Formulários Discentes
QUANTO A ABERTURA DO SEI – PROCESSO SEM ESTAS CARACTERÍSTICAS SERÃO ARQUIVADOS!!!!
<FORMULÁRIOS PARA DISCENTES >
ORIENTAÇÃO NA ABERTURA DE PROCESSO NO SEI
IDENTIFICAÇÃO DO SOLICITANTE
Nome completo: _____
RGA: _______
Curso: COLOQUE SE É MESTRADO OU DOUTORADO
Campus: Cuiabá
Telefone: COLOQUE O SEU CELULAR DE WHATSAPP (AS VEZES PRECISAMOS CONTACTAR )
INSIRA CAMPOS NOVOS, PODEM APAGAR OS OUTROS
COLOQUE CPF
COLOQUE EMAIL
COLOQUE QUAL ÁREA
SOLICITAÇÃO DE AJUDA DE CUSTO (EVENTO, TRABALHO DE CAMPO E REEMBOLSO DE INSCRIÇÃO)
PROCESSOS FEITOS SEM SEGUIR O QUE A PROPG SOLICITA É INDEFERIDO
ABERTURA DE PROCESSO SEI, INSERIR:
1) Formulário de solicitação EM PDF- Clique aqui
Participação em Eventos Nacionais/Internacionais - Auxílio-Diário
(Cobertura de despesas com hospedagem/alimentação/locomoção urbana) - Conforme Portaria CAPES nº132/2016, fica limitado a R$ 320,00 por dia para fins de auxílio-diário para eventos nacionais ou conforme tabela apresentada no Anexo da referida Portaria para eventos internacionais.
- - Ofício da coordenação indicando o aluno (beneficiário), a atividade a ser realizada e o valor a ser concedido (assinado pelo coordenador do PPG);
- - Formulário SEI! PROAP - AUX. DISCENTES - PPG – assinado pelo coordenador do PPG ou pelo discente;
- - Comprovante de Pagamento de Inscrição em Evento em nome do discente (Recibo de pagamento e/ou documento confirmando pagamento emitido pela instituição promotora do evento);
- - Folder/Programação do Evento; onde seja possível identificar o período de realização do evento;
- - Carta de aceite, caso já tenha sido disponibilizada - caso não tenha sido emitida ainda, o discente deverá apresentar o documento na prestação de contas;
VI - Cópia do artigo ou resumo submetido ao evento.
Documentação para Prestação de Contas
I - Certificado de Apresentação de Trabalho em Evento;
II - Relatório de Viagem assinado pelo discente, conforme modelo disponibilizado na
página da PROPG, no menu Gestão Financeira > PROAP.
PARA TRABALHO DE CAMPO -Aulas de Campo/Coleta de Dados - Auxílio-Diário
1) Formulário de solcitação EM PDF (Clique aqui)
(Conforme Portaria CAPES nº132/2016, fica limitado a R$ 320,00 por dia para fins de
auxílio-diário.)
I - Ofício da coordenação indicando o aluno (beneficiário), a atividade a ser realizada e o
valor a ser concedido (assinado pelo coordenador do PPG);
II - Formulário SEI! PROAP - AUX. DISCENTES - PPG – assinado pelo coordenador do PPG
ou pelo discente;
III - Cronograma da aula de campo/coleta de dados assinado pelo orientador ou
coordenador (a) do PPG.
Documentação para Prestação de Contas
I - Relatório de Viagem assinado pelo discente, conforme modelo disponibilizado na
página da PROPG, no menu Gestão Financeira > PROAP.
REEMBOLSO DE INSCRIÇÃO
A - Participação em Eventos Nacionais/Internacionais - Inscrição
(Reembolso)
I - Ofício da coordenação indicando o aluno (beneficiário), a atividade a ser realizada e o
valor a ser concedido (assinado pelo coordenador do PPG);
II - Formulário SEI! PROAP - AUX. DISCENTES - PPG – assinado pelo coordenador do PPG
ou pelo discente;
III - Comprovante de Pagamento de Inscrição em Evento em nome do discente (Recibo
de pagamento e/ou documento confirmando pagamento da instituição promotora do
evento);
IV - Folder/Programação do Evento; onde seja possível identificar o período de
realização do evento.
V - Em casos de inscrições em eventos internacionais, apresentar documento que
reflita o valor em moeda nacional corrente (real). Ex: Fatura de cartão de crédito, etc.
Documentação para Prestação de Contas
I - Certificado de Apresentação de Trabalho em Evento.
MATRÍCULAS EM DISCIPLINA ALUNOS REGULARES DO PPGEL FORA DE ÁREA E EXTERNO AO PPGEL
Alunos regulares
Regimento: “Art. 37 – O estudante deverá efetuar sua matrícula em disciplinas regularmente, em cada período letivo, nos prazos fixados, até a obtenção do título de mestre ou de doutor. Após a conclusão de disciplinas regida por este documento o aluno será matriculado automaticamente em Matrícula de Acompanhamento.
