Dissertações Defendidas


ACESSE O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL 

https://ri.ufmt.br/

2024

Autores(as)

Títulos

Dário Carneiro Aguiar 

 

CARTAS MILITARES SETECENTISTAS DA CAPITANIA DE MATOGROSSO: ESTUDO FILOLÓGICO, PALEOGRÁFICO ECODICOLÓGICO 


Denilson Patrick Oliveira Silva

LITERATURA E PLATAFORMA: O ENTRECRUZAMENTO DE NARRATIVAS LITERÁRIAS E AFFORDANCES DO TWITTER


Douglas Edson de Araujo Ribeiro

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS


Elyane Jayrla Castro da Costa

“EU QUE ANTES DE COMER VIA O CÉU, AS ÁRVORES, AS AVES TUDO AMARELO, DEPOIS QUE COMI, TUDO NORMALIZOU-SE AOS MEUS OLHOS”: UM OLHAR SOBRE A FOME EM QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS 


Henrique Junior Soares Rondon

ETHOS E AGENCIAMENTO EM MADONNA: TRANSGRESSÃO E REBELDIA NA CENA POP


Erika Cristina Alves Carvalho

UM OLHAR INTERSECCIONAL SOBRE OS NOVOSAPARATOS COLONIAIS: A MANUTENÇÃO DE SISTEMASEM CANÇÃO PARA NINAR MENINO GRANDE, DECONCEIÇÃO EVARISTO


João Marcelo Santos Beine

UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA DA MONOTONGAÇÃO NA FALA BARRAGARCENSE


Taissa Conceicao da Silva Oliveira

GOTA D'ÁGUA – O DIÁLOGO DA TRAGÉDIA MODERNA COM A CLÁSSICA


Thais Regina da Silva Tufankchi

DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM CUIABÁ, MATO GROSSO


Valéria Oliverira Vasconcelos

A LUTA DAS PERSONAGENS FEMININAS EM MARAJÓ: AS RELAÇÕES DE PODER E GÊNERO VIVIDAS PELA PERSONAGEM PAGÃ ORMINDA.


Vanessa da Costa Guimarães

ANÁLISE FILOLÓGICA DOS DOCUMENTOS MANUSCRITOS DA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO (CUIABÁ-MT): A ADJETIVAÇÃO NO SÉC. XIX.


 

2023

Autores(as)

Títulos

Raiane Ferreira Sombra Pires de Campos

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA PROFESSORA DE INGLÊSNO CONTEXTO DE PANDEMIA


Quézia Mary da Silva Reis



ANÁLISE DISCURSIVA DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DA TRÍADE CONCEITUAL CONVERGÊNCIA, INSURGÊNCIA E DIVERGÊNCIA: UMA VERIFICAÇÃO TEÓRICA

Cassiana Parissenti

TEMÁTICAS INTERCULTURAIS NA AULA DE PLE-ESTUDO DE CASO NA UFMT


Eduarda de Oliveira Figueiredo

INSCRIÇÃO DA PANDEMIA: UMA ANÁLISE FÍLMICA DE DIFERENTES FILMES PRODUZIDOS NA QUARENTENA DE COVID-19 EM 2020 NO BRASIL - TEMAS, MANEIRA E FORMAS


Marco Antônio Castillo Barros

TRANSLINGUAGEM EM TEXTOS ESCOLARES DE ALUNOS HISPANOS DE ESCOLAS ESTADUAIS DE MATO GROSSO


Adrielly Carine da Cruz Almeida 

QUESTÕES DE GÊNERO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL


Lucimeire Batista Camacho

A TRANSMUTAÇÃO NA OBRA DE ANTÔNIO SODRÉ


Fernanda Danielle Neves de Jesus

PAISAGEM E MEMÓRIA NA POESIA DE MARILZA RIBEIRO


Juliana de Paula Costa Cardoso

O TRATAMENTO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DIALÓGICA


João Marcelo Santos Beine

UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA DA MONOTONGAÇÃO NA FALA BARRA-GARCENSE


Laura Aristimunha da Silva Lé  

EDIÇÃO E ESTUDO DE ATAS MATO-GROSSENSES DO SÉCULOXIX: IRMANDADE DA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Álvaro José Antunes Brandão

ACD E QUESTÃO AGRÁRIA: PRÁTICAS DISCURSIVAS JURÍDICASNAS DISPUTAS FUNDIÁRIAS EM MATO GROSSO 


 Arlene Bispo da Silva 

LÉXICO DA LÍNGUA BORORO: UMA ANÁLISECOMPARATIVA DE ALGUMAS OBRAS LEXICOGRÁFICAS


Bruna Stievano Bacchi

DECOLONIALIDADES E IDENTIDADES DIASPÓRICAS NOS CONTOS DEJAMAICA KINCAID


Jane Lúcia Silva Damasceno

A LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA DEACOLHIMENTO DE IMIGRANTES EM CUIABÁ -MT:ALGUMAS REFLEXÕES


Natasha Mayumi Machado Takinami

YAMATO DAMASHII – A DOUTRINA DO ESPÍRITO NIPÔNICO:LEITURA CRÍTICO-FILOLÓGICA E ESTUDO DO LÉXICO NOSCONTEXTOS DE VIOLÊNCIA E PRECONCEITO EM JORNAISIMPRESSOS ESCRITOS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1945-1947)


Laura Aristimunha da Silva Lé

EDIÇÃO E ESTUDO DE ATAS MATO-GROSSENSES DO SÉCULO XIX: IRMANDADE DA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Marta Geovana Sanabria

MULTILETRAMENTOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM CUIABÁ: ENTRE ELE (LS), ESTÃO ELES. 


