PROJETOS DE PESQUISA

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ESTUDOS LINGUÍSTICOS

LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA, DESCRIÇÃO, ANÁLISE E DOCUMENTAÇÃO DE LÍNGUAS FALADAS NO BRASIL.

 

COORDENADORAS: CAROLINA AKIE OCHIAI SEIXAS LIMA e JOSENILCE RODRIGUES DE OLIVEIRA BARRETO

TÍTULO DO PROJETO: FOLIUM – ESTUDOS DE CRÍTICA TEXTUAL

RESUMO: Este projeto tem como objeto de estudo fontes impressas ou manuscritas do sec. XVIII ao XX. De acordo com CAMBRAIA (2005, p. 1-35) "para compreender o escopo da crítica textual é o fato de que um texto sofre modificações ao longo do processo de sua transmissão." A transdisciplinaridade é uma das características da crítica textual, sendo algumas áreas do conhecimento importantes para o desenvolvimento da pesquisa, tais como: a paleografia, a diplomática e a codicologia. O Estado de Mato Grosso carece de pesquisas nesse campo científico. Dessa forma, poderemos contribuir com a histórica da Língua Portuguesa no Brasil.

 

COORDENADOR: CLAUDIO ALVES BENASSI

TÍTULO DO PROJETO: CAMINHOS PARA O REGISTRO HISTÓRICO DA LIBRAS FALADA EM MATO GROSSO E DAS REMINISCÊNCIAS DO YORUBÁ E DA LÍNGUA BANTU PRESENTES NAS LINGUAGENS DE TERREIRO

RESUMO: Este projeto atende a uma especificidade que surgiu durante a execução do projeto "VisoGrafia: aprendizagem de língua de sinais escrita no Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio do quarto momento pedagógico", no qual os seus membros demonstraram interesse de registrar a Libras falada no Estado de Mato Grosso e suas variações, bem como registrar as reminiscências do Yorubá e da língua Bantu presente nas linguagens de terreiro de religiões afro-brasileiras. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo, delinear um caminho teórico/prático e metodológico para o registro tanto da Libras e suas variações como das linguagens de terreiro. Para tal, inicialmente serão realizados estudos da obra bakhtiniana “Questões de literatura e estética”, com ênfase no texto “O discurso no romance”, no qual o autor disserta sobre a estratificação da língua de acordo com a esfera na qual ela se insere. Com isso, pretende-se compreender as variações que a Libras apresenta dentro de determinados usos, bem como sua especialização nas diversas áreas do conhecimento, além dos jargões profissionais, religiosos e tribais que a mesma apresenta. Para fins de registro, usar-se-á a Escrita de Sinais VisoGrafia e o método de análise, descrição e registro presente no artigo “Descrição paremológica da Libras: um estudo minucioso da segunda articulação da língua de sinais”. Em relação as reminiscências do Yorubá e da língua Bantu nas linguagens de terreiros, realizar-se-á um levantamento bibliográfico para determinar um caminho teórico-prático e metodológico para a pesquisa em loco de tais reminiscências, bem como para o seu registro. A pesquisa é de fundamental importância pois contribuirá para se conhecer as estratificações sofridas pela Libras, em função da especialidade das esferas nas quais se insere, bem como realizar o registro da presença de línguas africanas nos terreiros de religião afro-brasieliras, que estão desaparecendo, motivada pelo grande número de jovens que adentram essas religiões, modificando-as. A fundamentação teórica se dará com base em Bakhtin, no livro anteriormente mencionado. As questões ligadas a análise descritiva das línguas objeto da presente pesquisa, terão fundamentação em Saussure, em Martinet, em Lopes e também em Benassi. Como resultados, vislumbra-se o conhecimento, a análise, a documentação da Libras falada em Mato Grosso e suas variações. Também se vislumbra a definição de caminhos teóricos-práticos e metodologias para a pesquisa relacionada à linguagens de terreiro, além da produção de artigos para publicação em anais de eventos, periódicos científicos e, possivelmente, e capítulos de livros.

 

COORDENADORA: JOSENILCE RODRIGUES DE OLIVEIRA BARRETO

TÍTULO DO PROJETO: PLATAFORMA DE CORPUS ELETRÔNICO DE TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS DOS SÉCULOS XVIII AO XXI: FONTES DE ESTUDO, PESQUISA E ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

RESUMO: Neste projeto de desenvolvimento tecnológico pretendemos elaborar e implementar, em ambiente virtual, uma plataforma de corpus eletrônico composto por textos literários e não literários, manuscritos e/ou impressos, produzidos nos séculos XVIII ao XXI, no Brasil e/ou no exterior, editados filologicamente, com o fito de oferecer aos pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e para o público em geral material confiável para consulta, estudo, pesquisa e ensino do português brasileiro. Para isso, o corpus eletrônico será composto por documentos estudados pelos membros do GEPELIN – Grupo de Estudo, Pesquisa e Estudo de Línguas (UFOB) e do Folium – Grupo de Estudos em Crítica Textual (UFMT), que têm desenvolvido em suas pesquisas, além da edição dos documentos, análises voltadas para o conhecimento e descrição da língua portuguesa em ambientes formais e informais, o que contribui para a (re)constituição da História do Português Brasileiro, ainda pouco conhecida quando se tratam de cidades interioranas do nosso país. Além disso, na plataforma virtual a sercriada, serão elaborados, com o uso de recursos tecnológicos avançados, tours virtuais pelo corpus eletrônico de textos literários e não literários, a partir dos dados dos documentos trabalhados pelo GEPELIN e pelo Folium, seguindo a tendência das Humanidades Digitais, em expansão no Brasil.

