O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia tem o prazer de anunciar que duas dissertações orientadas pelo Prof. Dr. Anderson Corassa agora integram as referências utilizadas na 5ª edição das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos: Composição de Alimentos e Exigências Nutricionais, lançada em março deste ano.
Dissertações referenciadas:
- "Valor nutricional de coprodutos da produção de etanol de milho para suínos", defendida pela discente Iziz Paula Anhõn da Silva Lautert, em 2016.
- "Características nutricionais de grãos secos destilados com solúveis produzidos em Mato Grosso e seus efeitos sobre o desempenho e viabilidade econômica em suínos", defendida pela discente Tatiane Izabel Silva dos Santos, em 2017.
Estas dissertações estão entre as pesquisas que fundamentaram a elaboração da tabela de composição nutricional e valores de energia do DDGS, ingrediente incluído pela primeira vez nas Tabelas Brasileiras.
Além de outros estudos realizados pela equipe sobre a temática, estas publicações oferecem uma leitura essencial para profissionais, produtores e acadêmicos interessados na utilização de coprodutos da indústria de etanol de cereais na alimentação de suínos.
Contribuição do Prof. Anderson Corassa:
O DDGS (Distillers Dried Grains with Solubles) aparece pela primeira vez nas tabelas brasileiras, marcando um avanço significativo no reconhecimento de seu valor nutricional no contexto nacional. Enquanto nos Estados Unidos o uso do DDGS é amplamente estabelecido, no Brasil sua disponibilidade aumentou de forma exponencial nos últimos 7 anos com a implantação de um robusto parque industrial e tecnológico para produção de etanol de cereais, principalmente milho. O Prof. Dr. Anderson Corassa é reconhecido pelo pioneirismo no estudo do DDGS para suínos no Brasil, contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento dessa área. Ele possui cerca de 16 artigos técnico-científicos publicados e 13 orientações e co-orientações de mestrado concluídas nesta linha de pesquisa, bem como projetos de pesquisa aplicada em andamento sobre o valor biológico da proteína nos DDGS.
Relevância das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos:
A 5ª Edição das Tabelas Brasileiras traz uma atualização sobre a composição de alimentos e exigências nutricionais de aves e suínos, servindo como um guia essencial para produtores, pesquisadores, nutricionistas e demais profissionais na formulação de dietas. A inclusão do DDGS nas tabelas representa um marco para as cadeias produtivas de aves e suínos do Brasil.
Para mais informações, assista ao podcast ou consulte diretamente o Prof. Anderson Corassa (anderson.corassa@ufmt.br).