Elkin Duván Estepa Báron

ESTUDO COMPARATIVO DEL LÉXICO EN LAS COMUNIDADES CIMARRONAS DE SAN BASILIO DE PALENQUE (CO) Y MATA CAVALO (BR)



2022

Autores(as)

Títulos

Adriana Pereira Barbosa

LIVRO DE IMAGEM COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LIBRAS POR VISUAIS (SURDOS) NO PERÍODO TARDIO DE AQUISIÇÃO DA LIBRAS 

 

Amarildo Bertasso

O SIMBOLISMO HIEROFÂNICO DAS ÁGUAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS ROMANCES MAR MORTO, DE JORGE AMADO, E UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, DE MIA COUTO 

 

Brenda Nathalie da Silva

DO FETICHE À SUBVERSÃO FEMININA: A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO NO CINEMA DE PAUL VERHOEVEN

 

Camila Viais Leite

ESTUDO FILOLÓGICO DE MANUSCRITO MATO-GROSSENSE DOS SÉCULOS XVIII E XIX: PRÍNCIPE DA BEIRA

 

Dayanna Vieira de Jesus

MEMÓRIA, ESPAÇO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS PERSONAGENS EM "DOIS IRMÃOS", DE MILTON HATOUM

Débora Keppi Deicke

SOBRE A LITERATURA ELETRÔNICA E ALGUMAS QUESTÕES DE MATERIALIDADE E AUTORIA: FANTASIA BREVE, A PALAVRA-ESPUMA, DE RUI TORRES

 

Dieleem Mara da Silva Campos

POESIA E RESISTÊNCIA NA OBRA SAGRADA ESPERANÇA, DE AGOSTINHO NETO

 

Fernando Ferreira da Silva Ananias

“MÃE PERDOA ASSASSINO DO FILHO”: RESSENTIMENTO SOCIAL E ESPETACULARIZAÇÃO DO PERDÃO NA CENA MIDIÁTICA BRASILEIRA

 

Franciele de Jesus Ferreira Leite

A ENSINAGEM ATIVA DIALÓGICA PARA OUVINTES COMO SEGUNDA LÍNGUA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

 

Joyce da Silva Nascimento

A CONSTRUÇÃO DA DISTOPIA EM JOGOS VORAZES, DO TEXTO ÀS TELAS

 

Laiza Luz Martins Sant'Ana

A LEITURA COMO PRÁTICA CULTURAL: NARRATIVAS BIOGRÁFICAS DIALÓGICAS DE MULHERES “SIMININAS”

 

Marcella Duarte Vieira Pessoa

AS INTERSECCIONALIDADES DE RAÇA, CLASSE SOCIAL E GÊNERO EM CLARA DOS ANJOS: UM ROMANCE DE REALIDADES E DENÚNCIAS

 

Rosimeri Maria dos Santos Almeida

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA DE CRIANÇAS COM SURDEZ NO PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO

 

Thaisa Maria Gazziero Tomazi

UM ESTUDO FILOLÓGICO E LINGUÍSTICO EM MANUSCRITO MATO-GROSSENSES:  a Mesa da Consciência e Ordens e o Cofre das Três Chaves *1769-1772)

 

 

2021

Autores(as)

Títulos

Adriana do Carmo Ribeiro de Souza Cruz

VIVÊNCIAS E CONVIVÊNCIAS NA ALDEIA CAITITU: UM ESTUDO ACERCA DA SITUAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DA LÍNGUA ANCESTRAL MANOKI

 

Adriana Garcia Araujo

UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE AS NARRATIVAS ÁRIDAS DE VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS, E OS FLAGELADOS DO VENTO LESTE, DE MANUEL LOPES

 

Aline Salles Panhan

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA FÓRMULA DISCURSIVA

 

Bruna Passanezi Budoia

COMENTA AÍ! DEIXA SEU LIKE!”: CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO ETHOS DISCURSIVO NO CONTEXTO DE UMA “MEDICINA ESTÉTICA INSTAGRAMÁVEL”

 

Estefania Hincapié Aguirre

O TEATRO DO OPRIMIDO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA ESTRANGEIROS

 

Gonçalina Maria de Jesus Santos

AÇÕES IDENTITÁRIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES MANOKI – VIVÊNCIAS NA ESCOLA INDÍGENA LINO ARAXI IRANTXE – ALDEIA CAITITU

 

Larissa Ruth Siniak dos Anjos Harter 

APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PELO SURDO: UM ESTUDO DE CASO NO CEAADA-MT

 

Rayane Thaynara Santos

A LIBRAS E SEUS REGIONALISMOS: o registro gráfico da língua de sinais, em Mato Grosso

 

Sindy Yadira Bolivar Silva

LA NARRATIVA DE LA SOLEDAD Y DEL AUTOCONOCIMIENTO: LA CIUDAD SITIADA (1949) DE CLARICE LISPECTOR 

 

 

2020

Autores(as)

Títulos

Adriana Auxiliadora da Silva

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E INAUGURAÇÃO DA MESQUITA DE CUIABÁ EM JORNAIS IMPRESSOS: UMA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA INDISCIPLINAR

 

Amanda Gomide de Sousa Cândido

IDENTIDADES E LÍNGUAS DE SUJEITOS DIVERSIFICADOS EM DISCURSOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS

 

Antônia Cristina Valentim da Luz

RESSIGNIFICAÇÕES DO SEMINÁRIO ACADÊMICO EM CURSOS DE BACHARELADO NA UFMT

 

Áurea de Santana Bueno

 

APRENDIZAGEM DE ESCRITA DE SINAIS: AQUISIÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA DE LÍNGUA DE SINAIS POR MEIO DA VISOGRAFIA 

 

Cristiana Frazão Gomes

(DES)CRISTALIZAÇÕES DE ESTEREÓTIPOS FEMININOS NOS COMERCIAIS DE TELEVISÃO DA SKOL DE 2017

 

