O ICHS atua nas áreas em que se privilegiam as relações humanas e sociais, partindo-se do estudo do cotidiano para compreender as macroestruturas da sociedade e suas várias manifestações.

Letras - Projetos de Extensão

"Competências Interculturais decoloniais na educação: práticas e metodologias"

Resumo: A obra apresenta principais práticas e metodologias apresentadas pelos participantes do curso, com o debate sobre interculturalidade e decolonialidade na educação com as vozes dos participantes (coordenadora do projeto como uma das organizadoras da obra e autora de capitulo, participantes como autores).

O desenvolvimento de competências Interculturais na educação superior é uma realidade essencial. No Brasil, o debate começa a se fundamentar nesse século e práticas e metodologias estão em discussão e ainda em processo de construção. Esse projeto tem por objetivo fomentar discussões e apresentar/conhecer as práticas e metodologias para o desenvolvimento de competências Interculturais decoloniais na educação brasileira, em especial do Mato Grosso. Pretende-se aproximar os alunos de graduação e professores da educação básica à temática, bem como apresentar metodologias e práticas que contribuam com a formação dos atuais e futuros profissionais da educação.

Objetivos:

 a) Analisar as diferentes interpretações em relação às temáticas interculturalidade e decolonialidade na escola e em múltiplos espaços da

sociedade;

 b) Debater a capacidade de operar mudanças no sentido de democratizar a educação e a escola,

 c) Pensar a reestruturação da educação, promovendo discussões sobre interculturalidade e decolonialidade na educação e;

d) Promover e conhecer as práticas socioeducativas, espontâneas ou programadas, presentes nas dinâmicas na escola e sociedade civil

organizada;

e) Introduzir leitura/interpretação fenomenológica das práticas socioculturais, com recursos teóricos abstraídos sobre interculturalidade e decolonialidade.

PUBLICAÇÕES:

Ebook: INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE: vozes brasileiras

Ebook: Mapeamento de estudos sobre competências interculturais na educação superior


Coordenação: Prof. Fabiane Aparecida Santos Clemente Salles

Protocolo SIEX: 180220241028371222

Vigência: 18/03/2024 a 30/04/2025



“LITERAMÍDIAS: literatura digital, ensino e suas relações intermidiáticas”


O projeto de extensão “LITERAMÍDIAS: literatura digital, ensino e suas relações intermidiáticas” está relacionado com a área dos Estudos Literários e se concentra, principalmente, na literatura eletrônica e na formação do leitor literário. O projeto é integrado ao curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT-ICHS-CUA), desenvolvido pelo prof. Dr. Junior César Ferreira de Castro, fundador e coordenador do grupo.

Entende-se por literamídias a criação e desenvolvimento de produtos tecnológicos e inovadores que resultam, de acordo com Clüver (2011) E Rajewsky (2012), da transposição e combinação de mídias (do livro literário) com outras artes e suportes midiáticos como o cinema, histórias em quadrinhos, música, dança, fotografia, arquitetura, escultura, pintura e os recursos/plataformas digitais.

O objetivo é refletir sobre a prática docente pelo uso da intermidialidade e do texto literário como metodologias ativas da aprendizagem através dos ecossistemas digitais (Moreira, 2018). As suas ações são destinadas à comunidade em geral, em especial, ao professor da rede de ensino da educação básica que visa aperfeiçoar o conhecimento sobre a literatura digital, as novas materialidades poético-digitais e o letramento literário como estratégias didático-pedagógicas para o ensino de literatura, da linguagem e suas tecnologias.

Os encontros são realizados às quintas-feiras, das 17h30min às 19h, de forma quinzenal e na modalidade híbrida (presencial no bloco de Letras e com transmissão online aos participantes residentes em outras cidades e estados).

Para integrar ao grupo, basta entrar em contato tanto por meio do e-mail institucional: junior.castro@ufmt.br ou pelo Instagram: @literamidias_ufmt.


Coordenador: Prof. Dr. Junior César Ferreira de Castro

Período: 15/07/2024 a 15/07/2025

Redes Sociais:

Instagram: @literamidias_ufmt.

Contato: junior.castro@ufmt.br 


Projeto: Temas Transversais no Contexto Educacional


Resumo: Este Projeto tem como proposta realizar um curso, por meio de Rodas de Conversa sobre Temas Transversais no Contexto da Educação. Nessas Rodas de Conversa, serão realizadas palestras com profissionais de áreas variadas sobre eixos geradores de discussão e reflexões como: Cidadania, Multiculturalismo, Inclusão, Direitos Humanos e Educação Contemporânea, sob a organização das Coordenações do PIBID ( Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), Professoras Anna Maria Penalva Mancini e Maria Claudino da Silva, ambas do Curso de Letras/ICHS/CUA/UFMT.


