EIT
Escritório de Inovação Tecnológica
O EIT tem por missão gerir a inovação na UFMT, promovendo a transferência de tecnologia e o empreendedorismo.
Incubadora Priante
A Incubadora Priante pertencente à Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, cuja entidade gestora é o Escritório de Inovação Tecnológica EIT, conforme Resolução CD n. 09/2019. Objetiva estimular ou prestar apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo inovador e intensivo em conhecimento, com o objetivo de facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação.
A Priante disponibiliza serviços e infraestrutura física e tecnológica para os seguintes empreendimentos:
Pré-incubado: etapa do processo de geração de empresas, na qual a Priante apoia, por tempo determinado, projetos propostos por pessoas físicas ou jurídicas, com o intuito de formatar um plano de negócios para desenvolver produtos, processos ou serviços, e qualificar um possível negócio para ingressar no mecanismo de incubação, analisando a sua viabilidade técnica e econômica e o perfil dos empreendedores.
Incubado: etapa do processo de geração de empresas, na qual a Priante apoia, por tempo determinado, o desenvolvimento de empresas formalizadas para tornar as ideias em empreendimentos de sucesso.
Graduado: processo de desvinculação do empreendimento incubado que alcançou desenvolvimento suficiente e apresenta condições de se manter de forma autossustentável e competitiva no mercado. A empresa graduada pode continuar mantendo vínculo com a Priante na condição de Empreendimento Associado.
Empreendimento associado: forma de vinculação de empresas a uma Incubadora que inclui: a) empresa graduada; ou b) empresa que utiliza a infraestrutura ou os serviços oferecidos pela Priante, mantendo vínculo formal para desenvolver plenamente seus projetos, formalizado por instrumento jurídico específico.
Empreendimento residente: empresa incubada que recebe os serviços de apoio oferecidos e ocupa, por prazo definido, a infraestrutura física da Priante de forma compartilhada ou não, de acordo com art. 10, § 5º, do Decreto nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018.
Empreendimento não residente: empresa incubada que recebe os serviços de apoio oferecidos, porém não ocupa a infraestrutura física da Priante.
Por que Priante?
Escolhido para ser homenageado pela incubadora, o Professor Nicolau Priante atuou na ARCA Multincubadora, incubadora de empreendimentos da Economia Solidária, da qual era presidente desde 2016, assim como pesquisador e articulador da Incubadora de Empresas do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT).
O docente era vinculado ao Instituto de Física (IF) e foi diretor operacional desde 2005 da Cooperativa de Pescadores e Artesãos de Pai André e Bom Sucesso (COORIMBATÁ), a partir da qual recebeu o Prêmio ODM 2007 através da prática Pesquisador Cooperado.
Membro do Núcleo Diretivo do Conselho da Agricultura Família da Baixada Cuiabana (CONTAF-BC) desde 2005, coordenou o Fórum Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional da Baixada Cuiabana (FTSAN-BC) e atuava como apoiador técnico e administrativo e assessor do Sistema Integrado de Inovação Tecnológica e Social (SITECS).