 

COORDENADORA: JOSENILCE RODRIGUES DE OLIVEIRA BARRETO

TÍTULO DO PROJETO: CRÍTICA TEXTUAL, CIÊNCIAS DO LÉXICO E ENSINO DE LÍNGUAS: EDIÇÃO E ESTUDO DE TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS DOS SÉCULOS XVIII AO XXI

RESUMO: Neste projeto de pesquisa pretendemos editar criticamente, estudar o léxico, apontar contribuições para o ensino de línguas e investigar os processos de produção, transmissão e recepção de textos literários e não literários, manuscritos e/ou impressos, produzidos nos séculos XVIII ao XXI, no Brasil e/ou no exterior, a partir do aparato teórico-metodológico da Crítica Textual e das Ciências do Léxico (Lexicologia, Lexicografia e Terminologia), linhas de pesquisa pertencentes à área da Linguística, e cujas principais finalidades são, respectivamente, a edição de textos, que se encontram, em sua grande maioria, esquecidos, desconhecidos oudeturpados em acervos públicos, privados ou em ampla circulação em materiais didáticos de línguas, e o estudo do léxico dos respectivos textos. Para isso, contudo, buscaremos pesquisar e selecionar textos literários e não literários e escritores(as) desconhecidos(as) ou de pouca visibilidade, nacional e/ou internacional, em documentos manuscritos, em periódicos e/ou em materiais didáticos de línguas dos séculos XVIII ao XXI, disponibilizados em acervos e bibliotecas públicas e/ou privadas, a fim de preparar criticamente materiais confiáveis para fins linguísticos e para o ensino de línguas, e estudar os processos de produção, transmissão e  recepção de textos literários, veiculados em materiais didáticos de línguas, bem como apresentar à comunidade textos e/ou escritores(as) não (ou pouco) lidos em sala de aula, e o estudo do léxico constante em tais textos, o que permitirá aproximar os estudos filológicos e lexicais da sala de aula, ao mesmo tempo em que propiciará maior qualidade no ensino e na formação do professor de línguas e o “resgate/visibilidade” de autores e de obras esquecidas ou desconhecidas pela História e pela Literatura Nacional.

 

COORDENADOR: ROGÉRIO VICENTE FERREIRA

TÍTULO DO PROJETO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS LÍNGUAS INDÍGENAS FALADAS E SINALIZADAS DO MATO GROSSO

RESUMO:  O objetivo deste projeto, a ser desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso, é o estudo das línguas indígenas faladas e sinalizadas no Mato Grosso. Pretendemos iniciar uma atividade de estudos amplo das línguas indígenas que envolva alunos de graduação e pós-graduação. Para o início deste projeto será priorizada a uma pesquisa bibliográfica sobre as línguas indígenas de Mato Grosso, posteriormente elencar os pontos a serem desenvolvido de acordo com cada língua, por exemplo, nas línguas da família Arawak é sabido que questões sobre classificadores, dessa forma torna-se um dos pontos a ser investigado de forma tipológica, visto que ainda não se houve um aprofundamento sobre essa questão. Quanto as línguas indígenas de sinais, atualmente muitos pesquisadores têm voltado sua atenção a essa questão, até a pouco tempo, só se tinha notícias da língua de sinais dos Urubu ka'apor (MA) e mais recentemente da língua de sinais terena. Diante disso, procuramos por meio desse projeto mapear quais grupos indígenas no MT possuem línguas de sinais étnicas, de forma a colaborar para o conhecimento dessas línguas dentro do cenário de pesquisa atual.



LINHA DE PESQUISA: PRÁTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS: MÚLTIPLAS ABORDAGENS.

 

COORDENADORA: ANA CAROLINA NUNES DA CUNHA VILELA ARDENGHI

TÍTULO DO PROJETO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO: A CIRCULAÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A MULHER NO CONTEXTO BRASILEIRO

RESUMO: O presente projeto visa, do interior do quadro teórico-metodológico da Análise do discurso, a descrever o funcionamento e o modo de circulação dos estereótipos do feminino nos campos político e educacional. Trata-se de projeto necessário considerado o contexto de crescente violência contra a mulher no Brasil e, nesse sentido, olhar para os campos político e educacional parece importante para compreender de que maneira as representações sobre o feminino que aí circulam (por exemplo por meio dos estereótipos) "sustenta", em certa medida, as práticas de violências contra as mulheres presentes nas estatísticas. Os dois campos escolhidos parecem-nos, por ora - e esta é nossa hipótese -, espaços em que os debates em torno de questões de gênero, embora necessários, têm sido sistematicamente deixados de fora. É, pois, preciso explicar, do ponto de vista discursivo, como ocorre esse processo e, metodologicamente, como coletar e analisar os dados para esse tipo de pesquisa a partir das categorias de que dispõe a Análise do discurso.