Gabriel Marchetto

QUESTÕES DE GÊNERO E PERFORMATIVIDADES NO SERIADO SUPER DRAGS

 

Joana Rodrigues Moreira Leite

PODE A MULHER FALAR? DISCURSOS DE MULHERES VÍTIMAS DE ABUSOS SEXUAIS/ESTUPRO

 

Jonathan de Paula Camargo

 

OS NEOLOGISMOS COMO UM PROCESSO DE RESISTÊNCIA: OBSERVAÇÕES LINGUÍSTICAS NA COMUNIDADE WAKALITESU – ALDEIA TRÊS JACUS

 

Julian Junior dos Santos Barbosa

PRÁTICAS LINGUÍSTICAS EM TORNO DE PABLO VITTAR - PARA ALÉM DO BINÔMIO MASCULINO-FEMININO


Laide Daiane Costa Campos

FEMINISMO, CABELO DIASPÓRICO E DUPLA CONSCIÊNCIA EM AMERICANAH, DE CHIMAMANDA ADICHIE 

 

Leandro Santos de Brito 

AS ESTRATÉGIAS POÉTICAS DO ESPETÁCULO CARNE: UMA NARRATIVA SOBRE A MEMÓRIA

 

Márcio Felipe da Silva

 

 O SENTIDO COMO ACIDENTE: AS IMPLICAÇÕES ESTÉTICAS DA LIBRARY OF BABEL

Paula Tuany Silva Café 

DIFICULDADES DE PROFESSORES NATIVOS E NÃO NATIVOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM DIFERENTES CONTEXTOS

 

Pedro Henrique Nunes Garay 

A MULTIPLICIDADE DE OS DETETIVES SELVAGENS

 

Túlio Adriano Alves Gontijo

REPRESENTAÇÕES SURDAS NA DESCONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS OUVINTISTAS: UM ESTUDO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO

 

Wanderlina Maria de Souza Araújo

SLAM SURDO: UMA ANÁLISE DAS DIMENSÕES POLÍTICAS E POÉTICAS DE PERFORMANCES DE EDINHO SANTOS E GABRIELA GRIGOLOM DA SILVA

 

 

2019 

Autores(as)

Títulos

Alice Garcia Silveira

ENTRE ESTRELAS E HYPERLINKS: UMA LEITURA DE 88 CONSTELLATIONS FOR WITTGENSTEIN (TO BE PLAYED WITH THE LEFT HAND), DE DAVID CLARK

 

Elexandra Martins de Souza Amaral

UM ESTUDO EM AZUL: AS INTERAÇÕES E APRENDIZAGENS DE UM MENINO AUTISTA NO ENSINO REGULAR

 

Judikerle Pereira de Oliveira

A POÉTICA DO OLHAR: LUCINDA PERSONA

 

Márcio César Cardoso

UMA PERSPECTIVA DE ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS: POR ENTRE BILINGUAJAMENTOS, TRANSGLOSSIAS, PRÁTICAS TRANSLÍNGUES E ENUNCIADOS DES/RETERRITORIALIZADOS

 

Maria Emilia Landaeta Silva

CIDADE E AUTORREFLEXIVIDADE: A LITERATURA URBANA DE SALVADOR GARMENDIA EM LOS PEQUEÑOS SERES

 

Marília Bonna dos Santos

COLEÇÃO DE AFETOS: O BAIRRO, DE GONÇALO M. TAVARES

 

Nilsa Taumaturgo de Sá de Souza

 

 

O ATO TRADUTÓRIO E INTERPRETATIVO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E EXOTÓPICA DIALOGANDO COM PROFISSIONAIS TRADUTORES/INTÉRPRETES E GUIA - INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS

 

Soraya do Lago Albuquerque

RECONSTRUÇÃO MNEMÔNICA E DIÁSPORA EM A MERCY E OCTOBER DE MORRISON E WICOMB

 

Thaís Inaê Froeder Rosa

“PRECISA COPIAR?” UM ESTUDO DIALÓGICO SOBRE A LEITURA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATO-GROSSENSE

 

Vanessa Pincerato Fernandes

ENTRE A CIDADE DE CANIÇO E A CIDADE DE CIMENTO: A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NA POESIA DE JOSÉ CRAVEIRINHA

 

Wesley Henrique Alves da Rocha

DIÁRIO DE BITITA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS: SALTANDO OS MUROS DA SUBALTERNIDADE

 

 

2018

Autores(as)

Títulos

Alex Feitosa Oliveira

LÍNGUAS CONVIVENTES: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS NA ALDEIA TRÊS JACUS – COMUNIDADE WAKALITESU/NAMBIKWARA

 

Andreia Maria da Silva

CONTRIBUIÇÕES DE MANUEL BANDEIRA NA PRODUÇÃO POÉTICA DE PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: CABO VERDE, ANGOLA E MOÇAMBIQUE

 

Bruna Wagner

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ABORDAGEM DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO A PARTIR DA MIMESIS E DA PERFORMANCE

 

Daniele dos Santos de Souza

EU VENHO DE ALEPO: O DISCURSO (NEO)ORIENTALISTA NA (AUTO)BIOGRAFIA DE UM REFUGIADO SÍRIO CUIABÁ-MT 2018

 

Diego da Cruz

DIÁSPORA, FRONTEIRAS E PÓS-COLONIALISMO EM OS DOIS IRMÃOS, DE GERMANO ALMEIDA

 

Domingos Pinto de França

UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE A PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: PROCESSOS ARGUMENTATIVOS

 

Elenildes da Silva Santos

O PROCESSO DE DES/RETERRITORIALIZAÇÃO ENTRE O CÁ E O LÁ EM A FILHA DAS FLORES, DE VANESSA DA MATA

 

Fábio Vieira de Souza Júnior

NEOLOGISMOS EM LIBRAS – IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE SINAIS A PARTIR DE UM CANAL DO YOUTUBE

 

