Projetos e Programas

O projeto Diagnóstico para Regularização Ambiental de Assentamentos da Reforma Agrária (RADIS UFMT) visa realizar visitas técnicas em cerca de 18.000 famílias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) do Governo Federal fazendo levantamento de dados dos lotes, para subsidiar a regularização ambiental dos assentamentos da reforma agrária, elaborando o CAR e PRADA quando necessário, adequando os sistemas agrários à uma perspectiva de desenvolvimento agroecológico na organização socioambiental das famílias assentadas pelo PNRA, bem como possibilitar o acesso a políticas de crédito do INCRA.

Realizado pelo Escritório e Inovação Tecnológica - EIT, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Programa de Qualificação Para Exportação (PEIEX - Mato Grosso) objetiva a qualificação de 150 empresas para exportação e o apoio no planejamento para a exportação. Os atendimentos são feitos de forma gratuita, por meio de uma equipe de técnicos selecionados e qualificados, tendo como contrapartida dos empresários o interesse em participar do processo e dedicar tempo ao PEIEX. Para participar, a empresa precisa passar por uma avaliação de perfil e deve aderir formalmente ao PEIEX. Além do diagnóstico do negócio, a empresa é qualificada em quase 30 temas relacionados ao comércio internacional.

O projeto Catalisa UFMT visa prestar atendimentos de apoio à transferência de tecnologia a fim de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica. O EIT/UFMT, enquanto mecanismo prestador de serviços já credenciado, presta os seguintes tipos de serviços: valoração de tecnologia; levantamento de potenciais parceiros/licenciantes; e negociação de acordos de transferência de tecnologia. A temática transversal dos serviços é o apoio à transferência de tecnologia com o intuito de alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade.

O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas. Na edição de 2020 do Programa MAI/DAI na UFMT, as seguintes empresas e projetos foram contemplados:

  • Xingu Pesquisa e Consultoria Agronômica LTDA-ME - Projeto de doutorado: Identificar os principais patógenos radiculares das culturas da soja e algodão na Região nordeste do estado do Mato Grosso.
  • Cervejaria Louvada LTDA - Projeto de doutorado: Obtenção de leveduras selvagens dos biomas Pantanal e Amazônia para produção de cerveja de terroir com valor agregado.
  • Pix Force Tecnologia Ltda - Projeto de mestrado: Estimativa de força de cisalhamento (maciez) do contrafilé a partir de imagens hiperespectrais.
  • Japidinho – Fast Japa Food - Projeto de mestrado: Produção de cogumelos comestíveis para abastecimento do comércio local e agregação de valor ao resíduo gerado.
  • TRC - Teak Resources Company - Projeto de mestrado: Processos e equipamentos inovadores aplicados a desrama da teca.

Assista aqui o painel com representantes das empresas atendidas e os pesquisadores do Programa MAI/DAI UFMT na XII Mostra da Pós-Graduação (PROPG/UFMT).


Parthneship for Action on Green Economy (PAGE) é um programa que reúne cinco agências da ONU: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR). Juntas, buscam oferecer suporte integrado aos países, colocando a sustentabilidade no centro das políticas e práticas econômicas para avançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris, promovendo o bem-estar das sociedades, criando renda e empregos, reduzindo a pobreza e a desigualdade e fortalecendo os fundamentos ecológicos de suas economias. O EIT apoia as ações dos seguintes projetos relacionados ao PAGE:

  • Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá-MT 2020 - PGCHC;
  • Capacitação em Economia Verde Inclusiva (EVI): Preparando inovadores do amanhã; e
  • Elaboração de metodologia para subsidiar a regularização ambiental e o desenvolvimento de um projeto piloto em assentamento rural do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) em Mato Grosso.

O Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá-MT (PGCHC) é um instrumento capaz de promover o desenvolvimento da região central e antiga da cidade e se constitui como um conjunto de estratégias sociais, econômicas e ambientais a serem aplicadas pelos poderes públicos. Trata-se de um plano abrangente, com estratégias articuladas, capaz de fomentar o desenvolvimento de empregos verdes ligados as atividades econômicas diversas (educação, ao turismo, à economia criativa e outras) e à reabilitação e preservação sustentável do patrimônio construído do Centro Histórico de Cuiabá-MT.

O projeto Capacitação em Economia Verde Inclusiva (EVI): Preparando inovadores do amanhã se viabiliza pelo consórcio de quatro instituições de ensino superior do estado de Mato Grosso interessadas em promover a causa da EVI, com apoio da UNITAR e seu Comitê Gestor local. Possui dois objetivos estratégicos: 1. Implementar uma ação formativa voltada para graduandos no Estado, com a finalidade de sensibilizar e capacitar futuros agentes do setor público e privado com as ferramentas e os conhecimentos necessários para impulsionar a transição à EVI, fomentando carreiras profissionais no âmbito dos setores prioritários; 2. Implementar um ambiente digital para disseminar conhecimento em EVI fomentado pela rede colaborativa de universidades mato-grossenses em ações de pesquisa e e extensão interessadas em promover a causa da EVI.


Projeto Elaboração de metodologia para subsidiar a regularização ambiental e o desenvolvimento de um projeto piloto em assentamento rural do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) em Mato Grosso. O PNCF deve ser visto como importante instrumento para acesso à terra, geração de trabalho e renda para população rural e estruturação das unidades produtivas e dos assentamentos rurais, pois o programa assegura investimentos públicos (reembolsáveis e não reembolsáveis) para o meio rural. Nesse sentido, esse projeto tem como objetivos gerais: 1. Contribuir, por meio da realização de oficinas, trabalho de campo e cursos de capacitação e aperfeiçoamento, na difusão de ideias e experiências bem-sucedidas para o campo e no debate plural e democrático sobre as políticas públicas (agrária, fundiária, ambiental e agrícola), os impactos (positivos e negativos) do PNCF e as ferramentas para efetiva gestão dos assentamentos rurais, de modo especial, para regularização fundiária e ambiental; 2. Elaborar metodologia e modelo de sistema de gestão territorial rural, ou seja, recomendar a adoção de um modelo de banco de dados e sistema de gestão para acompanhamento e regularização dos assentamentos rurais do PNCF.

O Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha MT) tem por objetivo estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado de Mato Grosso. Neste Programa, o EIT participa como membro da equipe executora.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30