ICHS CUA
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
O ICHS atua nas áreas em que se privilegiam as relações humanas e sociais, partindo-se do estudo do cotidiano para compreender as macroestruturas da sociedade e suas várias manifestações.
Letras - Projetos de Pesquisa
Projeto de Pesquisa: Políticas educacionais de inclusão social e a Interculturalidade em questão: uma análise da Universidade Federal do Mato Grosso.
A educação superior brasileira é um campo de vastas oportunidades para discussões e pesquisas, visto que se trata de um sistema ainda em consolidação no país. Os desafios que surgem nesse ambiente, perpassam desde acesso, equidade (expandir a disponibilidade e assegurar condições de acesso mais justas), qualidade (assegurar a excelência na educação dos alunos), diversificação de oferta de cursos, qualificação docente (assegurar a formação adequada dos profissionais da educação), financiamento, entre outros (Neves, 2007).
O objetivo geral da pesquisa é analisar as políticas públicas de inclusão de estudantes autodeclarados pretos, pardos, quilombolas, indígenas, mulheres, transexuais, travestis, estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades numa perspectiva da interculturalidade crítica em cursos de graduação na Universidade Federal do Mato Grosso/Campus Araguaia.
Os objetivos específicos:
Apresentar um panorama sobre as políticas públicas educacionais brasileiras com foco na promoção da inclusão educacional e na diminuição das desigualdades de gênero, raciais, socioeconômicas e educacionais;
Conhecer as percepções dos atores sociais da educação superior sobre a eficácia das políticas sociais no contexto da instituição selecionada;
Analisar os discursos sobre interculturalidade crítica e decolonialidade nos documentos oficiais da UFMT (Campus Araguaia). Trata-se de um projeto de pós doutorado.
Coordenação: Prof. Fabiane Aparecida Santos Clemente Salles (fabiane.clemente@ufmt.br)
Vigência: 16/05/2025 a 15/05/2026
Protocolo de aprovação do Comitê de Ética (CAAE): 86403825.5.0000.5587
Grupo de Pesquisa GCIE: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3833725076876113
COMPETÊNCIAS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO: NUANCES DA LITERATURA BRASILEIRA
Os temas interculturalidade e competências na educação superior latino-americana permeiam espaços de luta e resistência cada vez mais evidentes no campo científico. As discussões acerca de uma interculturalidade crítica associada à competências bem como a construção decolonial do pensamento ressalta o termo “outro” como destaque nas narrativas analisadas. A partir disso, busca-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica, com técnicas diversas de revisão de bibliografia, como Estado do Conhecimento, Revisão Sistemática, adotando protocolos como PRISMA, ATD, na busca de reflexões sobre os estudos que envolvem os construtos, a partir dos conceitos e a relação entre eles nas produções brasileiras.
Coordenação: Profa. Fabiane Aparecida Santos Clemente Salles
Vigência: 01/09/2022 a 31/08/2025
Grupo de Pesquisa GCIE: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3833725076876113
PUBLICAÇÕES:
Artigo: Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira: o início de uma trajetória conceitual.
- Acesso: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765
Artigo: Instrumentos de avaliação de competências interculturais na educação superior: um mapeamento sistemático
- Artigo aprovado para publicação em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup
Ebook: INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE: vozes brasileiras
- Ebook para download gratuito: https://www.pimentacultural.com/livro/interculturalidade-decolonialidade/
Ebook: Mapeamento de estudos sobre competências interculturais na educação superior
- Ebook para download gratuito: https://www.rfbeditora.com/ebook-2025/d8cbec37-db52-4a6a-a267-b28b1bbb20f4?srsltid=AfmBOopTh-_BHyeWaD0aMXQM5av9jQGTWe_zbe2V2ih4k1j2RR62KMcu
Diretório CNPq/UFMT: GEPPOCON – Grupo de Estudo e Pesquisa em Poesia Lírica Contemporânea
O Diretório CNPq/UFMT, o GEPPOCON - Grupo de Estudo e Pesquisa em Poesia Lírica Contemporânea, é uma das ações do projeto de pesquisa “A tradição do Agora”: a tradição e a ruptura na configuração da poesia lírica contemporânea portuguesa e brasileira”. O grupo está relacionado à área dos Estudos Literários e se concentra, principalmente, na análise e reflexão de obras poéticas mais recentes da literatura. O projeto é integrado ao curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT-ICHS-CUA), desenvolvido pelo prof. Dr. Junior César Ferreira de Castro, fundador e líder do grupo.
Entende-se por contemporaneidade a relação singular do indivíduo com o seu tempo e que, na concepção de Agamben (2009), consegue intervir na sua sombra não deixando se cegar pela luz do século.
O objetivo é identificar os elementos temáticos e estéticos que compõem a forma e conteúdo da nova poesia ou, segundo Gastão Cruz (2003), da poesia nova produzida no Brasil, em Portugal e nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP). Apesar de se concentrar na lírica, o grupo aceita integrantes que se interessam pela narratologia (contos e romances) ou obras voltadas ao hibridismo intergênero, visto que a discussão está em torno das produções poéticas atuais. As pesquisas são destinadas tanto a professores universitários, acadêmicos e pesquisadores quanto a docentes e alunos da educação básica que se encantam pela literatura e com a escrita criativa. Os trabalhos estão centralizados na publicação de artigos, capítulos de e-books e livros autorais, sobretudo, de aproximar a comunidade em geral ao texto literário através das “Quintas Poéticas”, uma revista eletrônica verbivocovisual que desenvolve a declamação/oralização de poemas.
Os encontros são realizados às quintas-feiras, das 17h30min às 19h, de forma quinzenal na modalidade híbrida (presencial no bloco de Letras e com transmissão online aos participantes residentes em outras cidades e estados).
Para integrar ao grupo, basta entrar em contato tanto por meio do e-mail institucional: junior.castro@ufmt.br ou pelo Instagram: @geppocon_ufmt.
Coordenador: Prof. Dr. Junior César Ferreira de Castro