Seguindo com a implementação das ações de segurança, a Fazenda Experimental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, também recebe melhorias em sua infraestrutura. Localizada a 35 km da capital, no município de Santo Antônio do Leverger, a Fazenda possui uma área de mais de 200 hectares, e entre as medidas a Universidade tem realizado a implantação de câmeras de vigilância interligadas à central de monitoramento.
O pró-reitor de Administração e Infraestrutura da UFMT, Adriano Aparecido de Oliveira, conta que durante o ano letivo a Fazenda Experimental é a sala de aula dos acadêmicos de cursos como Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Além de aulas práticas, o local é utilizado para as atividades de pesquisas, como o trabalho sobre a produção de camarão de água doce, e projeto de extensão.
“Para resguardar nossa comunidade acadêmica que atua por lá, contamos com o suporte de dois porteiros no período diurno, entre 07h e 19h, além de dois vigilantes noturnos motorizados. Instalamos quatro câmeras na região da sede da Fazenda conectadas à Central de videomonitoramento”, explica.
O pró-reitor conta ainda que a UFMT iniciou a instalação de 1.300 metros de cercas de alambrado para cobrir a parte dos fundos da unidade. “Já foram executados mais de 20% da cerca, e que ela está numa região necessária, pois faz divisa com o condomínio e demais residências. Essa e outras medidas, reforçam o compromisso da Instituição, assim como o Plano de Segurança, que está em vias de construção coletiva com a comunidade desde 2022”, finaliza.
Leia mais
CEU tem melhorias de segurança em processo de reforma
UFMT desenvolve central de monitoramento 24 horas
Estudantes e administração superior discutem reformas na CEU
Seminário discute Segurança e Direitos Humanos na UFMT