§ 1º – A matrícula em disciplinas é realizada on-line.” (SIPG)
Alunos regulares de outros programas ou área
O aluno regular de outro programa ou área devem preencher o fomrulário de solicitação de matrícula, inserir no processo SEI e encaminhar ao PPGEL
APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA
Regimento: "Art. 64 – A critério do Colegiado do Programa, poderão ser aceitos, parafinsde integralização curricular, créditos obtidos em cursos afins da UFMT e de outras IES, estando restrito ao máximo de 8 créditos há no máximo 4 anos de conclusão, desde que compatíveis com o plano de estudo do pós-graduando, no limite de créditos estabelecidos neste Regimento" § 1 o – A solicitação de aproveitamento de créditos deverá ser feita mediante apresentação de processo pelo Sistema Eletrônica de Informação (SEI) contendo: requerimento, declaração de cumprimento dos créditos emitida pela Coordenação do Programa onde cursou a disciplina, cópia da página do sistema que contém a nota e a frequência, nome e ementa da disciplina." (GRIFO NOSSO)
FORMULÁRIO A SER INSERIDO NO SEI EM PDF (CLIQUE AQUI), COM OS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS!
ALUNOS BOLSISTAS
Regimento: “Art. 50 – Compete ao bolsista de Mestrado ou Doutorado:
a) Apresentação de relatório semestral de atividades.
b) Realização de estágio de docência, conforme determinações constantesno artigo 18 da Portaria 76/CAPES/2010.
c) apresentar comprovante de submissão de artigo à periódico acadêmicoatéa data de qualificação, sob pena de cancelamento da bolsa.
d) Cumprimento das demais obrigações inerentes aos discentes do Programa.” (p. 22)
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (2024)
https://forms.gle/A2sJpvTmxqr8tKYU6
RELATÓRIO DE BOLSA DA CAPES SEMESTRAL
TRANCAMENTO DE CURSO
Regimento: Artigo 45º – O trancamento do curso, isto é, a suspensão da matrícula, suspenderá a contagem de prazo máximo para a conclusão do curso.
§ 1º – O trancamento de matrícula poderá ocorrer por prazo total não superior a doze meses.
§ 2º – Para ser concedido o trancamento, deverão ser atendidas as seguintes condições:
a) apresentação ao Colegiado de Curso de requerimento documentado, contendo os motivos do pedido e o prazo pretendido, assinado pelo aluno e pelo orientador;;
b) análise do requerimento pelo Colegiado, levando em conta a avaliação e o tempo médio de titulação dos discentes no curso de acordo com as políticas de avaliação da área de Linguística e Literatura da CAPES.
Requerimento de trancamento
(Clique aqui)
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA
Regimento: “Art. 52 – O estágio de docência no ensino superior é obrigatório para o aluno bolsista de Doutorado e deverá perfazer um total de 60h, distribuídas em no mínimo dois e no máximo três semestres, da seguinte forma: a. 30h em disciplina de graduação, compreendendo:
1) elaboração do plano de trabalho – 4h;
2) observação das aulas/participação conjunta em aulas teóricas e práticas com o docente da disciplina – 12h;
3) regência de aula–8h; 4) elaboração do relatório final de estágio – 6h.
b. 30h em participação na organização de eventos (seminários, conferências etc.), oficinas, palestras, minicursos e outras atividades (dentro da área de pesquisa) de ensino (como extensão não remunerada)
aprovadas pelo colegiado do programa.” (p. 23)
PROJETO DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA
QUANTO A SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO
Regimento: “Art. 43 – O aluno que necessitar de prorrogação do prazo de integralização deve solicitá-lo ao Colegiado do Programa 30 dias antes do decurso do prazo original por meio de processo contendo:
a) requerimento com motivos do pedido e prazo pretendido assinado pelo aluno e pelo orientador;
b) versão preliminar da dissertação/tese;
c) cronograma indicativo das atividades a serem desenvolvidas no período da prorrogação;
d) ata de qualificação.”
LEIA o Art. 45o.