Coordenadora: Profa. Anna Maria Penalva Mancini

Período: 17/03/2025 a 05/12/2025

Contato: anna.mancini@ufmt.br


Grupo Abracadabra: contadores de histórias - 31 anos formando leitores





O Projeto de Extensão, Grupo Abracadabra: contadores de histórias foi criado em 1994 e, desde então, vem sendo submetido, ininterruptamente, todos os anos, no Sistema de Extensão da UFMT (SIEX). Completa 31 (trinta e um) anos de existência, neste ano de 2025. O Grupo Abracadabra: contadores de histórias leva a leitura, diversão, arte e cultura como forma de incentivo à formação do prazer de ler, para crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental da região. A base epistemológica deste projeto é a Linguagem, que tem entre os seus vários eixos, a Leitura. Linguagem compreendida, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017, p. 61) em suas diferentes formas "verbal (oral ou visual-motora, como a Libras, e a escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital". Do entendimento das formas de Linguagem, e da consideração do seu eixo da Leitura, o Grupo Abracadabra: contadores de histórias busca o desenvolvimento de algumas competências, de acordo com a BNCC (2017, p. 63): a) compreensão da Linguagem como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica; b) conhecimento e utilização das diversas práticas da Linguagem (artísticas, corporais e linguísticas); c) desenvolvimento do senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais. O projeto de extensão Grupo Abracadabra: contadores de histórias: 1- trabalha com a "indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente com impacto na formação do estudante e na geração de novos conhecimentos", porque: a) como se trata de um projeto da área da Linguagem, com o eixo da Leitura, são entrelaçados conhecimentos de Línguística, Letras e Artes, próprios da área Letras e outros cursos das Ciências Humanas e Sociais; b) da abordagem e desenvolvimento de estudos sobre a Linguagem, Leitura e Letramento, os participantes do Grupo Abracadabra produzem conhecimentos específicos, oriundos do entrelaçamento das teorias discutidas e da prática que se desenvolve. Isso, numa relação dialética, pela contação de histórias, com vistas ao desenvolvimento e fortalecimento do hábito de ler, numa posição, não apenas de senso comum, porém, mais científica; 2- no que se refere ao seu caráter extensionista, o Projeto caracteriza-se, também, pela inserção dos participantes em "realidades concretas e com a troca de saberes da universidade com a sociedade" , pois desenvolve-se pelo trabalho em Creches e Escolas que ofertam as séries iniciais do Ensino Fundamental; 3- quanto à “interdisciplinaridade”, o Projeto trabalha com a formação e o prazer de ler, numa perspectiva que utiliza a cooperação de disciplinas que se cruzam para o fortalecimento da leitura; 4- no que se refere à relação com a sociedade, desenvolve as suas atividades de contação de histórias, por meio de sessões para crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, em creches e escolas da região de Barra do Garças-MT, Pontal do Araguaia-MT, Aragarças-GO e outras cidades circunvizinhas, como Araguaiana-MT, Torixoréu-MT, Bom Jardim-GO. Nestas sessões de contar histórias, o Grupo faz apresentações de histórias contidas nos livros infantis e juvenis, realiza apresentações teatrais, brincadeiras e leituras. O objetivo maior dessas atividades é disseminar e multiplicar o gosto pela leitura nas crianças que participam das sessões: 5- em sua relação dialógica com a sociedade, o Grupo Abracadabra tem, entre seus cursistas, Acadêmicos da UFMT e outras Instituições de Ensino Superior e Professores da rede pública e particular de ensino. Esses cursistas são formados “contadores de histórias”, para atuarem no incentivo e formação de leitores na comunidade externa à UFMT; 6- sobre a relação com política públicas regionais e nacionais, o trabalho do Grupo é pautado nas políticas educacionais, em nível local, regional e nacional, que se voltam para o incentivo, a formação e o desenvolvimento de leitores. Leitores, esses, que, por um trabalho contínuo, sejam capazes de ler, compreender, interpretar, analisar e sintetizar, conforme orientam inúmeros estudos e documentos oficiais, como é o caso da BNCC (2017). Alguns dos fundamentos teóricos, além da BNCC (2017), balizadores dos estudos realizados pelos contadores de histórias, em sua formação, são oriundos dos autores, abaixo: AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre. Mercado Aberto, 1993. CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infanto-juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. CHAUÍ, Marilena. Filosofia. São Paulo: Ática, 2002 COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. COENGA, Rosemar. Leitura e literatura infanto-juvenil: redes de sentido. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2010. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. (em três artigos que se complementam). São Paulo: Autores Associados/ Cortez, 1978. KOCH, Ingedore G. V. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1984, LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. Das tábuas da lei à tela do computador: a leitura em seus discursos. São Paulo: Ática, 2009 MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1984.

Coordenadora: Profa. Maria Claudino da Silva
Período: 21/03/2025 a 07/11/2025
Redes Sociais
Contatos: claudinodasilva22@gmail.com / manciniannamaria772@gmail.com

BBB Cineclube: Benjamin, Bakhtin e Barthes



Você gosta de conversar sobre cinema, mas não tem um espaço para isso? Venha participar do nosso BBB Cineclube! Aqui nos reuniremos uma vez por mês, online, e em cada encontro debatemos sobre um filme, na companhia de nossos BBBs: BENJAMIN, BAKHTIN e BARTHES, três celebridades conhecidas no mundo artístico, cujos textos vão animar ainda mais nossos debates. Nosso público-alvo são os amantes do cinema, que podem estar na universidade ou na comunidade externa. Inscreva-se em nosso formulário para conhecer o projeto. Além de interagir com outros cinéfilos, compartilhar experiências e se distrair, você ainda receberá certificado de participação nesse projeto de extensão. Prepare seu estoque de pipoca e venha mergulhar conosco no mundo mágico do cinema!


📲 Formato: On-line (via Google Meet), mensalmente. 

Início dos encontros: Junho/2025


Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Nádia Cristina da Silva Araújo e Prof. Dr. Raimundo Expedito dos Santos Sousa

Redes Sociais:

Instagram: @projetocineclubebbb

Contato: projetocineclubebbb@gmail.com


Projeto: Literatura, leitura e Ensino: letramento literário



Resumo: O projeto de Extensão Literatura, leitura e ensino: letramento literário, com primeira edição em 2019, vem sendo renovado a cada ano e visa promover a articulação de metodologias que envolvem teoria x prática de estudos dos diversos gêneros literários e suas modalidades, com atividades voltadas à análises e discussões de textos com objetivo de promover  o letramento literário e, consequentemente, a  escolarização da literatura.


Coordenadora: Profa. Tereza Ramos de Carvalho

Contato: tereza.carvalho@ufmt.br

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