Fernando Antônio Velasco

BOE EIEDODU E A ONOMÁSTICA BORORO – UM ESTUDO PRELIMINAR DOS NOMES PESSOAIS

 

Iouchabel Sarratchara de Fátima Falcão

A MITOPOÉTICA CONSUBSTANCIAL DE SANTIAGO VILLELA MARQUES

 

Kleber Henrique Alves Domingues

CONTEXTO LITERÁRIO, METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA E SIMULACRO NO MEMORIAL DE SARAMAGO

 

Laís Maíra Ferreira

AS TRIANGULAÇÕES DE UM DEFEITO DE COR: MEMÓRIA, AUTOFICÇÃO E DIÁSPORA

 

Michele Barth Maggi

ITENS LEXICAIS EM: “RELAÇÃO DAS POVOAÇÕES DE CUIABÁ E MATO GROSSO DE SEUS PRINCÍPIOS ATÉ OS PRESENTES TEMPOS”, DE JOSÉ BARBOSA DE SÁ-1879

 

Rita de Cássia dos Santos Penteado

PRÁTICAS DE LETRAMENTOS CRÍTICOS: REPENSANDO A AULA DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO, UM ESTUDO DE CASO NO IFMT

 

Sandrine Robadey Huback

REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM ANTES DO BAILE VERDE, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

 

Suleima Cristina Leite de Moraes

A REDAÇÃO DO ENEM 2017: UM OLHAR BAKHTINIANO SOBRE O ATENDIMENTO AO TEMA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CUIABÁ

 

 

 

 

2017

Autores(as)

Títulos

Alinee Silva Santos

ENUNCIADOS DE/RETERRITORIALIZADOS E A (DES)LEGITIMAÇÃO DO PARADIGMA MONOLÍNGUE

 

Dayane Cristine Santos Vieira

A ESCRITA DAS ÁGUAS EM MANOEL DE BARROS 

 

Gilvany Kuyven

A INTERAÇÃO EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM INCLUSIVA NA ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO BILÍNGUE (LIBRAS/ESPANHOL)

 

Giselle Marques Ramos de Oliveira

ECOS DO FEMINISMO NO ENEM 2015: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DOS DISCURSOS 

 

Jubileia Mendes de Matos Coelho

BORDERLAND: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE INGLÊS PARA ALUNOS SURDOS 

 

Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira

FORA DOS MUROS DO POMERI: (EX)INCLUSÃO DE ADOLESCENTES EGRESSOS DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO? UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO 

 

Ketheley Leite Freire Rey

OFICINAS DE AUTOBIOGRAFICZINE: UM ESTUDO DIALÓGICO COM BOLSISTAS DO PIBID

 

Luana Lima de Sousa

MAPAS IMAGINÁRIOS DO APARTHEID EM GEM SQUASH TOKOLOSHE DE RACHEL ZADOK

 

Maria Aparecida de Oliveira

DO MATIZADO DO COPO AO MATIZADO DA ESCRITA: O PACTO DE LEITURA EM DELEITE DO ESTRANGEIRO EM TUDO O QUE É ESPANTOSO E MARAVILHOSO



Marília Daniele Soares Vieira

"AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO", NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS E A LEITURA COMO ATO RESPONSIVO 

 

Rosana Arruda de Souza 

UMA NOÇÃO DE BOVARISMO EM A MULHER DE TRINTA ANOS, DE HONORÉ DE BALZAC

 

Sandra Leite dos Santos

A LÍNGUA ESPANHOLA COMO DISPOSITIVO DE EXCLUSÃO SOCIAL EM ME LLAMO RIGOBERTA MENCHÚ Y ASÍ ME NACIÓ LA CONCIENCIA

 

Teviani Rizzi Kölzer 

O UNIVERSO MÍTICO-SIMBÓLICO EM OS SEMELHANTES, DE RICARDO GUILHERME DICKE 

 

Thales Biguinatti Carias 

DE CRÍTICAS E LEITURAS ENTRE JOSÉ DE ALENCAR E HONORÉ DE BALZAC: SENHORA E O PAI GORIOT COMO LINGUAGENS DA NAÇÃO MODERNA

 

Thielle Rita Vera de Mouar Alcalde

A ESCRITA EM MARINA COLASANTI: ENTRE A TRADIÇÃO E A MODERNIDADE

 

 

2016

Autores(as)

Títulos

Adelaide Maria de Lima Magedanz

CONSUMO E GÊNERO: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS EM VIDEO GAME

 

Ana Flávia de Morais Faria Oliveira 

JORNADAS E IDENTIDADES DIASPÓRICAS EM SMALL LAND DE ANDREA LEVY

 

Ângela Tavares Nates Moreira 

DIGNIDADE, NAÇÃO E TRADIÇÃO: UMA LEITURA ATRAVÉS DA FISIONOMIA INTELECTUAL DO PERSONAGEM EM THE REMAINS OF THE DAY DE KAZUO ISHIGURO 

 

Carolina Fernanda Gartner Restrepo

A LITERATURA MATACHINESCA E A CONSTRUÇÃIO DE NAÇÃO NO CARNAVAL DE RIOSUCIO (COLÔMBIA)

 

Celiomar Porfirio Ramos

ENVEREDANDO PELA POESIA DE RESISTÊNCIA DE AGOSTINHO NETO: A PALAVRA ENQUANTO ARMA 

 

Ceres de Moraes Gomes Lima 

CENAS DA VIDA URBANA EM OS TAMBORES DE SÃO LUÍS, DE JOSUÉ MONTELLO: RESSONÂNCIAS BALZAQUIANAS 

 

Cláudia Regina Soares

O ROMANCE AFRICANO E O POSICIONAMENTO DAS VOZES FEMININAS EM NERVOUS CONDITIONS DE TSITSI DANGAREMBGA

 

