ICHS CUA
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
O ICHS atua nas áreas em que se privilegiam as relações humanas e sociais, partindo-se do estudo do cotidiano para compreender as macroestruturas da sociedade e suas várias manifestações.
Jornalismo - Projetos de Pesquisa
MEDIAÇÕES SIMBÓLICAS EM UM UNIVERSO EXPANDIDO: a ordenação de narrativas midiáticas na formação de sentido político-ideológico e cultural
TRANSABERES transições sexuais e epistêmicas
Resumo: A transexualidade mobiliza paixões, poderes e técnicas. Ao mesmo tempo, é notória a situação de violência que envolve as pessoas trans no Brasil. Tendo em vista o crescente debate social em torno da transexualidade, este projeto de pesquisa interroga, por meio da análise de práticas discursivas com pretensão de verdade, como diferentes produções midiáticas ou não mobilizam jogos de verdade pelos quais se atualizam os processos e os modos de subjetivação na atualidade. Em outras palavras, quais jogos de verdade estão presentes nos discursos verdadeiros sobre o corpo em nossa atualidade? Quais formas de os indivíduos se interrogarem e reconhecerem-se como sujeitos trans estão disponíveis nas produções contemporâneas? Como os sujeitos trans se constituem considerando diferentes discursos e produções midiáticas, especialmente a imprensa? Tais questionamentos importam na medida em que debruçam-se sobre um grupo social fartamente marginalizado e também porque implica em criticar os limites impostos pela episteme moderna tanto aos corpos quanto às disciplinas.
Coordenador: Prof. Deyvisson Pereira da Costa
Site: www.grupolimiar.net
Contato: grupolimiar.ufmt@gmail.com
RESUMO: Esta pesquisa investiga, sob o ponto de vista semiótico-comunicacional, a negatividade noticiosa nas duas principais revistas eletrônicas televisivas brasileiras: o “Fantástico”, da Rede Globo, e o “Domingo Espetacular”, da Record. O objetivo é verificar, de forma comparativa, em que medida e com quais características estruturais e discursivas os valores-notícia negativos aparecem nesses programas, caracterizados como infotenimento (gênero jornalístico híbrido que aglutina informação e entretenimento). O corpus empírico é composto de 8 edições (4 de cada, compreendendo 4 semanas seguidas). A metodologia adotada é qualitativa e quantitativa e compreende, além de pesquisa bibliográfica, o uso da técnica de Análise de conteúdo para coleta e sistematização dos dados. O instrumental teórico de interpretação e discussão dos resultados ancora-se nas teorias do jornalismo e da comunicação, referentes, principalmente, aos estudos de noticiabilidade e enquadramento noticioso e na semiótica da cultura, na vertente desenvolvida por Ivan Bystrina e Norval Baitello Junior, focada nos processos comunicacionais.
Coordenador: Prof. Gesner Duarte Padua
O Rio Grande do Sul embaixo d´água: uma análise da cobertura dos jornais mato-grossenses sobre o desastre ambiental
O presente projeto constitui uma necessária sequência dos estudos desenvolvidos em sua Etapa II, no propósito de identificar na cobertura das eleições presidenciais de 2018 e de 2022 no Brasil a possibilidade de discutir o papel que o jornalismo deveria exercer na promoção da sociabilidade a partir da qualidade do conteúdo informativo disponibilizado ao público. O discurso do jornalismo sintoniza com os princípios do estado democrático de direito. As práticas da imprensa, porém, produziram distorções desta finalidade, ultrapassando os limites do seu legítimo poder. Estes descaminhos forjaram uma crise do jornalismo, cuja superação somente poderia se dar através de grande esforço reflexivo e da inauguração de novas experiências capazes de reoxigenar as estruturas e as práticas da imprensa. Tomamos, assim, as sabatinas do JN em 2018 e 2022 com os candidatos a presidente como momento privilegiado de observar a qualidade do conteúdo jornalístico oferecido ao público. Nossa pesquisa se dispõe ao esforço de perceber diferentes formas de como a imprensa poderia estar extrapolando a legitimidade do seu poder, bem como as condições que possibilitam tais movimentos. Propõe, no médio prazo, a abordar objetos, identificáveis na turbulência da realidade comunicacional brasileira, voltando-se, às vezes, ao âmbito nacional e outras ao âmbito local/regional. Busca no seu escopo, ao longo do tempo, tratar de três dimensões principais: a) O jornalismo na esfera das mídias tradicionais; b) O jornalismo nos meios públicos e alternativos; c) O jornalismo na sua relação com o público. A proposta configurada vai tratar no primeiro momento do item “a” e, na sequência, dos itens “b” e “c”. O item “a” requer recorte político, centrado em assunto atual e de elevado impacto social. Neste estudo específico, escolhemos observar a ação jornalística em rodada de entrevistas do Jornal Nacional (Rede Globo) com os cinco presidenciáveis mais bem classificados nas pesquisas de intenções de voto nas eleições de 2018 e os dois candidatos classificados para o 2o turno das eleições de 2022. O item “b”, permite considerar o cenário da atuação dos meios alternativos de comunicação em seus propósitos de fazer um contraponto jornalístico aos meios classificados como corporativos ou da grande imprensa, particularmente no ambiente da internet, caso do portal Brasil 247, entre outros. E o item “C”, que identifica os perfis dos públicos que acompanham as transformações das mídias e dos conteúdos jornalísticos. Os dados levantados serão submetidos aos critérios da Análise de Conteúdo e da Análise de Discurso Crítica.
O Projeto Jornalismo, Comunicação e Democracia organiza o SEMPHJOR – Seminário Permanente na Formação Humana e Profissional em Jornalismo, evento que realizou, em abril de 2025, a sua terceira edição. As 3 edições do Semphjor estão no youtube.
Segue o link: https://youtube.com/@jornalismoufmtaraguaia?si=qedI_IVAj7ZjHKJD
Coordenador: Prof. Jorge Arlan de Oliveira Pereira
Contatos:
E-mail 1: jorgearlan.op@gmail.com
E-mail 2: jorge.pereira@ufmt.br
WhatsApp: (66) 981490271