 

COORDENADOR: ROBERTO LEISER BARONAS

TÍTULO DO PROJETO: SLOGANS POLÍTICOS E PUBLICITÁRIOS, FÓRMULAS, ENUNCIADOS DE PEQUENA EXTENSÃO E ESTEREÓTIPOS: PROBLEMAS DE PARTICITAÇÃO E/OU DE HIPERENUNCIAÇÃO, DE SOBREASSEVERAÇÃO E/OU DE AFORIZAÇÃO?

RESUMO: Nossa pesquisa objetiva compreender o funcionamento discursivo de slogans políticos, slogans publicitários, fórmulas, enunciados de curta extensão e de estereótipos veiculados em forma de textos-fórmula pela mídia impressa e digital brasileiras do início dos anos noventa até os dias atuais. Fundamentamos teórica e metodologicamente nosso trabalho nas reflexões de Jean- Pierre Faye (1996); Pierre Fiala e Marianne Ebel (1983); Dominique Maingueneau (2005; 2006; 2007, 2008, 2010) e de Alice Krieg-Planque (2003 e 2010a e 2010b).

 

LINHA DE PESQUISA: PARADIGMAS DE ENSINO DE LÍNGUAS

COORDENADOR:  ANTÔNIO HENRIQUE COUTELO DE MORAES

TÍTULO DO PROJETO: MAPEAMENTO DO ENSINO DE INGLÊS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS NO MATO GROSSO

RESUMO: O presente projeto se constitui de uma proposta de pesquisa em torno do estudante com deficiência e seu processo de aquisição e aprendizagem de uma língua estrangeira em um contexto educacional inclusivo no estado de Mato Grosso. Essa perspectiva demarca a importância do bilinguismo para a educação do estudante, uma vez que se dará em ambiente em que mais de uma língua circularão. O ensino comunicativo da língua estrangeira (LE) para estudantes com deficiência vem sendo objeto de discussão nos últimos anos apesar de um ceticismo por parte de muitos pesquisadores. O objetivo deste trabalho é analisar o ensino de língua inglesa em contextos inclusivistas no Mato Grosso a partir de documentos oficiais e de relatos em pesquisas publicadas nos últimos cinco anos. Como justificativa, podemos apontar que, por se tratar de um interesse relativamente recente na Academia, e pela resistência encontrada em diversos espaços, as produções acerca do tema se encontram dispersas pelo mundo. Para alcançar nosso objetivo, buscaremos nos apoiar em trabalhos de Bakhtin, Bloomfield, Chomsky, Selinker, Vygotsky, dentre outros. A metodologia é qualitativa, empregando a pesquisa bibliográfica e a documental. Para a coleta e análise de dados, trabalharemos com a orientação Triviños e Bardin. Esperamos, a partir dos resultados, contribuir para a renovação de práticas sociais e pedagógicas de língua estrangeira, cujas necessidades de modificações são latentes. Esperamos também que, a partir da divulgação dos resultados, sejam levantadas novas discussões acerca do tema, contribuindo para novas reflexões, produção de outros textos, projetos etc.

 

COORDENADORA: CAROLINE PEREIRA DE OLIVEIRA

TÍTULO DO PROJETO: Aquisição de Língua Portuguesa como segunda língua em contextos (inter)multiculturais

RESUMO: Esta pesquisa tem como foco observar e analisar os diversos contextos de aquisição e/ou aprendizado de Língua Portuguesa como segunda língua em contextos inter e multiculturais diversos. Temos na comunidade universitária da UFMT, e mesmo fora dela, um número crescente de estrangeiros em situação de aquisição de nossa língua. A partir de observações etnográficas e levantamentos de bibliografia que trata da proposta pesquisa, analisaremos a maneira como se dá o processo de aquisição/aprendizagem da língua alvo, se de modo espontâneo ou guiado, conforme nos aponta Krashen (1981) e Baker (2001).

 

TÍTULO DO PROJETO: Os idiomas e a internacionalização institucional

RESUMO: A internacionalização do ensino superior é um processo que envolve a abertura de oportunidades para estudantes, professores e pesquisadores interagirem com outras culturas e sistemas de ensino ao redor do mundo (KNIGHT & DE WIT, 2016). Isso inclui programas de intercâmbio, parcerias acadêmicas internacionais, cursos ministrados em línguas estrangeiras, entre outras iniciativas. Nossa proposta de pesquisa busca entender e analisar a maneira como os idiomas participam no processo de internacionalização do ensino superior.

 

COORDENADOR: DANIE MARCELO DE JESUS

TÍTULO DO PROJETO: A CONSTRUÇÃO PERFORMATIVA DE IDENTIDADES NÃO CANÔNICAS DE GÊNERO EM DIFERENTES CONTEXTOS MIDIÁTICOS

RESUMO: Nas últimas décadas, inúmeros trabalhos (SEDWICK, 1990/2008, LOURO, 2000; MOITA LOPES, 2002; BUTLER, 2006; HIGHTOWER, 2011) vêm se preocupando com a temática identitárias, bem assim com suas consequênciais sociais e políticas no contexto contemporâneo. Essas pesquisas procuram questionar como a sexualidade no Ocidente é marcada por um disrso hegemônico de heterenormalidade que tenta legitimar práticas sociais do que seja feminino e masculino. Desse modo, homens naturalmente devem ser apresentados como fortes e dominadores, ao passo que mulheres como dóceis e frágeis. Entretanto, essa polarização procura negar as diversas ramificações de expressividade sexual. Contrariamente a essa posição, os estudos atuais demonstram a volatilidade dos indivíduos que podem se identificar com rótulos de homossexuais, travestis, cross-dressers, bissexuais, lésbicas, ativos, passivos, entre outros, a depender dos diferentes contextos sociais. Investigar como a performance de identidade não canônica é apresentada discursivamente em diferentes contextos midiáticos (filme, redes sociais, blogs) com foco especial nas mídias de massa.