Geovana Portela de Moura 

VISA GRAMATICALIZAR: O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DE VISAR 

 

Ivanete Maria de Jesus  

ANÚNCIOS DE JORNAIS DE MATO GROSSO DOS SÉCULOS XIX E XX: CARACTERÍSTICAS FILOLÓGICAS

 

Ivoneide Soares dos Santos de Jesus 

LITERATURA E NECROPSIA: UM EXAME CRÍTICO EM PRIDE AND PREJUDICE AND ZOMBIES

 

Janice Raquel Lima  

REPRESENTAÇÕES DE AGENTES SOCIOEDUCADORES/AS: UM ESTUDO BASEADO NA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

 

Joémerson de Oliveira Sales 

A ESCRITURA DO AVESSO: O DIZER DO INOMINÁVEL EM MENINO DO MATO

 

Jordana Lenhardt

PERCEPÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CENTRO EDUCATIVO DE RONDONÓPOLIS 

 

Josué Marcílio

OS PECADOS DA TRIBO, DE JOSÉ J. VEIGA: UMA LEITURA SOB O CONCEITO DE 'HISTÓRIA-PALIMPSESTO"

 

Mariana Sakaizawa Soares

IDENTIDADES RACIAIS E ESTEREÓTIPOS FEMININOS EM COCONUT DE KOPANO MATLWA 

 

Michael Jhonatan Sousa Santos 

NATUREZA E CULTURA NA POESIA DE PEDRO CASALDÁLIGA

 

Michel Borges Pinheiro 

O BLOG DE LOLA BENVENUTTI: PRÁTICAS IDENTITÁRIAS DE UMA PUTA DE LUXO NA INTERNET

 

Nayara Piovesan Ribeiro 

POEMAS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE FORMAL 

 

Patrícia Celene da Silva 

PROCESSOS JUNTIVOS DE CAUSA EM AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UMA ABORDAGEM DE TRADIÇÕES DISCURSIVAS

 

Rhegysmere Myrian Rondon Alves

VIOLÊNCIA URBANA COMO EXPERIÊNCIA COLETIVA E COMO ARTE EM MANUAL PRÁTICO DE ÓDIO, DE FERRÉZ 

 

Rochelle Serafim Andrade  

ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS-LÍNGUA ESTRANGEIRA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO: OS IMIGRANTES HAITIANOS EM CUIABÁ-MT  

 

Rodrigo Antunes Ricci

PAKEHA VERSUS TANGATA WHENUA: O TERCEIRO ESPAÇO NARRATIVO EM BULIBASHA: KING OF THE GYPSIES DE WITI IHIMAERA 

 

Rodrigo Fernandes Ferreira Brito 

AS IMAGENS POÉTICAS DO DELÍRIO: UM ESTUDO DA OBRA PARANOIA DE ROBERTO PIVA 

 

Sara Rafih Urenha 

MOSAICO DE IDENTIDADES: CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS DE SUJEITOS SURDOS EM UMA COMUNIDADE NA INTERNET 

 

Simone Aparecida da Silva

TRAÇOS DA IRONIA ROMÂNTICA N'A ESTÁTUA AMAZÔNICA, DE MANUEL DE ARAÚJO PORTO-ALEGRE

 

Talita Cristina Bandeira de Figueiredo 

O MAL-ESTAR HIPERMODERNO: UMA VERTENTE A POESIA DE MARILZA RIBEIRO 

 

Terezinha Ferreira de Almeida  

A BR 163 NA CIDADE DE SORRISO: APARTHEID  DO CORPO SOCIAL URBANO  

 

 

2015

Autores(as)

Títulos

Andreza Moraes Branco Leria 

 

ENTRE INSCRIÇÕES E ESCRIÇÕES: A POÉTICA DE WLADEMIR DIAS-PINO 

 

Aparecida Borralho Dias de Carvalho 

UM ESTUDO CRÍTICO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E A ESCOLA MENINOS DO FUTURO - ENTRELAÇANDO PODER E SABER 

 

Ardalla Guimarães Oliveira Morais 

THE CAVE: PRÁTICAS DE LETRAMENTO ENTRE JOGADORES NA INTERNET

 

Beatriz Marucci 

IDENTIDADE E DREAMTIME EM WILDCAT FALLING DE MUDROOROO

 

Betsemens Barbosa de Souza Marcelino 

A MÚSICA E A SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DE JOVENS E ADOLESCENTES ENVOLVIDOS NO PROJETO SUPERHAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO 

 

Elieti de Fátima dos Santos  

O PROJETO SALA DE EDUCADOR: EVENTOS E SENTIDOS 

 

Ernandes Araujo Nascimento  

LETRAMENTO(S) DOCENTE(S): DIÁLOGOS E REFLEXÕES COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO 

 

Helany Morbin 

O ESTUDO DA ORALIDADE E A CONCEPÇÃO DE RITMO EM MANUAIS DIDÁTICOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

 

José Carlos Patrício 

DO ESCRAVO FIEL AO ESCRAVO DEMONÍACO: UMA ANÁLISE DE AS VÍTIMAS- ALGOZES, DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO

 

Lívia Ribeiro Bertges 

JOGO E POESIA VISUAL: A DINÂMICA DOS NAIPES NA OBRA OLHLO² DE KNORR 

 

Louredir Rodrigues Benevides 

OS GÊNEROS MULTIMODAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO CRÍTICO-DIALÓGICO 

 

Lyssa Gonçalves Costa  

ETNOGRAFIA DO COTIDIANO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS 

 

Márcio Evaristo Beltrão

DESESTABILIZAÇÃO DE TRAÇOS IDEOLÓGICOS HOMOFÓBICOS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES/AS: UM ESTUDO BASEADO NA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

 

Natália Salomé de Souza

A ESCRITA FEMININA NA LÍRICA DE MARIA TERESA HORTA 

 

