Comunidade

Eventos


Os principais eventos que acontecerão em nosso Instituto:


III ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE GEOGRAFIAS EMOCIONAIS

O primeiro trata-se do III Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais (III ELGE), com o tema “Das Geografias Criativas às Geografias Digitais”, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de junho de 2025, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, coordenado pela Prof. Marcia Alves - Dpto. de Geografia/POSGEO, que visa reunir pesquisadores, pesquisadoras, acadêmicos e acadêmicas, docentes, profissionais, gestores públicos, representantes da sociedade civil, comunidades e movimentos sociais, e demais interessados para debater as conexões entre emoções humanas, criatividade e o impacto das tecnologias digitais na produção e interpretação dos espaços geográficos.

Link de acesso: https://sites.google.com/view/elge2025


II SEMANA DE HISTÓRIA FRONTEIRAS DIGITAIS DA HISTÓRIA E DO SEU ENSINO


A II Semana de História da UFMT - Fronteiras digitais da História e do seu Ensino, que acontecerá entre os dias 25 a 27 de junho de 2025 na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, coordenada pelos docentes Profa. Carolina Garcia Mendes, Profa. Mayra Calandrini Guapindaia e Prof. Anderson Roberti dos Reis – Dpto. de História / PPGHIS / PROFHISTÓRIA. A Semana de História da UFMT é um projeto de articulação anual do curso com seus programas de pós-graduação acadêmico e profissional com o objetivo de garantir uma projeção da universidade para fora de seus muros e promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão. O tema escolhido para esta edição pretende ampliar a discussão sobre as relações, desafios, possibilidades e limites do "mundo digital" nas práticas de historiadoras(es), tanto da perspectiva da investigação histórica como do ensino de história e de sua divulgação. Serão abordados temas que vão da ampliação dos acervos no mundo digital, passando pelos usos de inteligência artificial na pesquisa, ensino e divulgação da história, até os debates sobre os desafios do uso de ferramentas digitais e redes sociais nas salas de aula.

O evento será aberto para as comunidades internas e externas da UFMT e contará com as seguintes datas:

Inscrições para o simpósio: 08/06

Inscrições para as oficinas: 15/06

Inscrições para o ouvinte: 24/06

Link de acesso: https://www.even3.com.br/ii-semana-de-historia-da-ufmt/


XXIII SEMANA DE GEOGRAFIA DA UFMT E IX SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, CAMPUS CUIABÁ GEOGRAFIA(S): SABERES, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS

A XXIII SEMANA DE GEOGRAFIA DA UFMT E IX SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, CAMPUS CUIABÁ GEOGRAFIA(S): SABERES, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS, que acontecerá entre os dias 04 a 09 de agosto de 2025 na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, coordenada pelos docentes Profa. Ivaniza de Lourdes Lazzarotto Cabral, Profa. Lina Patricia Giraldo Lozano, Prof. Dener Toledo Mathias, Prof. Rodrigo Marques e Prof. Diogo Marcelo Delben Ferreira de Lima. O evento tem como objetivos dar continuidade a tradição da realização das semanas da Geografia na UFMT, integrar os cursos de graduação e pós-graduação de Geografia no estado de Mato Grosso e no país, divulgar as pesquisas acadêmicas e científicas, dar visibilidade aos trabalhos e aos serviços prestados por pesquisadores na ciência geográfica, realizar atividades culturais, artísticas e desportivas para interação social, e promover a convivência entre as pessoas da comunidade e sociedade em geral.

Link de acesso: https://ufmt.br/curso/geografiacba/pagina/eventos/14353#top_page


Expansão do Agronegócio e conflitos socioambientais no Mato Grosso contemporâneo 



Partindo de um projeto de extensão protocolado junto ao SIEX/UFMT, este evento foi pensado e organizado a partir da necessidade de uma maior aproximação entre pesquisadores (as) de grupos e núcleos de pesquisas que se dedicam a estudar e debater, no tempo presente, conflitos relacionados à expansão do agronegócio no estado de Mato Grosso. 

O evento envolve uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizada através da articulação entre o Departamentos de História (UFMT), o Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD/UFMT), com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFR). Ademais, foram convidados participantes de outras universidades brasileiras e estrangeiras - como a University of Innsbruck (Áustria) e University of Miami (EUA).

A partir de proposta do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU), ocorreu uma articulação com outros núcleos e grupos de pesquisa da UFMT: Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade (GECA); Núcleo de Pesquisa em História (NPH); Núcleo de Estudos Ambientais, Saúde, Trabalho e Educação (NEAST); Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) e também com a Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA).

Desta forma, o evento se ampliou e passou a ser organizado pelo IGHD, passando a reunir pesquisadores que irão compartilhar resultados de pesquisa e fomentar debates abertos à comunidade externa da UFMT.

Página do evento: https://www.even3.com.br/agro-conflito-602338/

Instagram: e_a_c_s_2025




Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais: “Das Geografias Criativas às Geografias Digitais”
1/15
TAGS:

PORInstituto de Geografia, História e Documentação
Diretor do IGHD

DATAJun 13, 2025, 2:39:00 PM

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30