Abrir um processo SEI e inserir:
- Ata de qualificação
- Cronograma para a conclusão do trabalho – assinado pelo orientador(a)
QUANTO À QUALIFICAÇÃO
Regimento: “Art. 72 – O Exame de qualificação será solicitado pelo aluno, com anuência do orientador, trinta dias antes da sua realização à Coordenação do Programa, após o cumprimento de todos os créditos exigidos pela estrutura curricular, incluindo os de atividades programadas.” (p. 28)
Leia os párágrafos 1o, 2o e 3o do regimento antes de solicitar
Sempre inserir tudo via SEI
1. Formulários para Qualificação
FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO
FORMULÁRIO DE CADASTRO DE DOCENTE EXTERNO
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PROGRAMADAS
2. Solicitar ao participantes da banca externos o preenchimento do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfqrpCmm7iuhOzcaokQBn_wFElUjVQ2gMU481lXl7QrFklMEA/viewform?usp=sharing
3. Solicitar ao participante externo que nunca participou de banca no PPGEL fazer cadastro SEI
https://sei.ufmt.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_enviar_cadastro&acao_origem=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0
4. Inserir a Tese/Dissertação
5. Inserir Formulário de Atividades
FORMULÁRIO DE ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA QUALIFICAÇÃO
6. Inserir em PDF e SEPARADOS os comprovantes de produção os mesmos destacados no formulário
QUANTO À DEFESA
Regimento: “Art. 73 – O aluno, tendo cumprido todos os créditos em disciplinas, atividades programadas e tendo sido aprovado no exame de qualificação, com anuência do orientador,
fará o requerimento à coordenação do Programa, solicitando a defesa de dissertação ou de tese, no prazo mínimo de trinta dias antes da sua realização.”
Leia os parágrafos 1o, 2o e 3o do regimento antes de solicitar
Sempre inserir tudo via SEI
1. Formulários para defesa (a banca deve ser como rege o regimento)
FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE DEFESA
FORMULÁRIO DE CADASTRO DE DOCENTE EXTERNO (SE FOR OS MEMBROS FOREM OS MESMOS DA QUALIFICAÇÃO NÃO É NECESSÁRIO PREENCHER)
2. Inserir Ata de Qualificação
3. Inserir Dissertação ou Tese a ser defendida
4. Solicitar ao participante externo que nunca participou de banca no PPGEL fazer cadastro SEI
https://sei.ufmt.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_enviar_cadastro&acao_origem=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0
Regimento: “Art. 76 – Após arguição e aprovação da dissertação ou da tese pela Banca Examinadora, e com as correções por ela indicadas,
o pós-graduando encaminhará a versão final do trabalho até 45 dias após a defesa via Sistema Eletrônico de Informação (SEI).” (p. 31)
APÓS DEFESA É NECESSÁRIO OS PROCESSOS A SEGUIR:
OBS: A DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO SÓ EMITIDA PELA PROPG (DEVE SER SOLICITADO À PROPG) APÓS TODO O PROCESSO DE DIPLOMAÇÃO TER SIDO CONCLUÍDO
Instruções gerais (Clique aqui)
ENTREGA DE VERSÃO FINAL
MODELO DE FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES PARA DEFESA E ENTREGA FINAL (Colaboração da discente: Rayane Thainara Santos - doutoranda)
Normas da ABNT atualizada
Sistema de ficha catalográfica
Abrir Processo SEI: PÓS GRADUAÇÃO – ENTREGA DE VERSÃO FINAL
Inserir a Dissertação ou Tese
Inserir Ata de defesa
Inserir Autorização do orientador para entrega da versão final
DEPÓSITO DE PRODUTO FINAL
Abrir Processo SEI: DEPÓSITO DE PRODUTO FINAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Inserir a Dissertação ou Tese
Inserir Termo de Depósito - Produto Final Pós-Graduação
Inserir Termo de autorização para publicação de Dissertação e teses (deve ser assinado pelo orientador(a) e discente)
Inserir Ata de defesa
Inserir a Folha de Aprovação
Inserir a declaração assinada pelo orientador/a: (Copiar o texto abaixo inserir no word, solicitar para o orientador/a assinar pelo sougov e anexar no processo)
Eu, _______________a, na qualidade de orientador(a) do(a) acadêmico(a) ____________________, autorizo a entrega do Produto Final em PDF, contendo a versão final da Dissertação/Tese intitulada ________________________.
CUIABA, ___ DE _______ DE 20____
QUANTO AO DIPLOMA
Regimento: “Art. 77 – Para expedição do diploma, será necessária a comprovação de quitação de obrigações com a Biblioteca Central e Secretaria do Programa.
Art. 78 – O diploma será expedido pela Reitoria, após solicitação à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, devendo ser assinado pelo Reitor, pelo Pró-Reitor dePós-Graduação, pelo Diretor do Instituto de Linguagens e pelo diplomado.
§ 1º – No diploma deverá constar a designação do Programa e sua área de concentração.
§ 2º – O diploma será registrado no órgão próprio da UFMT e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação” (p. 31)
CHECK LIST DOS DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA
OBS: A FICHA DE ATUALIZAÇÃO É FEITA PELA SECRETARIA E ENCAMINHADA AO DISCENTE PARA ASSINATURA.