Neuzamar Marques Barbosa  

O ENSINO DA ESCRITA EM INGLÊS: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA 

 

Rayssa Duarte Marques 

ENGANANDO A AUDIÊNCIA E A CONSCIÊNCIA EM UM JOGO DE ESPELHOS: A FRAGMENTAÇÃO DA ESTÉTICA CONTEMPORANÍSSIMA DE SANTIAGO NAZARIAM EM FERIADO DE MIM MESMO

 

Renata Silva Siqueira 

ESTUDOS DE LEITURA E LETRAMENTO: REFLEXÕES E PRÁTICAS ESCOLARES

 

Rosária Cristina da Silva Ormond

O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA EM UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA

 

Rosenil Gonçalina dos Reis e Silva  

A LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO PARA O LEITOR CRÍTICO LITERÁRIO

 

Valdirene Beminger Oliveira 

RACISMO E INSANIDADE EM A QUESTION OF POWER, DE BESSIE HEAD

 

Waldinéia Lemes da Cruz Alves 

LETR@MENTO NO UNIVERSO FANFICTION: DO IMPRESSO À TELA 

 

 

2014

Autores(as)

Títulos

Adriana do Couto Tokashiki 

INEXPLICÁVEL, INQUIETANTE, INCONSCIENTE: A SUBJETIVIDADE NO ROMANCE ESAÚ E JACÓ, DE MACHADO DE ASSIS 

 

Ana Rubia Marçal Tuão-Brito

 

JUNÇÃO E TRADIÇÕES DISCURSIVAS: UMA ABORDAGEM NO DOMÍNIO DA AQUISIÇÃO DE ESCRITA 

 

Diego Pinto de Souza 

AQUISIÇÃO DIALÓGICA DA LINGUAGEM: PALAVRA BAKHTINIANA 

 

Dinaura Batista de Pádua 

A POLÊMICA EM TORNO DO LIVRO DIDÁTICO "POR UMA VIDA MELHOR": (DES)CONSTRUINDO SENTIDOS

 

Domingos Joaquim da Ressurreição Neto 

O MOMENTO HISTÓRICO PARA O ROMANCE NO BRASIL: A CONTRIBUIÇÃO DE EUCLIDES DA CUNHA 

 

Eliana Aparecida Albergoni de Souza 

PERCURSOS DE LEITURA: TRABALHANDO COM A LETRA DE CANÇÃO A SALA DE AULA 

 

Élidi Preciliaa Pavanelli-Zubler

NAS ÁGUAS DA TECNOLOGIAS DIGITAIS: OS DIZERES DE UM GRUPO DE PROFESSORES 

 

Elizabeth Conceição de Almeida Alves

FANFICTION E PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA INTERNET 

 

George Gleyk Max de Oliveira

ESTUDO DO PAPEL E DA FILIGRANAS E SUA OCORRÊNCIA EM MANUSCRITOS DOS SÉCULOS XVIII E XIX NA CAPITANIA E PROVÍNCIA DE MATO GROSSO  

 

Heloísa Helena Ribeiro de Miranda  

ESTOY PERO NO SOY: A CONSTRUÇÃO DA OUTRIDADE NA POÉTICA DE EDUARDO GALEANO 

 

Iara Sirlene Amorim Montagner 

MACHADO DE ASSIS SOB A ÓTICA DA CRÍTICA MATO-GROSSENSE, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

 

Isadora Maria Falbot dos Santos  

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ: COM A PALAVRAS, AS PROFESSORAS

 

Izilene Leandro da Silva 

LEARNING WITH LIFE: CONECTANDO O ENSINO DE INGLÊS COM O UNIVERSO DE ALUNOS

 

Jean Carlos Dourado de Alcântara

CURTA-METRAGEM: GÊNERO DISCURSIVO PROPICIADOR DE PRÁTICAS MULTILETRADAS

 

Joana Rodrigues Moreira-Leite 

DIÁRIO DE CLASSE: DESENHOS DE UMA USUÁRIA DE REDES SOCIAIS SOBRE A ESCOLA 

 

João Felipe Assis de Freitas

HALL OF A YELLOW SUN: A EXPERIÊNCIA DOS CRONOTOPOS NO CONTEXTO DA GUERRA DE BIAFRA 

 

Karla Amorim Sancho 

CENAS DA ENUNCIAÇÃO E ETHOS EM NARRATIVAS SOBRE A EXPEDIÇÃO RONCADOR-XINGU: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

 

Katia Aparecida da Silva Nunes Miranda 

 

ADOLESCENTES E JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: EM ESTUDO CRÍTICO DAS REPRESENTAÇÕES DE ATORES SOCIAIS 

 

Lediane Manfé de Souza 

POR ENTRE PRÁTICAS EM MOVIMENTO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO COM PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO CONTINUADA

 

Leni Dias de Sousa Erdei

A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO POEMA: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVA BAKHTINIANA

 

Luana Soares de Souza 

ORALIDADE E LINGUAGEM NA POÉTICA DE JOSÉ CRAVEIRINHA 

 

Luci Terezinha Kroetz Fernandes Maso

HIPOTÁTICAS DE REALCE E(M) EDITORIAIS MATO-GROSSENSES: UMA ABORDAGEM DAS TRADIÇÕES DISCURSIVAS 

 

Lucimeire da Silva Furlaneto 

OS LETRAMENTOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA E A FORMAÇÃO CONTINUADA 

 

Marcela de Castro Ávila Aguiar  

INSÓLITO EM MURILO RUBIÃO: UMA ANÁLISE ESTILÍSTICO-COMPARATIVA D'O EX-MÁGICO DE TABERNA MINHOTA 

 

Maria de Fátima Comini da Silva 

PRÁTICAS COTIDIANAS EM UMA SALA DE INGLÊS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO 

 