 

COORDENADOR:  MÁRCIO EVARISTO BELTRÃO

TÍTULO DO PROJETO: ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO E TEORIAS QUEER

RESUMO: São de interesse do grupo pesquisas que propõem analisar precursores, temas e questões políticas atuais das teorias Queer e suas relações com a Análise Crítica do Discurso, buscando compreender como as relações sociais naturalizam e legitimam discursos excludentes em relação a gênero e sexualidade. Deste modo, são estudados os conceitos de linguagem, discurso como prática social, estrutura social, ordens do discurso, mecanismos e significados do discurso para a ACD. Além disso, são debatidas questões políticas e teóricas dos estudos queer e concepções acerca de identidades de gênero, orientações sexuais, pedagogias queer e queer decolonial.

 

COORDENADORA: SOLANGE MARIA DE BARROS 

TÍTULO DO PROJETO:  DESNATURALIZAÇÃO DE PRÁTICAS SOCIAIS OPRESSORAS: UM ESTUDO CRÍTICO-DISCURSIVO

RESUMO: O presente projeto tem como articulação o Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Lingugem – Nepel – cujo objetivo é realizar pesquisas na área da linguagem, envolvendo a participação de alunos da graduação e da pós-graduação. Propõe investigar práticas discursivas sociais, culturais, políticas e ideológicas, com viés emancipatório e de transformação social. As repercussões das pesquisas realizadas pelo Nepel visam desde a desnaturalização de discursos ideológicos até a constituição de ‘agências mobilizadoras’ e práticas sociais transformadoras. O projeto faz parte da linha de pesquisa ‘Paradigmas de Ensino de Línguas’, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - PPGEL/UFMT. Ancora-se na filosofia do realismo crítico de Bhaskar (1998; 2002; 2012) sobre emancipação e transformação social e na abordagem da análise crítica do discurso (ACD), de Fairclough (1989; 2001; 2003a). O propósito é criar formas mais efetivas que ajudem a promover a melhoria da qualidade de vida de grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Pensamos em mudança nas interações sociais, envolvendo novos hábitos, crenças, atitudes e identidade. A linguagem é um instrumento forte na (re)produção de práticas sociais opressivas, podendo ser cultivada na vida social em forma de solidariedade e emancipação social.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ESTUDOS LITERÁRIOS

LINHA DE PESQUISA: LITERATURA, SOCIEDADE E IDENTIDADES

COORDENADORA: DIVANIZE CARBONIERI

TÍTULO DO PROJETO: EPISTEMES CONTRACOLONIAIS NO ESTUDO DE LITERATURA

RESUMO: Este projeto se baseia na necessidade de atravessar o abismo existente entre as epistemologias dominantes nas culturas ocidentais e as diversas outras epistemologias que têm historicamente ocupado posições periféricas ou subalternas e sofrido com o apagamento ou silenciamento. É um movimento na direção do pensamento pós-abissal de Boaventura de Sousa Santos (2002; 2007; 2008), colocando em primeiro plano as epistemes e cosmovisões contracolonizadoras de Antônio Bispo (2015). O referencial teórico pretende abranger uma multiplicidade de abordagens pós-coloniais, decoloniais e contracoloniais, no esforço de construir uma mirada multiversal em oposição à universal do cânone de pensamento ocidental (Grosfoguel, 2008). Assim, o conhecimento produzido nas margens é o foco principal das pesquisas realizadas pelos participantes deste empreendimento, sobretudo no que se refere ao estudo das literaturas. Serão realizadas análises e interpretações de obras literárias de autoras e autores oriundas/os de países com um histórico de colonização (ex-colônias) ou de grupos sociais oprimidos no interior de sociedades hegemônicas, principalmente (mas não exclusivamente) nas línguas inglesa e portuguesa. Interseccionalidades entre raça, etnia, classe, gênero, orientação sexual e outras serão destacadas para contextualizar tais produções. O que se busca é a interrogação constante das heterarquias da colonialidade de poder, ser e saber que ainda estão vigentes na contemporaneidade e que incidem também sobre o campo literário, como expressão das atuais interações sociais, políticas e econômicas.

