O ICHS atua nas áreas em que se privilegiam as relações humanas e sociais, partindo-se do estudo do cotidiano para compreender as macroestruturas da sociedade e suas várias manifestações.

Jornalismo - Projetos de Pesquisa

MEDIAÇÕES SIMBÓLICAS EM UM UNIVERSO EXPANDIDO: a ordenação de narrativas midiáticas na formação de sentido político-ideológico e cultural


Resumo: As mediações comunicativas na sociedade global passam por um processo de transformação com impacto nas interações sociais, num processo contínuo de desenvolvimento, porém com emersão de novas configurações político-ideológicas e culturais. A transmissão de informações sofre transformações significativas à medida em que se efetiva a ampliação da produção e transmissão de mensagens. Nesta abordagem, narradores, personagens e receptores ganham novas configurações teóricas. Um universo de informação para avanços e resistências, em que as relações discursivas passam por explosões nos limites das ideias, cujo efeito se descortina no conservadorismo radical da última década. Esta pesquisa terá como recorte o jornalismo tradicional e as mídias digitais, com atenção às narrativas na cobertura de acontecimentos singulares. Na tentativa de analisar: como estão ordenadas as mídias na composição de sentido político ideológico e cultural, mais especificamente na América Latina, para formação de conhecimento sobre realidade, nesta nova fase de radicalismo reacionário e desenvolvimentos? Nas análises serão exploradas as metodologias com base nas Análises Críticas das Narrativas, Semiótica Pragmática e Cultural. 

Coordenador: Antonio Sebastião da Silva
Contato:
Email: antonio.silva3@ufmt.br
Tel.: 66 9 8143 7044


TRANSABERES transições sexuais e epistêmicas


Resumo: A transexualidade mobiliza paixões, poderes e técnicas. Ao mesmo tempo, é notória a situação de violência que envolve as pessoas trans no Brasil. Tendo em vista o crescente debate social em torno da transexualidade, este projeto de pesquisa interroga, por meio da análise de práticas discursivas com pretensão de verdade, como diferentes produções midiáticas ou não mobilizam jogos de verdade pelos quais se atualizam os processos e os modos de subjetivação na atualidade. Em outras palavras, quais jogos de verdade estão presentes nos discursos verdadeiros sobre o corpo em nossa atualidade? Quais formas de os indivíduos se  interrogarem e reconhecerem-se como sujeitos trans estão disponíveis nas produções contemporâneas? Como os sujeitos trans se constituem considerando diferentes discursos e produções midiáticas, especialmente a imprensa? Tais questionamentos importam na medida em que debruçam-se sobre um grupo social fartamente marginalizado e também porque implica em criticar os limites impostos pela episteme moderna tanto aos corpos quanto às disciplinas.


Coordenador: Prof. Deyvisson Pereira da Costa

Site: www.grupolimiar.net

Contato: grupolimiar.ufmt@gmail.com



O negativo como valor-notícia no infotenimento televisivo: análise das revistas eletrônicas "Fantástico" e "Domingo Espetacular"


RESUMO: Esta pesquisa investiga, sob o ponto de vista semiótico-comunicacional, a negatividade noticiosa nas duas principais revistas eletrônicas televisivas brasileiras: o “Fantástico”, da Rede Globo, e o “Domingo Espetacular”, da Record. O objetivo é verificar, de forma comparativa, em que medida e com quais características estruturais e discursivas os valores-notícia negativos aparecem nesses programas, caracterizados como infotenimento (gênero jornalístico híbrido que aglutina informação e entretenimento). O corpus empírico é composto de 8 edições (4 de cada, compreendendo 4 semanas seguidas). A metodologia adotada é qualitativa e quantitativa e compreende, além de pesquisa bibliográfica, o uso da técnica de Análise de conteúdo para coleta e sistematização dos dados. O instrumental teórico de interpretação e discussão dos resultados ancora-se nas teorias do jornalismo e da comunicação, referentes, principalmente, aos estudos de noticiabilidade e enquadramento noticioso e na semiótica da cultura, na vertente desenvolvida por Ivan Bystrina e Norval Baitello Junior, focada nos processos comunicacionais.


Coordenador: Prof. Gesner Duarte Padua


O Rio Grande do Sul embaixo d´água: uma análise da cobertura dos jornais mato-grossenses sobre o desastre ambiental