Mariana Miranda Máximo 

TRAÇADOS EM PÓÉTICA: DIÁLOGOS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL 

 

Nádia Cristina da Silva Santos

LETRAMENTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA REFLEXÃO CRÍTICO-DIALÓGICA

 

Paulo Rogério de Oliveira 

AFORIZAÇÃO PROVERBIAL SOBRE O NEGRO EM DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS: CRISTALIZAÇÃO DE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS 

 

Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier 

A OSTRA SE ABRIU: PERCEPÇÕES DE ALUNOS SURDOS SOBRE SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO A DISTÂNCIA

 

Rosemary Pinto de Arruda Gonçalves 

LEITURA DO CONTO MACHADIANO PARA O ENSINO FUDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA TUPINIQUIM PARA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA 

 

Rosineide Maria da Conceição 

PROPAGANDAS DA CAMPANHA ELEITORAL A PREFEITO DE CUIABÁ DO SEGUNDO TURNO DE 2012: ASPECTOS DISCURSIVOS

 

Sebastiana Almeida de Souza

A METODOLOGIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DOS SURDOS: UM ESTUDO BAKHTINIANO 

 

Sérgio Henrique de Souza Almeida 

ALUNOS SURDOS-ALUNOS OUVINTES: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE MOMENTOS INTERACIONAIS 

 

Sheila Dias da Silva 

RESISTÊNCIA FEMININA E FEMINISMO AFRICANO EM WITHOUT A NAME DE YVONNE VERA 

 

Soraya do Lago Albuquerque

O PATCHWORK LITERÁRIO DE PAULINA CHIZIANE E TONI MORRISON: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE NIKETCHE: UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA E BELOVED

 

Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro 

ENSINO-APRENDIZAGEM DO SUJEITO SURDO: UM ESTUDO DE CASO 

 

Tiago Borges de Lima 

CONNECT CLASSROOMS: PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM AMBIENTE DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA 

 

 

2013

Autores(as)

Títulos

Alexandre Colli dal Pará

PROCESSO IDENTITÁRIO: A METAMORFOSE DO APRENDER E ENSINAR A LÍNGUA INGLESA EM AMBIENTE ONLINE

 

Ana Paola de Souza Lima  

AS ASAS DA MUDANÇA: INCERTEZAS E DESAFIOS DE UMA PROFESSORA EM UMA SALA DIGITAL DE LÍNGUA INGLESA

 

Angélica Remonatto 

LEITURA COMO ATIVIDADE DIALÓGICA E SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM PROJETO COMO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS 

 

Everton Sales dos Santos 

FUNDOS DE CONHECIMENTO: A LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DAS PRÁTICAS SOCIAIS SOB UM OLHAR BAKHTINIANO  

 

Iara Lopes Maiolini

UMA PROPOSTA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA DE LEITURA DE CONTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 

 

Izabel Cristina Cavalcanti da Cruz

ISAÍAS CAMINHA E O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA NO LIMIAR DO SÉCULO XX

 

João Paulo de Azevedo

A NOÇÃO DE LITERATURA EM FOUCAULT NOS TEXTOS DA DÉCADA DE 1960 E O ROMANCE "EXTENSÃO DO DOMÍNIO DA LUTA", DE MICHEL HOUELLBECQ

 

Josilene Auxiliadora Ribeiro 

GÊNEROS DISCURSIVOS E AUTORIA: A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA 

 

Lucineia Macedo dos Santos

O CONCEITO DE FUNDOS DE CONHECIMENTO COMO PRINCÍPIO TRANSFORMADOR NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DE LÍNGUA INGLESA

 

Maria Antonia Correa 

PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: EM ESTUDO CRÍTICO ETNOGRÁFICO 

 

Marisa Soares de Lima 

COMPROMISSO DA IRMANDADE DO SENHOR BOM JESUS DO CUIABÁ: EDIÇÃO E ESTUDO FILOLÓGICO 

 

Mirian Lesbão Dumont

MÚSICAS E POESIA: SENHAS DE ADRIANA CALCANHOTO

 

Neila Barbosa de Oliveira Borneman 

O PORTUGUÊS BRASILEIRO EM MÁRIO DE ANDRADE PELO VIÉS DA ANÁLISE DE DISCURSO 

 

Neiva de Souza Boeno 

MEMÓRIAS LITERÁRIAS: DAS PRÁTICAS SOCIAIS AO CONTEXTO ESCOLAR 

 

Sheila Cristiane de Carvalho 

SINHAZINHA BRASILINA VERSUS DONA MANUELA: O DISCURSO DE MONTEIRO LOBATO SOBRE A LÍNGUA DO BRASIL

 

Thiago Rodrigues Lopes  

DIÁLOGO, CLOSES, ATRAQUES E BABADOS: IDENTIDADES DELINEADAS NA E PELA PERSPECTIVA BAKHTINIANA 

 

 

2012

Autores(as)

Títulos

Dainele Cristina da Silva 

LA HORA VIOLETA DE MONTSERRAT ROIG: INQUIETAÇÃO NO PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA 

 

Ederson Fernandes de Souza 

IMAGENS EM ESTILHAÇOS: TOADA DO ESQUECIDO DE RICARDO GUILHERME DICKE 

 

Fernando Zolin Vesz

CRENÇAS SOBRE O ESPANHOL A ESCOLA PÚBLICA: "BEM-VINDOS AO MUNDO DOS SONHOS E DAS [IM]POSSIBILIDADES

 

Graziani França C. de Anicézio 

FORMAÇÃO CONTINUADA: UM CAMINHO PARA A ADEQUAÇÃO ENUNCIATIVA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DE MATO GROSSO

 

