Mestrado

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas por meio de processo protocolado pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na página oficial da UFMT - http://www1.ufmt.br/ufmt/un/noticia/5717/sei), para tanto, seguem as informações:

Os candidatos não cadastrados no SEI da UFMT, deverão efetuar seu cadastro pelo site da página oficial da UFMT ( http://www1.ufmt.br/ufmt/un/noticia/5717/sei), pelo menos 48 (quarenta e oito) horas antes do período de inscrição para solicitar acesso ao sistema. Para maiores orientações, acessar o Material de Apoio para usuários do SEI (http://www1.ufmt.br/ufmt/un/secao/12340/sei), bem como os Anexos I e II. Contato e Suporte para Usuários Externos do SEI: (65) 3313-7380. Importante mencionar que, caso haja alguma incorreção no envio e precise fazer um novo peticionamento, será considerado somente o último processo enviado pelo candidato, no qual deverá constar a documentação completa.

Após liberação do cadastro SEI, o candidato deverá acessar novamente o SEI e protocolar seu processo de inscrição/isenção, conforme manual de instrução (Anexos de cada edital) 

Após efetuada a inscrição via SEI, o candidato deverá acompanhar o andamento do processo pelo número emitido pelo sistema na página oficial da UFMT (http://www1.ufmt.br/ufmt/un/noticia/5717/sei), bem como encaminhar e-mail para: secretariappgufmt@gmail.com, informando o nome completo, programa e número do processo para a confirmação da inscrição.

Em conformidade com o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, as cópias estão dispensadas de autenticação em cartório.

Os pedidos de inscrição podem ser entregues, por procurador legalmente constituído, ou por correspondência, em envelope lacrado e identificado, à secretaria do programa de pós-graduação em Zootecnia (PPGZ), localizada no Bloco das Coordenações, sala 01, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Avenida Alexandre Ferronato, nº 1.200 Bairro: Setor Industrial – Sinop, MT.

As inscrições que serão realizadas por procuração, deverão conter: a entrega do respectivo instrumento particular do mandato, acompanhado de cópia do documento de identidade do procurador, autenticada em cartório, além dos documentos exigidos para a inscrição; sendo que o candidato inscrito por procuração assume integral responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no formulário de inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros por ele cometidos. Deverá ser apresentada uma procuração para cada candidato, que fará parte do respectivo dossiê.

Os candidatos também poderão solicitar inscrição via SEDEX. Será considerada como data de entrega a data da postagem nos correios para o endereço: Programa de Pós-graduação em Zootecnia – Mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Avenida Alexandre Ferronato, nº 1.200 Bairro: Setor Industrial – Sinop, MT, CEP: 78.550-728 - Sinop, MT. O candidato inscrito por correspondência deverá entrar em contato, via e-mail (secretariappgufmt@gmail.com), com a secretaria do programa para confirmar o recebimento da documentação da inscrição.

Documentos necessários para a inscrição (Entregar documentos em envelope na ordem):

a)      Ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada, com foto 3x4 (formulário de cada edital).

b)      Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, somente será aceito como COMPROVANTE DE PAGAMENTO O BOLETO BANCÁRIO com autenticação mecânica ou o Boleto Bancário com o comprovante de pagamento emitido pelos caixas eletrônicos (não terá validade comprovante de agendamento de pagamento). O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado em favor da FUNDAÇÃO UNISELVA. O valor da taxa de inscrição não será devolvido. O valor da taxa de inscrição deverá ser pago exclusivamente por meio de Boleto Bancário, para pagamento da taxa de inscrição e ficará disponível na página da Fundação Uniselva (http://www.fundacaouniselva.org.br/novoSite/), Obs: o pagamento do boleto deverá ocorrer até dois dias antes do prazo final do período de inscrição, devido às novas normas bancárias de geração de boleto e confirmação de pagamento.