 

COORDENADOR: HENRIQUE DE OLIVEIRA LEE

TÍTULO DO PROJETO: O PACTO AUTOBIOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO PELAS MARGENS: NARRATIVAS DE VIDA E RESISTÊNCIA

RESUMO: Desde meados do século XX acompanha-se um movimento crescente e progressivo de atenção à autobiografia e outros gêneros memorialísticos. A autobiografia tem sido apropriada, simultaneamente, como um objeto de estudo e metodologia de pesquisa por inúmeros pesquisadores de diversos campos das Ciências Humanas. Na trilha das profundas mudanças epistemológicas nas Ciências Humanas ocorridas nas últimas décadas, o gênero autobiográfico saiu dos bastidores para ganhar espaço privilegiado nas pesquisas acadêmicas com abordagens interdisciplinares, suscitando questões fundamentais sobre a forma como compreendemos as articulações entre o público e o privado e entre o individual e o coletivo. Testemunho da presença do tema entre os pesquisadores do nosso estado foi o VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biografia em Junho deste ano sediado pela UFMT em Cuiabá. Em sinergia com essa rede internacional de pesquisas em autobiografia, este projeto propõe uma abordagem interdisciplinar do texto autobiográfico. A equipe de pesquisadores é composta por professores atuantes no ensino superior (Graduação e Pós-Gradução) na área da Letras, da Educação, da História e da Psicologia e atuantes como técnicos na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). O interesse que articula esses diversos campos de saber e atuação é a investigação de autobiografias de sujeitos cuja trajetória está ligada às práticas da educação em contextos de vulnerabilidade social no estado de Mato Grosso. Este projeto abordará a autobiografia tanto como objeto de investigação quanto como método. Para cumprir esse duplo objetivo este projeto se divide em duas frentes metodológicas que se articulam: 1) Leitura e investigação de textos autobiográficos já publicados, conjuntamente com a investigação da bibliografia teórica sobre autobiografia proposta no plano de trabalho. 2) Implementar oficinas de criação de textos autobiográficos com educadores atuantes em contextos de vulnerabilidade social no estado de Mato Grosso como metodologia de investigação das práticas educacionais em contextos de vulnerabilidade social.

 

COORDENADORA: MARIA PERLA ARAUJO MORAIS

TÍTULO DO PROJETO: AS MARGENS OLHAM O MAR: DIÁLOGOS COLONIAIS E PÓS-COLONIAIS NAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, BRASILEIRA E PORTUGUESA

RESUMO: Este projeto objetiva estudar as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Brasileira e Portuguesa, tendo em vista o debate que promovem sobre a colonização e a pós-colonização. Interessa-nos como as literaturas dos países africanos de Língua Portuguesa, do Brasil e de Portugal foram um importante meio de difusão e ratificação da colonização, não só quando reproduziram valores hegemônicos, mas, principalmente, quando legitimaram a partir do epíteto do cânone um grupo como o detentor da escrita literária. Assim, queremos revolver essas literaturas para fazer aflorar os sentidos e autores contra-hegemônicos que foram e continuam sendo silenciados ao longo da história literária, embora sejam extremamente necessários para que tenhamos, no mínimo, um debate mais plural dentro das nações. As literaturas africanas de Língua Portuguesa, brasileira e portuguesa se constituem em um especial espaço para se notar essas dinâmicas por conta da história da colonização portuguesa no Brasil e no continente africano. Como o colonialismo é um sistema de poder da metrópole sob todas as instâncias da colônia, a literatura não seria imune a esse processo, embora pese sobre os textos literários toda aura de humanismo e crítica. Acontece que os textos literários das metrópoles e também os escritos nas colônias reproduzem os valores coloniais na medida em que, quanto mais próximos aos valores hegemônicos, mais capital social, simbólico e literário os textos terão. Entretanto, quando colocamos em cena os textos que foram silenciados, podemos ouvir uma voz contra-hegemônica que é capaz de questionar os sentidos e valores coloniais. Nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, notamos isso após a chamada literatura colonial, quando temos escritores africanos denunciando o colonialismo e procurando formas de expressão que deem conta de reescrever o passado e o presente dos países. Na Literatura Brasileira, podemos observar que, mesmo os textos escritos após a independência, encontram-se colonizados pelo saber e poder da metrópole. É recente o debate sobre essa descolonização com movimentos, inclusive, de recuperar escritores que não foram incluídos em nosso cânone literário. Na Literatura Portuguesa, a partir do século XX, vemos escritores revisitando a história colonial, oferecendo versões que desconstroem a chamada história oficial, e, no século XXI, observamos obras que tratam das permanências do colonialismo em forma de preconceito contra as ex-metrópoles.


COORDENADORA: MARINEI DE ALMEIDA

TÍTULO DO PROJETO:CARTOGRAFIA SOCIOCULTURAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DA DIVERSIDADE CULTURAL À SUSTENTAÇÃO ECONÔMICA EM COMUNIDADES INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, RIBEIRINHAS E ASSENTAMENTOS RURAIS

