A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) é um órgão da Reitoria que tem por objetivo a definição, a coordenação e a execução das políticas de Pós-Graduação e capacitação de docentes da UFMT.

Solicitação de 2a via de certificado - lato sensu


 

Se o curso lato sensu foi concluído antes de junho de 2014, o processo SEI com a solicitação da 2ª via do certificado deve ser enviado à Secretaria da PROPG; se foi concluído depois de junho de 2014, o processo SEI deve ser enviado ao Instituto ou Faculdade que ofertou o curso. 

 

A solicitação de reemissão (segunda via) de certificados de curso lato sensu poderá ser realizada pelo egresso pelos seguintes motivos:


Erro constatado pelo aluno no ato da entrega ao aluno.

Encaminhamento: a Secretaria deverá reter o certificado errado e solicitar à unidade expedidora do documento a correção do mesmo, justificando o motivo.


Alteração de nome/Flexão de gênero: quando ocorrer mudança de nome do egresso ou em decorrência de flexão de gênero pelo dispositivo da Lei 12605/12 (processo gratuito).

Encaminhamento: o processo deverá ser instruído pelo interessado, via sistema SEI, com os seguintes documentos:

o   Requerimento de Solicitação de Diploma e/ou Histórico;

o   Solicitação assinada pelo aluno indicando o motivo da solicitação, com documentação comprobatória;

o   Cópia, frente e verso, em PDF, do certificado e/ou histórico original indicando a alteração a ser feita.

OBSERVAÇÃO: No caso de reemissão de certificado por Alteração de nome/Flexão de Gênero, a nova via só será entregue com a retenção do documento original substituído pela secretaria da unidade expedidora do certificado.


Extravio (Perda/roubo/furto): quando o aluno declarar perda, roubo ou furto do certificado.

Encaminhamento: A solicitação deverá ser instruída via sistema SEI, com os seguintes documentos:

o   Requerimento de Solicitação de Reemissão de Diploma;

o   Boletim de ocorrência de perda/roubo/furto/danificação do documento e solicitação de nova emissão.

o   Cópia legível em PDF da guia GRU e do comprovante de pagamento da taxa relativa a esta prestação de serviço.


Dano: quando o documento for danificado, impedindo a leitura de suas informações ou avariando qualquer assinatura constante no documento.

OBSERVAÇÃO: A nova via só será entregue com a retenção do documento original danificado.

Encaminhamento: A solicitação deverá ser instruída via sistema SEI com os seguintes documentos:

  • Requerimento de Solicitação de Reemissão de Diploma;
  • Cópia, em PDF, do documento danificado;
  • Cópia legível em PDF da guia GRU referente ao pagamento da taxa relativa a esta prestação de serviço.  


OBSERVAÇÃO: Instruções para Preenchimento e Emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU)

1.     Acesse o link http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp e, nos campos obrigatórios, informe os seguintes códigos:

Unidade gestora: 154045

Gestão: 15262 - Fundação Universidade Federal de Mato Grosso

Código de recolhimento: 28832-2 (Serviços educacionais)


2.     Clique em AVANÇAR.

3.     Preencher a segunda página somente com os dados dos campos obrigatórios:

CNPJ ou CPF do Contribuinte
Nome do Contribuinte / Recolhedor
Valor Total: R$114,40 (conforme PORTARIA PROPLAN - UFMT No 19-N, DE 17 DE AGOSTO DE 2023.)

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