Resumo: Este projeto de pesquisa parte do seguinte problema: Como a mídia mato-grossense noticiou os desastres ambientais de maio de 2024 no Rio Grande do Sul? Para tanto, serão coletadas informações dos três principais veículos de mídia online da capital mato-grossense, a saber: Portal de Notícias G1, Olhar Direto e Mídia News no período que compreendeu o início das tragédias de 27/04/2024 a 31/05/2024, utilizando-se como método a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Desse modo, o objetivo geral é o de analisar a cobertura da mídia mato-grossense sob a ótica do jornalismo ambiental o desastre no Rio Grande do Sul ocorrido em maio de 2024, levando-se em consideração os preceitos do fazer jornalístico ambiental e seus deveres de interesse público, social, democrático e de educação. Devido aos grandes desastres ambientais cada vez mais presentes (fruto de uma sociedade pós-moderna), a mídia tem noticiado os temas ambientais com maior frequência. Estudar esta especialidade, que cresce com a crise climática vigente se faz necessária, importante e urgente. Ressalta-se ainda a importância do olhar para o desastre ambiental sob o viés da mídia local/regional, trazendo as matérias próximas aos cidadãos e a ideia de pertencimento propostos por Peruzzo (2003). Segundo Girardi et al (2018), uma cobertura ambiental sistêmica e holística requer do jornalismo um papel social, de empoderamento dos próprios cidadãos na realidade ao qual estão inseridos e comprometidos com uma informação de qualidade. Como metodologia, utiliza-se a Análise de Conteúdo possibilitando a categorização de palavras-chaves que mais apareceram na cobertura da mídia mato-grossense. As análises são embasadas nas características do jornalismo ambiental, sendo elas de forma holística, engajada, consciente e transformadora de paradigmas.

Coordenadora: Profa. Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini



Jornalismo, Comunicação e Democracia: o espaço público em tempo de convergências midiáticas e na perspectiva do estado democrático de direito


O presente projeto constitui uma necessária sequência dos estudos desenvolvidos em sua Etapa II, no propósito de identificar na cobertura das eleições presidenciais de 2018 e de 2022 no Brasil a possibilidade de discutir o papel que o jornalismo deveria exercer na promoção da sociabilidade a partir da qualidade do conteúdo informativo disponibilizado ao público. O discurso do jornalismo sintoniza com os princípios do estado democrático de direito. As práticas da imprensa, porém, produziram distorções desta finalidade, ultrapassando os limites do seu legítimo poder. Estes descaminhos forjaram uma crise do jornalismo, cuja superação somente poderia se dar através de grande esforço reflexivo e da inauguração de novas experiências capazes de reoxigenar as estruturas e as práticas da imprensa. Tomamos, assim, as sabatinas do JN em 2018 e 2022 com os candidatos a presidente como momento privilegiado de observar a qualidade do conteúdo jornalístico oferecido ao público. Nossa pesquisa se dispõe ao esforço de perceber diferentes formas de como a imprensa poderia estar extrapolando a legitimidade do seu poder, bem como as condições que possibilitam tais movimentos. Propõe, no médio prazo, a abordar objetos, identificáveis na turbulência da realidade comunicacional brasileira, voltando-se, às vezes, ao âmbito nacional e outras ao âmbito local/regional. Busca no seu escopo, ao longo do tempo, tratar de três dimensões principais: a) O jornalismo na esfera das mídias tradicionais; b) O jornalismo nos meios públicos e alternativos; c) O jornalismo na sua relação com o público. A proposta configurada vai tratar no primeiro momento do item “a” e, na sequência, dos itens “b” e “c”. O item “a” requer recorte político, centrado em assunto atual e de elevado impacto social. Neste estudo específico, escolhemos observar a ação jornalística em rodada de entrevistas do Jornal Nacional (Rede Globo) com os cinco presidenciáveis mais bem classificados nas pesquisas de intenções de voto nas eleições de 2018 e os dois candidatos classificados para o 2o turno das eleições de 2022. O item “b”, permite considerar o cenário da atuação dos meios alternativos de comunicação em seus propósitos de fazer um contraponto jornalístico aos meios classificados como corporativos ou da grande imprensa, particularmente no ambiente da internet, caso do portal Brasil 247, entre outros. E o item “C”, que identifica os perfis dos públicos que acompanham as transformações das mídias e dos conteúdos jornalísticos. Os dados levantados serão submetidos aos critérios da Análise de Conteúdo e da Análise de Discurso Crítica.


O Projeto Jornalismo, Comunicação e Democracia organiza o SEMPHJOR – Seminário Permanente na Formação Humana e Profissional em Jornalismo, evento que realizou, em abril de 2025, a sua terceira edição. As 3 edições do Semphjor estão no youtube.

Segue o link: https://youtube.com/@jornalismoufmtaraguaia?si=qedI_IVAj7ZjHKJD


Coordenador: Prof. Jorge Arlan de Oliveira Pereira


Contatos:

E-mail 1: jorgearlan.op@gmail.com

E-mail 2: jorge.pereira@ufmt.br

WhatsApp: (66) 981490271


Estudo das práticas e dos produtos comunicacionais e jornalísticos nos movimentos sociais de Mato Grosso

A proposta deste projeto é estudar e refletir sobre as práticas comunicacionais e jornalísticas realizadas por movimentos sociais (indígena, quilombola, sem-terra, ambientalista) no estado de Mato Grosso. Nos últimos anos, com a propagação da internet, tem crescido as produções comunicacionais executadas e difundidas por esses movimentos. Paralelamente, a comunicação tem se tornado ferramenta estratégica na luta por direitos dessas organizações, e a produção dos seus discursos e práticas rompem com padrões hegemônicos, carecendo, portanto, serem estudados pela academia. A conquista da autonomia e protagonismo dos comunicadores para a produção das suas próprias ações de comunicação, na busca de um verdadeiro projeto alternativo e decolonial também serão objeto desta pesquisa.

Coordenadora: Profa. Patrícia Kolling
Período: 15/05/2024 a 15/04/2026


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