c)      Uma fotografia 3x4 recente (colar na Ficha de Inscrição);

d)     Cópia simples do documento de Identidade (RG);

e)      Cópia simples do CPF e certidão de regularidade do CPF emitida pelo site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br);

f)       Cópia simples do Título de eleitor;

g)      Cópia simples do comprovante de votação na última eleição ou declaração de quitação com a justiça eleitoral emitida pelo site da justiça eleitoral. (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

h)      Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento;

i)        Cópia simples do certificado de reservista ou de dispensa de incorporação para homens;

j)        Cópia simples do diploma de graduação devidamente registrado e obtido em curso oficialmente reconhecido no país ou atestado de matricula, juntamente com outra documentação que comprove estar o candidato em condições de colação de grau do curso de graduação antes do período de matrícula do curso de Pós-graduação em Zootecnia.

k)      Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação, oficialmente reconhecido.

l)        Curriculum Lattes (dos últimos três anos) atualizado e documentado; (cópias simples).

m)    Os candidatos com vínculo empregatício ou que exerçam qualquer outra atividade remunerada deverão apresentar carta de anuência da chefia imediata conforme modelo anexo.

n)      Pessoas com deficiência: em conformidade com o Decreto 6.949 de 25/08/2009, candidatas (os) que sejam pessoas com deficiência, que dependam de atendimento especial deverão protocolar no ato da inscrição, solicitação formal junto à Coordenação do PPGZ, explicando a natureza da deficiência e o tipo de atendimento necessário em cada fase do processo seletivo.

Obs.: Os candidatos aprovados deverão apresentar toda documentação original para fins de conferência no ato da matrícula. Candidatos estrangeiros ou que possuem diplomas emitidos fora do Brasil, deverão seguir legislação específica.

 

SELEÇÃO

Realizada por Comissão Examinadora, por meio de análise documental (Fase I), análise do currículo e histórico escolar (Fase II) e arguição (Fase III). A Coordenação do PPGZ se responsabilizará por todas as fases do processo seletivo. A análise do currículo e histórico escolar (Fase II) será classificatória enquanto a arguição (Fase III) será eliminatória e classificatória, contudo todos os candidatos poderão participar de todas as fases.

Fase I - Homologação das inscrições

A lista com os nomes das inscrições deferidas e indeferidas (indicando o motivo do indeferimento), será apresentada em ordem alfabética será divulgada no sítio da UFMT (Editais/Pós-graduação) http://www.ufmt.br e http://www.ufmt.br/ppgz.

Fase II - Análise do Curriculum Vitae e Histórico Escolar

Análise do Curriculum Vitae e Histórico Escolar dos candidatos aprovados nas Fases I e II será realizada sem a presença dos candidatos. A avaliação para pontuação de Curriculum Vitae efetuar-se-á com base na Tabela de pontuação disponível em cada edital.

Fase III - Arguição

A pontuação da prova de conhecimento específico terá caráter eliminatório e classificatório; atribuir-se-á nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, considerando-se aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos. Avaliar-se-ão os seguintes itens:

(i)                 Embasamento teórico;

(ii)               (ii) Poder de argumentação;

(iii)             (iii) Domínio da Língua Portuguesa na forma oral;

(iv)             (iv) Clareza, coesão e sequência de ideias;

(v)               (v) Aptidão para pesquisa;

(vi)             (vi) Perspectivas do candidato em relação ao programa.

A arguição será realizada de forma remota via videoconferência cujo horário e meio (webconferencia, googlemeet, skype, whatsapp ou outro) serão definidos pela comissão e informado aos candidatos com a devida antecedência. Não será permitida a entrada de outra pessoa na sala de reunião virtual, durante a arguição do candidato. Todos os candidatos deverão comparecer a sala de reunião virtual com 10 minutos de antecedência, sendo a arguição realizada por ordem alfabética. A pontuação da arguição terá caráter eliminatório e classificatório, atribuir-se-á nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos; considerar-se-ão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) pontos.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30