RESUMO: O estado de Mato Grosso possui uma rica diversidade cultural, distribuída pela extensa área geográfica. Essa diversidade distribui-se pela comunidade envolvente, aldeias indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas e assentamentos rurais. A comunidade envolvente traz consigo especificidades regionais, construídas a partir dos processos de colonização e povoamento, eclodindo diferenças culturais distribuídas pelas regiõesgeográficas intermediárias de Barra do Garças, Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Sinop. Os povos indígenas, que se distribuem em etnias distintas, lutam pela sobrevivência de suas culturas, assim como acontece com as comunidades quilombolas e ribeirinhas. Nesse contexto, os assentamentos rurais buscam alternativas paramanter suas atividades em funcionamento, garantindo os direitos básicos às famílias que integram seus grupos. As escolas criadas em muitas aldeias indígenas, comunidades quilombolas e assentamentos rurais permitiu o desenvolvimento da educação sistematizada, sem que esses grupos deixassem de trabalhar pelofortalecimento de suas línguas (povos indígenas) e culturas (povos indígenas e comunidades quilombolas), agregando novos valores as suas políticas de sobrevivência, tais como: agricultura familiar, inserção no mercado de trabalho na comunidade envolvente, comercialização de produtos artesanais e agrícolas, entreoutros. Diante do exposto, esta proposta de fortalecimento da pós-graduação, envolvendo três programas, sendo eles: Estudos Literários, Educação e Geografia, visa um estudo sobre a cartografia de povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas e assentamentos rurais no estado de Mato Grosso, congregandopesquisadores que possam investigar a cultura, os processos educacionais oficiais e não oficiais, e modos de vida e sobrevivência desses grupos sociais. A proposta fortalecerá os programas de pós-graduação envolvidos, fundamentalmente nas linhas de pesquisas que envolvem a Geografia Humana, a identidade ultural e a memória, a vida social dos povos e das comunidades, bem como os processos educativos e suas configurações nesses diversos espaços geográficos e culturais.

 

COORDENADORA: MARINETE LUZIA FRANCISCA DE SOUZA

TÍTULO DO PROJETO: LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: INTERCULTURALIDADE E PÓS-COLONIALIDADE

RESUMO: Este projeto centra-se nas literaturas pós-coloniais de dois diferentes e amplos espaços, os países africanos de língua portuguesa e a Amazônia de língua portuguesa. Investiga-se as construções e representações literárias flagrantes nas negociações interculturais que perpassam as narrativas em apreço. Com isto, pretende-se compreender melhor o modo como a cultura das regiões mencionadas encontra-se presentes nas narrativas contemporâneas de seus escritores. Também se verifica como estes textos dialogam com o imaginário colonial (presente na literatura de viagem) sobre as regiões estudadas e por fim como veiculam fronteiras, discursos hibridizados e a reelaboração da oralidade subjacente às suas tradições. Daí que o estudo aqui proposto esteja assentado nos estudos pós-coloniais e interculturais e de identidade. O projeto cruza as temáticas/literaturas estudadas pela autora em seu doutorado e pós-doutorado e estabelece relações com outros grupos que se dedicam aos estudos amazônicos, especialmente com o Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas - OBFRON, da Universidade Federal do Amapá, que está desenvolvendo pesquisa conjunta com o Observatoire Hommes-Millieux Oyapock (OHM Oyapock) da Guiana Francesa do qual a autora faz parte, como convidada. Do mesmo modo, o projeto será encaminhado, em parceria com o Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, à Fundação Marie Curie, na modalidade, projetos de difusão e ampliação de pesquisas realizadas na União Europeia, caso dos estudos de doutorado da autora.

COORDENADOR: RENILSON ROSA RIBEIRO

TÍTULO DO PROJETO: A NARRATIVA DA NAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA E LITERATURA: ENREDOS CRONOLÓGICOS E TEMÁTICOS DO BRASIL COLONIAL NO DISCURSO REPUBLICANO

RESUMO: As tramas deste projeto de pesquisa procuram atrelar os enredos cronológicos e temáticos, forjados pelo discurso dos livros didáticos da disciplina, à lógica da cultura e da identidade essencializadas e fixas, que buscam delimitar a nação como uma entidade unívoca e hegemônica e, mais ainda, como uma necessidade para o futuro da humanidade. Entender os mecanismos como os germens e alicerces da nação foram buscados no passado colonial brasileiro constitui o norte da bússola da navegação pelas seções/capítulos dessas obras adotadas nas aulas de História durante o período republicano, entre 1889 e 1931. Tentar decifrar este discurso, da fabricação da nação como verdade, passa pela procura das relações de poder e saber que a instituiu por meio dos enredos e tramas que pautaram a composição de uma narrativa didática do Brasil. Esta pesquisa vincula-se a proposta de trabalho do estágio pós-doutoral em Educação em andamento na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), sob a supervisão da professora doutora Kátia Maria Abud.



LINHA DE PESQUISA: LITERATURA COMPARADA

COORDENADORA: ANA PAULA DE SOUZA

TÍTULO DO PROJETO: O ROMANCE DE MEMÓRIA CONTEMPORÂNEO E SUAS TENDÊNCIAS

RESUMO: Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar romances de memória escritos em língua espanhola e publicados nas duas últimas décadas do século XX e início do XXI. O projeto dará ênfase ao estudo de romances, mas poderá contemplar outras formas narrativas ficcionais (contos), e narrativas não ficcionais (testemunhos, diários, autobiografias, autoficções). As tendências previamente observadas nos romances de memória contemporâneos e sobre as quais o projeto se debruçará com maior interesse são: narrativa da memória, metaficcionalidade, intertextualidade, memória oral, testemunho, polifonia, narrativa do trauma e memória coletiva. O estudo analítico e crítico dessa produção literária se dará no âmbito da teoria literária apoiada pelas contribuições interdisciplinares de outras áreas como história, sociologia, filosofia e estudos culturais. Interessa-nos estudar essa produção literária a partir de um referencial teórico que contemple questões interdisciplinares como memória, exílio, identidade, narrativa do trauma e estudos pós-coloniais. Os estudos desenvolvidos a partir desse projeto contribuirão para sistematizar os procedimentos recorrentes no processo de escrita do romance de memória contemporâneo, e refletir sobre o papel social que esse tipo de produção literária desempenha na sociedade atual.

