBERTI DOS REIS, Chefe do Departamento de História - IGHD/UFMT, em 02/06/2025, às 16:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por JULIANA CRISTINA DA ROSA, Docente da Universidade Federal de Mato Grosso, em 02/06/2025, às 22:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
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