Juliana Lima Façanha  

EDIÇÕES FAC-SIMILAR E SEMIDIPOLMÁTICA DO LIVRO DE REGISTRO DA CORRESPONDÊNCIA OFFICIAL DA PRESIDÊNCIA DA PROVÍNCIA COM A REPARTIÇÃO ECLESIÁSTICA: 1887-1890. ASPECTOS ORTOGRÁFICOS

 

Leilas Figueiredo de Barros 

A AUTORIA NAS PRODUÇÕES DE CRÔNICA DA OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR ENUNCIATIVO-DISCURSIVO

 

Maria Cleunice Fantinati da Silva 

NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM: O MOSAICO DAS MEMÓRIAS DE JORGE AMADO 

 

Miriã de Oliveira Ferreira 

A CONCORDÂNCIA VERBAL NA LÍNGUA PORTUGUESA: OBJETO DE CONHECIMENTO E ENSINO 

 

Paulo Wagner Moura de Oliveira 

FICÇÕES DE UMA POÉTICA AUTOBIOGRÁFICA 

 

Perla Haydee da Silva 

EFEITOS IDENTITÁRIOS DO TRABALHO COM O LIVRO DIDÁTICOS: "LINKS - ENGLISH FOR TEENS" - PROPOSTAS DE ABORDAGENS E PRÁTICAS NO CONTEXTO PÚBLICO MATO-GROSSENSE 

 

Verônica Hirata 

CRENÇAS E PRÁTICAS DE APRENDER E ENSINAR INGLÊS: CONFLITO E DILEMA NUMA ESCOLA PÚBLICA 

 

Viviane Letícia Silva Carrijo  

ATIVIDADES REFLEXIVAS PARA A REESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA BAKHTINIANA

 

Wender Marcell Leite Souza 

PIEDADE, DE JOSÉ DE MESQUITA: UMA COSTURA DE TEXTOS 

 

 

2011

Autores(as)

Títulos

Ana Regina Bresolin 

O PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA COM BLOG 

 

Andréia Cristina André Soares Melo

INTERNOS: DESIGNAÇÃO QUE MARCA UMA FORMA DE PODER 

 

Ariane Macedo Melo

A INTERNET NOSSA DE CADA DIA: EFEITOS IDENTITÁRIOS NA MOBILIZAÇÃO SUBJETIVA PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA 

 

Carmen Lúcia Toniazzo

LEMBRANÇAS DE MATO GROSSO SOB UM OLHAR FEMININO: UM ESTUDO FILOLÓGICO 

 

Carmen Zirr Artuzo  

A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA FRENTE A FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE

 

Cibele Antônia de Souza Rodrigues 

ASPECTOS DO ROMANCE EM MATO GROSSO: UM ESTUDO SOBRE MIRKO, DE FRANCISCO BIANCO FILHO

 

Edilson Floriano Souza Serra 

ENTRE BATONS, FIGURINOS E SAIAS: MÚLTIPLOS FEMINISMOS EM LUCIENE CARVALHO 

 

Elizângela Patrícia Moreira da Costa 

A MULTIMODALIDADE NAS ATIVIDADES DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO ENUNCIATIVO-DISCURSIVO 

 

Ely Alves Miguel 

DIZERES DE PROFESSORAS EM RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA: O GESTAR II EM FOCO 

 

Gislei Martins de Souza 

INCURSÕES DE FRONTEIRA: A CONTRADIÇÕES DA MODERNIZAÇÃO BRASILEIRA NO SERTÃO MATO-GROSSENSE SEGUNDO VISCONDE DE TAUNAY

 

Gleice Antonia Moraes Alcântara

A FÓRMULA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA MÍDIA MATO-GROSSENSE 

 

Leandro Faustino Palastrini

TRANSCULTURAÇÃO E IDENTIDADES NA OBRA DE DANIEL MANDRUKURU 

 

Lucy Miranda do Nascimento 

LA ESCRITURA O LA VIDA: AS CICATRIZES INDELÉVEIS DOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO 

 

Marcilene Ribeiro da Silva 

A TOPONÍMIA EM BONSUCESSO E PAI ANDRÉ NO RIO CUIABÁ

 

Max Francis Fernandes Concilieri 

AS VOZES SOCIAIS E O PODER DAS PERSONAGENS DAS NOVELAS DICKEANAS 

 

Renato Cardoso de Moraes

POESIA EM TELA: LUCINDA PERSONA 

 

Rute Almeida e Silva 

GESTAR II: DESAFIOS DAS PRÁTICAS DE ESCRITA EM MATERIAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA 

 

Shirlei Neves dos Santos 

A DISCURSIVIDADE NO CADERNO "PONTOS DE VISTA" DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

 

Silvana Aparecida Teixeira 

AS MEMÓRIAS ANTROPOFÁGICAS DE OSWALD DE ANDRADE 

 

Terezinha Della Justina 

A FONÉTICA E A FONOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: POSIÇÕES EM JOGO

 

Walmira Sodré Austríaco Moraes

A TERRA PROMETIDA QUE NÃO VIMOS: O MILENARISMO UTÓPICO-DISTÓPICO EM CANAÃ, DE GRAÇA ARANHA 

 

  

2010

Autores(as)

Títulos

Daniela da Silva de Oliveira 

OS GÊNEROS DO NARRAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO 

 

Delvânia Aparecida Góes dos Santos 

CRENÇAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ATUALIDADE:UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

 

Edson José Sant'Ana 

O ESTADO E A PRODUÇÃO LITERÁRIA EM MATO GROSSO

 

Epaminondas Matos Magalhães 

POÉTICAS DO REGIONALISMO NA PROSA DE SILVA FREIRE 

 

Flávia Mariano da Silva 

A IDEIA DO SERTÃO EM JOSÉ DE ALENCAR: UM ESTUDO A PARTIR DE O SERTANEJO 

 

Jucelina Ferreira de Campos  

ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA DO GÊNERO PROPAGANDA: UMA PESQUISA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA 

 

 

 

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30