 

COORDENADORA: CÉLIA MARIA DOMINGUES DA ROCHA REIS

TÍTULO DO PROJETO: V!VA, Poesia III

RESUMO: O Projeto de pesquisa V!VA, Poesia III (2022-2023), ação do GP Lugares de arte: linguagens, memórias, fronteiras  tem como objeto o gênero lírico e se organizará como um grupo permanente de recitantes, buscando o reencantamento do “falar” e “ouvir” poesia. Sua atuação, na perspectiva comparada poesia e música, incidirá nas discussões sobre poemas e produção poética, em nível subjetivo, teórico e performático, modo de garantir a polissemia do signo poético; na fruição e vivência direta do verso, com investigação dos aspectos sonoro-rítmicos, em suas homologias e singularidades, e semântico-contextuais. Prevê-se apresentações públicas e produção científica. O desenvolvimento de atividades para a percepção do signo poético em seu valor artístico e teórico-crítico é um meio de contribuir para a formação consolidada de leitores e de colocar em circulação obras poéticas.

 

COORDENADOR:  CLARK MANGABEIRA MACEDO

TÍTULO DO PROJETO: CARNAVAL DE CARNAVAIS: FESTAS POPULARES NO RIO DE JANEIRO E EM CUIABÁ

RESUMO: Trata-se de um projeto de pesquisa que pretende (1) analisar aspectos dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro; (2) investigar a relação destes com o Carnaval cuiabano, a partir da pesquisa sobre o Bloco Unidos do Araés; e, por fim, (3) debruçar-se sobre a vinculação do Carnaval cuiabano e do referido bloco com outras manifestações populares, em especial Festas de Santo apoiadas pelo Unidos do Araés. Parte-se da premissa de que as três festas populares estão inter-relacionadas e serão analisadas de maneira autônoma e também comparativamente. Justifica-se o projeto, enfim, na medida em que festas e manifestações da cultura popular, além de temas clássicos da Antropologia, são fulcrais para tentativas de compreensão e interpretação das realidades locais e regionais..

 

COORDENADORA: JOZANES ASSUNÇÃO NUNES 

TÍTULO DO PROJETO: LITERATURA E DIALOGICIDADE: OLHARES CRUZADOS ENTRE BRASIL E ÁFRICA – 2ª FASE

RESUMO: Este projeto de pesquisa tem como objetivo estabelecer um diálogo entre obras literárias que trazem a presença do negro ou a condição negra na literatura, focalizando produções de autores das literaturas afro-brasileira e africana de expressão portuguesa. Nessa direção, temas como cultura negra brasileira, cultura e história africana, relações raciais, ativismo e arte, ensino de literatura, entre outros, entram em pauta a partir de indagações lançadas sobre obras poéticas, narrativas e dramáticas. É acertado dizer que uma educação que propicie a revalorização das culturas africanas constitui-se em esteio para a identidade negra, uma vez que possibilita a reconstrução histórica da resistência dos sujeitos negros no Brasil. Com o objetivo de dar conta da complexidade da temática, a proposta pretende apoiar-se nos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos do Círculo de Bakhtin, sobretudo aqueles estudos relacionados à relação entre discurso e situação extraverbal, ao dialogismo, à autoria, ao estilo, à entonação, à relação entre material, forma e conteúdo na criação literária. Contudo, para contemplar as diferentes interações que envolvem o objeto de pesquisa, além dos conceitos bakhtinianos, pretende-se recorrer também ao conceito de “literatura menor”, de Deleuze e Guattari. Dentre os resultados esperados, pretende-se que este Projeto de pesquisa: 1) Produza dados que possam servir de subsídios teóricos para embasar a prática de professores de literatura; 2) Contribua para o avanço da discussão da literatura afro-brasileira e literatura africana de expressão portuguesa; 3) fortaleça as leituras críticas a respeito da temática.

 

COORDENADOR: LEONARDO ALMEIDA

TÍTULO DO PROJETO: LITERATURA E SUBJETIVIDADE: O ESPAÇO LITERÁRIO E SUAS INTERFACES COM A ÉTICA E O COMUM

RESUMO: O presente projeto objetiva analisar as relações entre espaço literário e o acesso ao comum à luz dos estudos da subjetividade. Compreendendo a literatura por espaço de ressonância, pretendemos construir sua imagem como forma de resistência no seio da linguagem. Os conceitos blanchotianos de acolhimento, ignorância e entendimento, caracterizam a experiência literária, como um espaço que muda o estado de coisas. Refletindo sobre o papel da literatura no universo linguageiro, compreendemos que este encontro é suscitado pelo acesso ao comum. Observamos que o motor da literatura é a questão da existência que motiva aqueles que mergulham em seu espaço experiencial, atravessado pelas forças do criar, do resistir e do transformar em seu modo singular de encontro. Para a construção da compreensão das relações entre estética, política e ética na literatura, nos apropriaremos das reflexões sobre o espaço literário em Blanchot, a escrita literária e suas vicissitudes em Barthes, Foucault e Deleuze, as reflexões relativas à ética e à política em Rancière e Badiou e as discussões sobre o comum e o literário em Blanchot, Nancy e Agamben.

 

COORDENADORA: MARIA ELISA RODRIGUES MOREIRA

TÍTULO DO PROJETO: LITERATURA, INTERARTES, INTERMÍDIAS: VIZINHANÇAS

RESUMO: A partir da noção de "vizinhança", tal qual problematizada pelo escritor português Gonçalo M. Tavares, que a aponta como uma aproximação em que persiste um distanciamento, este projeto se propõe a investigar as relações que se estabelecem entre a literatura e as práticas interartísticas e intermidiáticas, identificando como esses campos estabelecem diálogos que, se por um lado, podem ser tido como convergentes, por outro asseguram sua diferença irredutível.

 

COORDENADORA: MARIANA BOLFARINE

TÍTULO DO PROJETO (1): NARRATIVA, MEMÓRIA E (DE)COLONIALIDADE: IRLANDA, ÁFRICA E AMAZÔNIA

RESUMO: Este projeto de pesquisa tem como objetivo dar continuidade ao projeto "Narrativas de Viagem, ensino e tradução: Roger Casement na África e na América do Sul", cadastrado na Propeq (UFMT), que pretende empreender a tradução para o português do relatório oficial e do diário pessoal do revolucionário Irlandês, Roger Casement (1864-1916), sobre atrocidades cometidas durante o auge da exploração da borracha no Congo belga, no início do século XX, organizados no volume The Eyes of Another Race: Roger Casement’s Congo Report and 1903 Diary (2004), editado pelo antropólogo irlandês Séamas ÓSíocháin, inédito no Brasil. A finalização da tradução do relato de Roger Casement sobre as atrocidades cometidas aos congoleses, coletores de borracha, será relevante para os Estudos Africanos em geral, pois trata da documentação de acusações de crimes contra a humanidade durante o reinado do rei absolutista belga Leopoldo II. Ademais, pretendo demonstrar que o período que Roger Casement passou na África foi fundamental para a sua posterior investigação na Amazônia, cujo produto está descrito no Diário da Amazônia de Roger Casement, traduzido e publicado em 2016 pela EDUSP. Como desdobramento da tradução, a pesquisa volta-se para a investigação do gênero narrativa de viagem, dos estudos da tradução e de obras literárias escritas sobre o período, em especial Coração das Trevas, do polonês Joseph Conrad. Desse modo, tendo em vista a aplicação desse projeto junto à área de literaturas da diáspora em língua inglesa, mais especificamente em Estudos Irlandeses, proponho um projeto amplo e transdisciplinar, possível de agregar alunos da graduação e da pós-graduação, à medida que permite estabelecer um diálogo entre literaturas do cânone e literaturas em língua inglesa contemporâneas à luz de textos teóricos de memória e pós-memória, diáspora e imigração e de decolonialidade.


TÍTULO DO PROJETO: NARRATIVAS E DIÁSPORA: GÊNERO, COLONIALIDADE E ANTROPOCENO.

RESUMOEste projeto tem como objetivo propor atividades de investigação e orientação de alunos na área de literatura e sociedade a partir de narrativas cujos temas atravessem as seguintes temáticas: gênero e sexualidade (Butler, 1990), (de)colonialidade (Mignolo, 2017) e antropoceno (Crutzen, 2000). Trata-se um projeto guarda-chuva, a partir do qual é possível estabelecer diálogos entre as literaturas consideradas canônicas e literaturas contemporâneas à luz de textos teóricos pertinentes a cada obra que tratem preferencialmente, mas não exclusivamente dos referidos temas norteadores. Essas linhas teóricas confluem à medida que derivam da vertente de estudos pós-coloniais, que surgiram nos anos 1980, a fim de se compreender e desenvolver teorias acerca dos processos de colonização e do consequente desenvolvimento da literatura nas regiões que vivenciaram o colonialismo e a (de)colonialidade, cujas ações impactaram e ainda impactam a economia, o meio ambiente, as relações humanas e as produções artístico-culturais.

 

COORDENADOR: VINÍCIUS CARVALHO PEREIRA

TÍTULO DO PROJETO (2): POESIA ELETRÔNICA LATINO-AMERICANA EM FLASH: TEXTUALIDADES DE HIBRIDIZAÇÃO E DIFERENÇA

RESUMO: presente projeto tem por objetivo a elaboração de subsídios teórico-metodológicos a partir dos quais a crítica da poesia eletrônica latino-americana em Flash pode ser feita, considerando tanto as affordances de sua mídia constitutiva quanto as especificidades da produção artística em um continente atravessado por uma posição periférica no tecnocapitalismo digital e por desigualdades socioeconômicas oriundas do passado colonial. Tais subsídios serão desenvolvidos a partir de um processo dialético de idas e vindas entre textos de poesia eletrônica definidos no corpus do projeto e exercícios críticos sobre os mesmos à luz dos contextos de produção, circulação e recepção da literatura eletrônica no continente, culminando na publicação de ensaios analíticos que possam ajudar a definir linhas de força no campo.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30